Trabalhos de Conclusão de Curso
2022
Bruna da Silva Marques
Um estudo sobre a inserção do pensamento computacional desplugado no contexto escolar
Orientador: Prof. Dr. Cristiano Peres Oliveira
Coorientador: Prof. Dr. Everson Jonatha Gomes da Silva
Carolina Moreira da Silva
O Laboratório de Matemática para o processo de aprendizagem de frações
Orientadora: Profa. Dra. Dionara Teresinha Aragon
Cristiano Saldanha da Silva
Ensino Remoto na Educação Superior: Uma análise quantitativa com foco na percepção dos estudantes em componentes curriculares da área de Matemática
Orientador: Prof. Dr. Leandro Blass
Coorientadora: Profa. Dra. Valesca Brasil Irala
Danver de Oliveira Vernetti
O papel do ensino híbrido pós ensino remoto emergencial
Orientador: Prof. Dr. Everson Jonatha Gomes da Silva
Coorientador: Prof. Dr. Cristiano Peres Oliveira
Gabriela Sudatti Guimarães
Mulheres, Trabalho Doméstico e Ensino Superior: Implicações do trabalho reprodutivo no desempenho acadêmico e estratégias de permanência
Orientador: Prof. Dr. Cristiano Peres Oliveira
Coorientadora: Profa. Dra. Dionara Teresinha Aragon
Júlia Goulart Berdet
Dificuldades em Matemática, por quê? Um estudo sobre alguns fatores que influenciam na aprendizagem
Orientador: Prof. Dr. Cristiano Peres Oliveira
Viviane Castro de Vasconcellos Werner
Uso do software R para construção de mapas de vulnerabilidade social: aplicação ao município de Bagé/RS
Orientador: Prof. Dr. Guilherme Goergen
2021
Cassiane Freitas de Freitas
Viver e pensar criativamente em tempos de pandemia: repercussões de uma proposta extensionista de desenvolvimento pessoal na UNIPAMPA
Orientadora: Profa. Dra. Luciana Martins Teixeira Lindner
Coorientadora: Profa. Dra. Valesca Brasil Irala
Celoisa Pereira
A Matemática sob a perspectiva de alunos de uma escola pública da região da campanha
Orientador: Prof. Dr. Cristiano Peres Oliveira
Daiane da Silva Fagundes
A formação continuada de professores de Matemática: o ensino através de sequências didáticas e recursos digitais
Orientadora: Profa. Dra. Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais
Coorientadora: Profa. Dra. Patricia Pujol Goulart Carpes
Éder Luís Santos da Silva Rolim
Uma unidade de ensino potencialmente significativa intermediada pela linguagem Python para o ensino de Álgebra
Orientadora: Profa. Dra. Vera Lúcia Duarte Ferreira
Coorientadora: Profa. Dra. Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais
Gérson Luís Quevedo Bauerman
A Universidade, o Curso de Matemática e eu : um acadêmico cego e os desafios para “pensar certo”!
