1º Fórum de Cultura da Unipampa!

Às 17h30, daremos início ao 1º Fórum de Cultura da Unipampa, pelo canal oficial da Unipampa ( http://youtube.com/watch?v=0QBerpQHz1M ).

A cerimônia de abertura, além da saudação do reitor e de pró-reitores, contará com a palestra Diferenças, diversidade e pluralidade em Planos de Cultura, ministrada pelo professor José Márcio Barros. Na sequência, temos a apresentação do texto inicial da política e, para encerrar, show da cantora, compositora e ativista indígena Kaê Guajajara.

O Fórum continua nos dias 8 e 9 de novembro com rodas de conversa, grupos de trabalho e momentos culturais com apresentação de trabalhos contemplado no edital PROART 2022.

A programação completa pode ser conferida em: https://sites.unipampa.edu.br/proext/forum-de-cultura-da-unipampa/

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Calendário de TCCs, Estágios e Anteprojetos 2022

Calendário para defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso, Estágios Obrigatórios e Anteprojetos de 2022 para o curso de Engenharia de Software aprovadas em Comissão

Primeiro semestre (encerramento 20 de agosto):
Datas para TCCs II:
  • 29 de julho – Prazo máximo para entrega de trabalhos de conclusão de curso no Moodle;

  • 05 de agosto – Data máxima para defesa de TCCs II;

  • 12 de agosto – Entrega da versão final do TCC II com as correções da banca no Moodle.

Datas para TCCs I & Estágios Obrigatórios:
  • 05 de agosto – Prazo máximo para entrega de Trabalhos de Conclusão I e relatórios de estágio no Moodle;

  • 12 de agosto – Data máxima para defesa de Trabalhos de Conclusão I e Estágios Obrigatórios.

Anteprojetos:
  • 29 de julho – Data limite para entrega da primeira versão do anteprojeto dos que pretendem matricular-se em Metodologia da Pesquisa Acadêmica da turma 2022.2;

  • 12 de agosto – Data limite dos pareceres dos avaliadores;

  • 30 de setembro – Data limite para entrega da versão final do anteprojeto no Moodle.

Segundo semestre (encerramento 11 de fevereiro):
Datas para TCCs II:
  • 20 de janeiro – Prazo máximo para entrega de conclusão de curso no Moodle;

  • 27 de janeiro – Data máxima para defesa de TCCs II;

  • 03 de fevereiro – Entrega da versão final do TCC II com as correções da banca no Moodle.

Datas para TCCs I & Estágios Obrigatórios:
  • 27 de janeiro – Prazo máximo para entrega de Trabalhos de Conclusão I e relatórios de estágio no Moodle;

  • 03 de fevereiro – Data máxima para defesa de Trabalhos de Conclusão I e Estágios Obrigatórios.

Anteprojetos:
  • 20 de janeiro de 2023 – Data limite para entrega da primeira versão do anteprojeto dos que pretendem matricular-se em Metodologia da Pesquisa Acadêmica da turma 2022.2;

  • 3 de fevereiro de 2023- Data limite dos pareceres dos avaliadores.

Com relação aos modelos a serem utilizados para a manufatura dos artigos de TCCs:

  • O formato do artigo seguirá o Modelo para Artigos do SISBI da Unipampa, disponível em formato Word (.docx) em: https://sites.unipampa.edu.br/sisbi/files/2021/08/template-de-artigo-cientifico-atualizado2021.docx

  • ou em formato Latex, disponível em: https://www.overleaf.com/6354219174ccpfhhbqjmcj.

  • O limite mínimo dos artigos será definido pelo número de palavras, devendo o artigo ter no mínimo 4.000 (quatro mil) palavras.

  • Aos artigos publicados em Periódicos ou Anais de Eventos Científicos, o aluno poderá homologar junto a biblioteca o artigo no template original, mas deverá indicar restrição de conteúdo publicado no “SISBI/Termo de Autorização Publicação Repositório” bem como a informação do DOI (Digital Object Identifier), para evitar problemas de Direitos Autorais com as editoras ou plágios.

  • Aos artigos homologados com o template para Artigos SISBI da Unipampa com a intenção ou em processo de submissão para publicação Periódicos ou Anais de Eventos Cinetíficos, deverão indicar restrição de tempo “SISBI/Termo Autorização Publicação Repositório”.

