Letras – Português, Licenciatura a Distância | Educação Superior | Página: 4

Oportunidade de bolsa: JUNIPAMPA

O JUNIPAMPA – junipampa.info é um jornal digital produzido pela equipe do Laboratório de Leitura e Produção Textual (LAB) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Participam do projeto estudantes de graduação, pós-graduação, servidores e colaboradores da comunidade não-acadêmica, por isso se trata de um projeto de extensão.

Esta seleção é para bolsista do Edital Nº 02/2024/PROEC/PROFEXT/UNIPAMPA.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:
Ter criado ou trabalhado na manutenção/atualização de sites ou blogs.

Ter conhecimento de recursos e mídias digitais.

Ter disponibilidade de 20 horas semanais para dedicação ao projeto.

Ser estudante de graduação da UNIPAMPA, regularmente matriculado.

DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO: (a) Histórico escolar atualizado; (b) Currículo Lattes com indicação de experiência na manutenção/atualização de sites ou blogs.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO:
– Análise documental: 40% (Desempenho acadêmico, experiência na manutenção/atualização de sites ou blogs e em projetos de ensino, pesquisa ou extensão relacionados ao uso de novas tecnologias)
– Entrevista: 60% (Capacidade de refletir criticamente e propor melhorias para o site e para a gestão de redes sociais do projeto)

PARA SE INSCREVER, PREENCHA O FORMULÁRIO NESTE LINK: https://forms.gle/rXf24wYrFxrDS3Nn9

A seleção será realizada por meio da análise documental e de entrevista pelo Google Meet.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: até 08/06
ENTREVISTAS: 10/06 (Horário e link serão enviados após inscrição, por e-mail)
RESULTADO E RECURSOS: 11/06
RESULTADO FINAL: 12/06

Pedido de informações e encaminhamento de recursos deverão ser enviados para o e-mail: claradornelles@unipampa.edu.br

SOBRE O PERFIL DO BOLSISTA DE MANUTENÇÃO DE SITE

O bolsista que atua na manutenção do site aprende ações de gestão, divulgação e design, importantes para a formação profissional em diferentes áreas. Precisará lidar com diferentes linguagens e interagir e organizar ações com diferentes membros das comunidades acadêmica e não-acadêmica, de modo colaborativo. Sua principal atividade, porém, será atualizar o site junipampa.info em uma versão mais atualizada do WORDPRESS.

Visite junipampa.info e siga @junipampa.info

Clara Dornelles – Coordenadora do Laboratório de Leitura e Produção Textual – JUNIPAMPA

E-mail para contato: claradornelles@unipampa.edu.br

Solicitação de aproveitamento: ACEEs e ACGs – Prazo: 27/05 até 07/06

Prezados(as) Discentes dos Cursos de Graduação,

Caso desejem, no período de 27 de maio a 7 de junho de 2024, poderão solicitar o aproveitamento de ACGs e ACEEs, conforme estabelece o Calendário Acadêmico vigente.

Para fazer as solicitações, o estudante deverá acessar o Portal do Aluno > ir em “Solicitações de ACGs e ACEEs” > clicar em “Nova Solicitação” e preencher todos os dados solicitados para cada uma das atividades que deseja cadastrar. Não esqueça de anexar o documento comprobatório. Após esse processo de solicitação é necessário aguardar o prazo de análise por parte do curso.

Confira o  passo a passo clicando aqui.

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com a Prograd pelo e-mail: prograd@unipampa.edu.br, ou com a coordenação do seu curso. Fique atento aos e-mails da secretaria acadêmica do seu campus.

Confira sempre o seu e-mail institucional, ele é o meio de comunicação oficial da Unipampa com você.

Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Unipampa Cidadã – Discentes do Curso de Letras Português Ead

Diante do estado de calamidade pública que assola o Rio Grande do Sul e com o objetivo de potencializar as ações de extensão em apoio às comunidades afetadas pelas enchentes, a Pró- Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio do Ofício nº 04/2024- PROEC/UNIPAMPA, informa as orientações para o programa “Unipampa Cidadã” e o registro de Ações de Extensão para o enfrentamento dos danos provocados pelas enchentes.

