PIBID

 

 

 

 

 

PIBID MATEMÁTICA – NÚCLEO BAGÉ

Coordenadora de Área: Prof.  Denice Menegais  

Supervisora:  Prof. Thiago Troina Melendez

 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)

O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e física, química, biologia e matemática para o ensino médio.

OBJETIVOS:

  • Promover a realização de atividades
    investigativas e experimentais
    relacionadas às áreas de Matemática,
    incluindo o uso de tecnologias
    educacionais e diferentes recursos
    didáticos;
  • Proporcionar aos licenciandos o contato
    com o cotidiano de escolas da rede pública
    de educação, desencadeando experiências
    de práticas docentes de modo inovador,
  • Produzir materiais de apoio didático para
    o ensino de Matemática para serem
    implementados na educação básica e na
    educação especial/inclusiva;
  • Favorecer o desenvolvimento e utilização
    de metodologias investigativas de ensino
    de forma interdisciplinar e articulada com
    as demais áreas do conhecimento.

Como funciona?

As IES interessadas em participar do Pibid devem apresentar à Capes seus projetos de iniciação à docência conforme os editais de seleção publicados.

Os projetos institucionais podem contemplar diversos núcleos de iniciação à docência composto de 24 a 30 discentes, 3 professores da escola e 1 professor da instituição de educação superior. Os núcleos agrupam-se por subprojetos definidos segundo o componente curricular da educação básica para o quais são formados os discentes.

Podem se candidatar IES públicas ou privadas com ou sem fins lucrativos que ofereçam cursos de licenciatura e que atendam aos requisitos dos editais de seleção.

As instituições selecionadas pela Capes recebem cotas de bolsas. Os bolsistas do Pibid são escolhidos por meio de seleções promovidas por cada IES.

As escolas são escolhidas pelas redes de ensino.

Modalidades de bolsa

A Capes concede quadro modalidades de bolsa aos participantes do projeto institucional:

Iniciação à docência – para discentes de licenciatura dos cursos abrangidos pelo subprojeto. Valor: R$400,00 (quatrocentos reais).

  • Professor supervisor – para professores de escolas públicas de educação básica que acompanham, no mínimo, oito e, no máximo, dez discentes. Valor: R$765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).
  • Coordenador de área – para docentes da licenciatura que coordenam os subprojetos. Valor: R$1.400,00 (um mil e quatrocentos reais).
  • Coordenação institucional – para o docente da licenciatura que coordena o projeto institucional de iniciação à docência na IES. Permitida a concessão de uma bolsa por projeto institucional. Valor: R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais).

As bolsas são pagas pela CAPES diretamente aos bolsistas, por meio de crédito banc

Para maiores informações acesse o link  https://sites.unipampa.edu.br/pibid/