Discente | Rosinêz Fátima da Luz |
Orientador | Valesca Brasil Irala |
Título | Oficinas de inglês como língua adicional para alunos de uma escola pública na cidade de Santa Rosa/RS/Brasil: uma proposta voltada para a interculturalidade |
Defesa | 16 de abril de 2018 |
Resumo | O objetivo deste estudo é analisar a implementação de uma proposta de ensino autoral, voltada para a interculturalidade desenvolvida em forma de oficinas de língua inglesa (LI) junto a estudantes da terceira série do ensino fundamental (EF), de uma escola pública de Santa Rosa, Rio Grande do Sul (RS), Brasil. A presente pesquisa reflete sobre a falta de políticas públicas que assegurem o ensino de uma língua adicional (LA) para as séries iniciais nas escolas públicas, apoiada em Tonelli e Chaguri (2011), e defende a inclusão deste componente curricular baseada nos PCNs (1997); LDB (1996); Referenciais Curriculares estaduais (2009); Irala e Lefffa (2014); Schlatter e Garcez (2012); Paiva (2012). Ao mesmo tempo em que se refere a alguns estudos realizados acerca do ensino de LI, como LA para crianças, quanto à formação de professores e metodologias apropriadas para esta faixa etária, abordado por Tonelli (2008), Pires (2001), Scheifer (2008), Rocha (2007), Rocha; Tonelli; Silva (2010), onde os autores utilizam o termo LEC (língua estrangeira para criança). Para falar sobre o tema de interculturalidade e cultura são citados Hall (2006), Thompson (2009) e Motta-Roth (2003). O ensino de línguas, a partir de uma perspectiva intercultural, contribui para que o aluno compreenda as diferenças culturais existentes, sem ignorar a cultural local e, ao mesmo tempo, possibilita ao aprendiz interagir e conviver com responsabilidade social (SCHEYERL, BARROS, SANTO, 2014). A aplicação deste estudo acontece através de um conjunto de 18 aulas/oficinas com o uso de um material didático autoral (MDA), fundamentado em Leffa (2007) e Scheyerl e Siqueira (2012). A pesquisa tem como objetivos específicos: analisar, aula a aula, a percepção da professora de língua inglesa a respeito de suas próprias aulas, durante o desenvolvimento das atividades implementadas ao longo das oficinas; avaliar o engajamento discente durante a aplicação das oficinas; verificar a adequação do material didático autoral após a sua implementação, reformulando-o para fins de socialização. Para fundamentar o termo engajamento é empregado Stelko-Pereira, Valle e Williams (2015); Bzuneck, Megliato e Rufini (2013); Fredricks, Blumenfeld e Paris (2004); Gouveia (2009). Para geração de dados deste estudo foram considerados a gravação de áudios e vídeos reflexivos, feitos pela pesquisadora/autora deste estudo; relatos escritos das aulas pela professora titular da turma; autoavaliações dos alunos e questionários de avaliação aplicados ao final das aulas. Após a análise desta proposta pedagógica autoral, utilizando os instrumentos mencionados acima, foram alcançados os objetivos propostos: à professora/pesquisadora foi permito refletir acerca de sua prática pedagógica; o MDA foi reformulado para fins de facilitar o ensino e aprendizagem dos alunos; e houve o engajamento dos participantes com as atividades propostas e o aprendizado de LI através do diálogo e da reflexão sobre temáticas do cotidiano do aprendiz. |
Produto Pedagógico | Santa Rosa to the world: oficinas de inglês como língua adicional: uma proposta voltada à interculturalidade |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3257 |
Banca | Valesca Brasil Irala (UNIPAMPA), Clara Dornelles (UNIPAMPA) e Luciana de Oliveira Silva (UFMG) |
Discente | Eduarda Schneider da Silva |
Orientador | Vera Lúcia Cardoso Medeiros |
Título | DIÁRIOS DE LEITURA – UM CAMINHO PARA O INCENTIVO À LEITURA SUBJETIVA EM TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PRIVADA DE BAGÉ/RS |
Defesa | 22 de maio de 2018 |
Resumo | Este trabalho é resultado de uma pesquisa-ação realizada no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé/RS, no período de março de 2016 a março de 2018. O tema da pesquisa é o incentivo à leitura subjetiva através do uso de diários de leitura e foi realizada em turma de sexto ano do ensino fundamental de escola da rede privada. Seu objetivo é descrever, analisar e propor a aplicação de um projeto envolvendo a leitura subjetiva e o uso dos diários de leitura. O presente trabalho se justifica porque foi reconhecido o afastamento dos alunos com a leitura literária e a dificuldade de alguns no reconhecimento de sentidos dos textos literários. Assim, observou-se a necessidade de buscar alternativas para aproximar os alunos dessa leitura, para fomentar, auxiliar e acompanhar o processo de formação dos alunos enquanto leitores literários. Para tal, foram promovidos momentos sistemáticos de leitura de textos literários, de escrita nos diários de leitura e de discussão na turma, a fim de incentivar a leitura subjetiva, encorajar o registro das manifestações pessoais, a criação de sentidos e as reações subjetivas do leitor, as quais representam o êxito para a leitura literária e, muitas vezes, não possuem espaço em sala de aula. Como fundamentação teórica, discutiu-se sobre a importância e a presença adequada da literatura na escola, por meio de Candido (1995), de Soares (1999), de Paulino e Cosson (2009); a leitura subjetiva, através de Langlade (2013), de Jouve (2013), de Rouxel (2013a); e os diários de leitura, com Rouxel (2013b), Cosson (2014b), Machado (2009). A última etapa da pesquisa consistiu na análise do conteúdo de trinta e um diários de leitura, fazendo um levantamento de possíveis ocorrências, tanto as elencadas por Rouxel (2013b), Cosson (2014b) e Machado (2009), quanto outras que apareceram e que são relevantes para análise. Em um segundo momento, foram analisadas possíveis realizações de uma leitura subjetiva na escrita dos alunos nos diários de leitura, a fim de observar em que medida essa experiência de leitura literária e posterior escrita contribuem para a expressão da subjetividade dos alunos. Além disso, observou-se de que formas o professor pode perceber essa subjetividade e discuti as implicações da leitura subjetiva para a formação de leitores literários. Como resultados dessas análises, constatou-se que os diários de leitura propiciaram a realização da leitura subjetiva, pois os alunos demonstraram, gradativamente, maior manifestação de reações subjetivas a partir da leitura dos textos literários. Ainda, notou-se que os registros nos diários de leitura forneceram subsídios para reconhecer dados sobre a formação dos alunos, bem como auxiliar os alunos nesse processo, no que diz respeito às dificuldades apresentadas. Como resultado desta pesquisa-ação, elaborou-se um produto pedagógico apresentando teorias sobre leitura subjetiva e diários de leitura, como também, um roteiro para implantação dos diários de leitura como ferramenta para incentivar a leitura subjetiva. |
Produto Pedagógico | Diários de leitura – Um caminho para o incentivo à leitura subjetiva na escola |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3482 |
Banca | Miriam Denise Kelm (UNIPAMPA), Neide Luzia de Rezende (USP), |
Discente | Dávine Carvalho Escobar |
Orientador | Taíse Simioni |
Título | A CONCORDÂNCIA VERBAL NO ÚLTIMO ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA |
Defesa | 18 de junho de 2018 |
