Antígona, de Sófocles – foi a obra Clássica do Direito objeto do Encontro do Denkpause em outubro.

Antígonauma tragédia grega de Sófocles, composta por volta de 442 a.C.
Foi esta a obra clássica do Direito objeto dos debates e das reflexões ocorridas no Encontro do Grupo de Leituras do Projeto de Ensino: DENKpauseum grupo de estudos dirigidos sobre a contemporaneidade dos Clássicos da Teoria do Pensamento Jurídico, vinculado ao Observatório de Direitos Fundamentais na perspectiva do Constitucionalismo, do Socioambientalismo e da Geopolítica Internacional (DGP/CNPq/UNIPAMPA-SB).
A atividade ocorreu em 27 de outubro 2023, das 17h às 19h, na sala 1103 do campus de São Borja da UNIPAMPA.
Na trágica obra grega, o universo feminino da época clássica pode também ser conhecido a partir da personagem Antígona, apropriada pelos saberes jurídicos, para efeitos de exemplificação de direito natural. Antígona desafiou a concepção positivista de norma, invocando regras transcendentais como justificativa para sua atitude de desafio. Sua ação deve ser avaliada num contexto, onde à mulher não era deferido o uso da lei, quando desprovida de direitos, num ambiente de poder masculino, mundo de homens. Em Antígona, o pensador Sófocles, promove a reflexão sobre a disposição dos gregos em abraçar o novo ao mesmo tempo em que tenham a capacidade de questionar as leis dos governantes desviadas do interesse público para o atendimento de interesses pessoais. As lutas pelas suas convicções e a posição da mulher na sociedade, representadas na personagem  Antígona,  permitiram  comparar  o  contexto  histórico  da  obra  fictícia  com  a conjuntura  atual, como o contexto de leis justas, conflitos armados, guerras, violência contra a mulher.
O intuito essencial do DENKpause – enquanto um grupo de estudos dirigidos sobre a contemporaneidade dos Clássicos da Teoria do Pensamento Jurídico, é incentivar e promover aos alunos, o acesso e a leitura de obras clássicas do Direito e a possibilidade de reflexão coletiva destas importantes obras na sociedade contemporânea.
As atividades do Encontro do Grupo de Leituras ocorrem uma vez ao mês, e terão como objeto de leituras, diversas obras importantes na formação jurídica.