Projetos de Pesquisa | Letras – Português, Licenciatura a Distância

Projetos de Pesquisa

Título: A reconstrução da identidade do professor de Letras-Português na modalidade a distância: limites e possibilidades
Período de Vigência: 24/04/2023 a 24/04/2025
Coordenação: Suzana Schwartz
Resumo: O objetivo do estudo é investigar limites e possibilidades da prática do professor de Letras Português na modalidade a distância, as teorias que as embasam e as percepções dos professores em relação à sua reconstrução identitária. A pesquisa será conduzida por meio de entrevistas com professores de cursos de Letras Português que atuam na modalidade a distância, análise de documentos e materiais didáticos utilizados pelos professores. As informações coletadas serão trabalhadas através da análise conteúdo textual e de imagens em movimento. Os resultados esperados são a identificação de limites e possibilidades da atuação do professor de Letras Português na modalidade a distância, das concepções teóricas que embasam suas práticas e das percepções dos professores em relação à sua reconstrução identitária. O estudo visa contribuir para a qualificação do curso de atuação dos professores de português na modalidade a distância.

Título: As razões e as justificativas políticas e ideológicas do CPERS e da CNTE pela revogação da política curricular do Novo Ensino Médio
Período de Vigência: 03/07/2023 – 30/06/2026
Coordenação: Jonas Tarcisio Reis
Resumo: Esta pesquisa se insere no âmbito das investigações acerca da implementação de políticas educacionais, mais especificamente sobre políticas curriculares. Tal investigação objetiva compreender as razões e justificativas políticas e ideológicas de alguns representantes do CPERS e da CNTE do Rio Grande do Sul que reivindicam a revogação da política curricular do Novo Ensino Médio (NEM). É uma pesquisa de orientação qualitativa. A base teórico-metodológica da investigação constituir-se-á no materialismo histórico dialético. O banco de dados será composto por revisão bibliográfica acerca da temática do NEM, documentos publicados pelo CPERS-Sindicato e a CNTE acerca do NEM, a legislação educacional vigente, entrevistas semiestruturadas a serem realizadas com sujeitos representantes das duas instituições supracitadas. Para a interpretação e tratamento dos dados utilizaremos princípios da Análise Documental. Com essa pesquisa esperamos contribuir com o debate sobre as políticas educacionais em curso no Brasil. Com o compartilhamento dos resultados pretendemos auxiliar não só a comunidade acadêmica como o conjunto de gestores públicos que buscam superar os obstáculos colocados a qualificação da escola e da educação pública. Espera-se contribuir para a qualificação daquilo que entendemos como o necessário ensino médio para o contexto brasileiro.

Título: (Auto) Formação Continuada para professores ingressantes
Período de Vigência: 16/05/2022 – 16/12/2025
Coordenação: Maurício Aires Vieira
Resumo: A expansão ao acesso na educação superior no Brasil oportunizou que muitos brasileiros que estavam distantes dessa modalidade de ensino tivessem essa oportunidade, contribuindo para diminuir a desigualdade social. Como consequência das políticas de expansão e das ações afirmativas, houve mudança significativa no perfil dos alunos ingressantes, antes selecionados por provas extremamente seletivas. Os ingressantes, oriundos, a maioria, da Educação Básica Pública, que passa por períodos difíceis, com avaliações nacionais e internacionais abaixo das expectativas, ingressam com conhecimentos prévios insuficientes e, muitas vezes, inadequados para acompanhar os componentes curriculares previstos para os cursos que escolheram. Procedimentos cotidianos no ensino superior, tais como ler, compreender, produzir textos, autonomia para escolhas, elaborando argumentos para justificá-las, geralmente não foram ensinadas e/ou aprendidas na escolaridade básica. No entanto, as estratégias didáticas dos professores dos cursos superiores, de maneira geral, permaneceram semelhantes, criando um aparente descompasso entre as suas expectativas e o que os alunos conseguem produzir, uma ausência de diálogo entre o ensino e a aprendizagem. Esse proejto objetiva constituir um grupo de trabalho para (auto) formação continuada dos professores ingressantes na docência na educação superior, a fim de acolher, acompanhar, descrever práticas e ações bem-sucedidas, realizar estudos de casos específicos de práticas bem ou mal sucedidas, a fim de buscar, coletivamente, estratégias didáticas e alternativas de encaminhamentos para qualificar os processos de ensino e de aprendizagem nos diferentes cursos da UNIPAMPA.

