Discente | Camila da Luz Peralta |
Orientador | Taíse Simioni |
Título | Os efeitos da consciência morfológica na ampliação de vocabulário em estudantes aprendizes de língua inglesa de um curso de extensão. |
Defesa | 30 de outubro de 2019 |
Resumo | A presente dissertação discute o processo de planejamento, implementação e análise de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2009), desenvolvida no Núcleo de Línguas Adicionais na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O objetivo geral desta pesquisa é verificar a relação entre o trabalho explícito com a consciência morfológica e a aquisição de vocabulário de alunos adolescentes aprendizes de inglês como língua adicional. Pesquisas como as de Nunes e Bryant (2007), Jornlin (2015) e Akbulut (2017), entre outras, mostram que a consciência morfológica tem um papel fundamental na aprendizagem de estudantes de inglês como língua adicional. Para atingir o objetivo da pesquisa, aplicou-se um produto pedagógico organizado em torno de atividades e jogos lúdicos. Fundamentam a importância do lúdico na sala de aula estudos de Antunes (2000), Araújo (2003), Nogueira (2016), entre outros, os quais mostram que o jogo faz com que os alunos sejam mais sujeitos de suas produções, além de fazer com que a aprendizagem seja mais prazerosa. A intervenção ocorreu durante um período de dez semanas, no primeiro semestre de 2019. Neste estudo houve a união de métodos quantitativos e qualitativos de geração e análise de dados. Na análise quantitativa foram utilizados os seguintes instrumentos para geração de dados: pré-teste e pós-teste de vocabulário, The new vocabulary levels test, e pré-teste e pós-teste de consciência morfológica, Morphological structure test. Já como instrumentos de análise dos dados foram utilizados o Ganho de Hake normalizado (HAKE, 1998) e o coeficiente de correlação de Pearson (r). Na análise qualitativa, para a geração de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: diário, roda de conversa, questionário e gravações em áudio das aulas. Já como instrumento de análise dos dados buscou-se fazer uma relação com os dados obtidos através da análise quantitativa. Os resultados apontam através da análise quantitativa que os estudantes obtiveram ganhos em relação à consciência morfológica e ampliaram seus conhecimentos de vocabulário. Além disso, na análise qualitativa são apresentados fatos que comprovam os resultados obtidos na análise quantitativa. Dessa maneira, a pesquisa sugere que a intervenção desempenhou um papel significativo na consciência morfológica e na ampliação de vocabulário dos estudantes. |
Produto Pedagógico | O conhecimento explicito da consciência morfológica por meio de jogos e atividades lúdicas para auxiliar na ampliação de vocabulário. |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4759
Dissertação e produto pedagógico
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Banca | Taíse Simioni, Gabriela Bohlmann Duarte e Camila de Bona |
Discente | Hélen Roratto Garcia |
Orientador | Zíla Letícia Goulart Pereira do Rêgo |
Título | Projetos de leitura literária para os anos finais do ensino fundamental: um caminho de letramento literário através da literatura confessional |
Defesa | 6 de dezembro de 2019 |
Resumo | Este trabalho é resultado de uma pesquisa-ação realizada no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, em Bagé/RS, no período de março de 2018 a dezembro de 2019. Trata-se de um projeto de leitura literária organizado como um caminho de letramento literário através da literatura confessional e que foi desenvolvido com uma turma dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de ensino na mesma cidade. O objetivo que norteou o trabalho foi promover o letramento literário através da aplicação da sequência expandida de Cosson (2006), valendo-se de obras da literatura confessional, gênero diário, selecionadas no acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Tal ação se justifica pela recorrência da falta de interesse dos alunos em ler, observada em minha prática docente, levando-me a buscar meios de reverter essa situação através da promoção de um projeto de leituras literárias em minhas aulas de língua portuguesa. Como fundamentação teórica para o desenvolvimento desta pesquisa, discuti o lugar da leitura literária na escola