Novo Calendário de TCCs e Estágios 2021/2

Os integrantes do NDE-ES deliberaram sobre o calendário dos TCCs e Estágios, estabelecendo os prazos relacionados para as defesas de TCCs, estágios e entregas de anteprojetos. Por votação da maioria ficou definido o seguinte calendário:

  • O período de 07/03/2022 a 11/03/2022 será reservado para a semana de defesas. Essas datas foram estabelecidas na reunião da Comissão Local de Ensino do dia 10 de novembro.
  • A data de 11/03/2022 é a data limite para defesa. Porém, será permitido aos alunos realizarem a defesa a qualquer momento, desde que não ultrapasse a data limite.
  • Para que um aluno possa defender seu estágio ou TCC, ele obrigatoriamente, deve entregar os volumes no Moodle pelo menos uma semana antes da defesa. Assim, 4 de março de 2022 às 23:55 horas é o limite máximo para entregas dos TCCs ou estágios para posterior defesa dentro de uma semana.
  • O volume final dos TCCs II devem ser entregues até o prazo limite de 21 de março de 2022 às 23:55 horas para que possam ser encaminhados à biblioteca.
  • A data limite para entrega da primeira versão do anteprojeto dos que pretendem matricular-se em Metologia da Pesquisa Acadêmica da turma 2022.1 é dia 11/03/2022 às 23:55 horas. A data limite dos pareceres do avaliadores é dia 25/03/2022 Às 23:55, horas respeirando o prazo de duas semanas para o retorno do parecer. Após o dia 25/03, os alunos terão até o dia 15/04 às 23:55 horas para entregar a versão final do anteprojeto no Moodle.
  • Destaca-se que a semana não inviabiliza a realização das aulas no período, porém deve-se evitar realizar avaliações durante a semana de defesa.

Além disso, os integrantes do NDE-ES deliberaram sobre o formato do Artigo do TCC II proposto pelo Coordenador de TCCs, estabelecendo o formato e tamanho mínimo conforme previsto no Art. 33º e §2º Norma de TCCs. Por votação da maioria ficou definido o seguinte:

  • O formato do artigo seguirá o Template para Artigos do SISBI da Unipampa, disponível em formato Word (.docx) em: https://sites.unipampa.edu.br/sisbi/files/2021/08/template-de-artigo-cientifico-atualizado2021.docx
  • ou em formato Latex, disponível em: https://www.overleaf.com/6354219174ccpfhhbqjmcj.
  • O limite mínimo dos artigos será definido pelo número de palavras, devendo o artigo ter no mínimo 4.000 (quatro mil) palavras.
  • Aos artigos publicados em Periódicos ou Anais de Eventos Científicos, o aluno poderá homologar junto a biblioteca o artigo no template original, mas deverá indicar restrição de conteúdo publicado no “SISBI/Termo de Autorização Publicação Repositório” bem como a informação do DOI (Digital Object Identifier), para evitar problemas de Direitos Autorais com as editoras ou plágios.
  • Aos artigos homologados com o template para Artigos SISBI da Unipampa com a intenção ou em processo de submissão para publicação Periódicos ou Anais de Eventos Cinetíficos, deverão indicar restrição de tempo “SISBI/Termo Autorização Publicação Repositório”.