Título: Bases para a projeção de uma política de formação de professores no Rio Grande do Sul
Período de Vigência: 01/06/2023 – 01/04/2025
Coordenação: Lúcio Jorge Hammes
Resumo: Há algum tempo é apontada a projeção de falta de professores nas redes de educação básica. Por essa razão, a formação de professores é uma política pública crítica. Várias iniciativas são tomadas pelos governos, que parecem não ter resultados mitigadores do problema. O Rio Grande do Sul vem enfrentando o fechamento de cursos de licenciaturas e a sobra de vagas nos cursos ainda mantidos, o que traz uma incerteza quanto ao futuro da educação básica devido a uma quase certa falta de profissionais educadores. O presente projeto quer responder à pergunta: em que a política de formação de professores pode se basear para evitar o ?apagão? de mestres anunciado a partir da simples confrontação entre número de alunos nos cursos de licenciatura e número de professores necessários para garantir o funcionamento das escolas de educação básica? Entende-se que, a partir de uma análise das análises produzidas neste projeto, pode-se ter as bases, não só para o desenho de políticas de formação de professores, mas também para um planejamento estratégico que possa permitir que se evite a falta de professores em áreas de ensino ou níveis escolares ou críticos. A disponibilização de dados, como também a análise de cenários possíveis pode ser elemento importante para questionar e aperfeiçoar propostas de políticas de formação de professores. A partir da análise das políticas de formação de professores implementadas na história recente do país (objetivo 1), da operação conjunta de diferentes instituições analisando e disponibilizando os dados da educação (objetivo 2) e do desenho de cenários, cientificamente analisados, para os próximos anos (objetivo 3), será possível disponibilizar aos gestores das redes e sistemas de ensino, bem como das instituições de educação superior, basespara a construção de políticas públicas e institucionais para a formação de professores no Estado do RS, modelo que possivelmente poderá ser replicado para os demais estados, bem como para o país.

Título: Cartas Pedagógicas: a reinvenção do legado de Paulo Freire no ensino, pesquisa, extensão e gestão
Período de Vigência:
07/02/2022 – 20/12/2025
Coordenação:
Ana Cristina da Silva Rodrigues
Descrição:
A presente proposta e pesquisa se origina a partir das experiências docentes nos componentes do Mestrado Profissional em Educação e do Mestrado Acadêmico em Ensino, bem como do Curso de Extensão realizado no primeiro de semestre do ano de 2021 , o qual levou nome muito semelhante ao projeto proposto. A pesquisa tem como objetivo reinventar as Cartas Pedagógicas enquanto instrumento metodológico de ensino, pesquisa, extensão e gestão na perspectiva da produção escrita autoral e no convite ao diálogo entre os diferentes participantes da pesquisa. É uma proposta que acolhe outras diferentes experiências de pesquisa que tratam da produção autoral de Cartas Pedagógicas e, principalmente do legado de Paulo Freire para o contexto da educação. Será utilizada a metodologia de Pesquisa-ação tendo em vista a intenção e a oportunidade de transformar micro-realidades no espaço da sala de aula.

Título: Discurso literário em Portugal e nas nações africanas de língua portuguesa
Período de Vigência: 01/05/2023 – 20/12/2024
Coordenação: Luis Fernando da Rosa Marozo Resumo: A partir de um olhar sobre produções literárias Afro-Lusitânia, buscar-se-á, neste projeto, pensar a questão da língua portuguesa, sua expansão e a trama de diferenças que abriga conflitos de poder. Para cumprir este objetivo mais abrangente, aborda-se o período da ditadura salazarista (1926-1974) e suas reverberações na literatura em Portugal e o período pós-independência das colônias ultramarinas (1975-2023). Por um lado, são focalizadas as obras literárias que refletem a situação de opressão em Portugal; por outro lado, as obras literárias que demonstram as lutas para a construção das identidades das nações africanas. Assim, este projeto abarca um conjunto de estudos que mapeia a questão da construção identitária que, no espaço da criação artístico-verbal portuguesa, se projeta, de modo eufórico, para depois se problematizar, até se tornar, muitas vezes, disfórico.

