Ciências Exatas – Licenciatura | Campus Caçapava do Sul | Página: 4

Matricule-se!

Resultado Preliminar – Matrículas: Clique aqui
Aqui você encontra as seguintes informações: 1. prazos; 2. contatos; e 3. perguntas frequentes.

1. Fique atento aos prazos:

  • Lista de classificados do edital 127/2021: clique aqui
  • Documentos para fazer a matrícula: clique aqui para ver
  • Solicitação de matrícula dos candidatos selecionados: de 17/05/2021 até 21/05/2021 – link para solicitação de matrícula 
  • Complementação da documentação para solicitação de matrícula (caso seja necessário): de 24/05/2021 e 25/05/2021 
  • Entrevistas com a Comissão de Validação da Autodeclaração de Raça/Etnia para candidatos das modalidades L2, L6, L10, L14 e A2: 26/05/2021
  • Divulgação do Resultado Provisório das solicitações de matrícula: 27/05/2021
  • Interposição de recurso com relação a Confirmação de Matrícula: de 28/05 a 30/05/2021
  • Resultado Final da Confirmação de Matrícula e dos recursos: 01/06/2021

2. Contatos & interações com o Curso

Live para tirar dúvidas sobre como efetuar a matrícula:

  • Opção 1 – Dia 18/05/2021 (terça-feira) – 9 horas
  • Opção 2 – Dia 18/05/2021 (terça-feira) – 19 horas
  • Link para ingressar na livemeet.google.com/ysu-vsxj-xww

Grupo no Whatsapp: clique aqui para ingressar.

3. Perguntas frequentes para o período de matrícula

SOBRE HOMOLOGAÇÃO DAS MATRÍCULAS

  • Como fico sabendo se minha matrícula foi aceita?
  • Na página onde foi feita a matrícula (no Guri) o seu status muda, mas além disso será publicada a lista com os candidatos homologados, não homologados e os que não compareceram (esse lista você poderá acessar aqui mesmo, nessa página, quando estiver disponível).

SOBRE COMPLEMENTAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO

Como a pessoa fica sabendo se faltou algum documento? 

    • Caso tenha faltado algum documento você receberá um e-mail automático indicando o que está faltando.

Em qual link posso complementar a documentação?

    • Aguarde que assim que tivermos o link, vamos disponibilizar nesta página.

SOBRE AÇÕES AFIRMATIVAS 

Quando será a reunião para entrevista?

    • Você receberá um e-mail com o dia, horário e o link para a entrevista.

Qual o significado dos códigos de reserva de vaga ?

Código Modalidade da vaga
A0 Ampla concorrência
A1 Candidatos com deficiência
A2 Candidatos Negros (pretos ou pardos)
L1 Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). 
L2 Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). 
L5 Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). 
L6 Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). 
L9 Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). 
L10 Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
L13 Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). 
L14 Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

o Curso Ciências Exatas – Licenciatura tem 4 estrelas.

Hoje, dia 25/10/2020, foi publicado no jornal O Estado de S. Paulo:

“Em nome de toda a equipe do Guia da Faculdade, fruto da parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo, gostaria de lhe parabenizar pelo resultado obtido por seu(s) curso(s) no segundo ano de nossa avaliação.

LISTA DOS CURSOS ESTRELADOS

Ciências Exatas (Licenciatura) – Caçapava do Sul – 4 Estrelas – Selo (Imagem | PDF)

 

 O Estado de S. Paulopublicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade     ”

Obrigada a todos os docentes, discentes e TAEs que estão envolvidos com o curso.  As 4 estrelas são fruto do trabalho de todos.

M. Lucia e Ângela

 

Participação do curso Ciências Exatas em projeto de pesquisa da UFG.

Projeto de pesquisa:  “P&D: Inteligência artificial para auxílio de ações que visam à redução do ensino superior” coordenado pelo prof. Marcelo Tete da UFG. O curso de Ciências Exatas foi indicado pela Prograd, juntamente com o curso de Farmácia, Uruguaiana, e o curso de Engenharia de Softaware, Alegrete, para fornecer dados para a citada pesquisa.

O coordenador Prof. Marcelo argumentou que o objetivo principal do projeto é de pesquisar e desenvolver uma solução computacional preditiva que implementa algoritmos de inteligência artificial, que de forma customizada por aluno, possa estabelecer as bases tecnológicas para a realização de intervenção pedagógica.

Ele ressaltou que a lógica das ações de intervenção nos cursos-piloto serão: priorizar problemas; avaliar capacidades e recursos institucionais; desenvolver “ jornadas  de sucesso de estudante”; elaborar planos de ação; mensurar e comparar resultados; gerar feedbacks para os modelos de predição.

