Curso de Bacharelado em Enologia | Blog do Curso

Vem aí o II Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha!

Depois do sucesso da primeira edição, realizada em 2023, o II Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha já tem datas marcadas: 22 e 23 de maio de 2024. Assim como no ano anterior, o evento ocorrerá no Campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa. Maiores informações serão lançadas em breve.

Siga as páginas do Fórum (@forumvinhoscampanha) e do Curso de Enologia (@enologiaunipampa) no Instagram para estar por dentro do evento em primeira mão!

Coordenador do Curso de Enologia representa o Brasil em reunião da OIV na França

O Prof. Juan Saavedra del Aguila, atual Coordenador do Curso de Bacharelado em Enologia da UNIPAMPA/Campus Dom Pedrito, está representando a UNIPAMPA e o Brasil na Reunião de Primavera da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV), entre os dias 31 de março e 08 de abril em Dijon, na França.

Prof. Juan del Aguila participando de reuniões técnicas da OIV em Dijon, na França

Além da coordenação do Curso, o Prof. Juan também é Coordenador da Comissão I – “Viticultura, da Comissão Técnica Brasileira da Vinha e do Vinho – CTBVV”, Comissão reformulada pela Portaria nº 298, de 18 de dezembro de 2019, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Fruto dos trabalhos do professor Juan dentro da CTBVV desde o ano de 2015, o docente está participando da Reunião de Primavera da OIV em Dijon/FRA, sobretudo nas reuniões técnicas deste Encontro, entre os dias 02 a 06 de abril, onde serão abordados os seguintes grandes temas dentro da Viticultura Mundial: desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas; recursos genéticos e seleção de videiras; proteção de videiras e técnicas na viticultura; uvas de mesa, passa e produtos de uva não fermentados. A participação do Prof. Juan está sendo apoiada pelo MAPA.

Participação anterior do Prof. Juan de maneira remota em reuniões da OIV
Nos seguintes endereços eletrônicos, podem ser obtidas mais informações sobre a OIV e a CTBVV:

Palestra marca o início do semestre letivo no Curso de Enologia

Na quarta-feira, 20 de março, o Curso de Enologia recebeu a palestra do Engenheiro Carlos Alberto Sanches, da empresa SAVA Equipamentos. A palestra foi organizada pelo Diretório Acadêmico em conjunto com os professores da disciplina de Maturação e Envase, Profs. Esther Theisen Gabbardo e Marcos Gabbardo.

Palestra com o Eng. Carlos Alberto Sanches, da SAVA Equipamentos

A palestra contemplou todos os estudantes do Curso de Enologia e possíveis interessados, uma vez que foram abordados assuntos além da disciplina, como conceitos introdutórios ao mundo da enologia e outros temas bastante atuais da área.

Quer saber mais sobre essa e outras atividades futuras do Curso de Enologia? Nos siga no instagram: @da.enologia (Perfil do Diretório Acadêmico de Enologia da Unipampa) e @enologiaunipampa (Canal Oficial do Curso de Bacharelado em Enologia da Unipampa).

Últimos dias para se inscrever no Curso de Enologia

Informamos que está aberto o edital 102/2024/Unipampa com a possibilidade de inscrição para o Curso de Enologia. As inscrições e envio de documentos irão apenas até 26/03/2024. Lembramos que o envio da documentação ocorre de forma concomitante com a inscrição.

Confira o link para maiores informações sobre o Ingresso por notas do Ensino Médio (2ª edição): https://sites.unipampa.edu.br/ingresso/ingresso-por-notas-do-ensino-medio-2024-2a-edicao/
Documentos para a matrícula: https://sites.unipampa.edu.br/ingresso/solicitacao-de-matricula/

 

Quer estudar na Unipampa? Está aberto novo edital de ingresso com notas do ensino médio

Está aberto o 2º edital de ingresso na Unipampa com notas do ensino médio… e há vagas para 4 (quatro) cursos do Campus Dom Pedrito, incluindo o Curso de Enologia.