Estudantes do curso de Letras Português EAD poderão realizar as ações de extensão nas cidades em que residem (em qualquer estado do Brasil), tendo como foco o apoio às comunidades afetadas pelas enchentes no RS, sob supervisão das professoras Marilu Angela Campagner e Fabiane Penteado Galafassi.

Confira ao Ofício nº 04/2024 – PROEC/UNIPAMPA e os modelos de solicitação de registro e relatório de atividades do Unipampa Cidadã.

Ofício nº 04 PROEC_UNIPAMPA

Unipampa Cidadã – Modelo de Solicitação

Relatório – Unipampa Cidadã – Modelo

Mesmo com a continuidade da suspensão das atividades do curso até o dia 01/06/2024, por deliberação da comissão de curso realizada em 20/05/2024, seguem em atividade APENAS as relacionadas ao UNIPAMPA CIDADÃ.

Em caso de dúvida, entre em contato:

Marilu Angela Campagner: marilumay@unipampa.edu.br

Fabiane Flores Penteado Galafassi: fabianegalafassi@unipampa.edu.br

proec@unipampa.edu.br

Atenção – Unipampa abre inscrições para concessão de auxílio a estudantes atingidos pelas chuvas no RS (Inclui discentes do curso de Letras – Português EaD)

Atenção discentes do (curso de licenciatura em Letras – Português EaD) a Pró-reitoria de Desenvolvimento e Assistência Estudantil (Prodae) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) anunciou a abertura das inscrições para a concessão de auxílio financeiro aos estudantes afetados pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul por meio da Chamada Interna Prodae nº 13/2024.

O auxílio, no valor de R$ 500,00, será pago em parcela única aos estudantes de graduação presencial e EaD institucional (curso de licenciatura em Letras – Português EaD) e de pós-graduação stricto sensu, que estejam regularmente matriculados e que foram afetados diretamente ou cujo grupo familiar tenha sido afetado pelas enchentes.

Conforme item 3.1 da Chamada Interna, os interessados devem preencher e anexar no sistema GURI o Formulário de solicitação para concessão de auxílio em parcela única aos discentes atingidos pela elevação do nível das águas no estado do Rio Grande do Sul, disponível no Anexo 1, entre os dias 17 e 22 de maio. Além disso, no momento da inscrição é necessário anexar também:

a) os documentos que comprovem o atendimento pelos órgãos competentes ao discente ou a seu grupo familiar, conforme as instruções constantes no item 3.2 da Chamada Interna;

b) cópia do comprovante de residência do local atingido, ou na ausência desta documentação, declaração de residência, conforme Anexo 2.

c) cópia do documento de identificação do/s familiar/es atingido/s pela catástrofe (quando for o caso). O estudante é dispensado de enviar cópia de seu documento de identificação.

d) o formulário de dados bancários, conforme modelo 24 disponibilizado pela Prodae.

Uma comissão institucional, especificamente designada paraesta chamada interna, será responsável por analisar as solicitações e aprovar os beneficiários com base nos critérios estabelecidos. A homologação dos resultados está prevista para até 27 de maio.

Para mais informações, os interessados podem enviar e-mails para prodaepermanencia@unipampa.edu.br. Dúvidas relacionadas aos dados bancários devem ser encaminhadas para o e-mail dcpp.prodae@unipampa.edu.br

Atenção! Solicitação de colação de grau – Prazo: 27/05/2024


Informe aos prováveis formandos do atual semestre (2024/01), conforme consta na Portaria Nº 688, de 09 de maio de 2024, que estabelece o Cronograma de Procedimentos para Colação de Grau e Diplomação de Discentes Concluintes da Graduação, da Universidade Federal do Pampa, para o primeiro semestre de 2024 (2024/1):
 
prazo para solicitação de colação de grau é até 27/05/2024. 
  