Resumo | Este trabalho apresenta uma proposta pedagógica direcionada a discentes da Educação Básica e centrada na elaboração, implementação e análise de uma Unidade Didática que oportuniza atividades voltadas à reflexão dos diferentes usos da língua e ao conhecimento sobre alguns dos aspectos que levam ou não à aplicação das regras de concordância verbal. O objetivo da proposta é favorecer o entendimento da aplicação das regras de concordância verbal em contextos formais escritos, reconhecendo as diversas manifestações da língua e respeitando a sua diversidade. Para fundamentar este estudo, o trabalho foi construído na perspectiva sociolinguística de Labov (2008) e na visão da sociolinguística educacional apresentada por Bortoni-Ricardo (2005; 2010). Vieira (2008) permitiu a compreensão da concordância verbal a partir de uma abordagem sociolinguística. A proposta foi aplicada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio no Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls, localizado no município de Uruguaiana/RS. Realizou-se a análise dos dados obtidos através de gravações em vídeo, áudios, diários reflexivos e produções escritas pelos discentes com a intenção de verificar se os objetivos foram contemplados. Pôde-se compreender que o processo de construção do conhecimento sociolinguístico, apesar de complexo, é possível, e foi efetivado pela realização das atividades da Unidade Didática. Com referência ao pressuposto de Gorski e Coelho (2009), sobre tornar os alunos pesquisadores de sua língua e a sala de aula um laboratório, os resultados obtidos revelam que o propósito de criar condições para que os alunos sejam, de fato, pesquisadores de sua própria língua foi alcançado, pois o envolvimento dos discentes com a proposta realizada propiciou a aproximação deles a diversos contextos e variadas construções possíveis na língua, evidenciando a visão social das comunidades de fala e entendendo as diferentes manifestações da língua em uso. |
Produto Pedagógico | UNIDADE DIDÁTICA SOBRE COMO TRABALHAR A CONCORDÂNCIA VERBAL EM SITUAÇÕES FORMAIS ESCRITAS NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3752 |
Banca | Aline Neuschrank (UNIPAMPA), Taís Bopp da Silva (UFPEL) |
Discente | Taiana Veiga Dias Rodrigues |
Orientador | Clara Zeni Camargo Dornelles |
Título | INCENTIVANDO O ENGAJAMENTO DISCURSIVO COM A LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE PERSONAGENS ANIMADOS: ABRINDO A PORTA PARA OS MONSTROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Defesa | 19 de junho de 2018 |
Resumo | A presente dissertação apresenta e discute uma intervenção de pesquisa-ação realizada em uma escola de rede municipal na periferia da cidade de Bagé, RS, no ano de 2017. O objetivo geral desta dissertação é produzir, implementar e avaliar um produto pedagógico voltado a uma prática de ensino e aprendizagem transmidiática, analisando o papel dos recursos multissemióticos com a aprendizagem da língua inglesa na educação infantil. Durante a intervenção aplicou-se uma unidade didática tendo como pano de fundo a animação Monsters, Inc. (2001), buscando observar os modos pelos quais os alunos da educação infantil se engajam discursivamente com a língua inglesa, dialogando com os conceitos de Multiletramentos e Transmídia, e visando proporcionar uma aprendizagem significativa em sala de aula. A utilização de uma animação é porque percebemos a importância do desenho animado para o desenvolvimento da criança e associando ao imaginário infantil, e sua possiblidade de uso em sala de aula, como apontam Barbosa (2013) e Silva (2001). No decorrer da intervenção, analisou-se os modos pelos quais os alunos se engajavam discursivamente, considerando diferentes recursos multissemióticos ou multimodais, como explicam Prediger e Kersch, (2013). Assim, fundamentamos nosso trabalho em autores como Chaguri e Tonelli (2013), Magalhães (2013) e Leventhal (2010) ao abordar o ensino de língua inglesa na educação infantil e seus pressupostos. Ao tratar de Multiletramentos e Transmídia, trazemos autores que, ao abordarem estes dois conceitos, pudéssemos de alguma forma relacionar ao ensino de línguas na educação infantil, como Rocha (2014), Cope e Kalantzis (2000), Lemke (2010) e Jenkins (2010), por exemplo. Sobre o engajamento discursivo, relacionamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Rocha (2010) e em relação à aprendizagem significativa, apresentamos autores como Tonelli (2005) e Moreira (2012). A unidade didática, o produto pedagógico deste trabalho, apresenta suas atividades e objetivos elaborados a partir de sugestões de autores como Assumpção (2012), Richards (2008) e Roth (1998). O produto foi elaborado, implementado e avaliado, verificando se os objetivos pretendidos no início do trabalho foram realmente alcançados. A avaliação, deu-se através dos dados obtidos ao longo da intervenção, como o uso de fotos, gravação de áudio e vídeo e o diário reflexivo. Assim, ao término da intervenção, compreendeu-se ser possível o diálogo entre Multiletramentos e Transmídia com as aulas de língua inglesa na educação infantil, percebendo a importância de relacionar os conceitos com a aprendizagem de forma significativa, criando links para as crianças, de forma que seu aprendizado não se torne desvinculado de suas vidas. |
Produto Pedagógico | O monstruoso – uma unidade didática para o professor de língua inglesa na educação infantil, a partir de uma conversa com multiletramentos e transmídia. |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4009
Dissertação |
Banca | Juliana Reichert Assunção Tonelli (UEL), Simone Silva Pires de Assumpção (UNIPAMPA) |
Discente | Cátia Cilene Ziegler Dalenogare |
Orientador | Vera Lúcia Cardoso Medeiros |
Título | FEIRA DE LITERATURA NO ESPAÇO ESCOLAR: O LETRAMENTO LITERÁRIO COMO PRÁTICA SOCIAL |
Defesa | 22 de junho de 2018 |
Resumo | Esta dissertação é resultado de pesquisa-ação realizada no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé/RS, no período de janeiro de 2016 a março de 2018. A pesquisa trata de Feira de Literatura realizada com turma de alunos do 3º ano do ensino médio de escola da rede estadual de ensino, na cidade de Itaqui/RS. Seu principal objetivo é descrever, analisar e propor a aplicação de atividade envolvendo a dramatização de obras consagradas da Literatura Brasileira como estratégia de letramento literário e de integração entre a escola e a sociedade. O presente trabalho se justifica à medida em que, partindo da experiência docente da pesquisadora, percebeu-se a desmotivação dos alunos com a leitura de obras literárias consideradas significativas para o seu aprimoramento cultural e presentes no plano de trabalho da série e constatou-se a necessidade de buscar estratégias diferenciadas para aproximar os alunos dessas leituras, oportunizando o seu protagonismo, o desenvolvimento de suas habilidades criativas e, por conseguinte, a participação em um trabalho artístico e colaborativo a partir das leituras realizadas. Para tal, os alunos vivenciaram momentos sistemáticos de seleção e leitura de obras literárias, de discussão na turma e de planejamento contínuo das atividades, a fim de realizar a Feira de Literatura na escola. Como fundamentação teórica da pesquisa, para tratar de questões relativas a especificidades da Literatura, recorreu-se a textos de Candido (1995), Lajolo (2001), Todorov (2009); a leitura literária foi abordada através