Clique aqui para ler o edital completo

O prazo de inscrição vai até 19 de março, incluindo toda a documentação exigida no edital. Ou seja, nesse edital, além da inscrição, você já faz o envio dos documentos. O processo deve ser através de formulário eletrônico disponível no link https://inscricoes.unipampa.edu.br/

Confira a documentação a ser digitalizada e anexada no momento da inscrição:

  1. Documento de identificação com foto (RG, CNH, Passaporte, Carteira de trabalho…)
  2. CPF expedido pelo site https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp
  3. Certificado ou atestado de conclusão do Ensino Médio (ou equivalente)
  4. Histórico escolar completo do Ensino Médio
  5. Comprovante de quitação eleitoral expedida pelo Tribunal Superior Eleitoral, disponível no endereço https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral ou comprovante de votação da última eleição, se maior de 18 anos
  6. Certificado de Alistamento Militar ou Quitação dos Serviços Militares obrigatório para candidatos brasileiros do sexo masculino entre 18 e 45 anos

Confira também o cronograma do edital, e veja todos os prazos:

Ah… e não deixe de ler o edital! Em caso de dúvidas, tendo o interesse na matrícula em Enologia, pode nos contatar também via instagram (@enologiaunipampa ou @da.enologia). Será um prazer ajudá-lo(a)!

Grupo Vitivinicultura no Bioma Pampa desenvolve pesquisa relacionada à homeopatia na produção de uvas

O projeto intitulado “Homeopatia aplicada à produção de uvas”, coordenado pela professora Suziane Antes Jacobs e conduzido com a colaboração de docentes, discentes e TAEs do curso, tem como principal objetivo avaliar a utilização de medicamentos homeopáticos em substituição aos agroquímicos, largamente utilizados no manejo convencional de vinhedos para evitar a proliferação de pragas e doenças.

O estudo teve início em 2023, em um vinhedo comercial do município de Dom Pedrito, com uvas da cv. Concord, e deverá ser expandido a outras propriedades e cultivares no decorrer dos próximos anos, com avaliações das características físico-químicas, sensoriais, de produtividade e qualidade sanitária das uvas em cada safra. As primeiras colheitas aconteceram já na safra 2024.

O Grupo Vitivinicultura no Bioma Pampa centraliza suas atividades no Laboratório de Enoquímica do campus Dom Pedrito. Também realiza outros trabalhos, atuando em diversos laboratórios do Campus, incluindo a vinícola experimental. Atualmente, o grupo conta com 20 pesquisadores, 14 estudantes e 2 técnicos colaboradores. Confira, a seguir, algumas imagens da pesquisa e do grupo:

Não perca os prazos de matrícula!

Aproveita e nos segue no instagram @enologiaunipampa!

Na quinta-feira, 07/03, inicia-se a solicitação de matrículas via web para o 1º semestre de 2024. Esse processo vai até o dia 11/03. A solicitação deve ser feita no Portal Guri Unipampa. Lembrando que INGRESSANTES não precisam realizar esse procedimento, uma vez que a matrícula ocorre de forma automática, uma vez que enviados todos os documentos necessários para inscrição no curso.

Não sabe como fazer a matrícula via internet? Clique aqui e confira esse passo a passo

Confira, abaixo, a programação e os prazos do período de matrículas:

07 a 11/03 – MATRÍCULA 2024/1: Solicitação de matrícula via web pelo discente (exceto ingressantes).

12/03 – MATRÍCULA 2024/1: Processamento das solicitações de matrícula web pelo Setor de Apoio aos Registros Acadêmicos.

13 e 14/03 – MATRÍCULA 2024/1: Solicitação via web de ajuste de matrícula pelo discente (exceto ingressantes).