por meio de documentos oficiais e de autores como Aguiar (2013), Zilberman (2009), Chartier (2005), Soares (2001) e Torremocha (2012). Apurei reflexões sobre a escolarização da literatura e o desenvolvimento do letramento literário lendo Cosson (2006) e Paulino (2010). Já a caracterização da literatura confessional, em especial do gênero diário, contou com a visão de Lejeune (2008) e Güsdorf (2016). A metodologia empregada envolveu o desenvolvimento da sequência expandida em nove encontros de leitura e são os resultados dessa aplicação que apresento e discuto neste trabalho. Pude constatar que, à parte dificuldades na execução das leituras em função de não dispor de um acervo, os alunos responderam ao projeto de maneira positiva, mostrando-se atuantes e mobilizados durante as ações propostas. Formar leitores dentro do espaço escolar não é uma ação que se perdeu e que, ao contrário do que o senso comum nos traz a todo instante, os alunos gostam de ler. Além disso, fica claro que a formação do professor é imprescindível e que sua vontade de transformação também. |
Produto Pedagógico | Proposta didática de letramento literário através da literatura confessional para professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental. |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4793
Dissertação |
Banca | Zíla Letícia Goulart Pereira do Rêgo, Vera Lúcia Cardoso Medeiros e Diógenes Buenos Aires de Carvalho. |
Discente | Jociele Barcelos Corrêa |
Orientador | Moacir Lopes de Camargos |
Título | Formação do leitor literário nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental : um estudo em uma escola no interior do município de Aceguá / RS. |
Defesa | 6 de dezembro de 2019 |
Resumo | Esta dissertação consiste em uma pesquisa qualitativa de cunho autoetnográfico (CLIFFORD, 1998; DURANTI, 2000; GLESNE, 2014, VERSIANI, 2002) realizada em uma escola no interior do município de Aceguá. O objetivo deste trabalho é contribuir para a formação do leitor literário nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental. Busco suporte teórico em estudos sobre língua (gem) em uma perspectiva discursiva (Bakhtin, 2011, 2012, 2014), estudos sobre letramento literário, leitura e literatura (Candido, 2013; Colomer, 2007; Cosson, 2016, 2017; Paulino e Cosson, 2009; Zilberman, 2009). Esta pesquisa consistiu no planejamento, elaboração e aplicação de um projeto de ensino em uma turma de 9º ano do ensino fundamental anos finais. A partir da temática ‘o espaço como constitutivo identitário do sujeito’ foram propostas atividades com enfoque no conto literário. A análise foi realizada a partir do diário reflexivo da professora, das gravações em áudio das aulas e das atividades realizadas pelos alunos. |
Produto Pedagógico | Eu conto, tu contas, nós contamos: Atividades de leitura de contos literários. |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4908 |
Banca | Moacir Lopes de Camargos, Fabiane Lazzaris e Pâmela Zacharias. |
Discente | Clarisse Dutra Aurélio |
Orientadora | Carolina Fernandes |
Título | Autobiografia na Educação de Jovens e Adultos: o discurso do sujeito-aluno sobre si |
Defesa | 8 de dezembro de 2019 |
Resumo | A presente dissertação se propõe a analisar a aplicação de um trabalho com o gênero discursivo autobiografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal de Alegrete/RS, enfocando a questão da identidade, bem como o desenvolvimento da autoria nos sujeitos-alunos. Nosso trabalho tem como aporte teórico-metodológico a Análise de Discurso de linha francesa, iniciada por Michel Pêcheux, o que permite que nossa análise se sustente em conceitos como paráfrase, polissemia, discurso e formações imaginárias, possibilitando que se faça um gesto de leitura que leve em consideração que os sentidos mobilizados pelos sujeitos-alunos são produzidos através de identificações ideológicas. Assim, nas autobiografias produzidas, são analisados os deslizamentos de sentidos, observando-se a emergência de novos discursos sobre si; quanto à questão do gênero discursivo, estamos baseados nos estudos de Mikhail Bakhtin, quando trata dos gêneros primários e secundários. Através da análise de nossa intervenção, pudemos formular um produto pedagógico, a fim de auxiliar os demais professores da EJA a trabalhar o gênero autobiográfico com seus alunos, que intitulamos “Autobiografia na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta para a prática docente”, onde introduzimos além de sugestões de aulas, com objetivos, também inserimos, de maneira sucinta, conceitos teóricos, a fim de subsidiar os gestos de leitura dos docentes. |