de Langlade (2013), Jouve (2013), Rouxel (2013a), Petit (2008); para refletir sobre letramento literário, foram examinados os trabalhos de Soares (1998), Cosson (2014), Kleiman (2007). Os temas literatura no ensino médio e a importância do professor como mediador de leitura foram estudados com apoio das contribuições de Bordini & Aguiar (1988), Colomer (2007), Meier (2011). Destacou-se a importância de eventos literários para a formação de leitores, com Rösing (2007), Fernandes (2014). A última etapa da pesquisa consistiu na análise e reflexão teórica sobre o projeto de intervenção aplicado, tomando-se como base os resultados de sua prática em 2016 e definindo a proposta pedagógica ao final desta dissertação. A pesquisa realizada comprovou a importância da promoção de uma Feira de Literatura na escola enquanto estratégia de letramento literário, assim como da função do professor como mediador de leitura, possibilitando dessa forma uma interação significativa dos jovens alunos com a leitura literária. Ao final desta dissertação, apresenta-se proposta pedagógica para organização de Feira de Literatura no espaço escolar. |
Produto Pedagógico | Feira de Literatura – uma proposta para o incentivo à leitura no ensino médio |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4010 |
Banca | Fabiane Verardi Burlamaqui (UPF), Zila Letícia Goulart Pereira Rêgo (UNIPAMPA) |
Discente | Michele Lago Machado Vieira |
Orientador | Vera Lúcia Cardoso Medeiros |
Título | O PODCAST E A LEITURA ORALIZADA COMO RECURSO PARA O ENVOLVIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE LITERATURA |
Defesa | 23 de junho de 2018 |
Resumo | A presente dissertação apresenta a aplicação e os resultados de pesquisa realizada durante o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, tendo como tema “A utilização da tecnologia e a leitura oralizada como estratégia metodológica para engajar os alunos, do Ensino Médio, nas aulas de Literatura”. O objetivo desta pesquisa-ação foi analisar a prática docente e o envolvimento discente na aplicação da proposta do uso do podcast e da leitura oralizada como estratégias de ensino nas aulas de Literatura. A experiência ocorreu no Colégio Estadual São Patrício, no município de Itaqui/RS, com alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio, durante as aulas de Literatura. A metodologia envolve pesquisa-ação em que há estudos bibliográficos que dão conta da fundamentação teórica necessária para revisar conceitos já existentes que serviram de apoio científico para as práticas realizadas. Já a pesquisa-ação atende às especificidades do Mestrado Profissional, aliando a pesquisa à prática, o que torna o professor também um pesquisador do seu próprio fazer. Como fundamentação para discutir sobre a literatura e a leitura literária no ensino médio, os principais teóricos utilizados foram: Alberto Manguel (1997); Alfredo Bosi (2006); Marisa Lajolo (1993); Rildo Cosson (2014) e Teresa Colomer (2007); A justificativa para a utilização da leitura oralizada como método de ensino é respaldada nos escritos do linguista e especialista em Literatura Infantil Georjes Jean (1999), e do estudioso medievalista Paul Zumthor (2005; 2007; 1993; 2010), já que ambos escrevem sobre a importância da leitura oralizada a partir de estudos históricos sobre a sua utilização pela humanidade através dos tempos. Como aporte teórico sobre a utilização das tecnologias educacionais, na produção do podcast, debruçou-se sobre os estudos de Andréa Cristina Ferreira Pinto (2010); Carla Viana Coscareli (2016); John Palfrey e Urs Gasser (2011); Roxane Rojo (2012). Como resultado desta pesquisa, após a aplicação das atividades nos anos de 2016 e 2017, foi elaborada e apresentada a proposta metodológica “O Podcast e a Leitura Oralizada como Recurso Para o Envolvimento de Alunos do Ensino Médio nas Aulas de Literatura”, destinada a professores de Literatura para que estes possam compartilhar dos bons resultados alcançados nesta pesquisa. |
Produto Pedagógico | ROTEIRO PARA PRODUÇÃO DE PODCAST LITERÁRIO |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3945 |
Banca | Cátia Rosana Dias Goulart (UNIPAMPA), Mauren Pavão Przybylski (UNEB) |
Discente | Alessandro Vaz Mattos |
Orientador | Alessandro Carvalho Bica |
Título | “HACIENDO SONAR EL CANDOMBE”: LETRAMENTO LITEROMUSICAL NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Defesa | 25 de junho de 2018 |
Resumo | Este trabalho objetivou analisar o processo de experimentação de um Material Didático Autoral (expressão que refere-se ao processo de experienciação da Unidade Didática) junto a estudantes de ensino fundamental no âmbito de uma região de fronteira uruguaio-brasileira. A referida Unidade centraliza-se no gênero afro-uruguaio Candombe, a partir do conceito de Letramento Literomusical e do entendimento de práticas musicais como possibilidade de imersão cultural potente nos aprendizados de línguas. A unidade temática foi planejada para nove períodos de quarenta e cinco minutos e experienciada entre os meses de junho e outubro de 2017. Para esta proposta, a pesquisa-ação delineou metodologicamente a análise, tendo como contexto de intervenção uma turma de trinta alunos de oitavo ano de uma Escola Pública Municipal de Bagé-RS/Brasil. Percebeu-se que as vivências oportunizadas pelas atividades literomusicais, serviram para acessar a perspectiva da relação entre as competências individuais e coletivas na compreensão dos discursos mediados por canções em seus contextos de circulação. Com as atividades práticas e as interlocuções acontecendo em Língua Espanhola, trabalhou-se as competências e habilidades dos aprendizes de línguas de uma maneira fluida, tendo como consequência destas vivências a produção de uma letra autoral da turma para um tema instrumental do gênero Candombe. A partir do envolvimento estimulado pelas narrativas, e instigados pelos desafios de produção literomusical, observou-se um profícuo engajamento às propostas da unidade didática. A abordagem do material didático autoral sugere a viabilidade da potencialização do emprego da Língua Espanhola em contextos que se identifiquem com a proposta. A partir da pesquisa pôde-se perceber pedagogicamente como estudar/experienciar um gênero musical é, também, estudar/experienciar um ambiente cultural. Neste caso, sendo a canção uma das formas expressivas no ambiente cultural do Candombe, consequentemente foi estudada/experienciada a Língua na qual ela se expressa. |
Produto Pedagógico | Haciendo sonar el Candombe: Língua Espanhola |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3492 |
Banca | Moacir Lopes de Camargos (UNIPAMPA), Luana Zambiazzi dos Santos (UNIPAMPA), José Peixoto Coelho de Souza (University of Manchester) |
Discente | Bárbara Tahis Patta Soares |
Orientador | Clara Zeni Camargo Dornelles |
Título | O GÊNERO APRESENTAÇÃO ORAL: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DO CAMPO |
Defesa | 27 de junho de 2018 |
