Discente | Pedro Luis Fagundes do Amaral |
Orientador | Carolina Fernandes |
Título | LEITURA DE NOTÍCIAS DO PERÍODO DA DITADURA MILITAR: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA NA EJA. |
Defesa | 30 de novembro de 2015 |
Resumo | Esta dissertação tem por objetivo analisar o discurso de alunos de uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre a ditadura militar a partir da leitura de textos do jornal Gazeta de Alegrete e de outros textos midiáticos sobre o período militar. A fundamentação teórica advém da Análise de Discurso de Linha Francesa, baseada nas reflexões de Michel Pêcheux, que permitem analisar a formação discursiva à qual os discursos estão filiados. Dessa forma, os sentidos são vistos como determinados ideologicamente, posto que não há linguagem neutra, que possa transparentemente expor os fatos de maneira isenta. Assim, os discursos da mídia, dos alunos e professor são encarados sob esses pressupostos teóricos, cabendo a essa dissertação, portanto, observá-los. Os discursos, uma vez submetidos à interpretação em sala de aula, permitiram analisar os deslizamentos na leitura dos alunos, suas identificações e desidentificações com os sentidos veiculados pelos detentores do poder na época da ditadura brasileira. Isso possibilitou uma análise de nossa parte, tendo como foco, a passagem de uma leitura parafrástica para uma leitura polissêmica, que permite acessar a diferentes discursos sobre a ditadura em sala de aula. Os resultados obtidos nessa pesquisa aplicada nos possibilitaram a elaboração de um produto pedagógico: um roteiro de análise de discurso na EJA. Seu objetivo é servir como um contributo aos docentes que queiram trabalhar com a perspectiva discursiva da leitura em aulas de Língua Portuguesa, oferecendo exemplos de aulas, análises e atividades para trabalhar com os alunos. |
Produto Pedagógico | Roteiro de Análise de Discurso na EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2422 |
Banca | Luciana Iost Vinhas, Valesca Brasil Irala, Moacir Lopes de Camargos. |
Discente | Débora de Macedo Cortez Bosco |
Orientador | Clara Zeni Camargo Dornelles |
Título | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DOS DISCURSOS DE ALUNOS EVADIDOS À CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA E INTERCULTURAL COM AS LINGUAGENS. |
Defesa | 04 de dezembro de 2015 |
Resumo | Partindo da minha atuação enquanto colaboradora na gestão da Educação de Jovens e Adultos e visando problematizar sobre a evasão na EJA e possiblidades de diminuí-la por intermédio de uma proposta que trabalhasse a Língua Portuguesa nas perspectivas da concepção de língua como interação e de interculturalidade, busquei nesta pesquisa responder às seguintes perguntas: Quais os discursos sobre evasão que se constituem na voz dos alunos evadidos da EJA? Como estabelecer diálogos entre evadidos e alunos da EJA no desenvolvimento de atividades pedagógicas com as linguagens? Para tal, apoiei-me teoricamente em questões legais sobre Educação de Jovens e Adultos (LDB, 1996), práticas pedagógicas que levam à cidadania (FREIRE; NOGUEIRA, 1989), peculiaridades da EJA (PINTO, 2000; OLIVEIRA; EITERER, 2014), evasão na EJA (UNICEF, 2014; SOUZA, 2011), estudos sobre a importância do diálogo entre os sujeitos, também no âmbito escolar (BAKHTIN, 1997; FREIRE, 1996; CLARK, 2008; FREIRE, 2011), discussões sobre interculturalidade (TORQUATO, 2013) e cultura escolar (TURA, 1999), problematizações a respeito do gênero discursivo (BAKHTIN, 1997; LOUKILI, 2009), estudos culturais em educação (SILVA, 1995), letramentos (ROJO, 2009), identidade e currículo (SILVA, 2007), leitura e autoria (SIMÕES; FILIPOUSKI; MARCHI; RAMOS, 2012), concepção de língua como interação (GERALDI, 2010), interdisciplinaridade (POMBO, 2014) e exotopia (BAKHTIN, 1997; TORQUATO, 2014). Utilizando as metodologias qualitativa, interpretativista e da pesquisa-ação, com embasamento na Linguística Aplicada, primeiramente, ouvi o relato dos evadidos, os quais foram gravados em audiovisual, no intuito de elencar os motivos que os levaram à evasão analisando e interpretando as linguagens verbais e não-verbais dos discursos, bem como, para evidenciar alguns aspectos culturais, incluindo suas trajetórias de escolarização, que constituem suas identidades. Na sequência tinha a intenção de ter as falas dos entrevistados como atividade desencadeadora no