CONCURSO PARA CRIAÇÃO DA LOGOMARCA DO CURSO DE ENOLOGIA-BACHARELADO

– Não houveram propostas em tempo hábil –

Este concurso destina-se à criação da logomarca do Curso de Enologia, estabelecendo os critérios para a sua utilização em qualquer objeto de comunicação.

O conceito deverá representar às atividades desenvolvidas pelo Bacharel em Enologia com uma marca que, de forma objetiva, clara e concisa, seja reconhecida e identificada pela comunidade interna e externa da Unipampa.

Regulamento

1- Da Finalidade

  • Este concurso se destina à criação da logomarca do Curso de Enologia da Universidade Federal do Pampa, estabelecendo os critérios para a sua utilização em qualquer objeto de comunicação.
  • Uma proposta de logomarca para o Curso de Enologia deverá considerar de forma abrangente os aspectos peculiares do curso, para que, ao serem traduzidos graficamente, resultem numa marca objetiva, clara e concisa, capaz de ser reconhecida e identificada pela comunidade interna e externa à Unipampa.

 

2 – O Curso de Enologia

O Curso de Enologia da Universidade Federal do Pampa foi criado em 2011, objetivando a formação de profissionais capacitados em solucionar problemas relacionados ao setor vitivinícola.

Ao Enólogo compete entender a enologia de forma ampla, atuando desde a caracterização, produção, rastreabilidade, certificação de origem, empreendedorismo, marketing e comercialização da uva e seus derivados, sempre de forma autônoma e ambientalmente responsável, uma formação permeada pelo viés da sustentabilidade da cadeia produtiva, por meio do tripé indissociável de pesquisa, ensino e extensão.

O Curso de Enologia está localizado no Campus Dom Pedrito. Av. 21 de abril n° 80.

Outras informações sobre o Curso de Enologia podem ser obtidas no seguinte endereço: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/enologia/

3- Da Participação

O concurso é de âmbito universitário. Podem participar alunos, professores e servidores da Unipampa e pessoas externas à comunidade.

 

4- Da Apresentação

As propostas apresentadas deverão ser inéditas, atendendo aos seguintes requisitos: a logomarca para o Curso de Enologia deverá conter qualidade técnica capaz de resistir a reduções, ampliações e reproduções em cópias eletrostáticas, fax, etc., sem prejuízo de sua inteligibilidade.

4.1- As informações

A logomarca deverá conter as seguintes informações:

  • Curso de Enologia;

Para as aplicações, a logomarca também deverá conter:

  • Telefone: (53) 3243-9539
  • https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/enologia/

4.2 – Apresentação das pranchas

  • Formato: A4 (21,0cm X 29,7cm)
  • PRANCHA 1: Layout da logomarca nas versões cor e p/b
  • PRANCHA 2: Reduções das versões em cor e p/b, com variações de tamanhos, sendo que uma das reduções deverá medir 3 cm, tomados no sentido da maior dimensão (largura ou altura) da logomarca proposta.
    • PRANCHA 3: Layout com proposta de aplicação da logomarca (e das informações complementares) em papel timbrado
    • PRANCHA 4: Uma (ou mais) proposta de aplicação livre (em camiseta, brinde, letreiro, etc)

Observações:

  • As pranchas deverão ser encaminhadas para o endereço: enologia@dompedrito.unipampa.edu.br, no qual o autor do trabalho incluirá ainda um texto descritivo (memorial) relatando o processo de criação da logomarca, com o máximo de duas laudas formatadas em corpo 12.
  • As pranchas não deverão conter assinatura ou qualquer sinal que identifique o autor.
  • Quando utilizar a identidade visual da UNIPAMPA, deverá ser respeitado as orientações disponíveis em: http://www.unipampa.edu.br/portal/universidade/79  

 

5- Da Inscrição e entrega do trabalho

  • O candidato deverá fornecer os dados de identificação ao enviar o e-mail: nome completo, R.G., endereço e telefone, (dia 15 de abril de 2011) até o dia 16 de maio de 2011, quando serão encerradas as inscrições.
  • Somente o Coordenador de Curso terá acesso a identificação dos autores até o resultado final.
  • O envio da proposta e o fornecimento dos dados de identificação já corresponde à inscrição, e constitui prova de aceitação, pelo candidato, de todas as condições do concurso, nos termos das normas deste regulamento.

6. Do Julgamento

  • O julgamento dos projetos será feito por uma Comissão Julgadora constituída por servidores, alunos da Unipampa e/ou comunidade externa, indicada pela Comissão Organizadora do Concurso.
  • Serão respeitados os seguintes critérios de avaliação:
  • clareza de comunicação, conceito, originalidade, viabilidade técnica e econômica, qualidade estética e respeito aos padrões exigidos pelo regulamento.
  • O voto de cada um dos participantes terá o mesmo peso.
  • A comissão organizadora selecionará três trabalhos, segundo os critérios de avaliação.
  • A comissão organizadora reserva-se o direito de não indicar selecionados caso considere que os trabalhos não atendem aos requisitos técnicos, estéticos ou conceituais pretendidos.
  • A escolha do vencedor do concurso será feita pelos alunos do Curso de Enologia, Servidores do Campus, Representante da Associação dos Vinhos Finos da Campanha, Representante da Prefeitura Municipal de Dom Pedrito e representante do Curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa, cada um com peso igualitário de voto (1/5) dentre os três finalistas selecionados pela comissão organizadora, por meio de votação aberta.
  • A identificação dos concorrentes deverá ser feita após o resultado final do concurso.
  • O resultado do concurso será divulgado na home-page do Curso https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/enologia/ e em jornal, no mínimo, de circulação local.

7. Da Premiação

O presente concurso oferece a seguinte premiação:

  • Aos autores dos três trabalhos classificados será entregue certificado
  • O autor do trabalho declarado vencedor será contemplado com uma caixa de vinho.

 

8 – Disposições Gerais

  • O projeto poderá ser desenvolvido individualmente. Cada candidato só poderá ser autor de até 2 projetos.
  • O não cumprimento de quaisquer das exigências regulamentares implicará na desclassificação do trabalho.
  • A participação no concurso implica na cessão gratuita e incondicional dos direitos patrimoniais de utilização do trabalho apresentado, pelo vencedor.
  • Os concorrentes devem declarar que seus trabalhos não constituem plágio de espécie alguma.
  • Os participantes do concurso, inclusive os vencedores, são os exclusivos responsáveis por eventuais reivindicações de terceiros acerca da autoria das obras.
  • A decisão final será soberana, não cabendo recurso por parte dos candidatos.

 

Comissão Organizadora:

Prof. Wilson Neto                                             Acad. Enologia William Martins
Profa. Renata Zocche                                      Acad. Enologia Marcelo Ladwig
Prof. Norton Sampaio
Prof. Nelson de Mello