VISITA TÉCNICA AO POMAR DE NOGUEIRA-PECÃ – FAZENDA SANTA LEOCÁDIA

 Visita  em Pomar de Nogueira-Pecã da Fazenda Santa Leocádia

No dia 10 de junho de 2024, professores e alunos do curso de Tecnologia em Fruticultura tiveram a oportunidade de participar de uma visita  técnica à Fazenda Santa Leocádia, propriedade do Sr. Eduardo Mendes klumb, localizada na localidade de Santa Flora, cidade de Santa Maria – RS. A fazenda é reconhecida pelo cultivo de nogueira-pecã (Carya illinoinensis) em grande escala, uma cultura de alta importância econômica nutricional. O objetivo principal da visita foi proporcionar aos estudantes um aprendizado prático interdisciplinar sobre as técnicas agronômicas empregadas na produção de nozes, envolvendo conteúdos de vários componentes curriculares, tais como  manejo do solo, métodos de irrigação, controle fitossanitário,  colheita mecanizada, as etapas do período de pós-colheita, envolvendo limpeza, classificação, controle de qualidade, secagem, armazenamento e, ao final, industrialização.

Em uma caminhada na propriedade, o Sr. Eduardo Mendes klumb  mostrou e explicou todas as etapas desde a implantação do pomar, colheita  até o beneficiamento das nozes, apresentando todo o maquinário para cada etapa a ser realizada. Essa experiência permitiu aos alunos observar diretamente as práticas sustentáveis, inovadoras e tradicionais que garantem a alta produtividade e qualidade das nozes.

A interação com o Sr. Eduardo Clumbi e a equipe da fazenda proporcionaram um  intercâmbio de conhecimentos, enriquecendo a formação acadêmica e prática dos futuros tecnólogos em fruticultura. A Fazenda Santa Leocádia exemplifica o uso eficiente de recursos e tecnologias no setor agrícola, tendo na propriedade  desde o plantio até o beneficiamento das nozes, servindo como um modelo para o desenvolvimento da pecanicultura no RS.

Texto: Rogério Rosa Souto