ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO (ACG)
As ACG são atividades com o objetivo de proporcionar, ao aluno, meios para aprender conteúdos e habilidades em atividades práticas, contextualizando os conhecimentos técnicos desenvolvidos ao longo do curso, as quais serão regulamentadas pelo colegiado do curso.
Constituir-se-á ACG, toda e qualquer atividade pertinente e útil para a formação humana e profissional do acadêmico, aceita para compor o plano de estudos do curso de Engenharia Elétrica.
Caberá ao colegiado do curso determinar os limites máximos de carga horária atribuídos para cada modalidade ou conjunto de modalidades que compõem o quadro de Atividades Complementares.
INÍCIO DAS ACG
Desde o primeiro semestre do curso, o aluno deve ser incentivado a participar de Atividades Complementares de Graduação (ACG), como palestras, estágios, cursos, entre outras atividades. Na prática, a participação em atividades complementares deverá permear os 10 semestres do curso, sendo crescente conforme o aluno adquire experiência.
CARGA HORÁRIA MÍNIMA
O aluno deverá cumprir no mínimo 360 horas de ACG, buscando contemplar os 04 (quatro) grupos de atividades (Ensino, Pesquisa, Extensão, Culturais e Sociais).
COMPROVAÇÃO E REGISTRO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO
A solicitação de registro e cômputo de horas deve ser feita por meio de Formulário de Solicitação de ACG, anexando os seguintes documentos:
RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE ACG
a) Disciplina cursada e não aproveitada na matriz curricular do curso
– Histórico Curricular com comprovação de aprovação na disciplina, fora da UNIPAMPA;
– Histórico Curricular atualizado do aluno, na UNIPAMPA.
b) Curso de Informática ou Língua Estrangeira
– Atestado ou instrumento equivalente de aferição de freqüência, com comprovação de carga horária.
c) Monitoria
– Comprovante de freqüência, com visto do professor responsável;
– Relatório de atividades de monitoria, com visto do professor responsável;
– Comprovante de carga-horária.
d) Bolsista ou Voluntário de Projeto de Ensino, Pesquisa, Extensão, Natureza Social e/ou Cultural, ou de Iniciação ao Trabalho Técnico-Profissional e Gestão Acadêmica
– Cópia do projeto ao qual está vinculada a atividade;
– Relatório de atividades, com visto do professor responsável;
– Comprovante de carga-horária.
e) Estágio não-obrigatório
– Relatório de atividades, com visto do professor responsável na UNIPAMPA e do supervisor na empresa;
– Comprovante de carga-horária.
f) Autor de resumo em anais de congresso, de resumo expandido em anais de congresso, de artigo científico completo em anais de congresso, ou de artigo científico em periódico
– Cópia do resumo, resumo expandido ou artigo científico completo;
– Comprovante de aceite ou cópia da publicação, contendo
o título, o(s) autor(es), a periodicidade, o editor, a data e a paginação.
g) Autor de livro ou capítulo de livro
– Cópia da capa e da página de dados de catalogação da publicação, contendo o título, o(s) autor(es), o editor, a edição, a data e a paginação.
h) Participação como ouvinte em banca de TCC ou Mestrado
– Cópia da lista de presença da banca de TCC ou Mestrado.
i) Participação como ouvinte em evento acadêmico
– Certificado de participação no evento ou instrumento equivalente de aferição de freqüência, com comprovação de carga horária e descrição sumária das atividades.
j) Apresentação de trabalhos ou participação como conferencista em eventos acadêmicos
– Certificado de participação no evento, ou equivalente, com comprovação de carga horária e descrição sumária das atividades ou título da apresentação.
k) Ministrante de curso ou mini-curso
– Certificado de participação no curso, ou equivalente, com comprovação de carga horária e descrição sumária das atividades.
l) Organização de curso ou mini-curso, ou organização de evento acadêmico
– Certificado de organização do curso ou evento, ou equivalente, com natureza do curso e período de participação na organização.
m) Ouvinte de curso ou mini-curso
– Certificado de participação no evento ou instrumento equivalente de aferição de freqüência, com comprovação de carga horária e descrição sumária das atividades.
n) Representação discente em órgãos colegiados
– Cópia de ata com comprovação de presença em atividade do colegiado.
o) Representação discente em diretórios acadêmicos
– Cópia da portaria de nomeação como membro de diretório acadêmico.
