Defesas 2021 | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas

Defesas 2021

 

Discente Daniele Guimarães Donatti Leal
Orientadora Profa. Dra. Clara Zeni Camargo Dornelles
Título

Luz, câmera, ação: o letramento cinematográfico no percurso formativo de uma professora da educação infantil

Defesa 13 de dezembro de 2021
Resumo

O presente trabalho é o desfecho de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa. Dedica-se à apresentação de uma narrativa que aborda como o conceito de Letramento Cinematográfico (LC) (CARVALHO; ANDRADE; LINHARES, 2018) mobilizou o percurso formativo docente, na construção de um produto pedagógico, desenvolvido a partir da (re)elaboração de experiências prévias da professora/pesquisadora. Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo principal analisar como o conceito de LC contribuiu para o processo formativo docente na (re)elaboração de uma proposta didática voltada para o uso do cinema na educação infantil (EI). Para atender aos objetivos de pesquisa e disponibilizar aos/às professores/as um produto pedagógico com propostas inovadoras por meio da inserção do cinema na sala de aula de EI, (re)elaborou-se cinco planejamentos, apresentando e analisando as estratégias de leitura de filmes utilizadas com base no conceito de LC. O produto pedagógico apresenta-se em formato de canal no YouTube, intitulado Professora Dani e o Cinema na Educação Infantil. O canal compartilha videoaulas com sugestões para professores/as de EI desenvolverem propostas sobre o Surgimento do Cinema e os Irmãos Lumière, Cinema Mudo e Charles Chaplin, bem como sobre as produções O Sabiá, Rio e Hair Love. Como aporte teórico da pesquisa, apresenta-se Kuhlmann Jr. (2000), Oliveira (2002), Yunes (2003), Geraldi (2010) e a Base Nacional Comum Curricular (2017) tratando da EI e sua evolução. A origem, a história e o papel de representação cultural do cinema, são defendidos por Duarte (2002), Napolitano (2010), Ferreira (2018), Sabadin (2018) e Hall (2016). Sobre a importância da inserção do cinema como recurso pedagógico, discute-se com Silva (2001), Duarte (2002) e Napolitano (2010). Para tratar sobre a Pedagogia dos Multiletramentos, foi estabelecido um diálogo com Rojo (2002, 2009, 2012) e Pinheiro (2016). Por fim, na fundamentação teórica, apresenta-se o conceito de LC e suas contribuições para a aprendizagem a partir dos pressupostos de Turner (1997), Martin (2003) e Rojo (2009). A pesquisa se desenvolveu no campo da linguística aplicada (SIGNORINI, 1998 e MOITA LOPES, 1998), de cunho autoetnográfico (VERSIANI, 2002) e qualitativo. Quanto aos resultados, pode-se dizer, que a sua vivência como espectadora influenciou na elaboração de novas práticas, uma vez que as memórias de vida se uniram com o percurso formativo docente e com as teorias estudadas no Mestrado, na construção de um produto pedagógico norteado pelo conceito de LC. Verificou-se também, que as estratégias de leitura de filmes se ampliaram de um planejamento para o outro, resultando em propostas relevantes e norteadas pelo conceito de LC. Assim, reitera-se a certeza de que a professora/pesquisadora leva deste estudo as lembranças mais significativas que poderia ter a respeito do seu processo formativo, já que esses conhecimentos continuarão permeando a sua existência enquanto espectadora, professora e pesquisadora. Afirma-se que este estudo não se encerra aqui, pois enquanto esses papéis forem exercidos, a professora poderá colaborar com a educação, compartilhando estratégias de ensino e aprendizagem com o uso do cinema.

Produto Pedagógico Luz, câmera, ação: o letramento cinematográfico no percurso formativo de uma professora da educação infantil
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7336

Dissertação

Produto pedagógico

Banca Profa. Dra. Clara Zeni Camargo Dornelles  (Orientadora/UNIPAMPA); Profa. Dra. Carolina Fernandes (UNIPAMPA); e Prof. Dr. Raphael Albuquerque de Boer (FURG)

 

Discente Maria do Carmo da Silva Fagundes
Orientador Prof. Dr. Eduardo de Oliveira Dutra
Título

A produção escrita colaborativa entre estudantes de inglês do primeiro ano do ensino médio: foco na elaboração de material didático autoral