desenvolvimento de um curso ofertado aos professores, que intencionava fomentar o trabalho com as linguagens, em uma perspectiva interdisciplinar, por todos os componentes curriculares. Porém, a adesão dos professores foi extinguindo-se no decorrer do processo, então precisei encerrar tal oferta e redimensionar a proposta. Em um segundo momento, meu trabalho passou a ser com uma turma de EJA (T4), com a qual apliquei uma unidade de aprendizagem cujo tema foi ―Diálogos entre evadidos e alunos da EJA‖, contemplando os gêneros relato pessoal (utilizando aqui as entrevistadas como atividade desencadeadora do projeto), carta e poesia musicada. As atividades propostas visaram oportunizar a leitura e a interpretação dos referidos textos de circulação social, com ênfase no desenvolvimento de habilidades para (re)escrever, dialogar, argumentar e contraargumentar, em um trabalho intercultural e interdisciplinar a partir das linguagens. A última etapa da pesquisa consistiu na análise dos dados produzidos, reelaboração e ampliação da unidade de aprendizagem, tomando-se como base os resultados de seu desenvolvimento em aula e definindo o produto pedagógico final desta dissertação. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância do diálogo entre os sujeitos pesquisados. Também, a relevância do trabalho com gêneros discursivos na sala de aula, pois trabalhou a diversidade cultural a partir dos discursos interculturais legitimados pelas situações reais de interlocução, enriquecendo a proposta com as linguagens e com a formação crítica dos sujeitos por intermédio dos posicionamentos de suas identidades. Por fim, pela mudança de perspectiva que precisei ter neste trabalho, mostrei, embora tenha sido uma prática sucinta, que o professor pode atuar produzindo e implementando atividades didáticas que aliem os interesses dos discentes, contemplem suas culturas e estabeleçam situações legítimas de interlocução entre os sujeitos escolares. |
Produto Pedagógico | Carta aos docentes da EJA: algumas reflexões sobre os principais conceitos teóricos bordados nesta Unidade de AprendizagemUNIDADE DE APRENDIZAGEM “Diálogos entre evadidos e alunos da EJA” |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2406 |
Banca | Clara Zeni Camargo Dornelles, Fabiana Giovani e Luciene Juliano Simões. |
Discente | Manuela Bisognin Custódio |
Orientador | Clara Zeni Camargo Dornelles |
Título | O LETRAMENTO INFORMACIONAL DIGITAL NO CURSO DE LETRAS: DO PROCESSO DE BUSCA AO PLANEJAMENTO DIDÁTICO. |
Defesa | 04 de dezembro de 2015 |
Resumo | A necessidade cada vez maior de acompanhar a evolução das tecnologias disponíveis, o processo de inclusão digital e o perfil dos alunos fazem com que o professor precise estar em constante reflexão sobre sua prática e em contínua capacitação não somente tecnológica, mas, também, metodológica. Tomando como base estudos sobre Novos Letramentos e, em particular, sobre Letramento Informacional e Digital, a pesquisa teve por objetivo geral analisar o processo de desenvolvimento do Letramento Informacional Digital de professores em formação inicial do Curso de Letras de uma Instituição de Ensino Superior do sul do Brasil, observando o processo de busca por ferramentas online para o planejamento de atividades para o ensino de línguas. E por objetivos específicos I) planejar, implementar e avaliar as atividades para o desenvolvimento do LID no ensino superior, aplicado à pesquisa de ferramentas digitais para elaboração de aulas voltadas ao ensino de línguas na educação básica; II) analisar como professores em formação inicial buscam e se apropriam de informações do e no meio digital ao produzirem propostas para o ensino de línguas; III) elaborar um E-book com as atividades propostas em aula para o desenvolvimento de LID. No referencial teórico desta pesquisa discutimos: I) a compreensão dos novos letramentos digitais; II) o desenvolvimento de letramento informacional digital no curso de Letras, observando o letramento dos profissionais em formação, bem como a importância de uma abordagem reflexiva sobre o assunto com professores em formação inicial; e III) as implicações desta formação para o futuro do ensino de línguas, envolvendo a educação de professores e suas práticas de ensino. Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa-ação, uma vez que a pesquisadora atuou como observadora e pode fazer inserções juntamente com os demais envolvidos, teve abordagem metodológica interpretativista que proporcionou a análise da sala de aula como local social e permitiu refletirmos sobre o processo de desenvolvimento do LID. Ainda, exploramos o contexto da pesquisa, detalhando a IES – Centro Universitário Franciscano, o Curso de Letras desta IES, o perfil das quatro alunas participantes, matriculadas na disciplina de Estágio II; as etapas da geração de dados sobre o processo de busca de informações em meio digital dos alunos; a análise dos dados obtidos, baseadas nos Estágios de Análise e Modelo de Busca de Informação criado por Ellis (1989), que representaram o desempenho dos alunos sobre o nível de LID dos mesmos; a elaboração, implementação e análise do produto pedagógico, um e-book com atividades propostas e desenvolvidas envolvendo os alunos do curso de Letras. Este estudo pretendeu atuar na formação inicial de professores, incentivando e incluindo-os na reflexão sobre novos letramentos, colaborando assim para que novos profissionais estivessem mais bem preparados paras suas futuras inserções, além de auxiliar na busca e acesso de informações em seus contextos diários. Os resultados mostram o desenvolvimento do LID e o desempenho das alunas participantes, através da análise das propostas criadas para a pesquisa e das atividades por elas elaboradas. Porém, devemos considerar que é necessário ampliar o processo de desenvolvimento do LID para outras disciplinas que compõe o curso de Letras. |
Produto Pedagógico | e-book com atividades propostas e desenvolvidas envolvendo os alunos do curso de Letras. |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2378 |
Banca | Inês Signorini e Wagner Rodrigues Silva. |
Discente | Ana Rita Fagundes Léo |
Orientador | Valesca Irala Brasil |
Título | O PROJETO “MALA ENCANTADA”: DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS VOLTADAS AO LETRAMENTO LITERÁRIO. |
Defesa | 08 de dezembro de 2015 |
Resumo | O presente trabalho tem como objeto de estudo o letramento escolar, com foco no letramento literário voltado para o ―Projeto Mala Encantada‖ desenvolvido no 5º ano do Ensino Fundamental, em 2013, em escola de periferia, na cidade de São Gabriel R/S. A questão que norteou esse estudo fundamenta-se nas estratégias pedagógicas socialmente viáveis nesse contexto, considerando a importância de desenvolver as competências e habilidades de leitura e de escrita como instrumentos de mediação entre a construção da aprendizagem e a transformação do aluno frente à sociedade contemporânea. O objetivo central da pesquisa foi analisar estratégias didáticas utilizadas no processo de desenvolvimento do projeto a fim de gerar um material de autorregulação/ autoinstrucional para auxiliar estudantes do Ensino Fundamental com base nas estratégias previamente utilizadas na sala de aula. É uma pesquisa de cunho qualitativo, com fundamentação teórica amparada na pesquisa narrativa (LARROSA, 1994; SCHMIDT, 1990), estudos de letramento em uma abordagem sociocultural (BAKHTIN 2010, 1992; STREET 1984, 2014; ROJO, 2012; TFOUNI 2010; FREIRE 1987; KLEIMAN 1995, 2005, 2006; SOARES 1988, 2005, 2010), estudos de letramento em uma abordagem estética e criativa (ESTÉVEZ, 2009; FREIRE, 2014/ ALENCAR, 2002; BARBOSA, 2012) e estudos de letramento em uma abordagem literária (PAULINO, COSSON,2009, 2014, 1998 ; COELHO,1986; SARTRE,1993). Análise de textos produzidos pelos alunos (BALDI, 2012; 2012; BORDINI, 1986; RICARDOBORTONI, 2008). |
Produto Pedagógico | Livro “Mala Encantada”. |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/557
Dissertação e Produto Pedagógico |
Banca | Veronice Camargo da Silva e Maria Thereza Veloso. |
Discente | Louise Silva do Pinho |
Orientador | Moacir Lopes de Camargos |
Título | NEUROCIÊNCIA E FILOSOFIA BAKHTINIANA DA LINGUAGEM EM DIÁLOGO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA. |
Defesa | 14 de dezembro de 2015 |
