Ciências Exatas – Licenciatura | Campus Caçapava do Sul

VENHA ESTUDAR NA UNIPAMPA EM 2024

 VENHA ESTUDAR NA UNIPAMPA DE FORMA TOTALMENTE GRATUITA!!

Não precisa fazer prova de seleção, nem pagar taxas, nem mensalidades!

Você pode utilizar sua nota do ENEM!! Não fez ENEM? Pode usar suas notas do ENSINO MÉDIO!

Venha fazer o curso de Licenciatura em Ciências Exatas! Você poderá escolher ao longo do curso se quer ser professor(a) na área de Matemática, ou Física, ou Química ou Ciências.

Vagas: 20!!!!

🗓 Período de inscrições: 28/12 a 25/01/24

 

📝 Inscrições via Sistema GURI:

▪ INGRESSO POR NOTAS DO ENEM: tinyurl.com/mry6wc66

▪ INGRESSO POR NOTAS DO ENSINO MÉDIO: tinyurl.com/28usjs25

 

📄 O Edital nº 510/2023 traz todas as informações que você precisa saber para iniciar 2024 em uma universidade federal, gratuita e avaliada com nota máxima pelo Ministério da Educação: tinyurl.com/5n7hb7vs

 

➡ Para entender o funcionamento das duas opções: tinyurl.com/yc6upsru

Ficou com dúvidas? Mande um email para:  sandrahunsche@unipampa.edu.br  (por lá podemos estabelecer outras formas de contato e ajuda na inscrição).

Não perca!

AJUSTE DE MATRÍCULA – 2023/02

Orientações para o ajuste de matrícula – 2023/02:

1º) Confira seu comprovante de matrícula, no Portal do Aluno: https://guri.unipampa.edu.br/

2º) Após a conferência, se ainda precisar de ajuste em sua matrícula, envie a solicitação pelo formulário: Ciências Exatas (disponível no  e-mail institucional)

3º) O formulário estará disponível para preenchimento de 18 a 23 de agosto de 2023. É obrigatório o uso do e-mail institucional. A solicitação compreenderá no preenchimento do formulário e na anexação do documento solicitado no mesmo (histórico acadêmico gerado após o ajuste web, ocorrido de 15 a 17/8). A partir do dia 24/08, as solicitações de ajuste serão avaliadas pela Coordenação do Curso e, depois, registradas pela Secretaria Acadêmica. Acompanhe pelo Portal do Aluno.

Cursos de Extensão gratuitos – Programa Rede SACCI – Formação de Professores em Ciências e Tecnologias

Programa Rede SACCI – Formação de Professores em Ciências e Tecnologias

Confira abaixo, nas imagens, a lista de cursos de extensão que serão ofertados no segundo semestre de 2023 na modalidade à distância e totalmente gratuitos.

Inscrições de 20/07 a 15/08/2023

Link: bit.ly/formacao-continuada-2023

Dúvidas e informações através do e-mail: rede.sacci@unipampa.edu.br

 

Ação de Extensão “Venha Viver a UNIPAMPA”: Junho Violeta

Na tarde do dia 08 de junho, dentro do mês do Junho Violeta, uma atmosfera especial de troca de conhecimentos e vivências permeou as instalações da nossa querida Universidade. Nesse contexto, foi realizado mais uma ação do projeto de extensão intitulado “Venha Viver a UNIPAMPA”, que trouxe uma biblioteca de memória oral para enriquecer nossa comunidade acadêmica.

Nessa ocasião, tivemos a honra de receber as ilustres idosas do Lar Rosinha Borges, acompanhadas pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Nossa Senhora da Assunção, bem como pelos estudantes da UNIPAMPA.

A programação começou com a visita guiada pelo campus, permitindo que as idosas conhecessem de perto as instalações da universidade. Em seguida, todos se reuniram no auditório, onde as histórias fluíram como riquezas inestimáveis. As idosas compartilharam memórias de tempos passados, repletas de sabedoria e aprendizados.

Esse encontro intergeracional foi um momento de aprendizado mútuo, em que os participantes puderam transcender as barreiras do tempo e enriquecer-se com o conhecimento coletivo. A importância do diálogo entre gerações se fez presente, promovendo uma troca de experiências enriquecedora para todos os envolvidos.