Defesa 22 de outubro de 2021
Resumo

A presente dissertação trata da elaboração de um material didático autoral, com foco na escrita colaborativa do gênero autobiografia. A pesquisa possui como objetivo geral desenvolver um material didático autoral voltado à produção escrita colaborativa para a aprendizagem da língua inglesa de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de escola pública. Como objetivos específicos, esta pesquisa busca descrever a organização e as etapas seguidas para elaboração de um material didático autoral com foco na produção escrita colaborativa do gênero autobiografia de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública; indicar possíveis contribuições do material didático autoral para o processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira de estudantes da educação básica e apontar as prováveis contribuições do material didático autoral para a prática pedagógica de professores de língua inglesa em serviço. Para o desenvolvimento do trabalho, buscamos um referencial teórico dentro da ótica da Teoria Sociocultural (WOOD; BRUNER; ROSS, 1976; MCCAFFERTY, 1994; VILLAMIL; GUERRERO, 1996; LANTOLF, 2000; FIGUEIREDO, 2003, 2018, 2019; LANTOLF; THORNE, 2006; LEE, 2008; PINHO; LIMA, 2010; XAVIER, 2012; MITCHEL; MYLES; MARSDEN, 2013; GIBBONS, 2015; LINHATI, 2021), sobre o enfoque da produção escrita como processo (RAIMES, 1991; SEOW, 2002; ARIZA, 2005), do ponto de vista dos benefícios da produção escrita colaborativa (HIRVELA, 1999; YONG, 2010; STORCH, 2005). Além disso, procuramos a respeito do enfoque comunicativo (NUNAN, 1989, 2004; RICHARDS; RODGERS, 2001; XAVIER, 2012), da abordagem por gêneros (RIO GRANDE DO SUL, 2009; XAVIER, 2012), acerca do gênero autobiografia (RODRÍGUEZ, 2000; BACCIN; COSTA-HÜBES, 2009; ROIG, 2010; BARBOSA, 2014; SILVA, 2020), e das revisões de literatura na área (LARRÉ, 2010; LEITE, 2012; MELO, 2015; BOLZAN, 2016). Ademais, tivemos como referência a leitura de documentos oficiais (BRASIL, 1998; BRASIL, 2018; RIO GRANDE DO SUL, 2009), que serviram como embasamento para elaboração do material didático autoral, a partir das seguintes etapas de elaboração: análise, desenvolvimento, implementação e avaliação (LEFFA, 2007). O material didático autoral está constituído de três fases: inicial, processual e final. A fase inicial está formada por uma aula diagnóstica e um questionário. A fase processual possui o tema central “Minha Vida” e está composta por quatro subtemas: “Quem sou eu?”, “Minha família, escola e cidade”, “Minha infância e os dias atuais”, e “Juntos podemos fazer um mundo Melhor!”. A fase final apresenta uma proposta de autobiografia, com escrita colaborativa e, posteriormente, a revisão da escrita dos colegas, através de critérios específicos.

Produto Pedagógico Let´s study English together!  Minha vida in English
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7076

Dissertação

Produto pedagógico

Banca Prof. Dr. Eduardo de Oliveira Dutra (Orientador/UNIPAMPA); Profa. Dra. Luciani Salcedo de Oliveira (UNIPAMPA); e Profa. Dra. Tatiana Carvalho (UERN)

 

Discente Adriana Machado La-Rocca
Orientador Prof. Dr. Eduardo de Oliveira Dutra
Título

A causa animal como tema para o desenvolvimento do letramento crítico na sala de aula de língua inglesa: elaboração de material didático autoral e uma proposta investigativa

Defesa 25 de outubro de 2021
Resumo Este estudo abrange uma proposta investigativa e a elaboração de um material didático autoral voltado ao ensino de língua inglesa, composto por tarefas elaboradas à luz do Letramento Crítico, sobre o tema Causa Animal, visando a aprendizes de nível básico (A1) no idioma, e/ou estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e/ou iniciais do Ensino Médio. A proposta investigativa está caracterizada como pesquisa-ação de abordagem qualitativa. O objetivo geral consiste em desenvolver um material didático autoral direcionado ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, à luz do Letramento Crítico, a partir da proposta de produção de um documentário acerca do tema Causa Animal, visando à formação cidadã de estudantes de nível básico (A1) nesse idioma. Como objetivos específicos, esta investigação busca descrever a elaboração do material didático autoral, observando suas etapas de desenvolvimento, sua organização e seus propósitos; indicar possíveis contribuições do MDA para o processo de ensino-aprendizagem de LI de estudantes de nível básico inicial (A1); e apresentar uma proposta investigativa direcionada a professores de LI, com ênfase no trabalho com o gênero documentário, e outros relacionados ao seu escopo, bem como no ensino voltado à formação cidadã. Para alcançar tais propósitos, foram observados os referenciais teóricos visitados no decorrer da pesquisa, os quais versam sobre o Letramento Crítico (BRAGANÇA; BALTAR, 2016; CERVETTI, PARDARES, DAMICO 2001; COPE; KALANTZIS, 2000; DUBOC; 2016; GEE, 2001; JANKS, 2009; 2016; JORDÃO, 2016; KLEIMAN, 2005; KNOBEL; LANKSHEAR, 2003; MATTOS; PASCOAL, 2012; MONTEMÓR, 2011; SHOR, 1999; SOARES, 2004; 2010; STREET, 2003; TERRA, 2010; TAKAKI, 2009); o ensino de LI, considerando o aspecto comunicativo, da língua em uso real nas interações sociais (BAKHTIN, 2011; LANTOF, 2000; 2012; SWAIN, 2000; VYGOTSKY, 1994; 2014); a integração das habilidades, a gramática contextualizada, os temas contemporâneos transversais (BRASIL, 1998; 2018; 2019; RIO GRANDE DO SUL, 2009; 2018) e os gêneros do discurso/textuais (BAKHTIN, 2011; MARCUSCHI, 2002; 2008). Além disso, perscrutou-se sobre a elaboração de materiais didáticos e a estrutura de Sequência Didática (SCHNEUWLY; DOLZ, 2011; LEFFA, 2007; VILAÇA, 2012), com vistas ao desenvolvimento do gênero documentário (FRANCO, 2018; HAMPE 1997; LARRÉ, 2016; NICHOLS, 2004; ROSA, 2017), acerca da Causa Animal (CARVALHO, 2013; OSTOS, 2019). Observadas essas fontes alimentadoras, foi possível elaborar o material didático, descrevê-lo e constatar que as tarefas propostas pelo MDA estão de acordo com as diretrizes teóricas e o que apregoam os documentos que regem o ensino de línguas no Brasil. Dessa forma, é possível concluir que esta pesquisa possa contribuir para o raro acervo de estudos acerca do ensino de LI, voltado ao LC e ao debate sobre a Causa Animal.
Produto pedagógico Maninal – English for life
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7129