Orientadora: Profa. Dra. Sonia Maria da Silva Junqueira
Isis Dienely Froehlich Petim
Adaptação do treinamento de manejo parental como possibilidade para auxiliar uma criança com transtorno desafiador de oposição durante o ensino remoto
Orientadora: Profa. Dra. Luciana Martins Teixeira Lindner
Joselena Teixeira
Ensino remoto: desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem
Orientador: Prof. Dr. Cristiano Peres Oliveira
Klismann Winter Pinheiro
O pensamento computacional como alternativa em atividades de aprendizagem por meio da resolução de problemas
Orientador: Prof. Dr. Cristiano Peres Oliveira
Larissa Pereira da Silva
Mulheres na Matemática: a produção do conhecimento matemático além das fronteiras de gênero
Orientadora: Profa. Dra. Sonia Maria da Silva Junqueira
Lorenzo Schneider Morales
Uma sequência didática sobre retas no espaço a partir da coordenação de registros de representação
Orientadora: Profa. Dra. Claudia Laus Angelo
Rafael Antunes Alvares
Os desafios de ensinar e aprender matemática no contexto da pandemia de coronavírus em uma escola de assentamento rural
Orientadora: Profa. Dra. Sonia Maria da Silva Junqueira
Rosiane Costa da Silva Valério
Ressignificações docentes: práticas e aprendizagens vivenciadas no ensino remoto
Orientador: Prof. Dr. Cristiano Peres Oliveira
Coorientadora: Profa. Dra. Dionara Teresinha Aragon
Taciane Franco Lopes
Investigar as práticas docentes sob o viés da Educação Matemática Crítica
Orientador: Prof. Dr. Cristiano Peres Oliveira
Thalyta Alves Lopes
A contribuição da Educação Financeira na formação dos futuros professores de Matemática: um mapeamento sistemático
Orientadora: Profa. Dra. Vera Lucia Duarte Ferreira
Victória da Silva Soares
Contribuições da educação matemática para a educação especial inclusiva: uma revisão sistemática
Orientadora: Profa. Dra. Amélia Rota Borges de Bastos
2020
Carina Morales Pereira
O Programa Residência Pedagógica no Núcleo da Matemática dentro do contexto do ensino remoto
Orientadora: Profa. Dra. Luciana Martins Teixeira Lindner
Chaiana Costa dos Santos
Recursos didáticos no Ensino de Matemática: acessibilidade de alunos com transtorno do espectro autista
Orientadora: Profa. Dra. Gilnara da Costa Corrêa Oliveira
Fábio Francisco de Moraes
Equações do segundo grau: uma abordagem investigativa
Orientador: Prof. Dr. Cristiano Peres Oliveira
Juliana Alves D’ávila
Sequência didática como proposta metodológica para a aprendizagem significativa da Geometria Espacial no Ensino Médio
Orientadora: Profa. Dra. Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais
Coorientadora: Profa. Dra. Vera Lúcia Duarte Ferreira
Luciano Cougo Hernandes
Ensino da Matemática em rede na Universidade Federal do Pampa: desafios e estratégias para o desenvolvimento do ensino remoto emergencial
Orientadora: Profa. Dra. Dionara Teresinha Aragon Aseff
Mariana Oliz Alves
Uma sequência didática do Teorema de Pitágoras utilizando as tecnologias digitais visando à aprendizagem significativa
Orientadora: Profa. Dra. Vera Lúcia Duarte Ferreira
Coorientadora: Profa. Dra. Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais
Nilvane Porcellis Alves Pereira
Modelagem Matemática como proposta de metodologia ativa através do ciclo de Modelagem de Hestenes
Orientador: Prof. Dr. Everson Jonatha Gomes da Silva
Suelem Jardim Garcia
Gerenciamento de estoques do varejo: um estudo matemático sobre estoques de segurança
Orientadora: Profa. Dra. Elizangela Dias Pereira
Vítor Lemos Bazerque
A Teoria das Situações Didáticas para o ensino e aprendizagem de Parábolas no contexto do ensino remoto emergencial
Orientadora: Profa. Dra. Claudia Laus Angelo
2019
Aline Palma Meireles
Investigação matemática na abordagem de progressões: uma análise documental
Orientadora: Profª. Dra, Sonia M. S. Junqueira
Chaiana Costa dos Santos
Recursos didáticos no ensino da matemática: acessibilidade de alunos com o transtorno do espectro autista
Orientadora: Profª. Dra. Gilnara Correia da Costa Oliveira
Débora Renata Costa Rezende
A utilização da plataforma Kahoot como estratégia potencialmente significativa para o ensino da matemática: um estudo sobre matrizes na educação básica
Orientadora: Profª Dra Vera Lúcia Duarte Ferreira
Graciela Fagundes Jaskulski
Sentidos da Geometria Analítica num curso de Física-Licenciatura
Orientadora: Prof. Dra. Claudia Laus Angelo
Mariana Oliz Alves
Uma sequência didática do Teorema e Pitágoras utilizando as tecnologias digitais visando à aprendizagem significativa
Orientadora: Profª. Dra. Vera Lúcia Duarte Ferreira
Milena Lima Pereira
Grafos e o problema de fluxo de redes: aplicação ao Salão Internacional de Instituições de Ensino do Pampa (SIEPE)
Orientadora: Profª. Dra. Elizangela Dias Pereira
Nilvane Porcellis Alves
Modelagem matemática como proposta de metodologia ativa: um estudo de caso utilizando o ciclo de Modelagem de Hestenes
Orientadora: Profª. Dr. Everson Jonatha Gomes da Silva
Cássio dos Santos Schwaab
Uma revisão teórica do problema clássico do caixeiro viajante e suas aplicações
Orientadora: Profª. Dra. Elizangela Dias Pereira
2018
Gisele de Lima Munhoz
Uma análise do desenvolvimento de atividades de Geometria Analítica com o Software GeoGebra
Orientadora: Profª. Dra Claudia Laus Angelo
Fiama Motta Arrial
Um estudo da efetividade de ensinar sobre Resolução de Problemas
Orientadora:Profª. Dra Claudia Laus Angelo
Bruna Jann Leite
Relacionando o nível de motivação com a aprendizagem significativa: um estudo de caso com o Software GeoGebra no ensino de Geometria Plana.