Sendo o ponto fundamental das ações de intervenção a educação suplementar a alunos com risco de reprovação/evasão e a tutoria por pares. Esses tutores serão estudantes recrutados e selecionados mediante critérios a serem definidos pela equipe executora do projeto, coordenador do curso e representantes institucionais da Unipampa e eles oferecerão educação suplementar em componentes curriculares críticas, após receberem treinamento por parte de seus supervisores remotos (equipe do projeto) e seguirão uma metodologia comum de tutoria que poderá ser implementada conforme cada contexto-local.

Cada curso-piloto terá recursos para contratar até 3 tutores com bolsa por 12 meses. As ações de tutores serão acompanhadas e mensuradas por dois semestres e servirão de campo de prova para a geração de requisitos para a automação de interações tutor-tutorando, tutorando-máquina, tutor-supervisor.

Oportunidade de bolsa em projeto de Extensão

Lançado hoje edital de seleção de bolsista em dois projetos de extensão coordenados pela Profa. Ângela Maria Hartmann:

  • História das equações de 2º grau e das funções quadráticas – Edital PROFOR 2020.
  • A escala numérica em situações cotidianas – Edital PROFEXT 2020

Os projetos serão desenvolvidos de forma remota. Cada uma das bolsas exige 20 horas de dedicação, O valor da bolsa é de R$ 400,00.

Informações detalhadas sobre inscrição e seleção podem ser visualizadas nos arquivos disponíveis nos links abaixo:

Edital de Seleção da bolsa PROFEXT 2020.

Edital de Seleção da bolsa PROFOR 2020.

I Semana Acadêmica da Licenciatura em Ciências Exatas Remota – I SALCER

Sob a coordenação dos licenciandos Paola Menezes, Diego Pereira e Dierontty Rodrigues acontece, de 27 a 31 de julho de 2020, a primeira Semana Acadêmica da Licenciatura em Ciências Exatas em formato totalmente remoto, devido às regras de distanciamento social impostas pela pandemia do COVID-19 no Brasil desde março deste ano.

Confira abaixo a programação: 

A sala virtual, onde serão realizadas as atividades do I SALCER, pode ser acessada AQUI.

Docentes e discentes do Curso de Ciências Exatas produzem podcasts sobre combate à Covid-19

Informe produzido por Sofia Viero Sorgetzt, da Assessoria de Comunicação Social (ACS)

Desde abril, docentes e discentes do Curso de Ciências Exatas do Campus Caçapava do Sul da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) desenvolvem o projeto de extensão Podcast Covid-19: popularizando a ciência para enfrentamento do Coronavírus. A iniciativa tem como objetivo contribuir com o combate à pandemia da Covid-19 e reduzir os efeitos do isolamento social sobre a saúde das pessoas. Apresentando entrevistas com especialistas, os podcasts esclarecem dúvidas e divulgam informações científicas sobre o Coronavírus e suas formas de contágio.

As entrevistas e a produção dos áudios são feitas remotamente. A iniciativa é coordenada pela professora Ângela Maria Hartmann. Os podcasts estão disponíveis no SpotifyYoutubeCastboxDeezerGoogle Podcast e Apple Podcast.

Esta notícia pode ser visualizada também em:  https://unipampa.edu.br/portal/docentes-e-discentes-do-curso-de-ciencias-exatas-produzem-podcasts-sobre-combate-covid-19

Docentes do Ciências Exatas realizam várias ações durante período de suspensão das aulas

Desde o início de abril de 2020, vários docentes do curso realizam ações relacionadas a projetos de ensino e de extensão. Confira no quadro abaixo:

Capacitação Professor Bloco Período horas
Utilização de Textos de Divulgação Científica – TDC no ensino de Ciências. Mara Elisângela Jappe Goi

Cifor

Proext

28 e 29 /04 4h
Minicurso – Experimento Investigativo no Ensino de Ciências Mara Elisângela Jappe Goi

Cifor

Proext

19/05/2020

22/05/2020

12h
Formação de professores da Educação Básica em Tópicos de Astronomia e Cosmologia Rafhael Brum Werlang

Cifor

Proext

17/05/2020 a 06/05/2020 12h
Estrutura da Matéria Paulo Henrique dos Santos Sartori

Cifor

Proext

18 a 22/05/2020

25 a 29/05/2020

40h
Aspectos quantitativos das transformações químicas Zilda Baratto Vendrame

Cifor

Proext

18/05/2020 a 29/05/2020 20h
Resolução de Problemas no ensino de ciências Mara Elisângela Jappe Goi 1ª quinzena junho
Mapas conceituais André Luis Silva da Silva 1ª quinzena junho
Ordem de Grandeza Astronômica e Evolução Estelar Rafhael Brum Werlang 2ª quinzena junho
Circuitos elétricos Sandra Hunsche 1ª quinzena junho
Radiação e suas aplicações na Saúde Paulo Henrique Sartori 1ª quinzena junho
Cálculo na quarentena Coordenadora: Daniela Tolfo