p) Representação do curso em eventos
– Comprovante de participação no evento, com visto da Coordenação de Curso.
q) Viagem de estudo ou visita técnica
– Comprovante de participação no evento, com visto do professor responsável.
r) Organização ou participação em evento de natureza cultural e/ou social
– Certificado de organização do evento ou equivalente, com natureza do evento e período de participação na organização.
s) Organização de campanhas ou outras atividades de caráter social
– Certificado de organização do evento, ou equivalente, com natureza do evento e período de participação na organização.
t) Trabalho voluntário em organização da sociedade civil
– Atestado, ou equivalente, com descrição das atividades e carga horária.
u) Inscrição ou premiação de trabalho acadêmico de ensino, de pesquisa, de extensão ou cultural
– Comprovante de inscrição e/ou certificado, ou equivalente, de premiação.
Observações:
1. O aluno deve realizar o total de 360h de Atividades Complementares de Graduação.
2. Somente serão consideradas válidas atividades realizadas no período após o ingresso do aluno em um curso de Graduação, independentemente do curso e da instituição.
3. São considerados comprovantes de participação ou organização de eventos: certificados, atestados e similares.
4. Somente serão considerados válidos os certificados, atestados e similares, emitidos por empresas, órgãos, departamentos ou setores, com assinatura de pessoa responsável.
5. A falta de um ou mais documentos solicitados na Relação de Documentos para Solicitação de ACG implica no prévio indeferimento da solicitação.
6. A critério da Coordenação de ACG, poderá ser feita consulta ao emissor do documento comprobatório.
7. As horas de uma atividade complementar poderão ser aproveitadas uma única vez.
8. Atividades não previstas na relação de ACGs poderão ser aproveitadas mediante requerimento e aprovação da Coordenação de ACG. O aluno deve consultar previamente a Coordenação de ACG para verificar a relação de documentos necessários para comprovação da atividade.
DO REGISTRO E CÔMPUTO DE HORAS
A validação do cômputo de horas será proferida pelo coordenador de ACG, que informará a secretaria acadêmica através de formulário, indicando o nome e o número de matrícula do aluno, a classificação da atividade nos termos desta norma e o número de horas a ser computado.
A secretaria acadêmica realizará o registro do cômputo de horas no histórico escolar do aluno, conforme formulário entregue pelo coordenador de ACG.
Casos omissos ou dúvidas serão resolvidos pelo colegiado do curso de Engenharia Elétrica.
ACG | Atividade Cadastrada | Aproveitamento Máximo | Critério de Aproveitamento | |
Grupo I: Atividades de Ensino | Disciplinas cursadas no nível de Graduação não previstas na matriz curricular de disciplinas do curso; | Outras atividades (Disciplinas) | 60h | 1h para cada hora de disciplina. |
Cursos nas áreas de informática e/ou língua estrangeira; | Outros estudos | 90h | 1h para cada hora de curso. | |
Participação em viagens de estudos ou visitas técnicas organizadas pelo curso; | Outras atividades a critérios do colegiado | 90h | 5h para cada turno de visita, incluindo o deslocamento | |
Monitorias de disciplinas da UNIPAMPA; | Monitorias | 120h | 1h para cada hora de monitoria, sendo o mínimo de 30h por semestre. | |
Participação como bolsistas ou voluntário em Projeto de Ensino da UNIPAMPA; | Bolsa de Ensino / Atividades de ensino | 160h | 1h para cada hora de atividade, sendo o mínimo de 30h por semestre. | |
Participação como ouvinte, em bancas de trabalhos de conclusão da graduação e dissertação de mestrado de qualquer curso da UNIPAMPA | Atividade de ensino | 20h | 1h por banca. | |
Grupo II: Atividades de Pesquisa | Participação como bolsista ou voluntário em projetos de pesquisa da UNIPAMPA, de outras instituições de ensino superior ou de centros de pesquisa de nível equivalente ou superior; | Bolsa de pesquisa / Iniciação científica (modalidade voluntário) | 160h | 1h para cada hora de atividade, sendo o mínimo de 30h por semestre. |
Publicação de resumo em anais de congresso; | Publicação de trabalhos | 90h | 5h para resumo aprovado em congresso regional, 10h para resumo aprovado em congresso nacional, 15h para resumo aprovado em congresso interacional. | |
