O segundo dia da II Semana Acadêmica da Enologia foi marcado por palestras e apresentações com representantes de RASIP – no turno da manhã -, GERDAU e MIOLO WINE GROUP – no turno da tarde.
Miguel Maschio Piazza, juntamente com Lindemar Cosati, apresentou “VIVEIRO DE MUDAS RASIP”. Primeiramente, exibiu um vídeo institucional falando sobre a empresa, que situa-se na cidade de Vacaria/RS e atua fortemente no comércio de maçãs e queijos, exportando esses produtos principalmente para o Continente Europeu, além de destacar-se no Brasil como um grande produtor de mudas de videira e comercializando o Vinho RAR. Além deste vídeo, apresentou um expondo os Queijos RAR e outros dois dos “Viveiros RASIP Treinamento”: produção de mudas de maçã e mudas de videiras, respectivamente. Respondeu à dúvidas de acadêmicos presentes na palestra sobre a produção de mudas de videira, além de um interessante debate de ideias.
O turno da tarde começou o Sr. João Comerlato, representante da GERDAU, exibindo os PRODUTOS E APLICAÇÕES GERDAU, principalmente os MOURÕES DE AÇO PARA VINHEDOS. Enfatizou que o principal ideal da empresa é a segurança, além de apresentar as vantagens que seus produtos podem trazer ao produtor e ao final, distribuiu canetas levando o nome da marca.
Fechando a tarde do dia 16, o Enólogo Daniel Alonso Martins, apresentou-se em duas partes: “PROJETO MIOLO WINE GROUP” e “VITIVINICULTURA DA REGIÃO DA CAMPANHA”. Na primeira, apresentou dados sobre a Empresa, falou sobre seus vinhos, variedades plantadas e comercializadas, microrregiões onde atua, além das vinícolas que pertencem à Miolo Wine Group. Na segunda parte, após um breve intervalo, apresentou dados e perspectivas sobre a vitivinicultura na Região da Campanha.