Produto pedagógico | Autobiografia na Educação de Jovens e Adultos: Uma proposta para a prática docente |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5326 |
Banca | Carolina Fernandes; Paula Daniele Pazon; Alessandro Nobre Galvão |
Discente | Lisiane Inchauspe de Oliveira |
Orientador | Vera Lúcia Cardoso Medeiros |
Título | A leitura literária como estratégia para a reflexão sobre o multiculturalismo na sala de aula. |
Defesa | 27 de maio de 2019. |
Resumo | Esta dissertação surgiu a partir de observações da pesquisadora sobre as características humanas e culturais peculiares à cidade de Aceguá, interior do Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai, bem como sobre as possibilidades de destacar e valorizar os aspectos culturais dos alunos do município, de variadas ascendências e identidades bem marcadas. Neste sentido, foi aplicada uma prática de pesquisa-ação (THIOLLENT,1986; PIMENTA, 2005; LEFFA, 2006) por meio de um projeto didático realizado junto a uma turma do nono ano de uma escola multicultural daquele município. Os encontros ocorreram entre os meses de setembro e dezembro de 2018. Durante esta intervenção, foram realizadas atividades de letramento literário envolvendo textos relacionados à história das etnias e cultura, amparadas pela metodologia de sequência básica de leitura proposta por Cosson (2007). O objetivo desta pesquisa é verificar se as estratégias de leitura aplicadas pela pesquisadora contribuíram para que os alunos refletissem sobre suas origens e sobre o contexto cultural em que estão inseridos. Na fundamentação do estudo, destacam-se os aspectos legais da leitura escolar no Brasil, observando-se a Lei de Diretrizes e Bases- LDB, os Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN e a Base Nacional Curricular Comum- BNCC. Destacam-se também os conceitos de cultura e seu histórico, de acordo com o que nos apresentam Laraia (2001), Bosi (1992) e Canclini (2005). Os aspectos afetos ao multiculturalismo e às identidades são amparados pelos entendimentos de Candau (2012), Canclini (2005) e Moita Lopes (2003). No tocante à leitura escolar, letramento literário e estratégias de leitura, esta pesquisa está esteada nos trabalhos de Colomer (2007), Jouve (2002), Souza e Cosson (2011), Cosson (2007), Paulino e Cosson (2009), Soares (2001), Solé (1998) e Cosson (2014). O corpus de dados é constituído a partir das participações dos alunos, registradas de forma escrita ou em vídeos gravados, no diário reflexivo da pesquisadora, nas percepções sobre a prática, nas dificuldades e facilidades encontradas ao longo do processo. Os resultados demonstram que a metodologia utilizada e os textos escolhidos favoreceram as reflexões dos alunos sobre suas origens, culturas e contexto. Como fruto desta pesquisa, apresenta-se também o produto pedagógico, que consiste em um guia para montagem de mostra multicultural na escola. |
Produto Pedagógico | Cultura em retalhos: Roteiro para organização de mostra multicultural na escola. |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4598 |
Banca | Vera Lúcia Cardoso Medeiros, Eliana Inge Pritsch e Isaphi Marlene Jardim Alvarez. |
Discente | Susane Andrade Rodrigues |
Orientador | Carolina Fernandes |
Título | Marcas de autoria em turma de alfabetização sob a perspectiva da AD francesa. |
Defesa | 13 de dezembro de 2019. |
Resumo | Esta dissertação tem por objetivo analisar se os sujeitos-alunos em etapa de alfabetização, no 1º ano do ensino fundamental, produzem gestos de interpretação singulares, dentro de suas próprias formulações de sentido por meio de uma intervenção ocorrida em sala de aula, com material didático produzido sob o viés discursivo. A perspectiva teórica a qual este trabalho se embasa é a da Análise do Discurso de perspectiva pecheutiana. A escolha por este caminho teórico se deve ao fato de percebermos a língua não em sua homogeneidade e transparência, mas em seus efeitos de sentido e opacidade. Ao proporcionar ao aluno a possibilidade de gestos de interpretação através da polissemia, do discurso