Publicação de resumo expandido em anais de congresso; | Publicação de trabalhos | 90h | 5h para resumo aprovado em congresso regional, 10h para resumo aprovado em congresso nacional, 15h para resumo aprovado em congresso interacional | |
Publicação de artigo científico completo em anais de congresso; | Publicação de trabalhos | 100h | 10h para artigo aprovado em congresso regional, 15h para artigo aprovado em congresso nacional, 25h para artigo aprovado em congresso internacional. | |
Publicação de artigo cientifico em periódico; | Publicação de trabalhos | 120h | 20h para artigo aprovado em periódico não indexado pela Capes, 30h para artigo aprovado em periódico indexado pela Capes. | |
Publicação de livro e/ou capítulo de livro; | Publicação de trabalhos | 90h | 90h por livro ou capítulo. | |
Participação, como ouvinte, em eventos acadêmicos (seminário, simpósios, congresso, semanas acadêmicas, palestras, entre outros). | Participação em eventos | 160h | 1h para cada hora de evento | |
Apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos (seminários, simpósios, congressos, semanas acadêmicas, entre outros). | Apresentação de trabalhos | 120h | 5h para cada hora de evento local ou regional, 10h para cada hora de evento nacional, 20h para cada hora de evento internacional | |
Participação como conferencista em eventos acadêmicos (conferências, palestras, mesas redondas, entre outros). | Participação em eventos | 120h | 5h para cada hora de conferência local ou regional, 10h para cada hora de conferência nacional, 20h para cada hora de conferência internacional. | |
Grupo III: Atividades de Extensão | Participação como bolsista ou voluntário em projetos de extensão da UNIPAMPA, de outras instituições de ensino superior ou de centros de pesquisa de nível equivalente ou superior; | Bolsa de Ensino / Atividades de extensão | 160h | 1h para cada hora de atividade, sendo o mínimo de 30h por semestre. |
Estágio não-obrigatório | Estágio não-obrigatório | 160h | 1h para cada hora de estágio, sendo que a duração mínima do estágio é 100h. | |
Ministração de cursos e/ou mini-cursos; | Cursos de extensão | 120h | 4h para cada hora de curso ministrado. | |
Organização de cursos e/ou mini-cursos; | Cursos de extensão | 120h | 20h para curso organizado. | |
Ouvinte de cursos e/ou mini-cursos; | Cursos de extensão | 160h | 1h para cada hora de curso. | |
Trabalho voluntário em organizações da sociedade civil; | Outras atividades a critérios do colegiado | 90h | 1h para cada hora de atividade. | |
Participação como ouvinte, em eventos acadêmicos (seminário, simpósios, congressos, semanas acadêmicas, palestras, entre outros); | Participação em eventos | 160h | 1h para cada hora de evento. | |
Apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos (seminários, simpósios, congressos, semanas acadêmicas, entre outros). | Apresentação de trabalhos | 120h | 5h para cada hora de evento local ou regional, 10h para cada hora de evento nacional, 20h para cada hora de evento internacional | |
Participação como conferencista em eventos acadêmicos (conferências, palestras, mesas redonda, entre outros). | Participação em eventos | 120h | 5h para cada hora de conferência local ou regional, 10h para cada hora de conferência nacional, 20h para cada hora de conferência internacional. | |
Organização de eventos acadêmicos (seminário, simpósios, congressos, semanas acadêmicas, entre outros). | Organização de eventos | 120h | 20h para cada hora de evento organizado. | |
Representação discentes em órgãos colegiados; | Participação em órgãos colegiados | 60h | 10h por sessão do órgão colegiado. | |
Representação discentes em diretórios acadêmicos | Outras atividades a critérios do colegiado | 60h | 30h para representação com duração mínima de 1 ano. | |
Participação como bolsista ou voluntário em atividades de iniciação ao trabalho técnico-profissional e de gestão acadêmica; | Bolsa de trabalho | 160h | 1h para cada hora de atividade, sendo o mínimo de 30h por semestre. | |
Participação em viagens de estudos ou visitas técnicas organizadas pelo curso; | Outras atividades a critérios do colegiado | 90h | 5h para turno de visita, incluido deslocamento. | |
Participação em eventos (feiras, mostras, exposições e similares) representando o curso. | Colaborador em atividades do curso | 90h | 1h para cada hora de atividade. | |