Resumo | O ensino de leitura na aula de línguas apresenta ao professor alguns desafios e questionamentos relacionados ao desempenho dos alunos na compreensão leitora e às metodologias que podem ajudá-los a desenvolver essa habilidade linguística. Apesar de o número de pesquisas relacionadas à leitura crescer a cada ano, é possível perceber, por meio da vivência da sala de aula e de dados apresentados por institutos de pesquisa, que é necessário investir em estudos que busquem alternativas para o aprimoramento do ensino de leitura, a fim de encontrar caminhos para superar as dificuldades que ainda são encontradas em contextos formais de ensino. Buscamos, então, nesta pesquisa, a partir do diálogo entre as neurociências e a filosofia bakhtiniana da linguagem, a base teórica para uma metodologia de ensino de leitura em língua espanhola que compreendesse o aluno como um sujeito biológico e social. O contexto no qual esta pesquisa foi realizada é um curso livre de língua espanhola oferecido em um projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa (Campus Bagé-RS), dividido em quatro módulos de acordo com níveis linguísticos. O objetivo deste trabalho foi elaborar, a partir da prática docente nesse curso, uma metodologia de ensino de leitura em língua espanhola na qual fossem considerados os aspectos sociais e dialógicos do ato de ler, além dos processos cognitivos pelos quais passa o leitor no processo de leitura. Essa metodologia serviu de base para a elaboração de um material didático para o ensino de língua espanhola com a leitura como eixo norteador. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, na qual o pesquisador e os sujeitos de pesquisa interagiram de forma colaborativa e, a partir de reflexões sobre suas práticas, propuseram ações que pudessem aprimorar os processos de ensino e aprendizagem. O corpus de dados gerado nesta pesquisa, composto por atividades realizadas pelos alunos, um diário de classe da professora-pesquisadora e questionários diagnósticos aplicados ao longo do curso, foi analisado a partir da metodologia do paradigma indiciário. Esta pesquisa gerou um material de apoio pedagógico para o ensino de leitura nesse idioma que contempla atividades que estimulam o desenvolvimento cognitivo do aluno e a visão de leitura como uma prática social e dialógica. |
Produto Pedagógico | Conjunto de unidades didáticas aplicadas nos quatro módulos do curso de espanhol oferecido no projeto de extensão Núcleo de Línguas Adicionais (espanhol básico I, espanhol básico II, espanhol intermediário I e espanhol intermediário II). |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2990 |
Banca | Valdemir Miotello e Cloris Porto Torquato. |
Discente | Carla Alves Lima |
Orientador | Moacir Lopes de Camargos |
Título | INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE ESPANHOL POR MEIO DE LENDAS. |
Defesa | 14 de dezembro de 2015 |
Resumo | O objetivo desta pesquisa foi compreender de que modo ocorreu o diálogo entre as culturas em dois grupos de alunos da cidade de Jaguarão (RS) nas aulas de língua espanhola. Para isso, foi desenvolvida uma unidade didática que contemplou a leitura de lendas gauchescas e rioplatenses. A aplicação da unidade teve duração de um bimestre letivo do ano de 2014 em uma escola particular desta cidade gaúcha. O gênero LENDA foi escolhido por tratar-se de narrativas que recuperam as memórias, as identidades, o imaginário e as histórias dos povos. Para dar embasamento teórico à pesquisa e sua aplicação, recuperei reflexões sobre os gêneros do discurso e a interculturalidade, observando que o elo entre ambas é o conceito de alteridade. Os principais autores utilizados foram Bakhtin (2011), Janzen (1998, 2005), Torquato (2008). Após aplicação da unidade didática, os alunos foram entrevistados e responderam a oito perguntas referentes às leituras das lendas. Assim, a partir de suas respostas, observei que houve diálogo entre as culturas e que a leitura em português e em espanhol contribuiu para um melhor entendimento das lendas. |
Produto Pedagógico | “UNIDADE DIDÁTICA: LENDAS “ |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2382
Dissertação e Produto Pedagógico |
Banca | Ana Beatriz Ferreira Dias e Geice Peres Nunes |
Discente | Mariléia Silva da Rosa Neves |
Orientador | Taíse Simioni |
Título | Contribuições para o ensino-aprendizagem de leitura na aula de língua portuguesa |
Defesa | 14 de dezembro de 2015 |