pedagógico lúdico e do discurso pedagógico polêmico, almeja-se que o aluno possa assumir a função-autor ao falar sobre si, produzindo sentidos próprios e possíveis. A escola pública estadual em que a pesquisa foi realizada localiza-se no município de Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, em uma região de fronteira com o Uruguai. A turma continha vinte alunos, sendo onze meninas e nove meninos. A proposição de aplicação de um material didático com viés discursivo e também sistêmico surgiu a partir de uma intervenção ocorrida nesta mesma turma no início do ano letivo. Nesta intervenção anterior, os alunos mostravam filiar-se a formações discursivas hegemônicas, alunos negros representaram a si e a seus familiares com pele clara e cabelos loiros, e as mulheres estavam sempre em atividades domésticas. Através do trabalho ao longo do ano e aplicação de uma nova intervenção didática, percebeu-se que os alunos podem apresentar melhorias nos aspectos relativos às habilidades com a linguagem, em processo de alfabetização, ao ter contato com a língua e seu código e também ao considerar a língua em sua opacidade. Ao se propor um trabalho que permita a filiação em outras formações discursivas, observou-se que gestos de interpretação singulares são possíveis de serem produzidos e ao mesmo tempo há a ruptura com o estabilizado e, assim, o favorecimento ao aluno para que desenvolva a autoria. |
Produto Pedagógico | Heróis e Identificação: Proposta didática para alfabetização. |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4900
Produto pedagógico – Caderno do Professor Produto pedagógico – Caderno do Aluno |
Banca | Carolina Fernandes, Luciana Iost Vinhas e Clésia da Silva Mendes Zapelini. |
Discente | Vanessa Vilagrand Martini |
Orientador | Carolina Fernandes |
Título | Violência contra a mulher em uma abordagem discursiva nas aulas de língua portuguesa em São Gabriel – RS |
Defesa | 13 de dezembro de 2019. |
Resumo | A construção da dissertação foi motivada por inquietações em relação à prática pedagógica e ao tema explorado, com isso buscamos construir uma proposta de intervenção pedagógica a partir da análise do discurso sobre a violência contra a mulher, a fim de possibilitar os sujeitos-alunos a refletirem criticamente sobre o tema e levá-los a assumirem a posição-autor em seus gestos de leitura e escrita. Como pressuposto teórico, filiamo-nos à Análise de Discurso de vertente materialista, abordando autores como Pêcheux (1995), Orlandi (1996), Fernandes (2017), entre outros. A partir disso, reunimos um arquivo de leituras e elaboramos uma Unidade Didática Discursiva, com atividades de leitura/escrita, que além de promover a autoria, visava que o professor se posicionasse através do discurso pedagógico polêmico. Essas atividades em torno do tema violência contra a mulher geraram um evento organizado pelos alunos do nono ano do Ensino Fundamental, que encenaram esquetes representando situações de assédio e preconceito contra as mulheres e leram textos produzidos em aula sobre o tema, tendo em vista, a conscientização da comunidade escolar em relação a temática proposta. Com essa pesquisa, percebemos que, ao posicionar-se através do discurso pedagógico polêmico, o sujeito-professor cria condições de leitura favoráveis à leitura polissêmicas que é mais adequada na perspectiva, com isso os sujeitos-alunos podem desenvolver sua criatividade e criticidade, ao assumirem a posição de autores em seus gestos de interpretação singulares. Logo essas atividades tornam o ensino de Língua Portuguesa mais significativo. |
Produto Pedagógico | “Tô fora”: Unidade didática discursiva. |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4901 |
Banca | Carolina Fernandes, Kátia Vieira Morais e Luciana Iost Vinhas. |
Discente | Danusa Fernanda de Oliveira Schmidt |
Orientadora | Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo |
Título | Construindo a Identidade através da Literatura Latino-americana: práticas e reflexões na aula de E/LA do ensino médio |
Defesa | 13 de dezembro de 2019 |
