ENCERRAMENTO DA SEMANA DE ACOLHIMENTO

Entre os dias 14 e 18 de março de 2011, aconteceu à semana de recepção aos calouros do Primeiro Curso de Bacharelado em Enologia do Brasil da Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito. A semana foi programada de maneira a oferecer um acolhimento especial a fim de compreenderem o futuro mercado que os espera. Para tanto, a abertura contou com a presença no com o Prof. Vander Valduga, do Campus Jaguarão que abordou temas relacionados a história do vinho no Brasil e no mundo, a geografia das regiões produtoras, os primeiros eventos com o intuito de promover o vinho, bem como temas da atualidade, como selo fiscal, indicação de origem, desenvolvimento e potencial turístico na área da vitivinicultura no pampa gaúcho e quais as perspectivas futuras neste setor.

 No dia 15 foi apresentado a Rigo Agropecuária representado pelo Sr José Rigo (proprietário) e Ingrid Godoy (representante dos Vinhos da empresa com a marca Dom Pedrito), no dia 16 foi reservado ao Sr Adair Camponogara, proprietário do vinhedo mais antigo de Dom Pedrito, que por motivo de força maior, infelizmente não pode comparecer. No dia 17 foi a vez da Guatambú Vinhos Finos, que se fez presente na pessoa da Eng. Agro. M.Sc. Gabriela Pötter responsável pelo empreendimento vitivinícola da empresa, igualmente realizou a apresentação do histórico da empresa, público consumidor, a importância do enólogo e qual a perspectiva de mercado de trabalho para estes futuros profissionais. No último dia a equipe da Dunamis José Peterle (Diretor-Presidente), Júlio Cesar Kunz (CEO – Diretor Executivo), Javier Gonzales (Enólogo Chefe) e Edina Gonçalves (Gerente de Contas da Região da Campanha), apresentaram o histórico da empresa, a visão do Enólogo sobre a produção dos vinhos Dunamis, o papel do Enólogo no mercado de trabalho após o advento do marketing, o que gerou uma bela mesa redonda, e para finalizar, os acadêmicos foram agraciados com um brinde aos futuros enólogos seguido de uma degustação dos Vinhos Dunamis. À tarde, foi realizada a visita a Vinícola Almadén localizada no município de Santana do Livramento, o que oportunizou a muitos o primeiro contato com equipamentos e o processo de elaboração de vinhos. Para encerrar, os acadêmicos foram convidados a degustarem de alguns Vinhos Almadén.

É importante frisar o espírito empreendedor dos vitivinicultores do município de Dom Pedrito, pois diferente dos demais da Campanha Gaúcha, são todos investidores locais, que estão ingressando no mercado oferecendo um produto competidor e de qualidade.

A comunidade acadêmica do Curso de Bacharelado em Enologia agradece a atenção, disponibilidade e o carinho de todos os palestrantes com este evento.