Seminário do Estágio Supervisionado Semestre 2018/01

Realizou-se no dia 04 de julho de 2018, no auditório da Unipampa, Caçapava do Sul/RS, as apresentações do seminário de estágio supervisionado do curso de Ciências Exatas – Licenciatura, o qual contou com a participação dos alunos, professores supervisores e professores do curso. Nos estágios, os acadêmicos vivenciam o cotidiano da escola e suas dinâmicas, experimentando uma profusão de experiências acadêmicas, profissionais e humanas que estão pressupostas em uma formação na escola, com a escola e para a escola. As apresentações dos estágios iniciaram-se as 19 h, ocorrendo conforme descrito abaixo:

1 – Observação: Alunos (Juliana, Leriana, Rafael, Rafaela e Yasmin);

2 – Monitoria: Alunos (Guedulla, Ingrid, Luana e Willian);

3 – Regência: Alunos (Aline, Aniele, Marcos, Marcelo e Mayara).

Alunos relataram suas experiências e atividades realizadas durante o período de estágio, como análise de livros, leitura de artigos e observações referentes as escolas onde foram exercidas as atividades. A maioria dos alunos já haviam participado do PIBID, o que facilitou a relação com as atividades realizadas nas escolas, de acordo com os alunos, essa primeira impressão escolar já tinha sido feita através do PIBID, e que agora nos estágios, sentiam-se mais “à vontade” na escola. Os alunos relataram uma forte relação do ensino atual nas escolas com um ensino convencional, porém nos estágios mais avançados do curso os alunos fizeram a diferença, utilizando de práticas pedagógicas aprendidas durante o curso, realizando suas intervenções em sala de aula de forma inovadora, utilizando-se de práticas laboratoriais, experimentais e audiovisuais, para ministrarem suas aulas.

Este evento promove o compartilhamento de saberes e propicia socialização de experiências por meio de interações entre acadêmicos e professores supervisores, contribuindo para a formação do aluno, abordando pensamentos reflexivos e práticas pedagógicas interativas.