Institucional | Música – Licenciatura

Institucional

Denominação: Música
Grau: Licenciatura
Titulação Conferida: Licenciado ou Licenciada em Música
Duração Mínima do Curso: 8 semestres
Duração Máxima do Curso: 12 semestres
Carga Horária Total do Curso: 3215 horas
Turno: Integral
Número de vagas oferecidas: 25 por ano
Portaria de Reconhecimento do Curso (MEC): Nº 1.033, 23 de dezembro de 2015


CONCEPÇÃO:

O Curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa foi proposto com o objetivo de formar professores para atuarem na Educação Básica das escolas municipais, estaduais e particulares, em conformidade com a Lei Federal 11.769/08, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas.
As atividades de ensino do Curso de Música – Licenciatura compreendem componentes curriculares teóricos e práticos de caráter obrigatório e complementar, prática como componente curricular e estágio curricular supervisionado. Os componentes curriculares teóricos envolvem as atividades de formação na área de Música e no campo da educação musical, contemplando conteúdos pedagógicos e reflexivos interdisciplinares e incluindo temas transversais (questões étnico-raciais, direitos humanos e educação ambiental), em sintonia com a área de Educação. Além dos componentes curriculares teóricos, entendemos que as práticas musicais desenvolvidas ao longo do curso fazem parte dos conhecimentos específicos necessários à formação musical. As atividades de prática como componente curricular voltam-se para ações dos discentes no âmbito do ensino, que devem estar sintonizadas com os estágios supervisionados – momentos em que os discentes experimentam situações de exercício profissional.
Essas atividades são propostas enquanto um movimento no qual os componentes curriculares envolvidos nessa trama não se constituem isoladamente na conquista de um conhecimento específico. Necessitam uns dos outros, em uma busca maior que considere as partes – ainda compartimentadas em componentes curriculares – como experiências de aprendizagem para apreensão do conhecimento e diálogo com outras áreas do saber, construindo significados.

OBJETIVO:

O Curso de Música – Licenciatura, comprometido em concretizar a missão institucional da UNIPAMPA, tem por objetivo geral formar educadores musicais capazes de atuar, com as competências, conhecimentos, saberes e habilidades necessárias para tal, na educação básica e em outros contextos.