Dissertação

Produto pedagógico

Banca Prof. Dr. Eduardo de Oliveira Dutra (Orientador/UNIPAMPA); Profa. Dra. Camila Gonçalves dos Santos do Canto  (UNIPAMPA); e Profa. Dra. Gisele Benck de Moraes (UPF)

 

Discente Jocasta Rios Kwecko
Orientadora Profª. Drª. Camila Gonçalves dos Santos do Canto
Título SHARECHEF: propostas interdisciplinares no ensino de língua inglesa online através das metodologias ativas
Defesa 13 de outubro de 2021
Resumo A presente dissertação discute a aplicação e análise de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002), desenvolvida em uma escola da rede privada do município de Rio Grande – RS. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a implementação de um projeto interdisciplinar, mediado pelas TDIC, sob a luz das Metodologias Ativas no contexto de ensino remoto emergencial, com o intuito de verificar os possíveis benefícios e limitações de atividades interdisciplinares no processo de ensino e aprendizagem da língua adicional. Pesquisas como as de Moran (2018), Bottentuit Junior (2019) salientam que modelos ativos proporcionam o desenvolvimento do protagonismo do aluno em seu processo de aprendizagem. Para alcançar o objetivo da pesquisa, aplicou-se um produto pedagógico organizado a partir de atividades interdisciplinares, à luz da Abordagem Baseada em Projetos, através do ensino online. Fundamentaram a importância das metodologias ativas na sala de aula estudos de Bottentuit Junior (2019), Moran (2018) e Valente (2018). A intervenção ocorreu durante um período de cinco semanas, no segundo semestre de 2020. Neste estudo foi adotado o método qualitativo para coleta e análise de dados. Foram utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: observação remota das aulas, produção escrita e oral dos alunos, registro fotográfico e questionários pós intervenção. Os resultados apontaram que os estudantes desenvolveram habilidades linguísticas e conhecimento cultural, além da autonomia, da criticidade e da criatividade a partir das atividades propostas, além de proporcionar aos professores o compartilhamento das práticas pedagógicas. Dessa forma, a pesquisa conclui que a intervenção desempenhou um papel significativo no processo do desenvolvimento do protagonismo dos discentes.
Projeto pedagógico SHARECHEF: um projeto interdisciplinar para o ensino de Língua Inglesa
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6093

Dissertação

Produto pedagógico

Banca Profª. Drª. Camila Gonçalves dos Santos do Canto (Orientadora/UNIPAMPA); Profª. Drª. Luciani Salcedo de Oliveira (UNIPAMPA); e Prof. Dr. João Batista Bottentuit Junior (UFMA)

 