Orientações: 
 

1. Preencher o requerimento de colação de grau através do formulário  a partir do e-mail institucional:

2. Atualizar seus dados cadastrais via Portal do Aluno – Guri:
-> “Meus dados”
-> “Alterar Dados Pessoais”
-> “Alterar Dados de Endereço/Contato” em “Dados Complementares”.
A data limite para atualização de seus dados cadastrais: 26/07/2024.
Informações complementares disponíveis em: https://bit.ly/3MH1sTK.

Fique atento ao seu e-mail institucional, pois caso falte alguma documentação ou o documento anexado esteja ilegível iremos solicitar por e-mail o reenvio ou a complementação da documentação.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: sec.acad.ead.jaguarao@unipampa.edu.br

Atenção: atividades seguem suspensas até 18/05/2024

Hoje, dia 10 de maio de 2024, a Universidade Federal do Pampa emitiu nova  portaria nº 699, determinando a continuidade da suspensão das aulas até o dia 18 de maio de 2024 para todos os cursos, tanto presenciais quanto EaD. Essa medida é uma resposta ao agravamento das condições climáticas no estado do Rio Grande do Sul.

As razões para essa decisão incluem o estado atual das rodovias principais, tanto federais quanto estaduais, que estão impedindo deslocamentos seguros. Além disso, o Governo do Estado, juntamente com a Defesa Civil e outras forças de segurança, emitiu alertas oficiais para as regiões do Rio Uruguai, indicando riscos iminentes.

Durante esse período de suspensão (de 13 a 18 de maio de 2024), os encontros síncronos serão reagendados e os prazos de atividades serão flexibilizados para garantir que nenhum estudante seja prejudicado.

Esperamos que fiquem todos bem.

Mapeamento de estudantes impactados pelas enchentes

A PRODAE está realizando um mapeamento dos estudantes que foram ou tiveram seu grupo familiar atingido pelas enchentes ocorridas no Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias.

ATENÇÃO! O preenchimento deste formulário não vincula o estudante ao recebimento de nenhum benefício ou programa desta Pró-reitoria.
O objetivo desta pesquisa é realizar um levantamento do impacto causado na comunidade acadêmica da Unipampa.
Acesse o formulário através do link: https://forms.gle/UQYs3YGwu7n4EvxdA
.
IMPORTANTE: Os alunos que moram no Rio Grande do Sul e que respondem a pesquisa da PRODAE terão na segunda página (caso o discente marque que foi afetado pela enchente), há perguntas sobre o que aconteceu e quais são as principais necessidades do momento (como auxílio psicológico e flexibilização das atividades letivas).

Participe da Pesquisa de Interesse para a Semana Acadêmica EaD 2024 da Unipampa!

Atenção, estudantes! Convidamos vocês a contribuírem para a construção da Semana Acadêmica EaD 2024. O evento, que será realizado de 17 a 21 de junho de 2024 e transmitido via YouTube, em parceria com o curso de Pedagogia – UAB, busca oferecer uma programação diversificada, com temas relevantes, assim como palestras, oficinas e oportunidades de diálogo.

Para garantir que a semana acadêmica atenda às expectativas dos discentes, lançamos uma pesquisa de interesse. Os participantes terão a oportunidade de sugerir temas, palestrantes, atividades e até mesmo se voluntariar para ajudar na organização. Ela pode ser acessada no link a seguir: https://forms.gle/9TBmfTuZqyqB1z668

O prazo para o envio das respostas é até 13 de maio de 2024, às 23h59. As opiniões de todos são muito importantes para nós!

 

SOS Rio Grande do Sul

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) se solidariza com todos os gaúchos.

Ajude as vítimas das fortes chuvas que têm atingido milhares de pessoas no nosso estado.

Podem ser doados os itens a seguir:
– Alimentos não perecíveis;
– Água;
– Produtos de higiene;
– Produtos de limpeza;
– Cobertores e colchões;
– Roupas.

Os endereços para doações: Reitoria e os 10 campi da Unipampa (os endereços estão nas imagens).