Início das atividades do Núcleo de Iniciação à Docência Ciências Exatas

Dia 13 de agosto de 2018, no auditório do campus Caçapava do Sul, aconteceu a primeira reunião do Núcleo de Iniciação à Docência  (NID) Ciências Exatas. O NID faz parte do subprojeto multidisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Unipampa.

O objetivo do PIBID é oportunizar a realização de projetos de Iniciação à docência por discentes que estejam na primeira metade dos Cursos de Licenciatura. Estes projetos ocorrerão em escolas públicas através de regime de colaboração entre a universidade e as redes públicas estadual e municipal. Os principais focos do PIBID são a valorização do magistério e da Educação Básica através do incentivo à formação inicial e continuada de professores.

Além da atuação dos bolsistas nas escolas participantes do projeto, também serão realizadas outras atividades, como por exemplo, estudo do contexto educacional, desenvolvimento de ações nos diferentes espaços escolares, participação nas atividades de planejamento e no projeto pedagógico da escola bem como participação nas reuniões pedagógicas e órgãos colegiados, análise do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos específicos ligado ao subprojeto e das diretrizes e currículos da Educação Básica, e ainda leitura e discussão de referenciais teóricos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem.

O NID Ciências Exatas conta com 7 professores coordenadores: André Luís Silva da Silva, Ângela Maria Hartmann, Caroline Wagner, Jaqueline Vargas, Mara Goi, Marcio Martins e Rafael Werlang. Participam do projeto também professores supervisores, atuantes em escolas de Educação Básica da cidade: Elisângela Luz Costa Martello, professora no Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro, Fernando Oliveira Machado, professor na Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Lopes Jardim, Fabiane Inês Menezes de Oliveira Borba, professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Inocêncio Prates Chaves.

O NID possui 24 bolsistas, licenciandos do Curso de Ciências Exatas- Licenciatura: Alessandra Medianeira dos Santos, Andreza Freitas Santos, Carla T. F. Leal, Cristiane Bitencourt da Silva, Darcilene da Rosa Côrrea, Dierontty Rodrigues de Freitas, Dyessyca Luiz Silveira, Janaina Perceval, Everton Pereira, Paola Dias Menezes, Rafaela Bitencourt, Sibelle Flor Bortolotto, Silvio Ribeiro do Amaral, Vitória Moreira da Costa, Wesllen Rodrigues Alves, Yasmim de Farias Ramos, Dhulya Trindade de Oliveira, Diully Hudson Marques, Guilherme Oliveira da Silva, Jhenniffer Beatriz Nunes de Carvalho, Manuela Engelmann dos Santos, Marcio Nascimento de Oliveira, Misael Forma, Caio Cesar Oliveira e Rafael de Oliveira. Os 24 bolsistas atuarão sob supervisão dos professores da Educação Básica nas escolas parceiras do projeto.