Título: Distúrbios da linguagem e o ensino de línguas
Período de Vigência:
01/03/2021 – 01/03/2024
Coordenação:
Denise Aparecida Moser
Resumo:
Há constantes queixas, por parte de profissionais da área da saúde e da área educacional e de familiares, no que se refere às consequências que sujeitos passam no processo de ensino e aprendizagem de línguas quando há a presença de distúrbios da linguagem que foram (e não foram) diagnosticados e tratados. Esses sujeitos são alvo de déficits linguístico-cognitivos que podem prejudicar o desenvolvimento das habilidades da oralidade, leitura e escrita. Diante dessa realidade, o presente estudo visa analisar e refletir, através de levantamento bibliográfico, sobre os distúrbios da linguagem que afetam o processo de ensino e aprendizagem de línguas, trazendo para a discussão as ações intervencionistas das clínicas pediátrica, neurológica, neuropsicológica e fonoaudiológica. Pretende-se, dessa forma, com o estudo desse tema, promover o diálogo entre universidade, espaços escolares da educação básica e da saúde e que surjam mais políticas públicas para atender a essa demanda.

Título: Educação linguística, cenário/s, crenças e atitudes dos discentes do curso de Letras Línguas Adicionais em processo de formação
Período de Vigência: 01/03/2022 – 01/03/2024
Coordenação: Isaphi Marlene Jardim Alvarez
Descrição: O presente projeto objetiva desvelar de forma mais intrínseca aspectos relacionados à linguística educacional no processo de formação dos discentes do curso de Letras Línguas Adicionais. Partimos do axioma de que a temática ainda é sumariamente explorada, especialmente nos cursos de formação de professores de línguas.