Horários de Atendimento do Ajuste Remoto de Matrícula 2022/01

Prezados(as) discentes,

Ao cumprimentá-los(as) cordialmente, informamos que de 25 a 27 de abril de 2022 será o período de ajuste de matrícula híbrido (presencial e remoto) do campus Alegrete, referente ao semestre REGULAR 2022/1.
Em anexo segue os horários reservados para os alunos solicitarem o reajuste de suas matrículas.
O link do formulário eletrônico para a solicitação de ajuste será enviado segunda-feira.
Seguem algumas respostas para possíveis dúvidas que os alunos possam ter:
1) Quem precisa aparecer no ajuste remoto?
Aqueles alunos que não conseguiram se matricular em algum componente curricular e querem verificar se ainda há vagas (incluindo alunos que não conseguiram se matricular em, ao menos, 120 horas semestrais – equivalentes a 8 créditos – conforme exigido no nosso PPC) e aqueles alunos que desejam cancelar algum componente curricular.
2) Quando e onde será o ajuste?
De 25 a 27 de abril, a partir das 14:00 horas.
A sala para ajuste presencial será a Sala 118 do prédio A1.
Para ajuste remoto o link s https://meet.google.com/xhq-vftz-mgm
3) O que devo fazer para realizar o ajuste remoto?
O documento (planilha) em anexo indica as faixas de horários nas quais os alunos devem se apresentar.
Se você não puder vir em sua faixa de horário, avise via e-mail (ales@unipampa.edu.br) a Coordenação de Curso (justificando sua impossibilidade) com antecedência para marcar um horário especial (possivelmente no último dia previsto).
Quem não aparecer no seu horário, será atendido apenas no último horário disponível no seu dia.
Quem não aparecer no seu dia, será atendido apenas no último dia de ajustes. Isso aumenta as chances de não conseguir vaga em algum componente curricular.
4) O que preciso fazer?
Preferencialmente, você deve, previamente, preencher o formulário de requerimento de ajuste de matrícula remoto com os dados da sua solicitação de ajuste.
https://forms.gle/6C1Te3V7HSXZeay99
Os códigos dos componentes curriculares podem ser encontrados no PPC (Projeto Político-Pedagógico de Curso) na página do nosso curso.
https://dspace.unipampa.edu.br//handle/riu/100
5) Se minha matrícula estiver correta, preciso comparecer?
Não.

6) O resultado do ajuste remoto sai na hora?
Possivelmente sim. O processamento do ajuste remoto será realizado imediatamente na maioria dos casos, porém está sujeito à disponibilidade dos funcionários da Secretaria Acadêmica e do Sistema.
Se alguns pedidos não puderem ser processados na hora, eles estarão sujeitos à disponibilidade de vagas.

Se tiver qualquer outra dúvida, envie um e-mail diretamente à Coordenação do Curso <ales@listas.unipampa.edu.br>.

Obs.: Os atendimentos serão realizados, exclusivamente, nos horários e na ordem agendada.

Atenciosamente,
Coordenação do Curso de Engenharia de Software

É pública, é gratuita, é em Alegrete

Por Micael dos Santos Olegário – Publicação Original

“Não me perguntes onde fica o Alegrete, segue o rumo do teu próprio coração…” Este é um trecho da canção Canto Alegretense de Nico Fagundes, uma das músicas mais conhecidas e tradicionais da cultura gaúcha. O Alegrete, citado na música, fica no interior do Rio Grande do Sul, cerca de 500 km de distância da capital Porto Alegre, na região do Pampa. O município possui cerca de 73 mil habitantes e foi fundado em 25 de outubro de 1831. A cidade é uma das dez que contam com um campus da Universidade Federal do Pampa, a Unipampa.

O Campus Alegrete conta com sete cursos de graduação presencial com foco nas engenharias. Os cursos são Ciência da ComputaçãoEngenharia AgrícolaEngenharia CivilEngenharia de SoftwareEngenharia de TelecomunicaçõesEngenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. O campus ainda oferta o curso de Letras – Português na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Pública, gratuita e com professores e técnicos especializados, a Unipampa oferece uma formação de qualidade. O Campus Alegrete, por exemplo, possui laboratórios de Física, Telecomunicações, Usinagem, Informática, entre outros, e toda a estrutura necessária para o desenvolvimento dos acadêmicos de graduação.

Segundo o diretor do Campus Alegrete, Ederli Marangon, a inovação e o empreendedorismo são aspectos diferenciais que ajudam no desenvolvimento dos estudantes, inclusive após a graduação. “O Campus Alegrete possui cursos das áreas de tecnologias e engenharias,  trabalhando não só o ensino, a pesquisa e a extensão, mas a inovação em todos os seus aspectos, incentivando o empreendedorismo dos alunos e parcerias com grandes empresas, que garantem boa inserção para os egressos no mercado de trabalho.”

Para mais detalhes sobre as modalidades dos cursos, acesse – Cursos de graduação do Campus Alegrete

Além da Universidade, Alegrete oferece atrativos culturais, como museus abertos à visitação. A cidade conta com onze museus, entre estes estão o Museu de Arqueologia e Artes Dr. José Pinto Bicca de Medeiros (MAARA), com destaque para o acervo de pinturas, gravuras e esculturas; o Museu do Gaúcho e Memorial de Alegrete – Ícaro Ferreira da Costa que oferece a possibilidade de imersão na história da cultura gaúcha, com utensílios domésticos e de trabalho antigos conservados; e o Museu História Natural de Alegrete – CEPAL, com foco na arqueologia, paleontologia e história natural. É em Alegrete que acontece um dos maiores desfiles de cavalarianos do Brasil durante a Semana Farroupilha. A agricultura e a pecuária são dois dos principais setores econômicos do município.

Segundo o site Custo de Vida, o aluguel em Alegrete varia de R$430, por uma kitnet na região periférica da cidade, a R$1.300, por um apartamento de três quartos na região central. O Campus Alegrete possui Restaurante Universitário para atender aos alunos. A Unipampa também possibilita a inscrição para o plano de permanência e em diversos auxílios oferecidos pela Federal do Pampa.

Ouça também o podcast no Spotify sobre o Campus Alegrete 

Quer mais informações? Confira os links a seguir:

Site do Campus Alegrete

Localização

Hotéis e imobiliárias de Alegrete

Página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec)

Prefeitura de Alegrete 

Guia de Turismo

Campanha Institucional "É pública, é gratuita, é em Alegrete", Campus Alegrete em vista aérea com a cidade ao fundo