Nossos sinceros agradecimentos à instituição Lar do Idoso Rosinha Borges, por confiar em nosso projeto e permitir que suas ilustres residentes participassem desse momento enriquecedor. Essa parceria entre a universidade, a escola e o Lar fortalece os laços comunitários e reforça a importância de iniciativas que valorizem e integrem todas as gerações.

Que este encontro seja apenas o começo de muitas outras oportunidades. Agradecemos o carinho e dedicação das discentes de nosso curso com a realização desta ação.

💚 Venha viver a Unipampa!

VI Semana Acadêmica Integrada do Campus Caçapava do Sul

Durante os dias 08 a 12 de maio de 2023 aconteceu em nosso campus a VI Semana Acadêmica Integrada. O evento reuniu estudantes, professores e profissionais de diversas áreas, promovendo um espaço enriquecedor para o compartilhamento de conhecimentos e experiências.

Ao longo da semana, foram realizadas palestras com temas variados, que abordaram assuntos pertinentes à atualidade e à formação acadêmica dos participantes. Dentre as palestras realizadas, destacamos algumas promovidas pelo curso Ciências Exatas – Licenciatura:

– A Roda de Conversa “Quais são as dúvidas?” foi conduzida pelas coordenadoras Prof. Drª Sandra Hunsche e Prof. Drª Jaqueline Pinto Vargas, proporcionando um espaço aberto para os estudantes esclarecerem suas dúvidas e discutirem questões relacionadas à sua formação.

– O Prof. Dr. Marcio Martins apresentou uma palestra sobre Robótica Educacional com Simulador Virtual, mostrando aos participantes como a tecnologia pode ser aplicada na educação, proporcionando um aprendizado mais dinâmico e interativo.

– Leonardo Santos Souza trouxe uma reflexão sobre Educação e Patrimônio Cultural, destacando a importância de preservar e valorizar as raízes culturais em ambientes educacionais.

– O Prof. Dr. André Luis Silva da Silva abordou o tema “Aprendendo a Aprender: Tópicos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa”, trazendo percepções sobre as técnicas e metodologias que podem auxiliar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem.

– O Projeto Harmonia “Memórias Cruzadas & Histórias Vividas”, apresentado pela Coordenadora Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Profª Cátia Cilene Moraes Dutra, despertou reflexões sobre a importância da valorização da diversidade e da promoção da igualdade racial.

– A Prof. Drª Quelen Barcelos abordou os temas de Células-tronco, Clonagem e Edição Genética, com o objetivo de explorar essa fronteira do conhecimento científico.

– Em uma palestra voltada para o futuro dos estudantes, Ana Paula Rosa, Diego da Rosa Pereira, Luana de Freitas Oliveira e Rafael Oliveira discutiram o mercado de trabalho e o Novo Ensino Médio, proporcionando dicas importantes para uma formação acadêmica alinhada às demandas do mercado atual.

– A Semana Acadêmica foi encerrada com uma confraternização entre os alunos, proporcionando um momento de integração entre os participantes.

A VI Semana Acadêmica Integrada da UNIPAMPA Campus Caçapava do Sul foi um evento que trouxe conhecimento e inspiração para todos os envolvidos. Agradecemos a participação de todos os palestrantes, organizadores e estudantes que contribuíram para o sucesso deste evento. Até a próxima edição!

Roda de Conversa: A questão da fome e seus fatores motivadores

No dia 29 de março de 2023, aconteceu, em nosso campus, a Roda de Conversa com o tema “A questão da fome e seus fatores motivadores”. 

Promovida por discentes de nosso curso, contamos com a presença de mais de 100 alunos da rede de ensino do município, que além da Roda de Conversa tiveram a oportunidade de conhecer o campus Caçapava do Sul.

O palestrante Diácono Carlos Machado destacou a realidade da fome no país e como, através da educação, é possível transformar a realidade da população vulnerável.

💚 Venha viver a UNIPAMPA!