Resumo | É sabido que o papel da escolar, entre tantos, é formar sujeitos que sejam capazes de, a partir dos conhecimentos escolares, desenvolver ações afirmativas no âmbito social. Frente a esta afirmação, passou-se a interrogar de que modo tal prática contribuiria para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos, sobretudo no Gênero apresentação oral formal? Por que este gênero não é ainda suficientemente tratado como objeto de ensino na escola? Essas foram algumas questões norteadoras na elaboração deste estudo. Para tanto, este projeto investigou estratégias de mediação e intervenção aplicadas em uma turma de 3º ano, do ensino médio, de uma região rural, da rede pública de Itaqui-RS, na vivência de uma sequência didática sobre o gênero apresentação oral formal. O objetivo geral é analisar o processo de apropriação do gênero apresentação oral por meio de uma sequência didática, no contexto da escola do campo. E os objetivos específicos consistiram em: planejar, elaborar e desenvolver uma sequência didática para promover o gênero apresentação oral a objeto de ensino na escola; observar a necessária relação entre os elementos linguísticos e extralinguísticos no ensino do gênero apresentação oral e analisar as produções orais dos estudantes e identificar os conhecimentos linguísticos e extralinguísticos mobilizados. As bases teóricas que respaldaram este estudo são referentes a Dolz e Schneuwly (2004), os quais aclaram a pertinência de abordar modalidade oral na escola, por meio de atividades que contemplem os gêneros orais e também escritos, bem como propõem o método sequência didática para instrumentalizar tal ensino. Para explorar o conceito de Letramento, recorreu-se a Kleiman (2008), a qual explicita que a escola seria apenas uma das instâncias para vivenciar as práticas de letramento. E para refletir sobre variedade linguística esta pesquisa amparou-se em Bortoni-Ricardo (2005). A opção metodológica foi a pesquisa-ação. Os objetivos foram atingidos com relevância, exceto o terceiro objetivo que foi atingido parcialmente, em decorrência de especificidades relacionadas ao planejamento do conteúdo exposto nas apresentações. Incluindo desde a Apresentação da situação até a produção final, foram 26 horas-aula, nos espaços reservados para as aulas de língua portuguesa. Cada aula foi gravada e analisada. Portanto, o projeto respaldou a oportunidade de estudar as características do gênero apresentação oral como objeto de ensino, à luz de uma sequência didática que foi redesenhada muitas vezes, em virtude dos direcionamentos realizados pelos alunos, no processo de apropriação do gênero. Pelo estudo da modalidade oral, no gênero apresentação oral, a análise de dados deu prioridade à ocorrência (ou a falta) de elementos extralinguísticos; entendidos aqui como: postura, tom de voz, ritmo, gestualidade, entre outros. Bem como, também buscou-se perceber a disposição do vocabulário formal e de elementos coesivos sequenciais, que são partes elementares para a produção de enunciados. |
Produto Pedagógico | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O GÊNERO APRESENTAÇÃO ORAL |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4039 |
Banca | Cloris Porto Torquato (UEPG), Taíse Simioni (UNIPAMPA) |
Discente | Daniela Reischak Pereira |
Orientador | Clara Zeni Camargo Dornelles |
Título | FANZINE NA AULA DE LITERATURA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE INCENTIVO À LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL |
Defesa | 28 de junho de 2018 |
Resumo | Esta dissertação apresenta um estudo sobre as possibilidades pedagógicas da aplicação de fanzines, caracterizados como publicação de ordem independente ou alternativa, aos conteúdos da disciplina de Literatura do Ensino Médio. O estudo desenvolve uma pesquisa-ação dedicada a analisar a criação de um fanzine como um processo que estimule a percepção das múltiplas possibilidades de leitura de textos verbais e não-verbais, a interação do aluno nas atividades de acompanhamento, interpretação e problematização da leitura visando ao exercício prático da escrita, junto ao segundo ano da Escola Estadual José Gomes Filho, em Bagé-RS. O principal objetivo é analisar as potencialidades da elaboração de fanzines como estratégia e processo para estimular a formação de leitores literários por meio da produção textual em sala de aula. Busca ainda a formação de uma comunidade de leitores literários preparados para o desafio da escrita autoral (POSSENTI, 2002; SIMÕES, 2012) e multimodal. O trabalho visa, além da leitura, pesquisa e reprodução de textos, também a formulação de texto novo e ressignificado por parte dos educandos (GERALDI, 2011) em que se possa registrar indícios de consciência social ou humanização da literatura (CANDIDO, 2011). Para viabilizar o aprofundamento nas propostas, desenvolveu-se uma intervenção baseada na sequência básica de letramento literário (COSSON, 2014) que possibilitou o avanço do trabalho a partir de fases estruturadas que tomam como ponto de partida o conteúdo da poesia romântica para inserir diferentes gêneros textuais permitidos pela publicação. Nesse processo, são descritos a origem histórica e desenvolvimento dos fanzines (MAGALHÃES, 2014) na intenção de verificar sua condição enquanto espaço de livre expressão, criação e aprendizagem de literatura. A investigação se desdobra a partir das concepções de multiletramentos (ROJO, 2012) e da função social exercida pela linguagem para identificar meios de estimular os jovens à leitura e produção de textos e à consequente publicação de sua produção em um fanzine. A intervenção permitiu identificar que, do processo de preparação dos alunos até a montagem da publicação, houve espaço e estímulo para o surgimento de textos autorais, com claros indícios de autonomia criativa, tendo como autores sujeitos socialmente envolvidos em uma comunidade de leitores. |
Produto Pedagógico | Fanzine pedagógico – Venha fazer um fanzine na aula de Literatura |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3750
Dissertação |
Banca | Luciene Juliano Simões (UFRGS), Vera Lúcia Cardoso Medeiros (UNIPAMPA) |
Discente | Lusiana Prates Pereira |
Orientador | Alessandro Carvalho Bica |
Título | CÍRCULO DE LEITURA E DIÁLOGO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE INCENTIVO À LEITURA LITERÁRIA |
Defesa | 29 de junho de 2018 |
Resumo | Esta pesquisa tem como objetivo sensibilizar os alunos à leitura literária dentro da escola pública através da leitura de obras de autores locais, proporcionando aos estudantes momentos significativos de contato com o texto literário, além de encontro e diálogo com o autor. Para atingir o objetivo foi analisada a metodologia da execução do projeto Circulo de Leitura e Diálogo Literário em que se constatou a necessidade de incentivar o aluno a leitura literária a partir da leitura de obras de autores locais, levando-o a interagir com o texto literário e reconhecer as possibilidades do encontro e troca de experiências com o autor. Este trabalho justifica-se pelo entendimento de que o incentivo à leitura literária e a formação de leitores literários na escola se faz necessária e urgente. Diante disso, a inserção de obras literárias de autores locais, através de projetos de incentivo à leitura, pode ser uma forma eficaz de levar o aluno a interessar-se pela leitura, visto que há uma proximidade entre autor e leitor, possibilitando o encontro e diálogo entre ambos. Para o embasamento teórico, busca-se subsídios em pressupostos de abordagem humanizadora de Freire (FREIRE,1986 e LAJOLO, 2006). Também complementam essa reflexão teórica as contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998) e Referenciais Curriculares – Lições do Rio Grande (RCLRG, 2009), além de Jobim (2009) e Traversini e