Discente Clarisse de Pinho Valente Duarte
Orientadora Prof.ª Dr.ª Camila Gonçalves dos Santos do Canto
Título A aprendizagem de língua inglesa à luz das metodologias ativas e ensino baseado em tarefas no contexto de ensino remoto
Defesa 23 de julho de 2021
Resumo Este trabalho constitui-se de uma pesquisa qualitativa que tem como objetivos verificar se a elaboração e implementação de uma sequência didática digital, elaborada à luz das Metodologias Ativas, Tecnologias Digitais e do Ensino Baseado em Tarefas, potencializa o ensino de Língua Inglesa com foco nas quatro habilidades linguísticas, bem como o engajamento e autonomia dos estudantes no contexto de ensino remoto em uma escola pública da rede municipal de Rio Grande. Busca ainda refletir a partir do olhar dos estudantes envolvidos sobre as potencialidades da sequência didática virtual no que tange ao processo de ensino e aprendizagem na Língua Inglesa, averiguar as possibilidades e limitações do uso de metodologias ativas e Ensino Baseado em tarefas no contexto de ensino remoto e discutir o processo de inserção das tecnologias na aula de Língua Inglesa no contexto remoto. O produto da pesquisa foi elaborado a partir do uso de aplicativos e sites gratuitos, como Cambridge Dictionary, Canva, Whatsapp, Google, YouTube, Anchor, e o Google Meet. As tarefas propostas no produto foram atividades onde a língua-alvo foi usada pelo aprendiz com um propósito comunicativo a fim de obter um resultado. Assim, os estudantes tiveram a chance de praticar a língua de modo similar às situações que enfrentarão em situações reais para que desenvolvessem a proficiência necessária para comunicar-se efetivamente. Para dar início à pesquisa, foi aplicado um questionário de interesses e disponibilidade tecnológica e a partir das respostas do mesmo foi elaborada a sequência didática digital, utilizada nas aulas remotas de Língua Inglesa em uma turma de 9º ano de uma escola pública de Rio Grande – RS. A fim de verificar o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos estudantes foram usados como instrumentos de coleta de dados o feedback recebido nas tarefas propostas e as gravações das aulas. Para verificar o engajamento e a autonomia dos estudantes foram utilizadas notas de campo e um novo questionário aplicado ao final das aulas. Para a reflexão a partir do olhar dos estudantes foi utilizado como instrumento o questionário final, para averiguar as possibilidades e limitações do uso de metodologias ativas foram utilizadas as notas de campo e as produções dos estudantes e para a discussão sobre a inserção das tecnologias foram utilizados todos os instrumentos citados: notas de campo, questionários, produções dos estudantes e gravações das aulas. Os dados obtidos foram analisados a partir de três critérios: a) a aprendizagem de Língua Inglesa no contexto remoto, b) o engajamento e a autonomia dos estudantes e c) as potencialidades da sequência didática virtual à luz das Metodologias Ativas e do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas. Os resultados obtidos evidenciaram aspectos positivos no que tange ao aprendizado e autonomia dos alunos durante as tarefas síncronas e assíncronas, bem como apontaram algumas limitações com relação ao engajamento dos discentes nas aulas de Língua Inglesa em contexto de ensino remoto.
Produto pedagógico HashTech English + Technology for Brazilian learns
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5961

Dissertação

Produto pedagógico

Banca Profa. Dra. Camila Gonçalves dos Santos do Canto (Orientadora/UNIPAMPA); Prof. Dr. Eduardo de Oliveira Dutra (UNIPAMPA); Profa. Dra. Ana Paula de Araújo Cunha (IFSUL)

 

Discente Suzana Toniolo Linhati
Orientador Prof. Dr. Eduardo de Oliveira Dutra
Título Elaboração e análise de um material didático autoral : tarefas colaborativas sobre a saúde mental espanhola
Defesa 22 de maio de 2021
Resumo Esta dissertação abrange uma proposta pedagógica, constituída por intervenção pedagógica e unidade didática autoral em língua espanhola, composta por tarefas colaborativas, com foco na produção oral, sobre o tema da saúde mental na adolescência, e direcionada a estudantes do 3º ano do ensino médio. Ademais, este estudo compreende uma proposta investigativa, caracterizada como pesquisa-ação, de abordagem mista. O objetivo geral consiste em analisar o material didático elaborado nesta pesquisa. Como objetivos específicos, esta investigação busca estabelecer o perfil das questões teóricas utilizadas na construção da unidade didática, indicar possíveis contribuições do material didático para o processo de ensino-aprendizagem discente, desenvolver e apontar contribuições das propostas investigativa e pedagógica para professores de espanhol de formação inicial e continuada, e compreender o ciclo da pesquisa-ação, as dificuldades e as adaptações desenvolvidas pela professora-pesquisadora, durante a pesquisa. Para dar conta dos propósitos supramencionados, foram selecionados dez critérios para a análise do material didático autoral, compreendendo tipos de objetivos, tarefas de compreensão e de produção, habilidades linguísticas, conhecimentos discentes, insumo, aprendizagem colaborativa, mediação e andaimento. Além disso, foram desenvolvidos procedimentos de análise, envolvendo a identificação das fases e dos subtemas do material didático autoral, a contextualização das aulas e a descrição das tarefas e a análise das tarefas por e entre os subtemas. Como resultados, foi possível constatar pontos convergentes entre os subtemas analisados, relação entre as tarefas e a tarefa de vlog, além da presença dos eixos tecnológico e temático no decorrer da unidade didática autoral.
Produto pedagógico Salud mental en la adolescencia – el espanõl en la enseñanza media
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5647

Dissertação

Produto pedagógico – Aluno

Produto pedagógico – Professor

Banca Prof. Dr. Eduardo de Oliveira Dutra (Orientador/UNIPAMPA); Prof. Dra. Andrea Cesco (UFSC); Prof. Dra. Patrícia da Silva Campelo Costa Barcellos  (UFRGS); Prof. Dra. Vanessa Ribas Fialho (UFSM)

 

