Na última terça-feira (16/04), o Campus Dom Pedrito da Unipampa recebeu a XII Avaliação Sensorial de Vinhos da IP Campanha Gaúcha. A parceria entre a Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha e a UNIPAMPA já tem algum tempo, e desde a primeira edição (em outubro de 2020), as avaliações sensoriais ocorrem no Campus Dom Pedrito. As avaliações são coordenadas pelo Prof. Marcos Gabbardo, com apoio do enólogo Wellynthon Cunha, e são realizadas no Laboratório de Análise Sensorial. O serviço dos vinhos é realizado por estudantes de Enologia. Na última, o serviço foi realizado pela estudante Rosario Suárez.
Os vinhos da Campanha Gaúcha têm selo de procedência desde 2020
Assim como outras regiões vitivinícolas, a Campanha Gaúcha possui um selo de indicação geográfica (IG), que no Brasil, pode ser representado através de uma Identificação de Procedência (IP) ou por uma Denominação de Origem (DO). Nesse caso, a Campanha possui, desde maio de 2020, uma Identificação de Procedência (IP), denominada “IP Campanha Gaúcha”, que representa o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que se tenha tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço (redação dada pela Lei da Propriedade Industrial (nº 9.279/1996)). Para obter esse selo, os vinhos precisam atender a um padrão de qualidade físico-química e sensorial.
Como funciona a Avaliação Sensorial?
Cada avaliação conta com 07 (sete) avaliadores, todos profissionais em enologia, representantes de vinícolas da região e de instituições públicas parceiras (nesse caso, enólogos e professores da UNIPAMPA). Ao avaliador, é informado se o vinho é varietal ou assemblage, a safra, a categoria em que se enquadra e um código de 3 números aleatórios. Após avaliar as características visuais, olfativas e gustativas, cada avaliador atribui uma nota final, e decide pela “recomendação” ou “não recomendação” da amostra para receber o selo da IP Campanha Gaúcha. A partir de 04 (quatro) recomendações, o vinho pode ser certificado com este selo de qualidade.
Fotos: Laura Teixeira, gestora da Associação Vinhos da Campanha Gaúcha (instagram @vinhoscampanhagaucha)