Protocolo elaborados pelo curso para padronização de condutas dos serviços de saúde onde os alunos de medicina realizam suas atividades práticas.
O acesso ao cuidado pré-natal tem sido incorporado como indicador de avaliação da qualidade da Atenção Básica, sendo fundamental o envolvimento de toda equipe para a assistência integral à gestante.
A ideia de criação de um manual de normas e protocolos de atendimento para os profissionais da saúde, foi inspirada na preocupação de elaborar um roteiro prático que sirva para nortear as ações dos profissionais na instituição de saúde, assegurando um atendimento com qualidade e ao mesmo tempo autorizado pelos órgãos competentes na fiscalização desses profissionais.
A assistência pré-natal e puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna e neonatal. O objetivo principal é o acolhimento da mulher desde o início da gravidez. Os objetivos básicos da assistência pré-natal são: rastreamento de indicadores de risco gestacional, imunizações e profilaxia, aconselhamento e educação, intervenção obstétrica.
Acesse o Protocolo clicando no link abaixo: