O quadro de horários do Curso de Enologia para o 2º semestre de 2024 já está disponível. O semestre inicia em 19 de agosto e termina em 21 de dezembro. Serão ofertadas disciplinas de 2º, 4º, 6º e 8º semestres.
O enólogo Israel Cordeiro, egresso do Curso de Bacharelado em Enologia da Unipampa (turma de 2016), trabalha há 8 (oito) anos na Vinícola Ravanello, em Gramado/RS, sendo o responsável técnico da empresa desde 2023.
Na última semana, em um importante concurso internacional de vinhos (Brazil Wine Challenge) promovido pela Associação Brasileira de Enologia, a vinícola em que ele atua recebeu 3 (três) premiações em 4 (quatro) vinhos inscritos (medalhas de ouro, com pontuação acima de 89 pontos).
Assim como Israel, outros egressos do Curso também atuam em empresas que receberam premiações em seus vinhos nesse concurso.
Destacamos o enólogo Angélico Xavier, que se tornou Bacharel em Enologia na turma de 2017, e que faz parte do time de enólogos da Vinícola Salton. Na ocasião do concurso, a vinícola também teve vinhos contemplados com medalha de ouro.
O Curso de Enologia parabeniza os egressos por suas trajetórias e conquistas junto às empresas, e deseja muito sucesso.
Cursou Enologia na Unipampa e tem uma história legal para contar e compartilhar? Nos chama no direct! Será um prazer divulgar os feitos de enólogos e enólogas da Unipampa!
A Professora Ângela Rossi Marcon, professora e coordenadora substituta do Curso de Enologia da Unipampa, participou do 12° Brazil Wine Challenge, concurso internacional de vinhos promovido pela Associação Brasileira de Enologia. O evento aconteceu entre os dias 16 e 19 de julho de 2024 em Bento Gonçalves/RS.
O concurso contou com 85 avaliadores, sendo 20 mulheres, e a Prof. Ângela foi a única mulher presidente de júri. Ou seja, cada mesa teve um grupo de cinco avaliadores, sendo um deles o presidente. Ao total, foram 9 presidentes de júri (profissionais brasileiros, uruguaios e chilenos). Como fala o texto publicado pelo Brasil de Vinhos no dia 22 de julho, o presidente de júri deve ter como principal responsabilidade “coordenar o trabalho do grupo, sanar eventuais dúvidas, corrigir a rota em possíveis discrepâncias e, principalmente, manter a seriedade, transparência no processo e respeito ao produtor”.
O Brazil Wine Challenge é o único concurso de vinhos realizado no Brasil com a chancela da OIV (Organização Internacional da Uva e do Vinho). De acordo com o site do evento, foram avaliadas 1.037 amostras de 14 países. A qualidade das amostras surpreendeu os avaliadores que conferiram 322 medalhas, sendo 26 Gran Ouro (2,5%) e 296 Ouro (28%). As 34 vinícolas contempladas com medalhas são de 11 países, sendo eles: Alemanha (01), Argentina (01), Bolívia (06), Brasil (240), Chile (29), Estados Unidos (01), Geórgia (01), Itália (01), Nova Zelândia (01), Portugal (29) e Uruguai (12).