Ingresso pelas notas do Ensino Médio

Inscrições de 27/2 a 27/03: Inscreva-se aqui

 

Períodos Etapas Processo Seletivo
De 27/02/2023 a 27/03/2023  Período de Inscrição via GURI – EDITAL PARA INGRESSO POR NOTAS DO ENSINO MÉDIO 2023/1

https://inscricoes.unipampa.edu.br/

27/02 até 28/03/2023

 Análise da documentação pela secretaria acadêmica e complementação da documentação

a partir de 29/03/2023

 Divulgação da Lista Preliminar de Classificação

http://ingresso.unipampa.edu.br

Alegrete | Bagé | Caçapava | Dom Pedrito | Itaqui | Jaguarão | S. Livramento |

São Borja | São Gabriel | Uruguaiana

de 30/03 a 31/03/2023

Prazo de interposição de recurso pela Área do Candidato

https://candidato.unipampa.edu.br/

a partir de 04/04/2023

Divulgação da Lista Final de Classificação

http://ingresso.unipampa.edu.br

Alegrete | Bagé | Caçapava | Dom Pedrito | Itaqui | Jaguarão | S. Livramento |

São Borja | São Gabriel | Uruguaiana

a partir de 06/04/2023

Publicação do Quadro de Vagas Remanescentes

http://ingresso.unipampa.edu.br

10/04/2023

Convocação para confirmação de matrícula

de 10/04 a 13/04/2023

Comparecer na Secretaria Acadêmica até esta data para confirmação da vaga

14/04/2023

Convocação para Chamada Oral

17/04/2023

Chamada Oral

Metas 2022-2024 (Coordenação Ciências Exatas)

META 1
  • Consolidação da expansão do número de ingressantes na licenciatura.
    Justificativa: Serão realizadas ações de divulgação do Curso de Ciências Exatas nas escolas assim como visitas guiadas com os estudantes da rede pública e privada aos espaços de ensino, pesquisa e extensão do campus Caçapava do Sul.
META 2
  • Reaproximação entre docentes das áreas específicas e da educação para acompanhamento e criação de propostas de trabalho conjunto.
    Justificativa: nos últimos anos, tem-se formado um excelente grupo de profissionais tanto para ministrar componentes curriculares da área específica como da área pedagógica. Propõe-se um maior diálogo entre os dois grupos para que a formação dos licenciados seja fortalecida e sejam encontradas soluções conjuntas para as dificuldades de aproveitamento dos acadêmicos nos componentes curriculares.
META 3
  • Compartilhamento das responsabilidades de gestão do curso com os docentes.
    Justificativa: buscar-se-á intensificar no curso o trabalho de compartilhamento das responsabilidades e das tarefas necessárias para o seu andamento adequado. Cumpre que todos os docentes se sintam responsáveis pelo bom andamento e sucesso do curso e que esse compromisso não seja projetado somente sobre a coordenação do curso. Desta forma, pretende-se propiciar transparência no desenvolvimento das atividades de gestão, além de integrar o corpo docente nos processos administrativos do curso.
META 4
  • Incentivo à aproximação entre atividades da graduação e pós-graduação. Justificativa: Este tipo de atividade pode despertar o interesse dos alunos pela pós-graduação, expandindo as possibilidades após a conclusão do curso.
META 5
  • Políticas de avaliação periódica do andamento do curso junto aos acadêmicos.
    Justificativa: buscar-se-á uma maior aproximação com os discentes do curso de licenciatura, como forma de conhecer as suas demandas.

Candidatas:
Profª Sandra Hunsche – coordenadora
Profª Jaqueline P. Vargas – vice-coordenadora

Pedidos de Quebra de Pré-Requisitos – 2022/02

Os pedidos de quebra de pré-requisitos para cursar disciplinas do semestre 2022/02 devem ser feitos neste formulário on-line: https://forms.gle/qpJxRM4fyxpQBkT89

Usem o e-mail institucional (obrigatório).
Os resultados dos pedidos serão divulgados a partir de 09 de setembro.
Os alunos que tiverem seus pedidos aprovados pelas Coordenações de Curso serão matriculados nas disciplinas solicitadas. A matrícula é feita pela Secretaria Acadêmica.
Os que tiverem pedidos indeferidos podem apresentar recurso, que deve ser enviado por e-mail para o coordenador de curso, até 14 de setembro.
ATENÇÃO: é responsabilidade exclusiva do aluno acompanhar o andamento de seu pedido e conferir seu comprovante de matrícula, disponível no GURI – Portal do Aluno. Em hipótese alguma serão aceitos pedidos de cancelamentos ou de alterações após o período de ajuste de matrículas, que encerra em 16 de setembro de 2022.