No dia 6 de outubro de 2023, a 16ª turma do curso de Medicina da Unipampa, campus Uruguaiana, realizou a Cerimônia do Jaleco, solenidade que marca a recepção dos novos discentes na trajetória acadêmica médica.
Com o intuito de simbolizar a vitória dos estudantes depois de vários anos de estudos e sacrifícios para conseguir uma vaga no curso, o evento também remete à responsabilidade de vestir uma peça de roupa, considerada na Medicina como um EPI (equipamento de proteção individual), que traz consigo significados que vão além da prática cotidiana além de representar a passagem para o ambiente de saúde.
A solenidade foi organizada pelos veteranos da nova turma, acadêmicos da XIV turma de medicina junto a Coordenação do Curso. Em algumas faculdades, os calouros recebem seu jaleco de seus familiares, entretanto, nessa celebração na grande maioria, a peça foi entregue pelos veteranos da XIV para seus afilhados em um momento de pura alegria e empolgação. Alguns familiares estiveram presentes para prestigiar e houve também uma singela homenagem dos novos ingressantes aos veteranos da comissão organizadora da recepção.
Durante a cerimônia do Jaleco, o coordenador do curso de medicina Sandro Evaldt fez uma fala sobre a importância do momento para os discentes e para o curso. A coordenadora substituta Ana Lupe Motta Studzinski também destacou sobre a importância dos discentes se apropriarem do Código de Ética do Estudante de Medicina e das Normas Regulamentadoras de ambientes hospitalares.
Além dos discentes das turmas XVI e XIV, de alguns familiares e da coordenação do curso, estiveram presentes: o coordenador acadêmico João Felipe Peres Rezer, a técnica Laura Saldanha da Silva, as docentes: Ana Paula Pesarico, Domenika Rubert Rossato, Kellen Mariane Athaide Rocha e Shana Hastenpflug Wottrich.