Discente Renata Soares Vargas
Orientadora Prof.ª Dr.ª Carolina Fernandes
Título A posição-sujeito mãe em produções textuais de alunos dos anos finais do ensino fundamental: um trabalho com a escrita de memórias
Defesa 23 de abril de 2021
Resumo Este trabalho de pesquisa visa analisar a autoria desenvolvida em produções textuais de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental através do relato de memórias de mulheres na posição-sujeito mãe. O trabalho foi construído a partir de uma intervenção pedagógica desenvolvida através de um processo que iniciou com um período de sondagem, buscando a investigação de interesse dos sujeitos-alunos até o momento de desenvolverem a escrita dos textos. Os relatos de memórias foram registrados por meio de entrevistas realizadas com mães da comunidade local. Dentro dos objetivos específicos da pesquisa destacamos a valorização e o reconhecimento da importância social das mulheres na posição-sujeito mãe. Atividades diversas foram planejadas e realizadas, buscando oportunizar aos sujeitos envolvidos construir sentidos e se posicionarem como autores de textos. Todas as atividades foram realizadas em uma escola da rede pública municipal na cidade de Santa Margarida do Sul – RS. A Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux tal qual foi desenvolvida no Brasil por Eni Orlandi, dá o aporte teórico-metodológico ao trabalho desenvolvido. Conceitos como: formações discursivas e ideológicas, memória discursiva, paráfrase e polissemia, graus de autoria, entre outros, sustentam as análises realizadas nos textos produzidos. Assim, em sequências discursivas das produções textuais, analisamos marcas de autoria, a posição assumida pelo aluno na escrita do seu texto, o nível e o grau de autoria instaurado no desenvolvimento da escrita. Através das análises realizadas, por meio da teoria da AD, elaboramos um dispositivo de avaliação de textos autorais, um mecanismo facilitador para a avaliação de autoria em produções escritas. Como produto educacional, desenvolvemos um site onde consta toda a proposta didática realizada por meio dessa pesquisa. O professor visitará o site e irá encontrar todas as atividades elaboradas com objetivos específicos, como sugestões para serem aplicadas ou adaptadas conforme a realidade de cada turma, além de ter um espaço interativo para navegar e deixar contribuições.
Projeto pedagógico Produções orais e escritas na escola a partir de memórias de mães
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5749

Dissertação

Produto pedagógico

Banca Prof.ª Dr.ª Carolina Fernandes (Unipampa); Prof.ª Dr.ª Maristela Cury Sarian (UNEMAT); Prof. Dr. Moacir Lopes de Camargo (Unipampa)

 

Discente Sâmia Machado Reis da Conceição
Orientadora Prof.ª Dr.ª Clara Zeni Camargo Dornelles
Título Percursos formativos em educação antirracista e letramento literário na construção de uma proposta pedagógica com literatura infantil
Defesa 23 de abril de 2021
Resumo Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé/RS. Trata-se de uma narrativa sobre os percursos formativos em educação antirracista e letramento literário vividos pela professora-pesquisadora na construção de uma proposta pedagógica com literatura infantil. O objetivo geral da dissertação foi propor e discutir o percurso formativo desencadeado pela elaboração de um produto pedagógico que incentivasse a educação antirracista (CAVALLEIRO, 2001; RIBEIRO, 2019) através do letramento literário (COSSON, 2014). Para alcançar os objetivos de pesquisa e oportunizar a outros professores pensar práticas pedagógicas voltadas para o reconhecimento e reflexão sobre a diversidade étnico-racial brasileira, construí como produto pedagógico, juntamente com minha orientadora, um guia que tem por objetivo central de ensino incentivar a educação antirracista através do letramento literário e por meio de reflexão sobre a diversidade étnico-racial brasileira, de modo a contemplar a efetiva aplicação da lei 10.639/03 – o Guia de Práticas Antirracistas com Literatura Infantil. A pesquisa se desenvolveu no campo da linguística aplicada indisciplinar (MOITA LOPES, 2006) em associação à autoetnografia, por meio da qual trago e problematizo narrativas pessoais e profissionais que influenciaram no direcionamento investigativo, na construção da proposta pedagógica e na postura política assumidos na pesquisa, como mostro ao longo da dissertação. A partir das narrativas, procurei estabelecer o papel transformador que o método autoetnográfico pode assumir ao dar voz tanto para quem fala quanto em favor de quem se fala (REED-DANAHAY, 1997). Para fundamentar a proposta pedagógica e a investigação, refleti sobre minhas experiências dialogando com os autores Carneiro (2011), Santos (2017), Silva (2000) e Gomes (2005). Pensando na educação antirracista através do letramento literário no contexto escolar, dialoguei com as ideias de Ribeiro (2019), Cavalleiro (2005; 2001), Paulino e Cosson (2009), Cosson (2014), Castilho (2004) e Cagneti e Silva (2013). Como resultado final da pesquisa, concluí que a relação entre teoria e prática foi essencial para o meu percurso formativo em educação antirracista e letramento literário, pois, durante todo o processo, ficou evidente a integração desses dois movimentos na construção do trabalho. Além disso, percebi que as minhas inquietações não eram individuais, eram, também, sociais e estruturais. Assim, espero que o que foi construído neste percurso possa colaborar para que outros professores reflitam e se conectem às estratégias de ensino propostas para uma prática pedagógica para além das tradicionais, e que pretende, de fato, contribuir para a formação antirracista no ambiente escolar.
Projeto pedagógico Guia de práticas antirracistas com literatura infantil
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5846

Dissertação

Produto pedagógico

Banca Prof.ª Dr.ª Clara Zeni Camargo Dornelles (Unipampa/Orientadora); Prof.ª Dr.ª Maria Inêz Probst Lucena (UFSC); Prof.ª Dr.ª Sátira Pereira Machado (Unipampa)

 

