Curso de Matemática – Licenciatura promove Aula Inaugural

Na terça-feira, 20/3, discente e docentes do Curso de Matemática -Licenciatura do Campus Bagé participaram de uma Aula Inaugural realizada no Auditório. O evento é anual e tem como objetivo acolher os alunos para mais um início de ano letivo, com palestras que tratem assuntos presentes na vida acadêmica e/ou futuro profissional.

Diretor do Campus Bagé dá as boas vindas aos discentes

O momento foi dividido em duas partes. Na primeira parte o Sr. Coordenador do Campus Bagé, Prof. Dr. Elenilson Freitas Alves, O Sr. Diretor do Campus Bagé, Prof. Dr. Cláudio Sonáglio Albano, a Assessora das Licenciaturas da PROGRAD, Prof. Dra. Cristina Cardoso, e o Coordenador do Curso de Matemática – Licenciatura, Prof. Dr. Anderson Bihain deram as boas vindas aos discentes e explicaram um pouco da estrutura e funcionamento da Universidade, do Campus Bagé e do Curso de Matemática – Licenciatura.

Prof. Dr. Marcelo Trindade fala sobre as suas experiências e desafios durante a vida acadêmica

No segundo momento foi proferida pelo Prof. Dr. Marcelo da Silva Trindade uma palestra que teve como título “Relato de uma Trajetória Acadêmica em Matemática”. O objetivo da exposição foi apresentar uma visão geral sobre a vida acadêmica de um matemático, assim como, as dificuldades e motivações.

84 discentes estiveram presentes na aula inaugural

 

O Brasil entrou para a primeira divisão da matemática mundial!!!!!

A União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês) acaba de aprovar a entrada do Brasil no Grupo 5, que reúne a elite das nações que desenvolvem pesquisas na área da matemática.

É o primeiro país do hemisfério sul a fazer parte do grupo de elite! Maiores informações podem ser encontradas nos links!!

http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/01/brasil-vira-membro-oficial-do-grupo-de-elite-da-matematica-mundial.html

http://piaui.folha.uol.com.br/brasil-chega-a-primeira-divisao-da-matematica-mundial/

https://oglobo.globo.com/sociedade/brasil-entra-para-grupo-de-elite-da-uniao-matematica-internacional-22328145?versao=amp

 

Defesas de TCC do Curso de Matemática – Licenciatura.

O curso de Matemática – Licenciatura convida a comunidade acadêmica para assistir às defesas de  TCC do Curso de Matemática – Licenciatura.

Acadêmica: Danieli Morales de Lima Martins
Dia 11/12/2107 – 14h30min – Comparação de Mecanismo Cinéticos Reduzidos do Metano para a obtenção das Concentrações das Espécies

Acadêmico: Evanildo Franco de Jesus
Dia 11/12/2017 – 16h – Simulação Numérica das Equações de Navier-Stokes pelo Método de Diferenças Finitas para um Escoamento Incompressível

Acadêmico: Gregório Bages Sanches
Dia 12/12/2017 – 21h – Tecnologias educacionais na prática de professores que ensinam matemática: consumir, incorporar e matematizar

 

Atividades em alusão a semana da Ciência e Tecnologia discute importância da matemática no cotidiano

Nesta terça-feira, 24, pela tarde o Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) recebeu a visita de alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Fundação Bradesco. A visita fez parte das atividades da Semana da Ciência e Tecnologia que tem o objetivo de aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, por meio de eventos que congregam instituições de todo o País em torno de atividades de divulgação científica.

Na oportunidade os alunos visitaram o LEMA – Laboratório de Educação Matemática, onde foram recepcionados pela professora Sônia Junqueira e após participaram de uma oficina ministrada pelas alunas do Curso de Matemática – Licenciatura e bolsistas do PiBID, Graciela Fagundes Jaskulski, Gisele de Lima Munhoz e Caroline Lima de Oliveira.

Descrição da oficina:

Jogos e brincadeiras africanas e indígenas. O objetivo da oficina foi resgatar as brincadeiras, jogos e músicas originárias dos povos negros e indígenas no sentido de nos apropriarmos de nossas origens, bem como, oferecer subsídios pedagógicos a partir da reflexão das influências e contribuições destas duas etnias em especifico. Sendo assim, contextualizar a contribuições da cultura Africana e indígena a partir deste resgate que são passados de gerações em gerações e perpetuam por muitas gerações, mas, hoje esquecidas devido fascinação do mundo virtual. Essas que fazem parte da cultura corporal sua história é negada as futuras gerações.