Acadêmico é aprovado em 1º lugar para o Mestrado profissional do Ensino de Ciências.

(Edimar da Fonseca durante a entrevista / Foto por : Fernanda Nunes)

Nos últimos dias o aluno Edimar Fonseca, 23 anos, recebeu a notícia que seu projeto para o mestrado foi aprovado. Ele concorreu com mais 30 graduandos e conquistou o 1º lugar. Trata-se de um mestrado profissional em ciências, onde o título é: “Ensino de eletricidade na educação de jovens e adultos: Construindo uma residência.”
Edimar ingressou na primeira turma de licenciatura da Unipampa, no ano de 2009. Umas das maiores dificuldades que encontrou foi a falta de professores no início da graduação, no entanto com o avanço da Universidade este problema foi solucionado. Alguns de seus professores acabaram sendo seus maiores incentivadores para progredir na linha de estudo e pesquisa.
Atualmente, já trabalha nesta área dando aulas para turmas do terceiro ano do EJA, buscando ensinar física através da construção de uma maquete. Ele tem uma aluna que de uma forma se torna especial, é sua tia que havia parado de estudar á 29 anos. Quanto a sua família ele sempre recebeu apoio, e um dos fatores que o fizeram querer ser professor, foi seu pai não ter tido a oportunidade de estudar.
Agora com o início do mestrado, ele pretende trabalhar com 3 prioridades: ensinar a parte histórica, numérica e a prática, fazendo com que os alunos conheçam a física que utilizamos e vivemos no nosso dia a dia, ou seja, de ensinar de uma forma que facilite a compreensão e torne o estudo mais interessante.    Ele ainda não pensa em projetos para o futuro doutorado, mas se posteriormente ingressar, seguirá a mesma linha de “Educação de jovens e adultos”, que julga estar sendo deixado de lado por indicações do próprio governo.
Seu curso terá início no dia 23-08-2013 em Bagé, no entanto é uma parceria entre professores do Campus Bagé e Caçapava do Sul. Edimar sempre ressalta a importância que a instituição representa para sua formação, já que através da mesma ele conseguiu sua graduação e agora o mestrado.

 

Fernanda Nunes para a Coordenação Acadêmica.