Laboratórios

Sala 4311:   Laboratório de Matemática Computacional – LAMAC

Este laboratório está equipado com: 2 quadros brancos, 28 mesas para computador, 28 cadeiras sem braço, 15 computadores, uma mesa em L, uma cadeira com braço e dois armários.

No LAMAC, serão ministradas aulas dos mais diversos componentes curriculares que compõem a estrutura curricular do Curso de Matemática – Licenciatura, assim como os demais cursos do campus no qual os professores também atuam. Com uma demanda significativa em relação a estes componentes curriculares, faz-se necessário um espaço exclusivo para o Curso, no qual cada discente fará uso dos computadores ali dispostos utilizando programas específicos para cada componente curricular.

Destacam-se alguns componentes curriculares da matriz curricular que farão uso deste laboratório: Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Matemática, Teoria Elementar das Funções, Estágio de Práticas Interdisciplinares, Estágio de Observação, Estágio no Ensino Fundamental, Estágio no Ensino Médio, Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III, Probabilidade e Estatística, Cálculo Numérico, Matemática Financeira, Softwares na Aprendizagem de Matemática entre outras.

O LAMAC deverá ser exclusivo à preparação de futuros professores no uso de programas e softwares educativos e no desenvolvimento de atividades ligadas à tecnologia. Este será utilizado por discentes e docentes do Curso de Matemática – Licenciatura da UNIPAMPA que desenvolvem projetos nas áreas de Tecnologias de Ensino e Aprendizagem de Matemática, Formação de Professores e Educação Especial.

 

4306:  Laboratório Multimídia – LABMM

Este laboratório tem capacidade para no mínimo 30 lugares compostos por cadeiras universitárias, equipado com: 2 quadros brancos, 1 mesa para computador, 1 cadeira sem braço, 1 computador, uma mesa em L, uma cadeira com braço, uma mesa redonda para reuniões com 10 lugares, dois armários, aparelho de DVD e um projetor multimídia.

Abaixo, seguem as ações definidas para serem realizadas neste espaço:

PRODUÇÃO DE VÍDEO AULAS: Capacitar os bolsistas para a produção de vídeo aulas. Aproveitando a afinidade com que os discentes interagem com as tecnologias, propõe-se a utilização de recursos digitais como ferramentas de ensino. Os acadêmicos serão responsáveis pela elaboração e produção de vídeo aulas. Esses conteúdos digitais serão disponibilizados à comunidade escolar para colaborar no processo pedagógico, tanto para o uso em sala de aula, como para estudos em momentos fora do cotidiano escolar. Espera-se integrar este laboratório com as demais licenciaturas do campus e o LIFE, uma vez que os equipamentos do LIFE serão necessários para os componentes curriculares previstos para esse laboratório. Em contrapartida, as demais licenciaturas e a área da Educação poderão fazer uso do laboratório.

VÍDEO RELATO: Essa ação visa trabalhar a partir da criatividade, do contato com as tecnologias (câmeras digitais, programas de edição de vídeo, …) a fim de potencializar a intersecção entre a Educação Matemática e as mídias digitais.

OFICINAS CARTOGRÁFICAS: Trabalhar com oficinas cartográficas no Subprojeto PIBID Matemática, usando recursos de câmeras, áudio e vídeo para compreender conceitos pós-modernos aplicados à educação contemporânea, especialmente os fundamentos inseridos na Filosofia da Diferença, os quais indicam fazer relações entre Educação, Arte e Filosofia. Essa ação propiciará ao bolsista de ID uma experimentação de novas formas de ensino, bem como ter contato com recursos didáticos atuais e uma forma de relacionar a matemática com as artes e a filosofia.

