Informações obtidas através do site Brasil de Vinhos e instagram @brasildevinhos e também do site do concurso Brazil Wine Challenge
A Professora Ângela Rossi Marcon, professora e coordenadora substituta do Curso de Enologia da Unipampa, participou do 12° Brazil Wine Challenge, concurso internacional de vinhos promovido pela Associação Brasileira de Enologia. O evento aconteceu entre os dias 16 e 19 de julho de 2024 em Bento Gonçalves/RS.
O concurso contou com 85 avaliadores, sendo 20 mulheres, e a Prof. Ângela foi a única mulher presidente de júri. Ou seja, cada mesa teve um grupo de cinco avaliadores, sendo um deles o presidente. Ao total, foram 9 presidentes de júri (profissionais brasileiros, uruguaios e chilenos). Como fala o texto publicado pelo Brasil de Vinhos no dia 22 de julho, o presidente de júri deve ter como principal responsabilidade “coordenar o trabalho do grupo, sanar eventuais dúvidas, corrigir a rota em possíveis discrepâncias e, principalmente, manter a seriedade, transparência no processo e respeito ao produtor”.
O Brazil Wine Challenge é o único concurso de vinhos realizado no Brasil com a chancela da OIV (Organização Internacional da Uva e do Vinho). De acordo com o site do evento, foram avaliadas 1.037 amostras de 14 países. A qualidade das amostras surpreendeu os avaliadores que conferiram 322 medalhas, sendo 26 Gran Ouro (2,5%) e 296 Ouro (28%). As 34 vinícolas contempladas com medalhas são de 11 países, sendo eles: Alemanha (01), Argentina (01), Bolívia (06), Brasil (240), Chile (29), Estados Unidos (01), Geórgia (01), Itália (01), Nova Zelândia (01), Portugal (29) e Uruguai (12).
Confira os textos publicados na íntegra:
Brasil de Vinhos – https://brasildevinhos.com.br/a-presidente-angela/
Brazil Wine Challenge – https://brazilwinechallenge.com.br/noticia/brazil-wine-challenge-confere-26-gran-ouro-para-cinco-paises/