Projeto de Extensão 2017
O projeto de extensão “Universidade e Escola: uma aproximação por meio da música” foi concebido após dois discentes do Curso de Música – Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa, terem realizado pesquisa sobre a presença do ensino da música na Escola Municipal Professor Peri Coronel, no semestre 2016/1. A escola situa-se no bairro Malafaia, na periferia da cidade de Bagé/RS, mesmo bairro em que a UNIPAMPA está inserida. O estudo gerador deste projeto de extensão buscou conhecer o movimento da escola em relação ao ensino de música e de uma possível ação interdisciplinar nesse sentido. Diante dos resultados da pesquisa sentiu-se a necessidade do desenvolvimento de um projeto de extensão, através da proposição de ações entre a equipe diretiva e professores da escola, discentes, técnicos e docentes do Curso de Música – Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) –, Campus Bagé. Essa aproximação universidade-escola gerou, na equipe diretiva escolar, interesse e demanda por ações que propiciassem à escola a implementação do ensino e da aprendizagem musical entre seus professores e educandos(as). A partir dessa necessidade explicitada, os discentes convidaram a coordenadora deste projeto a assumir tal função e foi realizada reunião, então, entre a coordenadora do projeto, os discentes envolvidos e a direção e coordenação pedagógica da escola no sentido de ouvi-las sobre como percebiam a presença da música Página | 2 no ambiente escolar, o que almejavam como possíveis ações e também para que ocorresse o estreitamento de laços universidade-escola. Após a reunião ficou acertada uma data para a realização de concerto didático à comunidade escolar (alunos, professores, pais e demais funcionários), bem como a inserção de discentes do componente curricular Práticas Vocais na Educação Musical II proporcionando práticas músico-vocais aos alunos, ainda neste semestre 2016/2. Uma das demandas dos agentes envolvidos (equipe diretiva da escola e professores) centra-se na oferta de cursos de formação musical aos professores e professoras da instituição para que, a partir da aproximação às práticas musicais, sintam-se encorajados a participar de projetos interdisciplinares promovidos/geridos pela equipe executora e/ou pelos(as) próprios(as) professores(as) da escola. |