Resumo | Este trabalho é o resultado de uma pesquisa-ação elaborada no programa de Mestrado Profissional no Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé, entre janeiro de 2018 a dezembro de 2019. O objetivo principal da pesquisa é a análise da aplicação de um projeto de leitura de obras hispanoamericanas, estruturado através do método recepcional, com estudantes do ensino médio de uma escola no interior do Rio Grande do Sul, avaliando sua contribuição para o reconhecimento de uma identidade intercultural pelos alunos. A motivação deste trabalho nasceu durante minhas aulas de língua espanhola, pois muitos alunos se questionavam sobre o porquê de estudar espanhol na escola ao invés do alemão, afinal, a região na qual eles viviam é de ascendência germânica. Desta forma, senti a necessidade de despertar neles um reconhecimento pela identidade latino-americana, evidenciando a cultura e as manifestações artísticas presentes nesta parte do continente americano. A literatura foi uma das formas para atingir meus alunos pela busca deste reconhecimento, tendo em vista seu poder humanizador e de interação com fatores socioculturais. Como fundamentos teóricos, baseei-me nos estudos da Estética da Recepção, a partir de Hans Robert Jauss (1994) e Regina Zilberman (1989), devido a sua ênfase na interação entre obra e leitor. Sobre as questões interculturais e como elas podem ser abordadas em sala de aula, foram utilizados estudos de Candau (2012;2010), Souza (2011) e Quijano (2005). Acerca do ensino do espanhol na escola, com uma perspectiva voltada à valorização cultural, os estudos de Paraquett (2018), Martín (2010-2011) e Melo (2017), me auxiliaram em uma jornada para abordar a importância da identidade latino-americana nas aulas de espanhol como língua adicional. Para a elaboração do material didático que culminou desta pesquisa, utilizei o método recepcional, de Bordini e Aguiar (1993), que colaborou do início ao fim da intervenção pedagógica feita em minhas aulas. Como resultado final, pude perceber o quanto o espanhol na escola pode contribuir por uma maior valorização das raízes culturais, mas que as políticas educacionais também precisam estar alinhadas à prática docente, a fim de melhorar a proposta de ensino de línguas na rede pública de ensino. |
Projeto pedagógico | Descobrindo o meu eu: a literatura na aula de espanhol – Roteiro para o uso de textos literários como ferramenta didática nas aulas de línguas adicionais |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5335 |
Banca | Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo; Vera Lúcia Cardoso Medeiros; Ângela Cogo Fronckowiak |
Discente | Lilia de Lima Vieira |
Orientador | Moacir Lopes de Camargos |
Título | MST, só a luta faz valer: semeando uma prática educativa “outra” |
Defesa | 26 de março de 2019 |
Resumo | O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem sido palco para muitas investigações científicas nos mais variados campos do saber (ciência política, educação, linguística, sociologia, etc.), o que evidencia a relevância deste movimento na conjuntura política e social que vivenciamos enquanto sociedade. Esta pesquisa tem por objetivo promover a visibilidade e valorização das diferentes práticas educativas presentes em uma comunidade pertencente ao MST, denominada de Assentamento Conquista do Jaguarão, localizada no interior do município de Aceguá/RS. A metodologia selecionada e que nos auxilia no processo de escrita desta pesquisa é a metodologia da narrativa, a qual possibilitou a avaliação dos materiais produzidos, tais como vídeos, fotos e enunciações “outras” pautadas na experiência da pesquisadora e dos pesquisados. Esta investigação também promove um diálogo teórico, tendo como principais referências as reflexões de Freire (2018) e Bakhtin (1986), em que buscamos discutir as possíveis contribuições teóricas destes autores para pensarmos e refletirmos sobre as diferentes práticas educativas vigentes na comunidade estudada, a ideologia presente neste coletivo e quais signos linguísticos são representativos para os militantes. Na análise compreendemos que os militantes da comunidade sem-terra anseiam por um diálogo mais efetivo entre escola e militância, a fim de promover uma prática educativa que contemple múltiplos saberes e que perceba estes sujeitos como políticos, educativos, sociais e culturais. |
Projeto pedagógico | Didática da linguagem sem-terra; discutindo as práticas educativas dos MST |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4601
Dissertação |
Banca | Moacir Lopes de Camargos; Marcio Caetano; Pâmela Zacharias |