Resumo | Tendo em vista que muitos estudantes apresentam dificuldades de ler um texto e compreender os sentidos que estão além do código e que é comum ouvir que os alunos não gostam de ler (ou não sabem), objetivou-se, neste trabalho, a partir de observações realizadas em sala de aula de Língua Portuguesa (LP) da escola básica, propor atividades focadas na compreensão leitora. Esta pesquisa amparou-se em pressupostos da abordagem sócio-histórica bakhtiniana para embasar conceitos relacionados a gêneros do discurso, texto e compreensão, buscando também suporte na Neurociência, a qual serviu para auxiliar na preparação (planejamento e criação) das atividades ofertadas no produto final desta dissertação. Para a metodologia, foi utilizada uma abordagem qualitativa e como procedimentos optou-se em dividir a pesquisa em vários momentos. Primeiro, buscou-se investigar o processo pedagógico que envolve o discurso e as práticas de uma professora de LP, através de observações de aulas em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental (EF) de uma escola municipal da cidade de Bagé/RS, e da aplicação de um questionário a esta profissional. Depois, tentou-se conhecer, a partir destas questões, a formação e as concepções de língua, linguagem e texto, desta docente, comparando suas acepções ao que foi observado nas aulas. Na penúltima fase, elaborou-se um projeto, dirigido a profissionais de LP, propondo uma unidade de aprendizagem com atividades de compreensão leitora com intuito de mobilizar o ensino de leitura levando em consideração a língua como interação social, mediadora das relações humanas, o texto como objeto repleto de significados, em que as palavras possuem um elo de valor ideológico, o aprendiz como protagonista, a motivação e a plasticidade do cérebro como auxílio e estímulo para o aprimoramento e aperfeiçoamento das múltiplas inteligências. Para a elaboração da unidade de aprendizagem, o foco esteve na leitura e compreensão a partir do tema informática e suas tecnologias, ofertando atividades advindas de diferentes gêneros discursivos e priorizando a leitura como interação social, visando com isso à formação de leitores proficientes e eficazes, defendendo o estudante como protagonista do seu aprendizado. Por fim, o propósito foi de aplicar as atividades elaboradas a uma turma de 7º ano pertencente ao âmbito da mesma escola onde ocorreram as observações. Como resultado, percebeu-se, nas investigações, que, eventualmente, há atividades de leituras e a compreensão textual tende a oportunizar espaço para a interação entre leitor e texto, bem como entre colegas, alunos e professor. Apesar disso, foi ofertada uma quantidade significativa de questões consideradas artificiais, em que o leitor não precisa de esforço cognitivo para refletir, e, com menos frequência, houve atividades criativas, que requerem desenvolvimento de habilidades para 7 criar e se posicionar criticamente perante as leituras. Na implementação do projeto, foi possível contribuir para que os alunos tornem-se leitores autônomos, reflexivos e críticos, aprendendo a se posicionarem diante dos textos, aceitando ou refutando as informações lidas e interpretadas. Deseja-se também que todos os estudantes que tiverem acesso às atividades sejam motivados para a leitura crítica e que os docentes que forem contemplados com este material reflitam sobre suas práticas, percebendo a importância de propor estratégias que contemplem a compreensão leitora, o texto como unidade de sentido e o estudante como participante ativo no seu processo de aprendizagem. |
Produto Pedagógico | “Unidade de aprendizagem” |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2407 |
Banca | Elenice Maria Larroza Andersen e Isabel Cristina Ferreira Teixeira. |
Discente | Giciéli Hohemberger Barúa |
Orientador | Fabiana Giovani |
Título | DO TEAR AO TECIDO: UMA EXPERIÊNCIA COM JORNAL ESCOLAR. |
Defesa | 15 de dezembro de 2015 |
Resumo | A presente pesquisa trata de narrar a prática de letramento do jornal escolar “O Maracanã”, desenvolvido em uma escola do campo em Alegrete-RS, discutindo o processo de constituição desse instrumento mediante os sentidos produzidos desde sua criação e implantação até a 35ª edição. Para que os objetivos fossem atingidos, o trabalho foi organizado em três etapas: a primeira aborda aspectos teóricos, percorrendo desde a explicação sobre a narrativa de experiência, conceituação de letramento, projeto, evento e agente, perpassando pelas inspirações pedagógicas de Freinet e Bonini, até a questão de gênero de Bakhtin; a segunda é dedicada aos aspectos metodológicos, onde se fez opção pelo paradigma indiciário para, através de indícios singulares, capturar pistas sobre o processo de constituição do jornal escolar; e a terceira, tem como foco o projeto de