Orientadora:Profª Dra Vera Lucia Duarte Ferreira
Gabriel Muller Konflanz
Desenvolvimento de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino de Séries de Fourier
Orientadora:Profª Dra Vera Lucia Duarte Ferreira
Juliana Alves D’Ávila
Sequência didática como proposta metodológica para a aprendizagem significativa da Geometria Espacial no ensino médio
Orientadora: Profa. Dr. Denice Aparecida Nisxota Menegais
Coorientadora: Profª Dra Vera Lucia Duarte Ferreira
Aline Domenech de Souza
MOOC: Uma proposta para o curso de nivelamento em matemática
Orientadora:Prof. Dr. Everson Jonathan Gomes da Silva
Coorientadora: Prof. Dr. Anderson Luis Jeske Bihain
Larissa Pareira Garcia
A inclusão na perspectiva da construção do número para um deficiente intelectual
Orientadora:Luciana Maria Teixeira Lindner
Coorientadora:Amélia R.B. de Bastos
Cláudia Vanuza Etchegaray Gonçalves
Um estudo sobre o Teorema de Pitágoras nos livros didáticos tendo a história da matemática como ferramenta metodológica
Orientadora:Luciana Maria Teixeira Lindner
Carolina Gonçalves Bento
Gamificação em Educação Matemática: O caso de uma gameprova com o Kahoot
Orientadora:Profª. Dra, Sonia M. S. Junqueira
Coorientador:Prof. Dr. Marcelo S. Trindade
Luciano Brandão Garcia
Um estudo de funções aplicado a detecção de transientes em sinais de vibração em mancais
Orientador:Prof. Dr. Fernando Dias
Elisandra Lemos de Oliveira
Uma abordagem sobre a educação financeira utilizando a resolução de problemas
Orientadora: Profª MS. Elizangela Dias Pereira
2017
Danieli Morales de Lima Martins:
Comparação de mecanismos cinéticos reduzidos do metano para obtenção das concentrações das espécies
Orientadora: Francieli Aparecida Vaz
Evanildo Franco de Jesus:
Simulação numérica das equações de Navier-Stokes pelo método de diferenças finitas para um escoamento incompressível
Orientadora: Francieli Aparecida Vaz
Gregório Bages Sanches:
Tecnologias educacionais na prática de professores que ensinam matemática: consumir, incorporar e matematizar
Orientadora: Sonia Maria da Silva Junqueira
2016
Ana Paula Falcão da Silveira Gomes:
Investigação matemática na perspectiva da resolução de problemas
Orientador: Cristiano Peres Oliveira
Carla Machado Bulsing Dutra:
Estudo numérico da permeabilidade em meios porosos para RTM
Orientador: Cristiano Peres Oliveira
Coorientador: Jeferson Avila de Souza
Gerusa Camargo Rodrigues:
A modelagem matemática no processo de ensino-aprendizagem
Orientador: Cristiano Peres Oliveira
Lucas Freitas de Oliveira:
Danças circulares e formação de educadoras: entrelaçamentos do sentir e do agir
Orientadora: Claudia Laus Angela