Seguem os dados da autoavaliação do Programa:
Além da Comissão de Autoavaliação do programa, a Unipampa conta com uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) que desenvolve instrumentos que abrangem tanto a graduação quanto a pós-graduação como vemos abaixo:
Autoavaliação Institucional: São aplicados questionários e divulgados relatórios anuais (https://sites.unipampa.edu.br/cpa/acoes-desenvolvidas/), os quais contribuem para balizar o planejamento do curso.
Autoavaliação do curso: a autoavaliação do curso é constantemente efetuada em reuniões mensais (ou, em alguns momentos, quinzenais) de planejamento conduzidas pela coordenação no Conselho do Programa e registradas em ata desde a sua criação. Desde 2019, as atas têm sido redigidas in situ diretamente no SEI (https://sei.unipampa.edu.br/, na unidade PPG-EL) e assinadas eletronicamente, com vistas a aumentar a eficiência e agilidade administrativas, necessárias em qualquer instituição e, mais ainda, em uma universidade de natureza multicampi.
A partir de 2024, o programa conta com uma Comissão de Autoavaliação instituída por portaria específica (Portaria Nº 674, de 08 de Maio de 2024). Participam dessa comissão três docentes permanentes do programa, uma discente, uma egressa, um membro da comunidade (titulada pelo MPEL) e uma técnica da área administrativa.
I Fórum de autoavaliação do PPGEL.
Em termos de aplicação de instrumentos específicos para autoavaliação do curso, o primeiro instrumento desenvolvido foi o questionário para egressos: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScI1I-6YyrJhD5tzdzfaXGbJfq3zgyNnUpmphEFoboXbmnWrw/viewform), criado em 2018, no qual todos os egressos até aquele momento, entre 2015 e 2018, foram convidados a responder. A análise desses dados foi realizada em reunião do curso no início de 2019, alimentando também alguns elementos necessários de preenchimento na Plataforma Sucupira.
Em 2019, a metodologia adotada partiu da extração dos dados que cruzaram as informações obtidas em questionários-piloto respondidos pelos discentes (https://forms.gle/oSmEHpvEBLMNNT2r7) e docentes (https://forms.gle/wV5VvrahEcoZXXuMA) do programa, através da realização de uma dinâmica de trabalho colaborativo no Conselho do Curso (que é formado pelos docentes, um representante técnico-administrativo e um representante discente), na qual se implementou a matriz SWOT/FOFA e foram elencadas as forças (fatores internos positivos), as fraquezas (fatores internos negativos), as oportunidades (fatores externos que podem impactar positivamente) e as ameaças (fatores externos que podem impactar negativamente), visando qualificar o trabalho desenvolvido no curso. O relatório consolidado dessas informações será disponibilizado em breve, a fim de promover mais transparência em relação ao processo autoavaliativo em curso.