Ciências Exatas – Licenciatura | Campus Caçapava do Sul | Página: 10

Um momento histórico para o Curso de Licenciatura em Ciências Exatas: forma-se hoje a primeira turma

Neste momento em que publicamos esta notícia, às 16 horas do dia 29 de junho de 2013, um momento de emoção para o curso se aproxima. Os ajustes finais, em lugares paralelos e num mesmo instante, parecem sintonizar para o acontecimento das 19 horas quando entrarão em cena Cristiane Hubert Rita e Monique Teixeira de Azambuja. Um cenário sendo montado, som em teste que ecoa pelos corredores do Campus, as formandas se preparando (salão, penteados, ensaio do discurso…); paraninfa, patrono, familiares, amigos, professores, todos se aprontando…   Aguardem, as moças que por centenas de vezes cruzaram  a entrada do saguão principal como acadêmicas, sairão daqui a pouco como PROFESSORA Cristiane e PROFESSORA Monique. Estamos todos na torcida e orgulhosos por vocês.

Seminário Integrador do Estágio

Aconteceu no dia 04 de maio de 2013 o Seminário Integrador do Estágio do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas.  O objetivo da atividade é possibilitar o diálogo, a problematização e a reflexão dos estagiários sobre as demandas educacionais na contemporaneidade, dos desafios que precisam ser superados e que a partir da experiência vivida em sala de aula como educadores, possam delinear estratégias de ensino condizentes com a realidade.Segundo o Coordenador de Estágio, “é necessário pensarmos o estágio como uma atividade central na formação dos professores e que o compreendamos, inclusive, como um período de permanente reflexão sobre as práticas que desenvolvemos, mediadas pela discussão dos diferentes significados que os conhecimentos de ciências e matemática assumem na sociedade contemporânea.”No Seminário, estiveram presentes as estagiárias da área de Matemática: Maria Helena Dias, Monique Azambuja e Cristiane Hubert; e da área de Química: Lisiane Morais, Jeneffer Branco, Cassia Soares, Camilla Monteiro e Amanda Garcia. Participaram também do encontro as orientadoras dos estagiários: a Profa. Ângela Hartmann (área Matemática), a Profa. Caroline Wagner (área Química) e a Profa. Karine Halmenschlager (área Física), além do Coordenador Geral dos Estágios, o prof. Daniel da Silva Silveira.

 

 
 

Visita à Comunidade do Quilombo Cambará e ao Acampamento Indígena da BR 290

Acadêmicos das turmas de sexto e oitavo semestre, de 2012, da Licenciatura em Ciências Exatas, visitaram no sábado, dia 27/04/13, a comunidade Quilombola Cambará e o Acampamento de Índios Guarani, ambos situados às margens da BR 290, a cerca de 70 quilômetros da cidade de Caçapava do Sul.

A comunidade de Quilombo Cambará é formada por, aproximadamente, 340 famílias, moradoras em casas simples às margens da rodovia. Os  primeiros  negros  libertos  fixaram-se na  região,  no  inicio  do  século  XIX, muito antes da assinatura da Lei Áurea, em 1888. O grupo foi recebido, primeiramente, pela Sra. Maria Teresinha dos Santos (78 anos), que contou um pouco da sua história familiar, de como muitas vezes foi difícil ter o que comer e vestir. As casas, feitas de pau a pique, desmanchavam-se toda vez que chovia forte, sendo necessário reconstrui-las com barro. Atualmente, a maior parte delas é feita de alvenaria. A segunda pessoa entrevista foi a presidente do Quilombo Cambará, a Sra. Beloni Lopes da Silva (63 anos), que contou algo das conquistas alcançadas pelo quilombo nos últimos anos e as melhorias feitas graças ao Programa Cultura Negra e outros.

A segunda parte da visita aconteceu no Acampamento Indígena, onde o grupo foi recebido pelo vice-cacique, Sr. Albino Gimenes (37 anos), morador há 23 anos no local. Ele contou que as famílias aguardam a autorização para transferência para uma área de 222 hectares, situada a sete quilômetros dali, e que está em negociação com a Funia desde 1997. O vice-cacique contou um pouco dos costumes do grupo e de como fazem o artesanato vendido às margens da rodovia e composto por pequenos animais de cortiça e cestos de taquara (bambu). Falou da língua guarani, revelando que a língua portuguesa só é ensinada às crianças quando elas completam dez ou doze anos. Outro costume interessante é que os bebês só recebem nome aos dois anos, quando passam por um ritual de apresentação formal à tribo.

A visita constituiu parte das atividades desenvolvidas no componente curricular Etnociência, que tem por objetivo estudar os sistemas de conhecimento de povos indígenas brasileiros e ameríndios, africanos e das civilizações orientais para examinar seu potencial explicativo e a sua inserção na Educação Básica. Participaram da visita os acadêmicos: Daniane Almeida Stock, Fernando Oliveira Machado, Lisiane Moraes de Assis, Jackeline da Rosa Moreira, Fernanda pergher Campos, João Carlos Osório, Tiani Chaves Oliveira e Graciela Freitas Constante. Os acadêmicos foram acompanhados pela Profa. Ângela Maria Hartmann.

