TCC

Trabalhos de Conclusão de Curso 

2019

Aline Palma Meireles
Investigação matemática na abordagem de progressões: uma análise documental  
Orientadora: ProfªDra, Sonia M. S. Junqueira 

Chaiana Costa dos Santos
Recursos didáticos no ensino da matemática: acessibilidade de alunos com o transtorno do espectro autista 
Orientadora: Profª. Dra. Gilnara Correia da Costa Oliveira  

Débora Renata Costa Rezende
A utilização da plataforma Kahoot como estratégia potencialmente significativa para o ensino da matemática: um estudo sobre matrizes na educação básica 
Orientadora: Profª Dra Vera Lúcia Duarte Ferreira  

Graciela Fagundes Jaskulski 
Sentidos da Geometria Analítica num curso de Física-Licenciatura  
Orientadora: Prof. Dra. Claudia Laus Angelo  

Mariana Oliz Alves 
Uma sequência didática do Teorema e Pitágoras utilizando as tecnologias digitais visando à aprendizagem significativa  
Orientadora: Profª. Dra. Vera Lúcia Duarte Ferreira  

Milena Lima Pereira
Grafos e o problema de fluxo de redes: aplicação ao Salão Internacional de Instituições de Ensino do Pampa (SIEPE)
Orientadora: Profª. Dra. Elizangela Dias Pereira  

Nilvane Porcellis Alves
Modelagem matemática como proposta de metodologia ativa: um estudo de caso utilizando o ciclo de Modelagem de Hestenes 
Orientadora: Profª. Dr. Everson Jonatha Gomes da Silva 

 Cássio dos Santos Schwaab 
Uma revisão teórica do problema clássico do caixeiro viajante e suas aplicações  
Orientadora: Profª. Dra. Elizangela Dias Pereira  

 

2018

Gisele de Lima Munhoz 
Uma análise do desenvolvimento de atividades de Geometria Analítica com o Software GeoGebra 
Orientadora: Profª. Dra Claudia Laus Angelo 

Fiama Motta Arrial 
Um estudo da efetividade de ensinar sobre Resolução de Problemas 
Orientadora:Profª. Dra Claudia Laus Angelo 

Bruna Jann Leite
Relacionando o nível de motivação com a aprendizagem significativa: um estudo de caso com o Software GeoGebra no ensino de Geometria Plana.
Orientadora:Profª Dra Vera Lucia Duarte Ferreira 


Gabriel Muller Konflanz
Desenvolvimento de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino de Séries de Fourier 
Orientadora:Profª Dra Vera Lucia Duarte Ferreira 

Juliana Alves D’Ávila
Sequência didática como proposta metodológica para a aprendizagem significativa da Geometria Espacial no ensino médio 
Orientadora:Orientadora: Denice Aparecida Nisxota Menegais
Coorientadora: Profª Dra Vera Lucia Duarte Ferreira 

Aline Domenech de Souza 
MOOC: Uma proposta para o curso de nivelamento em matemática 
Orientadora:Prof. Dr. Everson Jonathan Gomes da Silva
Coorientadora: Prof. Dr. Anderson Luis Jeske Bihain 

Larissa Pareira Garcia 
A inclusão na perspectiva da construção do número para um deficiente intelectual 
Orientadora:Luciana Maria Teixeira Lindner
Coorientadora:Amélia R.B. de Bastos 

Cláudia Vanuza Etchegaray Gonçalves 
Um estudo sobre o Teorema de Pitágoras nos livros didáticos tendo a história da matemática como ferramenta metodológica 
Orientadora:Luciana Maria Teixeira Lindner 

Carolina Gonçalves Bento 
Gamificação em Educação Matemática: O caso de uma gameprova com o Kahoot
Orientadora:Profª. Dra, Sonia M. S. Junqueira
Coorientador:Prof. Dr. Marcelo S. Trindade 

Luciano Brandão Garcia 
Um estudo de funções aplicado a detecção de transientes em sinais de vibração em mancais 
Orientador:Prof. Dr. Fernando Dias

Elisandra Lemos de Oliveira
Uma abordagem sobre a educação financeira utilizando a resolução de problemas 
Orientadora: Profª MS. Elizangela Dias Pereira 

2017

Danieli  Morales de Lima Martins:
Comparação de mecanismos cinéticos reduzidos do metano para obtenção das concentrações das espécies
Orientadora: Francieli Aparecida Vaz

Evanildo Franco de Jesus:
Simulação numérica das equações de Navier-Stokes pelo método de diferenças finitas para um escoamento incompressível
Orientadora: Francieli Aparecida Vaz

Gregório Bages Sanches:
Tecnologias educacionais na prática de professores que ensinam matemática: consumir, incorporar e matematizar
Orientadora: Sonia Maria da Silva Junqueira

2016

Ana Paula Falcão da Silveira Gomes:
Investigação matemática na perspectiva da resolução de problemas
Orientador: Cristiano Peres Oliveira

Carla Machado Bulsing Dutra:
Estudo numérico da permeabilidade em meios porosos para RTM
Orientador: Cristiano Peres Oliveira
Coorientador: Jeferson Avila de Souza

Gerusa Camargo Rodrigues:
A modelagem matemática no processo de ensino-aprendizagem
Orientador: Cristiano Peres Oliveira

Lucas Freitas de Oliveira:
Danças circulares e formação de educadoras: entrelaçamentos do sentir e do agir
Orientadora: Claudia Laus Angela