Semanas de Estudos Transversais 2017 | Letras – Português, Licenciatura a Distância

Semanas de Estudos Transversais 2017

II Semanas Virtuais de Estudos Transversais:
Educação, Histórias e Culturas Indígenas
Curso de Letras-Português a Distância
UNIPAMPA Jaguarão
02 a 16 de julho de 2017
________________________

As Semanas Virtuais de Estudos Transversais objetivam fomentar com a e o discente da UNIPAMPA o debate crítico de temas relativos aos temas transversais, considerados como pontos nodais no avanço das desigualdades sociais no Brasil. Isso será feito chamando profissionais, professores, estudiosos, cientistas e artistas de áreas diversas do conhecimento humano a fim de, igualmente, promover um saber interdisciplinar desses temas que tocam a todos. Pensando o contemporâneo, cada Semana Virtual quer suspender, no espírito do e da discente, certezas consolidadas e naturalizadas e, com isso, suscitar inquietações próprias ao espírito investigativo.

Estas Semanas constituem um evento virtual de cunho cultural, artístico e social. A participação será atestada e poderá ser contabilizada no cálculo de ACGs.

INSCRIÇÃO: A partir do dia 27 de junho. Tod@ aquel@ que é UNIPAMPA pode ser um@ ciberparticipante. Basta se autoinscrever no Moodle (https://moodle-ead.unipampa.edu.br/) em “II Semanas Virtuais de Estudos Transversais”.

Nestas II Semanas Virtuais, contaremos, do dia 02 a 08, com a presença virtual dos Ana Luisa Teixeira de Menezes, Bruno Ferreira, Maria Aparecida Bergamaschi e Michele Barcelos Doebber, do Grupo de Pesquisa PEABIRU: educação ameríndia e interculturalidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Importante dizer que nosso aluno kaingáng, Onorio Isaías de Moura, da Unipampa São Borja, estará acompanhando as atividades junto ao Grupo, na UFRGS. Todos formaremos a Semana Virtual X.

A primeira parte dessas atividades virtuais acontecerão a partir do dia 02, com vídeos onlines a serem assistidos. Na segunda parte, essas professoras e o professor serão nossos ciberpalestrantes e formarão uma mesa-redonda virtual, no dia 05 de julho deste ano, das 19h às 20h30. Após esse tempo, nossos e nossas ciberparticipantes terão 45 minutos para interação com o a mesa virtual via chat, na webconferência. Nesse momento, poderão enviar perguntas aos ciberpalestrantes. E, num terceiro momento, o ciberparticipante deve registrar sua participação num Fórum específico.

A mediação será realizada por Maria Cristina Graeff Wernz, da UNIPAMPA Alegrete, secretária executiva da Diretoria de Educação a Distância desta Universidade. Estará com ela, Fátima Rosane Silveira Sousa, doutoranda em Educação da UNISC.

Do dia 09 a 16, acontecerá a Semana Virtual Y será conduzida pelo pesquisador, performer e produtor cultural Alessandro José de Oliveira, do Departamento de Arte Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Há vídeos online a serem vistos, um texto digital a ser lido e uma webconferência marcada para o dia 13, a partir das 19h00.

Maiores informações e para ver a programação, clique aqui.

Ciberparticipe!!!

***************

1ª SEMANA DE ESTUDOS TRANSVERSAIS
02 a 06 de maio de 2017
CooLEaD/DeaD/UNIPAMPA Jaguarão
________________________________________

MOTE

A Semana de Estudos Transversais objetiva fomentar com a e o discente da UNIPAMPA o debate crítico de temas relativos aos temas transversais, considerados como pontos nodais no avanço das desigualdades sociais no Brasil. Isso será feito chamando profissionais, professores, estudiosos, cientistas e artistas de áreas diversas do conhecimento humano a fim de, igualmente, promover um saber interdisciplinar desses temas que tocam a todos. Pensando o contemporâneo, cada Semana quer suspender no espírito discente certezas consolidadas e naturalizadas e, com isso, suscitar inquietações próprias ao espírito interrogativo.

Essa Semana é uma atividade bimestral da Coordenação do Curso de Letras – Português, Licenciatura a Distância da UNIPAMPA Jaguarão. Caracteriza-se como um evento virtual e real de cunho cultural, artístico, científico e social.

A participação discente será certificada e poderá ser contabilizada no cálculo de ACG, Atividade Complementar de Graduação.

Na I Semana, o gaúcho Valdir Luciano Pfeifer da Silva, linguista e professor do Curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campinas/SP, então Doutorando em Linguística no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, tratará do tema História e Cultura Afro-brasileira com este trabalho: AS FESTAS DO CONGO NO BRASIL: CANÇÕES E NARRATIVAS.

Confira a Programação Completa e como se inscrever clicando aqui.

Para se inscrever, 1) acesse aqui o Moodle, 2) insira seu login e senha, 3) procure e se inscreva em “Semanas de Estudos Transversais”. Feito isso, basta participar.