SEMINÁRIO DE MATEMÁTICA: O componente curricular Seminário de Matemática implementado prevê o estudo, apresentação e avaliação de seminários sobre tópicos de matemática selecionados com o objetivo de aprofundar conhecimentos de Matemática, compreender o conjunto de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes que organizam o trabalho docente, além de aprimorar a linguagem no processo de comunicação da Matemática. Neste componente curricular, as práticas aprendidas e desenvolvidas no projeto de vídeo formação poderão ser adaptadas e incluídas nas práticas da componente curricular, a fim de proporcionar (através da vídeoscopia) a reflexão do acadêmico sobre a sua forma de atuar em sala de aula.

4309      Laboratório de Projetos e Monitoria – LABPM

Esse tem capacidade para 30 lugares compostos por cadeiras universitárias, equipado com: 2 quadros brancos, uma mesa para computador, uma cadeira sem braço, um computador, uma mesa em L, uma mesa de reunião com 10 lugares, 14 cadeiras com braço e dois armários.

Este espaço físico está destinado ao atendimento dos discentes destes cursos pelos professores e monitores dos componentes curriculares, e para produção de material didático e uso dos demais bolsistas ligados ao Curso.

O laboratório será utilizado também como espaço para o projeto institucional “Curso de Nivelamento de Matemática”, pois além das aulas que são ministradas, o bolsista disponibiliza um horário de atendimento semanal de quatro horas para os 50 discentes que participam do projeto. Salienta-se que o Curso de Nivelamento de Matemática é oferecido semestralmente a todos os discentes da UNIPAMPA. Teve início em 2012 e em 2014 irá para sua terceira edição. Nesse curso são abordados temas relacionados à matemática básica, sendo que o principal objetivo do curso é diminuir as dificuldades que os discentes enfrentam nos pré-requisitos exigidos para o estudo do Cálculo Diferencial e Integral.

Sala 4308: Laboratório de Educação Matemática – LEMA

Esse laboratório possui capacidade para 30 lugares compostos por cadeiras universitárias e equipado com: 2 quadros brancos, 3 mesas para computador, 33 cadeiras sem braço, 3 computadores, uma mesa em L, uma cadeira com braço e 10 armários.

Neste ambiente são desenvolvidos projetos de extensão do Curso de Matemática, Projetos de Ensino, aulas de prática de ensino dos componentes curriculares de Laboratório para o Ensino Fundamental, Laboratório para o Ensino Médio, Instrumentação para o Ensino Fundamental, Instrumentação para o Ensino Médio, entre outras.

O espaço visa atender atividades para a comunidade local e regional, em se tratando de projetos de extensão com foco na formação de professores de matemática para a rede pública. Além disso, o LEMA deve absorver coleções de: livros didáticos, livros sobre temas matemáticos, artigos de jornais e revistas, problemas interessantes, curiosidades matemáticas, registros de episódios da história da matemática, jogos, quebra-cabeças, sólidos, modelos estáticos e dinâmicos, quadros, murais e pôsteres.

Sala 4305:    Laboratório de Tecnologia e Matemática – LATECMA

O Laboratório de Tecnologias de Ensino de Matemática está instalado na sala 4305 com uma área de 86,97 m².

Este laboratório está equipado com: 2 quadros brancos, 6 mesas para computadores, 11 cadeiras sem braço, 4 computadores, 3 mesas em L, 3 cadeiras com braço e 3 armários.

O LATECMA fornece apoio computacional aos professores e discentes que desenvolvem projetos de iniciação científica e pesquisa do Curso de Matemática – Licenciatura e áreas afins. Este possibilita os professores submeterem seus projetos e solicitarem equipamentos e materiais. Também, são desenvolvidos os mais variados tipos de pesquisa como, por exemplo, tópicos envolvendo Matemática Aplicada, Matemática Computacional e Matemática Pura.

 

 

 

Sala 1204: Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE – UNIPAMPA

O LIFE está instalado na sala 1204. A sala possui 85,53 m² e está mobiliada com 8 mesas redondas, 8 armários, uma mesa de reunião e 41 cadeiras. O laboratório ainda possui equipamentos eletrônicos como notebooks, lousa digital, filmadoras e tablets para a realização dos projetos vinculados ao LIFE.