Sobre o curso | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas

Sobre o curso

Histórico do Curso:

A história do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas (PPGEL) é oriunda de experiência de um grupo de docentes na oferta de três cursos em nível de Especialização, no contexto da UNIPAMPA: (1) em 2010-2012, o Curso “Letras e Linguagens”; (2) em 2012, a implementação do Curso “Leitura e Escrita”; e (3) em 2013, entrou em funcionamento a especialização “Linguagem e Docência”.

É relevante ressaltar que esses cursos, com foco na melhoria da qualidade da educação básica, a partir de um diagnóstico da realidade educacional regional e da melhoria da profissionalização docente, propiciaram profícua interação entre a investigação crítica de professores da Educação Básica sobre seus respectivos contextos de trabalho docente e a experiência de professores do Curso de Licenciatura em Letras, especialmente, como orientadores de estágios supervisionados de graduação. Essa interação oportunizou geração e disseminação de conhecimento acerca da escola, principalmente, a pública. Esse rico contexto de formação continuada deu origem ao presente Programa.

Em relação à demanda regional, é possível afirmar que há uma quantidade expressiva de profissionais oriundos de cursos de graduação em Letras e Pedagogia na região, seja em cursos presenciais, seja em cursos a distância – os quais são o público-alvo do programa – e que necessitam de cursos para sua qualificação profissional; sendo que há carência desses na metade sul do RS.

Ao encontro dessa demanda, o PPGEL – Mestrado Profissional – da Unipampa/Campus Bagé, criado em 2014, tem trabalhado fortemente a fim de qualificar suas ações de formação continuada de professores nas Áreas de Letras e Pedagogia.

Desde sua criação, o PPGEL já titulou 83 Mestres em Ensino de Línguas. É avaliado pela área de Linguística/Literatura na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e está vinculado à área de concentração Linguagem e Docência. Todas as pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa estarão vinculadas a uma destas linhas: 1) Ensino-aprendizagem de línguas (maternas e adicionais) em contextos múltiplos e 2) Leitura e escrita nas práticas escolares.

O Corpo Docente é constituído por docentes, comprometidos com ensino, orientação e pesquisa, tanto na Pós-Graduação como na Graduação.

Objetivos:

Objetivo geral:

  • promover a qualificação da docência na área da linguagem, estimular práticas inovadoras e desenvolver um produto pedagógico por meio do aprofundamento de estudos teóricos e da reflexão sobre processos de ensino e aprendizagem.

Objetivos específicos:

  • dispensar especial atenção à Educação Básica na região da Fronteira e Campanha, a fim de fortalecer a integração Escola e Universidade;
  • comprometer-se com a formação docente, por meio de uma relação próxima com a formação inicial e continuada de professores;
  • fortalecer o desenvolvimento de projetos de formação docente continuada a nível regional, nacional e internacional;
  • promover a formação qualificada de profissionais que atuem no ensino com produção e socialização de conhecimentos e tecnologias nos diferentes níveis e modalidades de ensino;
  • contribuir para a consolidação de concepções mais abrangentes de desenvolvimento de ensino, tais como conhecimento, formação humana, cidadania, valores éticos e transformação social, que permeiam o perfil de egresso com sólida formação acadêmica generalista, emancipatória e humanística, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unipampa;
  • fomentar o exercício da reflexão e da consciência acerca da relevância pública e social dos conhecimentos, das competências, das habilidades e dos valores adquiridos na vida universitária, inclusive sobre os aspectos éticos envolvidos, em consonância com o PDI da Unipampa.

Matriz Curricular:

Na matriz curricular do PPGEL, há 6 componentes obrigatórios e compartilhados entre os docentes das duas linhas de pesquisa, quais sejam: Teoria e Prática no Ensino de Línguas I e II; Seminário de Pesquisa I e II; Dissertação I e II (cada um deles com 3 créditos) e nove componentes eletivos vinculados a cada uma dessas linhas (cada um deles com 2 créditos), totalizando 18 componentes eletivos no Programa.

De acordo com o Regimento do PPGEL, são condições necessárias para integralização do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas: obter 18 créditos em componentes obrigatórios; obter 12 créditos em disciplinas eletivas; elaborar, defender e obter aprovação de Dissertação de Mestrado e Produto Pedagógico, conforme as normas deste programa.

É necessário ressaltar que o produto pedagógico constitui uma especificidade do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da UNIPAMPA e exerce a função de eixo condutor da pesquisa. É caracterizado como produção técnica autoral do discente, a qual será aplicada ao longo do curso em contextos de ensino/aprendizagem de línguas, devendo apontar alternativas inovadoras para as demandas da área.