II Fórum da Licenciatura em Ciências Exatas

A noite do dia cinco de março de 2013, foi um momento de avaliação do curso de Licenciatura em Ciências Exatas. Na oportunidade, foi realizado o II Forum da Licenciatura, idealizado a partir do tema: “Avaliando e problematizando o curso a partir do PPC”. O evento, que reuniu vários docentes e acadêmicos, aconteceu no auditório do campus

A título de preparação para o Fórum, os acadêmicos foram convidados a completar a frase: “O curso de Licenciatura em Ciências Exatas poderia ser melhor se…” e propor questões formuladas a partir das dúvidas surgidas durante leitura do PPC.  Essa etapa de preparação para o Fórum foi realizada a distância, uma semana antes do evento, com os licenciandos entrando no ambiente virtual do curso (Moodle/Unipampa) e postando suas avaliações e dúvidas.

Após a sessão de abertura, que contou com a presença do diretor do campus, Prof. Marco Antonio Hansen, e da coordenadora acadêmica, Profa. Aline Lopes Balladares, a Profa. Ana Lúcia Teixeira e o Prof. Rafhael Werlang iniciaram a leitura dos comentários e questões postados, que foram projetados em uma tela para serem vizualização pelos presentes. As questões colocadas pelos acadêmicos foram respondidas pelo coordenador do curso, Prof. Márcio Martins e pelos professores presentes: Prof. André Alvarenga, profa. Anelise Schmidt, Profa. Ângela Maria Hartmann, Prof. Daniel da Silva Silveira, Prof. Karine Halmenschlager, Prof. Osmar Giuliane e Profa.  Zilda Vendrame.

Os questionamentos e sugestões dos acadêmicos centraram-se nos estágios, nas atividades complementares de graduação e no perfil de formação do egresso. A atuação dos professores foi elogiada pelos acadêmicos, que ressaltam o comprometimento dos docentes e sua abertura tanto para atender dúvidas e sugestões dos alunos quanto em introduzir melhorias no curso.

Mostras de Licenciaturas e Práticas Pedagógicas

Campus tem mostras de licenciaturas e práticas pedagógicas

A Mostra das Licenciaturas emergiu na UNIPAMPA em uma disciplina de estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Matemática, durante o primeiro semestre de 2009 e teve como objetivo inicial compartilhar com a comunidade escolar a experiência vivenciada naquele componente curricular.

A partir do segundo semestre de 2009, expandiu-se para todas as licenciaturas do campus Bagé, ampliando-se tanto em suas proporções, como também diversificando as próprias atividades do evento. Ações como palestras, apresentações artísticas, mesas redondas e divulgação de pôsteres foram realizadas.

Nesta quarta edição, amadurecendo e afinando o trabalho coletivo das licenciaturas, a Mostra expandiu-se para outros campi, outras IES e também para os professores da  Rede Básica de Ensino, com a proposta metodológica de dialogar através de rodas temáticas, pautadas em linhas de trabalho convergentes, com atuação na educação básica entrelaçada com o ensino superior, buscando a formação inicial e continuada do professor de forma conjunta.

Quem pode participar?

– Professores da Educação Básica em geral;
– Profissionais e/ou estudantes que desenvolvem projetos de ensino inovadores, sejam em ambientes formais e/ou informais;
– Alunos de cursos de Licenciatura de qualquer instituição de ensino superior.

ATENÇÃO: só poderão participar do evento aqueles que enviarem seus resumos expandidos (média de 1.500 palavras), conforme o TEMPLATE do evento disponível no site.

Neste evento, não existe a modalidade apenas de OUVINTE.

PRESTE ATENÇÃO NAS DATAS:

Inscrições online GRATUITAS pelo site. De 01/11/2012 a 30/11/2012;

I Workshop de Ensino de Ciências

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida, da UFSM, está promovendo e organizando o I Workshop de Ensino de Ciências, que acontecerá de 22 a 24 de setembro na UFSM. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de setembro na pagina do programa  (http://w3.ufsm.br/ppgecqv/index.php?option=com_content&view=article&id=75&Itemid=71) , neste sitio tambem pode ser encontrado o programa do evento, que é composto por palestras e oficinas.

Edgar Morin em Porto Alegre

O antropólogo, sociólogo e filósofo francês Edgar Morin é o próximo convidado do Fronteiras do Pensamento. Conferencista do Fronteiras Porto Alegre nesta segunda (08/08) e do Fronteiras São Paulo nesta terça (09/08), Morin aborda seu mais recente livro, La voie – pour l’avenir de la humanité  (tradução livre O caminho – para o futuro da humanidade). Saiba mais sobre o pensador e sua nova obra no sítio http://www.fronteirasdopensamento.com.br/portal/noticias/2011/08/06/edgar-morin-rumo-a-um-mundo-melhor).

Selecionados para o curso de Capacitação em Política Públicas Educacionais da EJA

Foi publicaco hoje (13/07/2011) a lista de professores a alunos selecionados para o CAPEJA 2011, que está sendo oferecido pelo curso de pedagogia do Campus de Jaguarão e integra as ações do projeto institucional PRODOCÊNCIA. O curso pretende colaborar no desenvolvimento educacional das licenciaturas da UNIPAMPA, englobando o conhecimento em Políticas Públicas em Educação e a Educação de Jovens e Adultos, ainda ausente em grande parte dos currículos das licenciaturas brasileiras. Além disso, conta com a participação de docentes da rede pública que atuam na  EJA, o que certamente enriquecerá o processo formativo dos cursistas através das vivências mediadas pelo moodle.
No processo seletivo foram ampliadas as vagas para atender um maior número de interessados. Caso o selecionado não tenha recebido email com a lista de selecionados deve entrar em contato pelo email capeja2011.unipampa@gmail.com
As atividades terão início no dia 18 de julho. As orientações de acesso serão enviadas até a data de 16 de julho de 2011.