Dissertações | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas

Dissertações

Defesas de 2017:
“PRA QUE(M) EU ESCREVO?” A ESCRITA EM EVENTOS DE LETRAMENTO COM GÊNEROS AUTOBIOGRÁFICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A APROPRIAÇÃO DO GÊNERO REPORTAGEM DIGITAL NA ESCRITA COLABORATIVA PARA UM JORNAL ESCOLAR ONLINE
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE: UM ESTUDO DIALÓGICO DISCURSIVO SOBRE O QUE É SER NEGRO NA VOZ DO ALUNO DA EJA MUNICIPAL NA REGIÃO SUL DO RS
O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DOS MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL
O LETRAMENTO DO PROFESSOR PARA A MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA RÁDIO ESCOLAR
RÁDIO ESCOLAR COMO PROPULSORA DO DIALOGISMO BAKHTINIANO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O letramento do professor para a mediação no processo de desenvolvimento da rádio escolar
Diferentes profissionais da educação no curso de formação “Na Ponta da Língua”: uma proposta intercultural
Defesas de 2016:
Por uma pedagogia da variação linguística. O ensino dos pronomes pessoais na perspectiva sociolinguística. 
Introdução ao letramento informacional digital no estágio supervisionado da licenciatura em letras.
Neurociência e Filosofia bakhtiniana da linguagem e neurociências em diálogo: uma proposta para o ensino de leitura em língua espanhola
Contribuições para o ensino-aprendizagem de leitura na aula de língua portuguesa.
Uma unidade de aprendizagem eletrônica para o trabalho com poesia.
Escrita, revisão e reescrita do gênero “notícia” produzido no ensino fundamental. 
Defesas de 2015:
Leitura de notícias do período da ditadura militar brasileira no discurso midiático. A leitura por um viés discursivo na EJA.
Consciência fonológica na síndrome de down: avaliação e estimulação