Grupo IV: Atividades Culturais e Sociais | Organização e/ou participação em eventos de natureza cultural e/ou social desenvolvidas na (ou pela) UNIPAMPA. | Outras atividades a critérios do colegiado/ Atividades culturais | 90h | 10h por evento. |
Participação na organização de campanhas e outras atividades de caráter social; | Participações em projetos sociais / Atividades culturais | 90h | 10h por atividade organizada. | |
Participação como bolsista ou voluntário em projetos de natureza cultural e/ou social da UNIPAMPA ou outra instituição (órgão, empresa, agência, etc.). | Participações em projetos sociais / Atividades culturais | 160h | 1h para cada hora de atividade, sendo o mínimo de 30h por semestre. | |
Trabalho voluntário em organizações da sociedade civil; | Outras atividades a critério do colegiado. | 90h | 1h para cada hora de atividade. | |
Inscrição ou premiação referente a trabalho acadêmico, de pesquisa, de extensão ou de cultura. | Premiações | 90h | 10h para trabalho inscrito, 30h para trabalho premiado. |
SOLICITAÇÃO APROVEITAMENTO DE ACG
Formulário de Solicitação de ACG: .pdf .doc
ATIVIDADES CONSIDERADAS COMO ACG
Conforme a tabela de ACG aprovada pela Comissão de Curso, são consideradas ACG:
* Disciplinas cursadas no nível de Graduação não previstas na matriz curricular de disciplinas do curso;
* Cursos nas áreas de informática e/ou língua estrangeira;
* Participação em viagens de estudo ou visitas técnicas organizadas pelo curso;
* Monitorias de disciplinas da UNIPAMPA;
* Participação como bolsista ou voluntário em Projetos de Ensino da UNIPAMPA.
* Participação como ouvinte, em bancas de trabalhos de conclusão da graduação e dissertações de mestrado de qualquer curso da UNIPAMPA.
* Participação como bolsista ou voluntário em projetos de pesquisa da UNIPAMPA, de outras instituições de ensino superior ou de centros de pesquisa de nível equivalente ou superior;
* Publicação de resumo em anais de congressos;
* Publicação de resumo expandido em anais de congressos;
* Publicação de artigo científico completo em anais de congressos;
* Publicação de artigo científico em periódico;
* Publicação de livro e/ou capítulo de livro;
* Participação, como ouvinte, em eventos acadêmicos (seminários, simpósios, congressos, semanas acadêmicas, palestras, entre outros).
* Apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos (seminários, simpósios, congressos, semanas acadêmicas, entre outros).
* Participação como conferencista em eventos acadêmicos (conferências, palestras, mesas redondas, entre outros).
* Participação como bolsista ou voluntário em projetos de extensão da UNIPAMPA, de outras instituições de ensino superior ou de centros de pesquisa de nível equivalente ou superior;
* Estágios não-obrigatórios;
* Ministração de cursos e/ou mini-cursos;
* Organização de cursos e/ou mini-cursos;
* Ouvinte de cursos e/ou mini-cursos;
* Trabalho voluntário em organizações da sociedade civil;
* Participação, como ouvinte, em eventos acadêmicos (seminários, simpósios, congressos, semanas acadêmicas, palestras, entre outros);
* Apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos (seminários, simpósios, congressos, semanas acadêmicas, entre outros).
* Participação como conferencista em eventos acadêmicos (conferências, palestras, mesas redondas, entre outros).
* Organização de eventos acadêmicos (seminários, simpósios, congressos, semanas acadêmicas, entre outros).
* Representação discente em órgãos colegiados;
* Representação discente em diretórios acadêmicos;
* Participação como bolsista ou voluntário em atividades de iniciação ao trabalho técnico-profissional e de gestão acadêmica;
* Participação em viagens de estudo ou visitas técnicas organizadas pelo curso;
* Participação em eventos (feiras, mostras, exposições e similares) representando o curso.
* Organização e/ou participação em eventos de natureza cultural e/ou social desenvolvidas na (ou pela) UNIPAMPA.
* Participação na organização de campanhas e outras atividades de caráter social;
* Participação como bolsista ou voluntário em projetos de natureza cultural e/ou social da UNIPAMPA ou outra Instituição (órgão, empresa, agência, etc.)
* Trabalho voluntário em organizações da sociedade civil;
* Inscrição ou premiação referente a trabalho acadêmico, de pesquisa, de extensão ou de cultura.