letramento jornal na escola “O Maracanã”, abordando exclusivamente a constituição do jornal em seus dez anos de existência e em seus trinta e cinco exemplares. Para isso, selecionei quatro categorias: a atuação da professora (atitudes, aprendências e experiências); os alunos: motivação, participação e autoria (escrita colaborativa); os gêneros discursivos: os conteúdos do jornal e a constituição do gênero entrevista; o jornal escolar e sua função sociocultural. Dessa forma, esse estudo oportunizou-me ter um novo olhar sobre o feito, refletindo sobre minhas ações no decurso, por meio de um vigoroso diálogo com a teoria. Este trabalho é, também, uma tentativa de proporcionar, aos professores-leitores, uma reflexão sobre a necessidade da incorporação de práticas de letramento à vivencia de sala de aula, oferecendo-lhes os produtos da minha experiência. Finalizei este estudo provisoriamente, pois não consegui enxergar o fim do tecido. Verdadeiramente, o término deste está ligado a um recomeço já que novas linhas serão colocadas na agulha para que novas costuras com tecidos de diferentes cores, tamanhos e texturas. |
Produto Pedagógico | Os gêneros discursivos: os conteúdos do jornal e a constituição do gênero entrevista |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1256
Dissertação e Produto Pedagógico |
Banca | Maria Isabel de Moura e Moacir Lopes de Camargos. |
Discente | Maria Eugênia Santos da Fontoura Porcellis |
Orientador | Aline Lorandi |
Título | CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA SÍNDROME DE DOWN: AVALIAÇÃO E ESTIMULAÇÃO. |
Defesa | 17 de dezembro de 2015 |
Resumo | Esta investigação, de caráter qualitativo, teve como objetivo geral elaborar/adaptar atividades de estimulação da consciência fonológica para sujeitos com Síndrome de Down com idades entre 9 e 34 anos. A empiria foi realizada por meio da aplicação do CONFIAS (MOOJEN, 2003) em dois momentos: antes e depois da aplicação das atividades elaboradas/adaptadas para estimulação da consciência fonológica, em 24 participantes, sendo 8 com síndrome de Down; 8 com desenvolvimento típico – grupo experimental e 8 com Desenvolvimento típico – grupo controle. A análise dos dados foi realizada por intermédio do modelo de Redescrição Representacional (Modelo RR), de Karmiloff-Smith (1992), o qual visa à explicação da consciência linguística por meio da postulação de diferentes níveis de representação mental. Os dados obtidos nesta pesquisa mostraram que os sujeitos com síndrome de Down podem apresentar, por meio da aplicação CONFIAS, níveis satisfatórios de consciência fonológica após o desenvolvimento das atividades de estimulação elaboradas/adaptadas, quando levadas em consideração as especificidades que essa síndrome apresenta. Tanto na pré quanto na pós-aplicação do CONFIAS os participantes com síndrome de Down apresentaram mais facilidade no nível silábico, embora tenham apresentado níveis mensuráveis também no nível fonêmico. Nos escores obtidos pelos participantes com síndrome de Down, um fato que chamou atenção foi o bom desempenho desses participantes, após as atividades de estimulação, na tarefa de produção de rima, a qual, segundo a literatura, constitui uma das grandes dificuldades para essa população. No tocante aos grupos experimental e controle com desenvolvimento típico, foi percebido que, quando comparados no pré-CONFIAS, o grupo com síndrome de Down apresentou o escore total abaixo desses grupos, após o desenvolvimento das atividades de estimulação da consciência fonológica, os escores obtidos pelo grupo com síndrome de Down não sofreram tanta variação em relação ao grupo experimental. O grupo controle, por sua vez, apresentou um escore total abaixo dos dois grupos experimentais. A partir dos dados obtidos, foi percebido que, no momento em que há estimulação da consciência fonológica nos sujeitos com síndrome de Down, há um progresso no seu desenvolvimento e, consequentemente, possíveis oportunidades para o desenvolvimento das habilidades de ler e escrever, uma vez que a consciência fonológica é entendida como um precursor dessa habilidades. |
Produto Pedagógico | Atividades de estimulação ao desenvolvimento da consciência fonológica em nível de sílaba, rima e fonema – Tutorial para o professor |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2409 |
Banca | Cátia de Azevedo Fronza e Denise Aparecida Moser. |