Discente Cláudia Tavares
Orientadora Prof.ª Dr.ª Gabriela  Bohlmann Duarte
Título Letramento crítico e sala de aula invertida : perspectivas no processo de aprendizagem ativa e significativa de inglês no ensino fundamental em rede pública
Defesa 22 de abril de 2021
Resumo O trabalho apresenta uma proposta de ensino dinâmico e significativo de inglês como língua adicional para uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de rede pública (SCHLATTER; GARCEZ, 2012; LEFFA; IRALA, 2014; BRASIL, 1996; 2018) para uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de rede pública. Investigou-se as possibilidades e as perspectivas que um material didático autoral, elaborado no Canva, com ênfase no Letramento Crítico (LC) (MENEZES DE SOUZA, 2011; DUBOC, 2011 e 2015; JORDÃO, 2013; MONTE MOR, 2013; 2014), como abordagem problematizadora, e na Sala de Aula Invertida (SAI) (FLIPPED LEARNING NETWORK, 2014; BERGMANN; SAMS, 2016; LEFFA; DUARTE; ALDA, 2016; BERGMANN, 2018), como metodologia ativa híbrida, ofereciam para a integração entre tempos e espaços de aprendizagem de inglês neste contexto. Foram usadas algumas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) (SALESI, 2013; BACICH et. al, 2015; NIC, 2016; MONTE- MÓR, 2017; MORAN, 2018; BRANDALISE, 2019; BRASIL, 2018; SCHEIFER; REGO, 2020), como instrumentos na flexibilização e dinamização do processo de ensino e aprendizagem do inglês entre aulas presenciais e virtuais, viabilizando ações de aprendizagem da Taxonomia de Bloom, essenciais para o processo cognitivo na aprendizagem e para um ensino inovador. Entretanto, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de COVID -19, foram utilizadas aulas síncronas e assíncronas. Como ferramentas digitais e interativas, foram contemplados os dispositivos móveis e as plataformas Google Meet, Whatsapp e Canva. Através da pesquisa-ação (TRIPP, 2005), foram coletados dados, por meio de prints, áudios, vídeos, comentários, materiais produzidos pelos discentes, rubricas e um diário reflexivo da pesquisadora ao longo das aulas de inglês, para a análise do uso das TDIC, do material didático na perspectiva da SAI e do LC, e da mediação docente. O produto foi aplicado ao longo de vinte semanas, apresentando os seguintes resultados: a) a possibilidade de uso das TDIC, no ensino remoto, para a aprendizagem ativa e significativa; b) as vantagens do material didático autoral para a organização das aulas invertidas, a estruturação das atividades na perspectiva da SAI e do LC e a produção autoral, oportunizando aos discentes o uso consciente da língua adicional; e, por fim, c) o papel fundamental da mediação docente em orientar na rotina de estudos, em dar o apoio pedagógico necessário, e em criar situações de aprendizagem que favorecessem o pensamento crítico e a espontaneidade nas aulas de inglês. Portanto, foi possível averiguar consideráveis possibilidades e perspectivas da SAI e do LC nas aulas de inglês como língua adicional na rede pública, bem como algumas lacunas importantes a serem revistas e melhoradas quanto ao uso das metodologias ativas híbridas e das TDIC. Outras reflexões e contribuições emergiram da experiência da pesquisadora enquanto docente ao utilizar uma abordagem inovadora e crítica no ensino remoto.
Projeto pedagógico Mirror, Mirror of Mine… What’s up?
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5609

Dissertação

Produto pedagógico

Banca Prof.ª Dr.ª Gabriela   Bohlmann Duarte (Unipampa); Prof.ª Dr.ª Camila Gonçalves dos Santos do Canto (Unipampa); Prof.ª Dr.ª Camila Lawson Sceifer (FURG)

 

Discente Leane Oliveira Arguello
Orientadora Prof.ª Dr.ª Carolina Fernandes
Título Leitura, escrita e produção oral nas aulas de língua portuguesa sobre as diferenças socioculturais na construção das relações interpessoais
Defesa 19 de abril de 2021
Resumo Esta dissertação traz a análise dos discursos de alunos de sexto ano do Ensino Fundamental, produzidos em aulas de Língua Portuguesa, a partir da aplicação de uma proposta pedagógica de leitura, produção escrita e produção oral sobre a temática das diferenças socioculturais na construção das relações interpessoais. A fundamentação teórica da pesquisa está filiada à Análise do Discurso de linha francesa, com base em autores como Pêcheux (1988, 1997), Orlandi (1984, 2007, 2009, 2011, 2012a, 2012b), Indursky (2001, 2010, 2019), Gallo (1989, 2001, 2008) e Fernandes (2015, 2017). Foi construído um dispositivo teórico que mobilizou conceitos como língua, discurso, sujeito, ideologia, paráfrase, polissemia, autoria, discurso oral e discurso escrito para a compreensão dos gestos de interpretação e produção dos sentidos por parte dos alunos. A proposta de intervenção trabalhou com textos de diferentes materialidades a fim de que, através dos discursos pedagógicos lúdico e polêmico, os alunos pudessem posicionar-se criticamente frente ao tema das diferenças socioculturais, produzindo gestos de interpretação com autoria e criatividade. As análises possibilitaram compreender que a proposta de intervenção pedagógica contribuiu para que os sujeitos-alunos refletissem e produzissem discursos polissêmicos, assumindo a posição de autor através do discurso escrito oralizado e da produção de podcasts. Dessa forma, foi possível a elaboração de um produto pedagógico, um podcast, cujo conteúdo aborda a sequência das aulas da proposta de intervenção pedagógica, com o objetivo de auxiliar professores que também desejam trabalhar com a temática das diferenças socioculturais em sala de aula.
Produto pedagógico Podcast Diferenças
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5726