Equipe:

Vitalino Cesca Filho e

Suene Bernardes

Projeto Especial de Ensino – Chamada Interna da Prograd 04/2020 29/04/2020 a 05/06/2020 24h
Matemática na quarentena Coordenador: Vitalino Cesca Filho

Equipe:

Aline Balladares, Daniela Tolfo, Suene Bernardes

Projeto Especial de Ensino – Chamada Interna da Prograd 04/2020 12/05/2020 a 07/07/2020 24h
Atendimento e auxílio aos alunos – Campus Caçapava do Sul Aline Balladares, Carolina Sampaio e Daniela Tolfo Início: 19/03 e

estende-se por tempo indeterminado

8h/semanais
Projeto de Extensão PODCAST COVID-19: popularizando a ciência para enfrentamento do coronavírus Ângela Maria Hartmann, Anelise Scmidt, Carolina Matos Jauris, Caroline Wagner, Elenize Nicoletti, Rafhael Brum Werlang Projeto especial de Extensão

Proext

Início 02/04/20 até 30/06/2020
Aqui tem Química Jaqueline Pinto Vargas Proext execução no período de suspensão  atividades regular SEI Processo nº 23100.005382/2020-97
Curso de espanhol online Márcio

(Sara)

Agosto/2020
Monitoria virtual: possibilidade para sanar dúvidas em Funções Exponenciais e Logarítmicas Maria Lucia Pozzatti Flôres

 

André Martins Alvarenga

4º   Cifor

Proext

01/06 à 10/06 10 horas

Metas 2020-2022 (Coordenação Ciências Exatas)

META 1
  • Orientar no processo de matrícula e rematrícula (web e presencial) e promover falas com as turmas e/ou seus representantes para orientação em relação a integralização da matriz curricular do curso.
    Justificativa: São estratégias para a diminuição dos índices de evasão e reprovação.
META 2
  • Organizar comissão para avaliação das solicitações dos componentes curriculares, composta pelos professores que atuam no(s) componente(s) com solicitações realizadas.
    Justificativa: Devido às atualizações constantes do PPC e consequente alteração de códigos das componentes curriculares.
META 3
  •  Promover ferramentas tecnológicas para a avaliação dos Planos de Ensino pelos docentes e seus pares.
    Justificativa: Devido aos prazos exíguos para a avaliação/apreciação dos Planos de Ensino, assim promovendo maior engajamento dos membros da comissão de curso.
META 4
  • Consolidação da expansão do número de ingressantes na licenciatura.
    Justificativa: Serão realizadas ações de divulgação do Curso de Ciências Exatas nas escolas assim como visitas guiadas com os estudantes da rede pública e privada aos espaços de ensino, pesquisa e extensão do campus Caçapava do Sul.

Profª Sandra Hunsche – coordenadora
Profª Jaqueline P. Vargas – coordenadora substituta

II Fórum do Programa Conexões e Seminário dos Estágios

Durante o turno da tarde do dia 29 de novembro de 2019 ocorreu no Auditório do campus Caçapava o II Fórum do Programa Conexões. Professores dos municípios de Santana da Boa Vista e São Sepé estiveram presentes nos dois turnos do evento.

O professor Dr. André Luis Silva realizou a fala de abertura, na qual apresentou os encaminhamentos do programa de formação continuada no decorrer do ano de 2019. Após, a Doutoranda Sabrina Marques (UFSM), egressa da Unipampa, realizou uma fala intitulada: ‘Educação CTS e articulações com a BNCC’. Após o cofee breack, os participantes foram convidados a pôr a mão na massa e elaborar planejamentos envolvendo temáticas CTS no Ensino Fundamental. Os resultados foram significativos, uma vez que vários professores elogiaram a iniciativa de serem convidados a participar ativamente do processo formativo.

Durante o período da noite ocorreu o Seminário de Estágio, juntamente com o evento Cirandar (FURG), para os quais os participantes do Fórum foram convidados.

A Comissão Organizadora foi composta pelas professoras Caroline Wagner, Daniela Tolfo, Elenize Nicoletti e Suene Bernardes.

Professor Dr. André Luís realizando a fala de abertura do II Fórum. Fonte: Elenize Nicoletti

Sabrina Marques (Egressa do Curso de Ciências Exatas e Mestranda  da UFSM) fazendo sua fala sobre ‘Educação CTS e articulações com a BNCC’. Fonte: Elenize Nicoletti

Grupo de professoras apresentando seus planejamentos envolvendo temáticas CTS.  Fonte: Elenize Nicoletti

Grupo de professores apresentando seus planejamentos envolvendo temáticas CTS. Fonte: Elenize Nicoletti