Bello (2008). Contribui também para a pesquisa desenvolvida os conceitos sobre leitura literária e escola de Zilberman (2009) e de Letramento Literário de Cosson (2007). A investigação, dividida em 7 momentos distintos, para a realização deste trabalho se desenvolveu no ano de 2017 no Colégio Waldemar Amoretty Machado, com estudantes do 9º ano do Ensino fundamental que tinham entre 13 e 15 anos de idade. A última etapa da pesquisa consistiu em analisar a implantação da unidade de aprendizagem e sua contribuição para melhorar e aperfeiçoar os recursos didáticos pedagógicos dos professores e significar o ensino-aprendizagem dos estudantes, no que diz respeito ao incentivo à leitura literária na escola. Os resultados da pesquisa evidenciaram o sucesso da intervenção e entende-se que os objetivos foram atingidos, pois houve engajamento de todos os alunos durante as atividades propostas. Eles puderam refletir sobre sua prática leitora e avaliar o seu grau de leitura, considerando-se ou não leitor literário. Analisando seus relatos das atividades diagnósticas fica evidente o quão motivados ficaram para realizarem novas leituras, após o desenvolvimento da intervenção pedagógica de incentivo à leitura literária. |
Produto Pedagógico | Círculo de Leitura e Diálogo Literário |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3574 |
Banca | Moacir Lopes de Camargos (UNIPAMPA), Vera Lúcia Cardoso Medeiros (UNIPAMPA) |
Discente | Amália Josiane Weber Rodrigues |
Orientador | Camila Gonçalves dos Santos do Canto |
Título | O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DA METODOLOGIA WEBQUEST NO ENSINO REGULAR: UMA PROPOSTA DIDÁTICA QUE INCLUI O MUNDO VIRTUAL DOS APRENDIZES NA SALA DE AULA |
Defesa | 07 de dezembro de 2018 |
Resumo | A presente pesquisa foi realizada a partir do tema “o ensino de línguas mediado pelo computador” tendo como questão de pesquisa “de que forma a metodologia WebQuest pode vir a contribuir no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa em uma turma de nono ano do ensino fundamental da rede pública?”. Para responder essa questão, tivemos por objetivo geral analisar a implementação de uma WebQuest interativa e adaptativa voltada ao ensino de Língua Portuguesa, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, da rede pública municipal de ensino, no município de Santana do Livramento/RS. Para isso, traçamos três objetivos específicos, sendo eles: 1) Elaborar um material didático digital voltado ao ensino de Língua Portuguesa; 2) Analisar o processo de implementação de uma WebQuest interativa e adaptativa apontando os possíveis benefícios e limitações do produto elaborado com a turma alvo; e 3) Potencializar o trabalho com as habilidades de escrita e oralidade na sala de aula através da WebQuest Interativa e Adaptativa. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a Pesquisa-ação de Thiollent (2011), sendo esta de caráter qualitativo. A metodologia de ensino foi ancorada pelos os autores Marcuschi (2001, 2004, 2005) e Antunes (2003, 2009, 2014) que defendem o estudo da língua sob uma perspectiva interacionista. Para corroborar a isto, seguimos também os pressupostos de Vygotsky (1978), autor que entende que o desenvolvimento cognitivo do sujeito se dá a partir da interação social com o seu meio. No que tange ao ensino de línguas por meio de tecnologias, utilizamo-nos dos escritos de Buzato (2006) e Leffa (2006). Neste sentido, a elaboração e implementação da WebQuest Interativa e Adaptativa foi a partir de Dodge (1995), Abar e Barbosa (2008), Leffa (2012), Santos (2014) e Botenttuit (2015). A coleta dos dados foi a partir das rubricas de Dodge (1999), uma preenchida pelos alunos para avaliar a elaboração da WebQuest e outra preenchida pelo professor, para avaliar o desempenho dos alunos, também, através do questionário aplicado ao final da intervenção pedagógica e notas de campo. A partir das análises realizadas, pudemos observar que, com a metodologia WebQuest Interativa e Adaptativa, os alunos mostraram-se mais motivados e engajados na execução das mini tarefas e tarefa, proporcionando condições mais favoráveis de aprendizagem a partir de atividades interativas, construindo conhecimento de forma cooperativa e colaborativa a partir do uso de recursos humanos e não humanos, ainda que com algumas limitações devido à estrutura escolar e resistência dos alunos quanto à leitura dos recursos disponibilizados. |
Produto Pedagógico | WEBQUEST INTERATIVA E ADAPTATIVA: POLITICAMENTE (IN)CORRETO |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3787 |
Banca | Ana Cláudia Pereira de Almeida (IFRS), Denise Aparecida Moser (Unipampa) |
Discente | Taisa Luiz Soares |
Orientador | Valesca Brasil Irala |
Título | INTERVENÇÃO NA FRONTEIRA BRASL-URUGUAI: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO VOLTADO AO LETRAMENTO CRÍTICO PARA AS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA |
Defesa | 14 de dezembro de 2018 |
Resumo | Esta pesquisa tem como objetivo analisar a implementação de um material didático autoral, nas aulas de língua espanhola, em uma turma de nono ano de uma escola pública municipal do município de Bagé/RS. O estudo foi realizado durante o Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, assim como a elaboração do produto pedagógico, que será disponibilizado para profissionais da educação que desejem desenvolver o letramento crítico dos alunos a partir de uma temática de relevância social: a violência contra a mulher. O objetivo pedagógico de ensino do material didático visa à construção da cidadania e criticidade do aprendiz a partir de insumos em língua espanhola. Já os objetivos de aprendizagem apontam para a sensibilização, compreensão, responsabilização e intervenção acerca da temática que envolve o material. Após a implementação dessa proposta, buscou-se responder aos objetivos específicos dessa pesquisa. O material didático autoral foi produzido a partir de tarefas colaborativas que visam o desenvolvimento do letramento crítico. Os aspectos positivos e principais desafios desse processo de implementação foram discutidos nesse estudo, destacando-se o engajamento da turma participante e a dificuldade de acesso a conteúdo digital. As tarefas colaborativas possibilitaram atingir aos objetivos de aprendizagem do material. Por fim, o recurso didático produzido foi aperfeiçoado, tornando-o mais atrativo e funcional. Ainda, um segundo produto pedagógico foi elaborado, esse destinado ao professor, com orientações para auxiliar o docente no trabalho com o material didático autoral. Fundamentam essa pesquisa Schlatter e Garcez (2012) e os PCNs (1998) ao tratarem sobre o ensino de língua adicional na escola regular; Duboc (2016), Janks (2016) e Jordão (2016) referentes ao letramento crítico; Leffa (2007) sobre a produção de material didático; Natel (2014), Santos (2013) e Willis (1996) acerca das tarefas colaborativas. Silveira e Nardi (2013), Strey (2002) e Venturi e Godinho (2013) para compreender a relevância do eixo temático. A metodologia desse estudo está guiada pela pesquisa-ação, entendida por Tripp (2005) como toda tentativa, fundamentada, de aprimorar a prática pedagógica. Concluímos que, tanto os objetivos da pesquisa, quanto os do material didático implementado, foram alcançados, já que os alunos demonstraram desenvolvimento da criticidade ao longo da proposta e contribuíram, por meio do uso da língua e dos conhecimentos construídos, para a conscientização de uma problemática social. |