Título: Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul: Contexto, Práticas Discursivas e Crenças
Período de Vigência: 01/06/2023 – 01/07/2025
Coordenação: Sandra Regina Coracini
Resumo: As regiões fronteiriças situadas entre os países da bacia do rio da Prata são fronteiras sociais pouco desenvolvidas do ponto de vista socioeconômico (STURZA, 2006, p.29), tornando-se um dos fatores ao se analisar quando se situa um objeto de estudo em um espaço geográfico. Logo, a compreensão de contextos sociais faz com que a pesquisa dialogue com dimensões históricas, demarcando sujeitos situados culturalmente e movidos também por crenças, as quais são consideradas como um dos componentes da cultura do aprender. Por conseguinte, esta pesquisa tem como tema o ensino e aprendizagem de língua inglesa no contexto de fronteira oeste do Rio Grande do Sul e suas influências no desenvolvimento de aprendizagens de inglês no ensino superior. Ou seja, procura-se responder como a comunidade escolar fronteiriça Brasil – Argentina produz crenças e práticas discursivas acerca do ensino e aprendizagem de línguas adicionais? Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com análise de narrativas orais de alunos e professores do Ensino Médio do município de Itaqui e de alunos no Ensino Superior da Unipampa – Itaqui. A pesquisa terá duração de 24 meses e será constituída pelas seguintes etapas: levantamento de bibliografia e estudo teórico, preparação dos instrumentos de pesquisa, coleta de dados nas escolas e universidade, análise dos dados, apresentação dos resultados. O trabalho tem aporte teórico principal nos estudos sobre representações e crenças (ABRIC, 1998; SÁ, 1998; MOSCOVICI, 1978, 2003,2007; BARCELOS, 2006,2007). Ademais, o presente projeto situa-se na linha de pesquisa de Linguagens e Práticas escolares com ênfase no ensino e aprendizagem da língua inglesa e práticas discursivas no contexto da escola pública formal, levando em conta a sua relação com o contexto histórico e sociocultural. Espera-se, ao final da pesquisa, além de contribuir para a Linguística Aplicada, provocar reflexões e transformações de crenças no ensino aprendizagem de inglês em escolas estaduais no contexto de fronteira do Rio Grande do Sul.
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Título: Laboratório de Investigação em Textualidades Contemporâneas
Período de Vigência: 01/07/2022 – 01/07/2026
Coordenação: Fabiane Lazzaris
Resumo: Há uma tendência contemporânea em perceber o texto literário além dos limites convencionais. Adaptações e obras originais tomam os mais diversos formatos (games, jogos de tabuleiro, fanfictions, filmes e séries, graphic novels e HQs, literatura digital ou ciberliteratura, entre outros) evidenciando que diferentes materialidades geram diferentes textualidades. Nesse sentido o presente projeto tem o objetivo de investigar as diversas materialidades que podem compor o universo dos estudos literários na contemporaneidade.
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Título: Musirimas no cotidiano escolar fronteriço (BR/UY)
Período de Vigência: 27/03/2023 – 20/12/2024
Coordenação: Maria do Socorro de Almeida Farias Marques
Resumo: O presente projeto de pesquisa Musirimas no cotidiano escolar fronteriço (BR/UY), considerando o histórico de projetos de extensão, de componentes curriculares, de ações de intercâmbio com escolas uruguaias, tem como objetivo principal realizar um levantamento das músicas e rimas em língua espanhola e em língua portuguesa que fazem parte do cotidiano escolar de cinco escolas, localizadas em franja fronteiriça. A execução está prevista para 2023 e 2024. Partirá do levantamento bibliográfico sobre o tema, tais como: Boéssio (2023); Brito (2014; 2019); ROMANELLI (2009). A equipe executora, inicialmente, é composta por docentes da Unipampa, docentes das escolas brasileiras e uruguaias e por um discente do campus Jaguarão. Como resultados, pretende-se esenvolver produtos pedagógicos bilingues, tais como como cards musicais e varais de rimas para serem distribuídos, de forma digital, nas escolas parceiras e comunidade em geral. O projeto conta com bolsa PDA.
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Título: O papel da Literatura Brasileira na construção de uma nação plural
Período de Vigência: 01/05/2023 – 20/12/2024
Coordenação: Luis Fernando da Rosa Marozo
Resumo: O presente projeto busca estudar autores, obras e temáticas do período que abrange do Romantismo à contemporaneidade que colaboraram para a reflexão e compreensão da multiplicidade da identidade brasileira.
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Título: Políticas Públicas e Diversidade(s) na educação Básica e Superior: vivências formativas, políticas afirmativas e modalidades de ensino
Período de Vigência: 12/05/2022 – 31/12/2024
Coordenação: Everton Ferrer de Oliveira
Resumo: Contextos formativos formal e não formal servem como parâmetros no processo auto reflexivo. As ideias transitam pelo campo da políticas públicas, com viés da políticas focalizadas, ou seja, as ações afirmativas que são transversais ao sistema de ensino e miram nas concepções vividos na educação como educação popular em consonância com a educação ambiental no trabalho com os públicos das modalidades de ensino como educação de jovens e adultos (EJA), educação especial, educação à distância, educação do campo, educação para as relações étnico raciais.
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Título: Tecnologias e ensino de línguas na contemporaneidade – 2ª edição
Período de Vigência: 27/03/2023 – 24/03/2025
Coordenação: Camila Gonçalves dos Santos do Canto
Resumo: O presente projeto tem como objetivo geral analisar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no que tange aos processos de ensino e aprendizagem de línguas na contemporaneidade. Pretende-se ter como resultado o desenvolvimento de reflexões teórico-práticas sobre as questões voltadas ao uso das tecnologias nas práticas de ensino de línguas, tanto na modalidade presencial quanto na modalidade a distância. A pesquisa aqui apresentada focará em três dimensões teórico-metodológicas: (1) Metodologias Ativas na aprendizagem de línguas (presencial e a distância); (2) As presenças social, cognitiva e de ensino nas práticas mediadas pelo computador; (3) Formação docente e ensino de línguas online. Espera-se que a integração dos três eixos resulte em pesquisas inovadoras com resultados importantes que possam contribuir de forma bastante significativa para as pesquisas voltadas à seara da Linguística Aplicada.