Unipampa abre concurso público para professores da carreira de magistério superior

Por Luciane Borges Mancilia | Estagiária de Jornalismo

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulga, através do Edital nº 428/2023, o concurso público para professor da carreira de magistério superior em quatro campi da Instituição. As inscrições devem ser feitas pelo Portal do Candidato até o dia 13 de novembro de 2023. Há uma taxa de R$180,00.

Podem solicitar isenção na taxa os candidatos que pertencem ao Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e doadores de medula óssea. A isenção deve ser solicitada por meio do sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais até hoje, 7 de novembro. O cargo requer dedicação exclusiva de 40h semanais e as vagas serão distribuídas da seguinte forma com base em área de atuação:

1) Campus:  Alegrete

Área do conhecimento: Teoria da Computação

Número de vagas: 1

2) Campus: Caçapava do Sul

Área do conhecimento: Engenharia Ambiental e Sanitária

Número de vagas: 1

3) Campus: Itaqui

Área do conhecimento: Nutrição

Número de vagas: 1

4) Campus: Jaguarão

Área do conhecimento: Gramática da Língua Espanhola

Número de vagas: 1

Informações a respeito da prova e critérios de avaliação podem ser consultadas no Edital nº 428/2023. Em retificação, o Edital nº 433/2023 reitera a necessidade de fluência na língua espanhola para participantes que disputarão a vaga que cabe ao Campus Jaguarão. O resultado dos candidatos classificados será divulgado via edital no Diário Oficial da União e no Portal do Candidato.

Unipampa aprova calendário acadêmico para 2024

Documentos definem as datas das rotinas acadêmicas para o ano letivo – Por Emanuelle Tronco Bueno

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) aprovou as propostas de calendário acadêmico letivo para 2024 na reunião do dia 26 de outubro de 2023. São duas portarias que foram publicadas no dia 30 de outubro de 2023 pelo Gabinete da Reitoria (GR): 1) a Portaria nº 1651/2023 define o Calendário Acadêmico da Graduação 2024 para os cursos presenciais e a distância, tanto institucionais quanto ofertados em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB); 2) a Portaria nº 1649/2023 refere-se ao Calendário Acadêmico da Graduação 2024 específico do curso de licenciatura em Educação do Campo (Lecampo)Campus Dom Pedrito.

1) Calendário Acadêmico da Graduação 2024 – cursos presenciais e a distância

O calendário prevê que as aulas do primeiro semestre letivo de 2024 iniciem no dia 18 de março e finalizem em 20 de julho. Para o segundo semestre, o início será em 19 de agosto e o término em 21 de dezembro.

Haverá dois períodos letivos especiais para cursar disciplinas de férias. O primeiro período letivo especial ocorre de 8 de janeiro a 16 de março de 2024; já o segundo, está previsto para iniciar em 22 de julho e finalizar em 17 de agosto de 2024.

Calendário completo: Portaria nº 1651/2023

2) Calendário Acadêmico da Graduação 2024 – Lecampo

O início previsto para o semestre letivo de verão ocorre com o Tempo Universidade no dia 8 de janeiro de 2024, finalizando em 10 de fevereiro. Na sequência, em 15 de fevereiro, começa o Tempo Comunidade, estendendo-se até 18 de maio de 2024.

Já o início do semestre letivo de inverno também começa com o Tempo Universidade em 1º de julho e encerra no dia 3 de agosto de 2024. No dia 5 de agosto começa o Tempo Comunidade com encerramento agendado para 9 de novembro.

Calendário completo:Portaria nº 1649/2023

Aberto período de autoavaliação institucional

 

Por Andriel Martinez | Estagiário de Jornalismo

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da Comissão Própria de Avaliação (CPA), divulga o período de autoavaliação institucional, que está em andamento até o dia 18 de novembro de 2023. Estão convidados a participar do processo avaliativo todos os membros da comunidade acadêmica: servidores, estudantes dos cursos presenciais e a distância e tutores. O questionário foi enviado para o e-mail institucional.

Os eixos avaliados neste ano, são: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física. Segundo a CPA, responsável pela organização e condução do processo, “a autoavaliação embasa um conjunto de ações voltadas para a melhoria do fazer da instituição”.

Os resultados obtidos no processo de autoavaliação institucional são sintetizados pela CPA em forma de relatórios, que são exigidos nos processos de credenciamento ou o recredenciamento das Instituições de Ensino Superior (IES). Além disso, representam um dos principais parâmetros para a concessão ou renovação do reconhecimento de cursos de graduação e pós-graduação, conforme estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Os discentes que participarem da autoavaliação institucional recebem duas horas de Atividade Complementar de Graduação (ACG).