Produto Pedagógico | Material didáctico para enseñanza de Lengua Española |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3751
Produto pedagógico – Material para el alumno |
Banca | Maria Inêz Probst Lucena (UFSC), Clara Zeni Camargo Dornelles (UNIPAMPA) |
Discente | Claudia Eloir Rodrigues Sanches |
Orientador | Valesca Brasil Irala |
Título | O ENSINO DE ESPANHOL NA FRONTEIRA BRASIL/URUGUAI: USO DO MATERIAL DIDÁTICO AUTORAL COM FOCO NA VALORIZAÇÃO DAS IDENTIDADES LOCAIS ATRAVÉS DA ESCRITA DE CONTOS |
Defesa | 14 de dezembro de 2018 |
Resumo | Este trabalho se propõe a contribuir para a transformação de uma realidade em que alunos utilizam com facilidade a oralidade em língua espanhola em sala de aula, em decorrência da necessidade do uso em função do mercado ou pela influência da família. Porém a escrita, nesse processo, não só fica em segundo plano como muitas vezes é repelida por esses estudantes pelo medo de errar. Desenvolvi apresente pesquisa durante o Mestrado profissional em Ensino de Línguas, portanto, com o objetivo de analisar o processo de implementação de uma sequência didática de produção escrita de contos voltada a um público de alunos da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Sant’Ana do Livramento, fronteira com a vizinha cidade de Rivera, no Uruguai. Desenvolvida a partir da produção e aplicação de um Material Didático Autoral, composto por 19 aulas, com vistas a implementar uma proposta didática de produção escrita de contos em língua adicional (Língua Espanhola), focando na valorização das identidades locais dos alunos e também como uma forma de estimular a produção escrita desses alunos, essa pesquisa teve como objetivos específicos: apontar as principais facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem dos estudantes ao longo do desenvolvimento da proposta, a partir de atividades autoavaliativas sistemáticas; avaliar a gestão dos tempos pedagógicos para o desenvolvimento da proposta, a partir do planejamento inicial, contrastando-o com a sua efetiva implementação; comparar a produção inicial e final dos contos dos alunos que participaram de todas as etapas da proposta e identificar se as temáticas mobilizadas nos contos produzidos pelos estudantes apontam para a valorização das identidades regionais/locais. O embasamento teórico se deu principalmente a partir dos seguintes conceitos: Língua, Bagno (2001); Língua adicional, Leffa e Irala (2014); Portunhol, Celada (2002), Mota (2010), Lafin (2011) e Albuquerque (2014);Fronteira, Sturza (2005) e Garcia (2010); aprendizagem significativa de Ausubel, Moreira (2011); conto, Gotlib (2000); e os conceitos de cultura e ensino de línguas. Quanto aos resultados pude perceber a partir do acompanhamento das atividades que houve um progresso na produção escrita dos alunos, juntamente com o desenvolvimento da oralidade. Concomitante a isso, os alunos resgataram, através da escrita dos contos, elementos das diferentes culturas presentes no grupo, valorizando as identidades locais. |
Produto Pedagógico | Quien cuenta un cuento |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3785 |
Banca | Veronice Camargo da Silva (UERGS), Sara dos Santos Mota (UNIPAMPA) |
Discente | Flávia Azambuja Alves |
Orientador | Taíse Simioni |
Título | METAINFERÊNCIA: UMA PROPOSTA PARA A LEITURA DE TEXTOS MULTIMODAIS NA ESCOLA |
Defesa | 14 de dezembro de 2018 |
Resumo | O objetivo dessa pesquisa é investigar a relação entre a explicitação de inferências e uma leitura proficiente e crítica em textos multimodais. Para isso, nos ancoramos em Vargas (2012, 2015, 2017, 2018), que entende inferências como a criação de algo inédito a partir da relação entre conhecimento prévio e informações selecionadas no texto. Também nos ancoramos em Kleiman (2001) para justificar nossa escolha pelo trabalho com inferências, já que para a autora são as inferências que fazemos durante a leitura que retemos na memória e não informação literal. Também é fundamental discutir o que entendemos por metainferência, que, para Díaz (2003), é a reflexão sobre o processo inferencial. Com relação à metodologia, realizamos uma pesquisa-ação que tem por objetivo analisar uma intervenção feita em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Bagé, por meio de uma WebQuest, uma pesquisa orientada na internet que tinha como temática a representação da mulher em textos mutimodais, em especial, músicas e videoclipes. A temática escolhida se relaciona com o objetivo de que os alunos tenham uma leitura crítica. Além disso, apesar dos avanços, é possível perceber que a mulher ainda enfrenta muita opressão em nossa sociedade e entender como ela é representada na mídia ajuda a entender essa opressão. Os resultados apontam que os alunos passaram a valorizar seu conhecimento prévio na relação com o texto, além de perceberem o papel do estabelecimento de objetivos e hipóteses para a leitura. Além disso, os alunos foram capazes de falar explicitamente sobre inferências e avaliar quando perguntas são inferenciais ou não; isso indica que o trabalho com a explicitação de inferências auxiliou para que os alunos se tornassem mais proficientes. Houve uma mudança em relação ao conceito de texto, que foi ampliado. Os alunos passaram a perceber outras possibilidades de texto, não só o verbal escrito, o que ampliou a ideia de texto mutimodal, que conjuga diferentes semioses. Por fim, os alunos mostraram maior criticidade em relação à temática trabalhada, representação da mulher, assim como o número de respostas inferenciais aumentou. Apesar dos resultados positivos encontrados, foi possível perceber que estes poderiam ser ampliados a partir de um trabalho contínuo com a metainferência em leitura. Além das mudanças em relação à leitura, foi possível perceber uma mudança em relação ao comportamento com os colegas: conseguimos construir uma comunidade, em que os alunos aprenderam a se ouvir e se respeitar. |
Produto Pedagógico | WebQuest: Músicas para (re)pensar o papel da mulher na sociedade |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3782 |
Banca | Clara Zeni Camargo Dornelles (UNIPAMPA), Diego da Silva Vargas (UNIRIO) |
Discente | Virginia Ponche Barbosa |
Orientador | Alessandro Carvalho Bica |
Título | O ENSINO DE LÍNGUA ADICIONAL A PARTIR DE COMUNIDADES DE PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE DE UNIDADE DIDÁTICA PARA O CURSO NORMAL |
Defesa | 15 de dezembro de 2018 |
