Sobre o Curso de Música – Licenciatura | Música – Licenciatura

Sobre o Curso de Música – Licenciatura

 

          O Curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) situa-se no campus Bagé, atuando desde 2012 na formação de professores voltados para o ensino de música em variados contextos sociais, especialmente na educação básica, e com uma perspectiva sensível à diversidade cultural brasileira e latino-americana.

          Marcado pela energia de uma universidade e projeto pedagógico jovens, o Curso de Música – Licenciatura da UNIPAMPA tem se destacado no cenário regional, nacional e internacional. A atuação e a circulação acadêmico-profissional de seus docentes, técnicos e discentes têm ressaltado as proposições inovadoras do Curso nos componentes curriculares, com propostas temáticas que abordam a diversidade cultural – tema transversal ao cotidiano brasileiro, incluindo o educacional – e conectam saberes musicais aos pedagógicos.

       A formação do Curso de Música – Licenciatura pretende capacitar o/a licenciado/a a atuar na docência, na organização e na gestão de processos educativos em instituições de educação básica. Assim, o/a licenciado/a em música poderá atuar em escolas municipais, estaduais e da rede privada de ensino da educação básica. Além disso, poderá desenvolver projetos sociais a partir de práticas educativo-musicais e atuar no ensino de música em instituições não escolares – o que pode compreender a atuação dos egressos do curso em escolas específicas de música, aulas particulares de instrumento e oficinas musicais.