É pública, é gratuita, é em Alegrete

Por Micael dos Santos Olegário – Publicação Original

“Não me perguntes onde fica o Alegrete, segue o rumo do teu próprio coração…” Este é um trecho da canção Canto Alegretense de Nico Fagundes, uma das músicas mais conhecidas e tradicionais da cultura gaúcha. O Alegrete, citado na música, fica no interior do Rio Grande do Sul, cerca de 500 km de distância da capital Porto Alegre, na região do Pampa. O município possui cerca de 73 mil habitantes e foi fundado em 25 de outubro de 1831. A cidade é uma das dez que contam com um campus da Universidade Federal do Pampa, a Unipampa.

O Campus Alegrete conta com sete cursos de graduação presencial com foco nas engenharias. Os cursos são Ciência da ComputaçãoEngenharia AgrícolaEngenharia CivilEngenharia de SoftwareEngenharia de TelecomunicaçõesEngenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. O campus ainda oferta o curso de Letras – Português na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Pública, gratuita e com professores e técnicos especializados, a Unipampa oferece uma formação de qualidade. O Campus Alegrete, por exemplo, possui laboratórios de Física, Telecomunicações, Usinagem, Informática, entre outros, e toda a estrutura necessária para o desenvolvimento dos acadêmicos de graduação.

Segundo o diretor do Campus Alegrete, Ederli Marangon, a inovação e o empreendedorismo são aspectos diferenciais que ajudam no desenvolvimento dos estudantes, inclusive após a graduação. “O Campus Alegrete possui cursos das áreas de tecnologias e engenharias,  trabalhando não só o ensino, a pesquisa e a extensão, mas a inovação em todos os seus aspectos, incentivando o empreendedorismo dos alunos e parcerias com grandes empresas, que garantem boa inserção para os egressos no mercado de trabalho.”

Para mais detalhes sobre as modalidades dos cursos, acesse – Cursos de graduação do Campus Alegrete

Além da Universidade, Alegrete oferece atrativos culturais, como museus abertos à visitação. A cidade conta com onze museus, entre estes estão o Museu de Arqueologia e Artes Dr. José Pinto Bicca de Medeiros (MAARA), com destaque para o acervo de pinturas, gravuras e esculturas; o Museu do Gaúcho e Memorial de Alegrete – Ícaro Ferreira da Costa que oferece a possibilidade de imersão na história da cultura gaúcha, com utensílios domésticos e de trabalho antigos conservados; e o Museu História Natural de Alegrete – CEPAL, com foco na arqueologia, paleontologia e história natural. É em Alegrete que acontece um dos maiores desfiles de cavalarianos do Brasil durante a Semana Farroupilha. A agricultura e a pecuária são dois dos principais setores econômicos do município.

Segundo o site Custo de Vida, o aluguel em Alegrete varia de R$430, por uma kitnet na região periférica da cidade, a R$1.300, por um apartamento de três quartos na região central. O Campus Alegrete possui Restaurante Universitário para atender aos alunos. A Unipampa também possibilita a inscrição para o plano de permanência e em diversos auxílios oferecidos pela Federal do Pampa.

Ouça também o podcast no Spotify sobre o Campus Alegrete 

Quer mais informações? Confira os links a seguir:

Site do Campus Alegrete

Localização

Hotéis e imobiliárias de Alegrete

Página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec)

Prefeitura de Alegrete 

Guia de Turismo

Campanha Institucional "É pública, é gratuita, é em Alegrete", Campus Alegrete em vista aérea com a cidade ao fundo