Dissertação

Produto pedagógico

Banca Prof.ª Dr.ª Carolina Fernandes (Orientadora/UNIPAMPA); Prof.ª Dr.ª Maristela Cury Sarian (UNEMAT); Prof.ª Dr.ª Clara Zeni Camargo Dornelles (UNIPAMPA)

 

Discente Mariana Fernandes Vasconcellos
Orientadora Prof.ª Dr.ª Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo
Título A formação de leitores literários nos anos finais do ensino fundamental através de clube de leitura realizado em turno extraclasse
Defesa 16 de abril de 2021
Resumo Este trabalho é o resultado de uma pesquisa-ação produzida no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé/RS, no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2020. Trata-se de um projeto de leitura literária estruturado através de um clube de leitura em turno extraclasse, que foi desenvolvido com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola do campo do município de Uruguaiana/RS. O objetivo principal do trabalho foi a formação de leitores literários a partir de um clube de leitura e a metodologia empregada foi uma combinação que envolveu os círculos de leitura indicados por Cosson (2018) e as etapas de leitura apresentadas por Colomer (2007). A ação empreendida foi motivada pela constatação feita a partir do meu contexto de atuação de que a leitura de textos literários era pouco promovida, por vários motivos, dentre eles a falta de estratégias diferenciadas para a inserção dessas práticas no cotidiano dos estudantes. Tal silenciamento de ações justifica a relevância desse projeto. Como fundamentação teórica, baseei-me em Cosson (2007), Leahy-Dios (2000), Reys (2012) e Todorov (2010) para discutir o papel da literatura. Busquei aporte para pensar sobre a leitura literária na escola na Base Nacional Comum Curricular (2018), em Colomer (2007), Rösing (2009) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Apurei reflexões sobre a escolarização da literatura em Soares (2011) e Walty (2011). Já para a caracterização dos clubes de leitura, recorri a Cosson (2018), Maria (2016) e Yunes (2009). Em relação aos acervos de leitura, busquei as concepções de Calvino (1993), Ceccanti e Antunes (2004), Luft (2010), Machado (2002), Paiva (2008), e, Silva (2009). Para discutir a mediação de leitura, utilizei Gomes (2017), Petit (2010) e Reys (2012). Finalizando as reflexões teóricas, considerei os espaços e tempos na escola, trazendo as contribuições da Base Nacional Comum Curricular (2018), de Cambi (1999), Freire (2006), Henz (2012) e Sampaio (2002). A metodologia desenvolvida compreendeu quatorze encontros do Clube do Livro e são os resultados dessa ação que apresento e discuto neste trabalho. Como resultado final, pude perceber que é plausível mobilizar os estudantes dos anos finais para a leitura literária, sendo assim, posso afirmar que formar leitores de literatura na escola é possível. Dessa forma, fica claro que o educador tem papel fundamental nesse processo, portanto é imprescindível sua formação continuada.
Produto pedagógico Clube do livro: o reino da leitura
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5824

Dissertação

Produto pedagógico

Banca Prof.ª Dr.ª Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo (Orientadora/UNIPAMPA); Prof.ª Dr.ª Eliana Yunes (PUC-Rio); Prof.ª Dr.ª Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Cardoso Medeiros (UNIPAMPA)

 

