Aaro Toomela (Tallin University – Estônia) e Aliciene Machado (Univille) no campus Jaguarão

Por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e do grupo de pesquisa de Educação e Defectologia de Vygotski (coordenado pelo Prof. Bento Selau), entre os dias 27/10 e 01/11, estiveram presentes na UNIPAMPA/Campus Jaguarão os Professores Aaro Toomela (Tallin University – Estônia), Soraya Salomão (Psicóloga) e a professora Aliciene Machado (Programa de Pós- Graduação em Educação/Univille).

Os pesquisadores reuniram-se para a realização de diversas atividades, fruto do Protocolo de Intenções que firmaram entre si Unipampa e Tallin University
https://sites.unipampa.edu.br/daeinter/convenios-internacionais/

Dentre as atividades que realizaram coletivamente, os pesquisadores: debateram com estudantes do grupo de pesquisa de Educação e Defectologia de Vygotski; o professor Aaro Toomela ministrou a palestra “Cultural-neuropsychological theory of language functioning”, como evento de extensão universitária da Unipampa. O curso de extensão/palestra teve duração de 8 horas, sendo ministrado pelo Prof. Aaro Toomela em língua inglesa. O evento contou com a tradução simultânea da Prof. de Inglês Marta Teixeira.

Os próximos passos desta relação estão relacionados à realização de uma pesquisa
internacional, que ocorrerá entre os pesquisadores da Unipampa, Tallin University e Univille.

As despesas dos professores Aaro Toomela, Soraya Salomão e Aliciene Machado foram
custeadas com recursos das universidades às quais estão vinculados.