Resumo | O presente trabalho surgiu do desejo de buscar novas perspectivas de prática que pudessem vislumbrar outras formas de ensino/aprendizagem da língua adicional/inglês. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo principal desenvolver e implantar uma unidade didática para o ensino da língua adicional/inglês junto ao primeiro ano do Curso Normal a partir da formação de uma Comunidade de Prática. Para a aplicação do projeto, foi utilizada uma prática de pesquisa-ação na implantação de uma unidade didática com uma turma de primeiro ano do curso normal da rede pública estadual de ensino, no município de Santana do Livramento/RS, entre os meses de abril a agosto de 2018. Durante a intervenção, analisamos de que maneira o trabalho desenvolvido na implantação da unidade didática, a partir de Comunidades de Prática, constituída de 8 módulos, abordando Ensino Baseado em Tarefas e utilizando-se de ferramentas digitais, contribuiu para o ensino de uma língua adicional. Para fundamentar este estudo, o trabalho foi amparado na teoria sobre Comunidades de Prática (LAVE; WENGER, 2007) e em Morrison (1931), para abordarmos sobre a unidade didática. Uma vez que a unidade didática era constituída de oito módulos e dentro de cada módulo haviam diversas atividades a serem desenvolvidas, discorremos sobre o Ensino Baseado em Tarefas, segundo Ellis (2003), e sobre o letramento digital (MORAN, 2004; BUZATO, 2006; LEFFA, 2006), ao abordarmos as ferramentas digitais. A partir do produto elaborado para esta pesquisa-ação, uma Unidade Didática, e das atividades desenvolvidas em cada módulo, realizamos a análise dos dados gerados através dos questionários, rubrica e notas de campo com o intuito de verificar se os objetivos iniciais foram alcançados. O resultado da análise qualitativa e da observação dos dados mostrou que a elaboração da unidade didática, baseada no engajamento dos alunos na formação de Comunidades de Prática, auxilia de maneira significativa os alunos na execução das tarefas. Embora a aprendizagem da língua adicional em estudo tenha focado o aprendizado do vocabulário e de algumas performances da parte de alguns alunos, a interação do grupo e a curiosidade para o além da sala de aula ficou semeada. |
Produto Pedagógico | “JUST FOR FUN! HOW CAN I GET TO?” |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3786 |
Banca | Moacir Lopes de Camargos (UNIPAMPA), Isaphi Marlene Jardim Alvarez (UNIPAMPA), Tatiana Bolivar Lebedeff (UFPEL) |
Discente | Daiane Ventorini Pohlmann Michelotti |
Orientador | Alessandro Carvalho Bica |
Título | A LEITURA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO DO SUJEITO DO CAMPO: OS GÊNEROS DISCURSIVOS E A TEMÁTICA COMPROMETIDA COM A REALIDADE DISCENTE |
Defesa | 15 de dezembro de 2018 |
Resumo | A presente pesquisa investiga em que medida a leitura dos diversos gêneros discursivos, como ferramentas pedagógicas, contribui para a emancipação do sujeito do campo, através de uma Unidade Didática cuja temática está comprometida com os sujeitos envolvidos no processo. Através de uma metodologia centrada na pesquisa-ação, são descritas e analisadas as atividades desenvolvidas com um grupo de 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto José Anonni, localizada no município de São Gabriel/RS. Para tanto, utilizamos autores como Bakhtin, que conceitua os gêneros discursivos, Caldart, que direciona um novo olhar sobre a Educação do Campo, e Freire, no que se refere a um ensino voltado para a emancipação dos sujeitos. Além disso, buscamos o que postulam as políticas públicas com relação à disciplina de Língua Portuguesa, além de autores que convergem para a conclusão da importância da leitura e trabalho mediado pelo professor, através de variados gêneros discursivos, sem hierarquias. Estes gêneros abordam a temática da vida no campo voltada aos objetivos de desenvolver o sentimento de pertencimento e consequente emancipação dos sujeitos. |
Produto Pedagógico | “Vida no Campo” |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3749 |
Banca | Moacir Lopes de Camargos (UNIPAMPA), Lisiane Sias Manke (UFPEL) |
Discente | Tiago Santos da Rosa |
Orientador | Vera Lúcia Cardoso Medeiros |
Título | LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO |
Defesa | 15 de dezembro de 2018 |
Resumo | O presente trabalho é fruto da pesquisa sobre uma contribuição de pessoas negras ou mulatas para a cultura brasileira, é a comprovação da ascensão intelectual literária do negro enquanto autor e protagonista da sua história e da escrita negra, a literatura negro-brasileira. Através desta pesquisa encontramos na legislação, a lei número 10.639/03, suporte para o reconhecimento dessa contribuição para a literatura brasileira; encontramos através de práticas da leitura, executadas em sala de aula para turmas de nível médio, uma forma de discutir a sociedade e seus problemas, ou seja, a discussão sobre problemas étnico-raciais, que na literatura negro-brasileira é imensamente tematizado em várias produções de qualidade. Encontramos autores e estudiosos que defendem a ideia de uma literatura de protesto, caracterizada pela produção autoral, essencialmente, de homens e mulheres negras do Brasil, uma literatura que traz uma inversão de valores constituídos, o negro na condição de protagonista e, que discutem sobre a importância dessa característica para o conceito de literatura negro-brasileira. Por fim, a partir das referências literárias e das referências que subsidiam as práticas de leitura, as quais foram executadas em um projeto de formação do leitor literário no ensino médio, indicamos algumas possibilidades da repercussão dessa pesquisa em forma de produto pedagógico desenvolvido para auxílio de professores que desejam abordar as questões sociais na perspectiva da cultura literária negra, assim ampliando a literatura brasileira e reconhecendo a literatura negro-brasileira, também consolidando através dessas práticas a formação leitora. |
Produto Pedagógico | Literatura Negro-brasileira & formação do leitor literário no ensino médio |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4240 |
Banca | Miriam Denise Kelm (UNIPAMPA), Ana Lúcia Liberato Tettamanzy (UFRGS) |
Discente | Patricia Forgiarini Firpo |
Orientador | Clara Zeni Camargo Dornelles |
Título | PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ACADÊMICOS INCENTIVADOS POR ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM |
Defesa | 15 de dezembro de 2018 |
Resumo | O acesso ao ensino superior se popularizou e fazer parte do corpo discente de uma universidade não é mais privilégio daqueles indivíduos pertencentes aos grupos mais favorecidos economicamente. Juchum (2016) destaca a recente preocupação das instituições de ensino superior no que se refere ao letramento acadêmico, principalmente pelos profissionais que se dedicam aos estudos da linguagem, uma vez que os alunos apresentam dificuldades com a leitura e escrita, muitas vezes atribuídas a esse novo perfil discente. Para o acesso à universidade, as políticas públicas asseguram igualdade de condições a grupos sociais cada vez mais diversos, porém ainda há carência de mais projetos que visem à permanência destes alunos. O objetivo deste estudo é desenvolver, implementar e avaliar uma proposta pedagógica com base na concepção do letramento como prática social, de modo a investigar as potencialidades dos ambientes virtuais na apropriação de práticas de letramentos acadêmicos no processo de construção de uma comunidade colaborativa online por e com alunos ingressantes no ensino superior. Os conceitos gerais e revisão de literatura iniciam com a concepção de letramentos nas perspectivas de Kleiman (1995), Soares (2006), Britto (2007) e Zavala (2009), ancorada nos Novos Estudos do Letramento (BUNZEN, 2014; STREET, 2014; ZAVALA, 2009), em especial aqueles que se dedicam aos letramentos acadêmicos de maneira particular (ZAVALA, 2009; LEA, STREET, 1998; LILLIS, 1999; FIAD, 2011, 2013; JUCHUM, 2016). Já para subsidiar o estudo acerca das possibilidades de letramentos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem utilizo estudos de Braga (2007), Gonçalves (2011), Heemann e Leffa (2013) Schlatter et al (2009), Almeida (2003), Acosta e Dornelles (2015), Bulla (2007, 2014), Vetromille-Castro (2007). Este trabalho consiste em uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005) qualitativa em Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006) associada à etnografia virtual (HINE, 2000). A intervenção pedagógica que gerou dados para a pesquisa consistiu em um curso de 30 horas intitulado “#aprovados: Práticas de Letramentos Acadêmicos e Vivências Universitárias”, ministrado na modalidade a distância, pela plataforma Moodle da UNIPAMPA, ofertado aos alunos ingressantes no ano de 2018 nos cursos de graduação do campus Dom Pedrito, RS. Os resultados apontam que o design do curso desenvolvido, implementado e avaliado nesta pesquisa é uma alternativa possível para a construção de uma comunidade colaborativa virtual de aprendizagem que propicie a participação de alunos ingressantes no ensino superior em práticas de letramentos acadêmicos. Na comunidade colaborativa “#aprovados”, os alunos vivenciaram tais práticas, iniciando um importante processo de familiarização ao contexto universitário, sendo que: a) A comunidade iniciou pelo reconhecimento de pertencimento ao grupo, por expectativas em comum e pela solidariedade ao oferecer ajuda; e se consolidou ao longo da intervenção pedagógica, pelo engajamento estudantil nas atividades; b) o design do curso favoreceu ações que fomentaram práticas colaborativas de letramentos acadêmicos; e, c) os alunos constituíram suas identidades enquanto acadêmicos, desvendaram características da escrita acadêmica, formaram conhecimentos referentes a diversas formas de linguagem e exerceram o protagonismo enquanto agentes de letramentos acadêmicos. Desse estudo, resultou o produto pedagógico: “Manual para elaboração e desenvolvimento do curso #aprovados: Práticas de letramentos acadêmicos e vivências universitárias”. |
Produto Pedagógico | Práticas de letramentos acadêmicos e vivências universitárias |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3748 |
Banca | Maristela Juchum (UNIVATES), Taíse Simioni (UNIPAMPA) |
Discente | Cláudia dos Santos Moreira |
Orientador | Vera Lúcia Cardoso Moreira |
Título | A gamificação como estratégia para a formação de leitores literários no ensino fundamental |
Defesa | 15 de dezembro de 2018 |
Resumo | Esta dissertação apresenta pesquisa sobre o uso da gamificação como estratégia à formação de leitores literários no ensino fundamental, investigando as potencialidades e limitações desta estratégia quando aliada ao trabalho com literatura. Apresenta ainda um produto pedagógico, exigência do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas. A percepção da necessidade de usar novas tecnologias e metodologias para contribuir para a formação de leitores em um contexto de escola pública, com todas as mazelas e desafios já conhecidos, é uma das justificativas desta pesquisa, que considera a leitura literária como meio de transformação dos sujeitos e de autopercepção enquanto agente histórico. Para averiguação da eficácia da estratégia, em maio de 2017, realizou-se intervenção pedagógica em turma de 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública, localizada no município de Alegrete, RS. A proposta propiciou aos alunos momentos de leitura e ampliação do repertório de leituras literárias e a construção de atividades gamificadas. Como fundamentação teórica da pesquisa, recorreu-se a autores como Rildo Cosson, Ana Maria Machado, Regina Zilberman, Roger Chartier, Hans Robert Jauss, Teresa Colomer, para tratar de conceitos e especificidades sobre leitura, literatura e letramento literário. Sobre tecnologias digitais, letramento digital e gamificação, foram base os estudos de Marcelo Buzato, Vilson Leffa, Pierre Lévy, Prensky e Deterting. A metodologia teve foco na pesquisa bibliográfica e na pesquisa-ação que consistiu na implantação de sequência de atividades que foram analisadas e interpretadas com base nos pressupostos teóricos estudados. O estudo envolveu também a reflexão o fazer docente da professora pesquisadora. Os principais resultados alcançados mostram que: (a) gamificação é uma estratégia eficiente na formação de leitores literários, pois pode motivar os alunos ao ato de ler, desenvolvendo o uso de habilidades, competências, cooperação e colaboração; (b) é desejável que os docentes se apropriem de conceitos sobre letramento digital para fazer uso de recurso tecnológico como a gamificação; (c) nem todas as obras literárias têm o mesmo potencial de adequação à gamificação. O trabalho demonstra que a gamificação não pode ser entendida como uma “solução mágica” para resolver as dificuldades encontradas no ensino da leitura literária e sim como mais uma metodologia ativa, possível e viável de ser implantada nas escolas brasileiras. Neste sentido, acreditamos que a gamificação precisa ser difundida de forma ampla para que os professores conheçam-na e façam bom uso podendo facilitar o processo de ensino e aprendizagem, especialmente na formação de leitores literários. |
Produto Pedagógico | A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4640 |
Banca | Camila Gonçalves dos Santos do Canto (Unipampa), Enéias Farias Tavares (UFSM) |
Discente | Franciéli Bandeira |
Orientador | Taíse Simioni |
Título | AS POSSIBILIDADES EDUCATIVAS NA ANÁLISE DE METÁFORAS NO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO, À LUZ DA TEORIA DA LINGUÍSTICA COGNITIVA |
Defesa | 21 de dezembro de 2018 |
Resumo | O presente trabalho de pesquisa-ação tem como objetivo geral reconstruir o conceito de metáfora trazido pelos alunos de uma turma de nono ano do ensino fundamental, através da aplicação de uma unidade didática, utilizando o gênero anúncio publicitário. As atividades da pesquisa-ação foram embasadas por uma visão cognitivista da metáfora e tratam sobre as relações estruturais da metáfora e sua significação. Nessa teoria a metáfora deixa de ser vista como um recurso apenas literário e passa a fazer parte do uso cotidiano (LAKOFF; JOHNSON, 2002 [1980]). Segundo Abreu (2010), a metáfora possui um aspecto emocional e forte poder argumentativo, logo está muito presente na linguagem publicitária. Os anúncios publicitários podem ser utilizados como uma estratégia didática para desenvolver e ampliar a criticidade dos discentes sobre a sociedade consumista em que vivem. A unidade didática desenvolvida foi aplicada no 9º ano de uma escola estadual de Santa Maria (RS), com duração de aproximadamente 20 horas/aula, no componente curricular de Língua Portuguesa. Através de análises de conceitos e de interpretações de metáforas verbais e visuais, os alunos (re)construíram seus conceitos de metáfora e, ao mesmo tempo, desenvolveram um olhar crítico aos anúncios publicitários que estão tão presentes no nosso dia a dia e que influenciam as escolhas no momento de consumir, além de refletirem sobre a nossa sociedade de consumo (BAUMAN, 2007). Ao despertar a criticidade dos alunos através da análise das metáforas presentes nos anúncios publicitários, eles tornaram-se cidadãos mais críticos e conscientes de suas escolhas. |
Produto Pedagógico | UNIDADE DIDÁTICA: METÁFORAS DA VIDA |
Endereço no Repositório Institucional | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3783
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Banca | Marina Morena dos Santos e Silva (IFMG), Denise Aparecida Moser (UNIPAMPA) |