Discente Caroline Araújo Larranãga de Matos
Orientadora Prof.ª Dr.ª Taise Simioni
Título Leitura de imagem fotográfica na escola e (re)construção do conceito de família
Defesa 30 de março de 2021
Resumo O objetivo desta pesquisa é investigar, por meio do planejamento de uma proposta de intervenção, como a fotografia pode contribuir para o ensino-aprendizagem da leitura, de alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, numa perspectiva de análise da história da família e do seu cotidiano. A temática escolhida está relacionada à necessidade de os alunos se reconhecerem como parte da comunidade e das famílias em que estão inseridos, compreendendo de que maneiras as famílias se formam e se transformam. Este trabalho relaciona-se diretamente com a área da linguística aplicada, entendida por Pennycook (2006) como um estudo dinâmico acerca das questões da linguagem em diferentes contextos. Adotamos, neste trabalho, a concepção de leitura interacional (dialógica), que tem como foco a interação autor texto-leitor. De acordo com Koch e Elias (2008), a construção dos sujeitos, nesta concepção, se dá a partir de sua interação com o texto, uma vez que os sujeitos, dialogicamente, “se constroem e são construídos no texto” (KOCH; ELIAS, 2008, p. 10). Para o alcance do objetivo proposto para esta pesquisa, nos baseamos teoricamente em Kossoy (2014, 2016, 2018), o qual apresenta a possibilidade de leitura da imagem fotográfica a partir da análise iconográfica e da interpretação iconológica. Nos ancoramos, também, em Santaella (2015), que justifica a busca pela ampliação do que se concebe por leitura e apresenta a imagem como uma possibilidade de leitura. Dondis (2015) também ancora a pesquisa ao apresentar uma sintaxe da linguagem visual, a qual explicita um letramento visual com base em estratégias pertinentes a essa leitura. Além disso, sustentamos este trabalho em Ariès (1981), entre outros, no que se refere às transformações familiares ao longo do tempo. A metodologia apresenta a discussão acerca de dados gerados na implementação de um projeto-piloto e, a partir disso, propõe uma intervenção organizada em duas atividades contínuas e quatro blocos de atividades, as quais foram discutidas acerca de suas especificidades e das motivações para seu planejamento. Foi discutida também a relação das atividades com os pressupostos teóricos defendidos no trabalho e foram apresentadas possibilidades de implementação em diferentes contextos educacionais. Por fim, em linhas gerais, a pesquisa propõe a sistematização da leitura da imagem fotográfica como possibilidade de (re)construção do conceito de família.
Produto pedagógico Leitura de imagem fotográfica na escola e (re)construção do conceito de família
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5568

Dissertação e Produto Pedagógico

Banca Prof.ª Dr.ª Taise Simioni (Orientadora/UNIPAMPA); Prof.ª Dr.ª Rachel Duarte Abdala (UNITAU); Prof.ª Dr.ª Carolina Fernandes (UNIPAMPA); Prof.ª Dr.ª Clara Zeni Camargo Dornelles (UNIPAMPA)

 

Discente Daniela Kercher Silva
Orientadora Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Cardoso Medeiros
Título A leitura literária e as escrita com intenção artística no processo de letramento literário na educação de jovens e adultos – EJA
Defesa 22 de março de 2021
Resumo Este trabalho é resultado da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé/RS. O tema da pesquisa é a leitura literária e a escrita com intenção artística no processo de letramento literário de estudantes de turma de Totalidade 6, da Educação de Jovens e Adultos – EJA. A pesquisa tem como objetivo geral analisar em que medida foi promovido letramento literário de turma de EJA, a partir de atividades associadas à leitura de textos literários e às práticas de escrita com intenção artística, utilizando como suporte as tecnologias da informação e comunicação – TICs, bem como examinar as manifestações das/dos estudantes quanto às atividades desenvolvidas. Para tanto, foi implementada uma Oficina em turma de EJA de escola da rede estadual de ensino, na cidade de Bagé – RS. Os encontros aconteceram no período de agosto a novembro de 2019. Durante o desenvolvimento do projeto, foram realizadas atividades de leitura e escrita. A primeira seção desta dissertação de mestrado trata da fundamentação teórica da pesquisa e apresenta estudos sobre letramento literário de Kato (1986), Soares (2012), Kleiman (1995) e Cosson (2007, 2014). A segunda seção apresenta discussões referentes à leitura literária, a partir de documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1998), a BNCC – Base Nacional Comum Curricular e o Parecer CNE/CEB 11/2000, que trata das Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, além de estudos teóricos de Paulino (2004, 2005, 2014), Rezende (2018), Cosson (2007) e Paulino e Cosson (2004, 2007, 2009). A terceira seção, sobre a escolha dos textos literários, explica como aconteceu a seleção de obras para a leitura literária das Oficinas, com base nos pressupostos teóricos de Cosson (2007). A quarta seção, sobre escrita, traz a discussão relacionada à escrita em geral, à escrita literária, à escrita com intenção artística e à escrita criativa, partindo dos pressupostos de Freire (1982, 1984, 1996) e Freire e Nogueira (1993), e com respaldo nos estudos teóricos de Rezende (2018), Guedes (2003), Geraldi (2013) e Tauveron (1996, 1999, 2002, 2003, 2014). Essa seção também aborda o funcionamento das oficinas dedicadas à escrita criativa, segundo Grando (2019) e Assis Brasil (2015, 2017). A última seção do capítulo apresenta o conceito referente a letramento digital, com base nos conceitos de Soares (2002), Buzato (2006), Moran (2004, 2015) e Pinheiro (2012). O capítulo seguinte da dissertação traz as análises de dados obtidos durante a aplicação da Oficina, que são os diálogos estabelecidos com a turma via Whatsapp, os textos produzidos pelas/pelos estudantes durante os encontros e o produto final da Oficina, o e-book10 Textos produzidos na Oficina de leitura literária e escrita com intenção artística. Como resultado final da pesquisa, apresenta-se um produto pedagógico destinado para professores e que consiste em roteiro para implementação de Oficina de escrita.
Produto pedagógico Roteiro para Oficina de leitura literária e escrita com intenção artística
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5685

Dissertação

Produto pedagógico

Banca Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Cardoso Medeiros (Orientadora/UNIPAMPA); Prof.ª Dr.ª Neide Luzia de Rezende (USP); Prof.ª Dr.ª Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo (UNIPAMPA)