15/03 – MATRÍCULA 2024/1: Processamento das solicitações de ajuste de matrícula web do semestre letivo 2024/1, pelo Setor de Apoio aos Registros Acadêmicos.

18/03 – Abertura do Semestre Letivo 2024/1 e Aula Magna

18 a 20/03 – MATRÍCULA 2024/1: 2º Período de solicitação de ajuste de matrícula pelo discente (inclusive ingressantes) junto à Coordenação de Curso.

18/03 a 18/04 – TRANCAMENTO PARCIAL 2024/1: Período para análise das solicitações de Trancamento Parcial, referente ao semestre letivo 2024/1, pela Coordenação de Curso.

Saiba sobre esse e outros prazos, clicando aqui para conferir o Calendário Acadêmico aprovado para 2024 (Portaria nº 1.651 de 30 de outubro de 2023).

Estudantes realizam a última colheita da safra 2024 no Vinhedo Experimental da Unipampa

Na manhã desta segunda-feira (26/02), os estudantes de Enologia da Unipampa realizaram a última colheita da safra 2024 no Vinhedo Experimental da Unipampa, em Dom Pedrito/RS.

Estudantes de Práticas I acompanhados do Professor Marcos Gabbardo e do enólogo (TAE) Wellynthon Cunha

A safra 2024 trouxe muitas dificuldades, principalmente pelo acumulado de chuvas nos períodos de floração e maturação, o que desencadeou em moléstias fúngicas, como míldio e podridões. Outros problemas também foram reportados em nosso vinhedo, como o ataque de pássaros e insetos. Nas fotos a seguir, registros de doenças fúngicas e ataques de insetos obtidos em dias anteriores.

Nas fotos acima, cacho de Moscato Giallo afetado (foto de 09/01), e cacho de BRS Carmen atacado por insetos (em 21/02)

Por se tratar de um vinhedo experimental, ou seja, uma coleção de variedades, clones e porta-enxertos, muitas colheitas são realizadas ao longo da safra. Os critérios de colheita são definidos principalmente pelo ponto de maturação das uvas, mas também outros fatores são levados em consideração, como: logística, minimização de perdas e disponibilidade de matéria-prima para as aulas práticas de vinificações.

Diferentemente das safras 2022 e 2023, onde muitas uvas alcançaram elevados teores de açúcar, originando vinhos nobres (vinhos com teor alcoólico superior a 14% vol., obtido de forma natural), a safra 2024 originará vinhos de média estrutura e com menor potencial alcoólico em sua maioria, com características mais jovens.

As dificuldades impostas pela safra já citadas, somadas a uma previsão de chuvas para a semana em Dom Pedrito, tornaram necessária a realização da última colheita das uvas em nosso vinhedo no dia de hoje (26/02). Foram colhidas as uvas Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Touriga Nacional e Alicante Bouschet. As uvas serão destinadas para vinificações na disciplina de Práticas Enológicas I e pesquisas de trabalhos de conclusão de curso (TCC).

Cabernet Sauvignon (foto: Prof. Marcos Gabbardo)
Petit Verdot (foto: Prof. Marcos Gabbardo)
Touriga Nacional (foto: Prof. Marcos Gabbardo)
Alicante Bouschet (foto: Daniele Ereno, estudante de Enologia)

 

Texto: Wellynthon Cunha

Confira os horários propostos para o primeiro semestre de 2024

O primeiro semestre letivo (2024/1) está quase iniciando… então, chegou a hora de conhecer os horários propostos para as disciplinas de 1º, 3º, 5º e 7º semestre do Curso de Enologia.

O período para a solicitação de matrícula via internet vai de 07 a 11 de março. Lembrando que INGRESSANTES não precisam realizar esse procedimento.

Clique aqui para fazer o download dos horários referentes ao primeiro semestre de 2024

Clique aqui para acessar o Calendário Acadêmico de 2024

Entenda como são realizadas as análises de acompanhamento da maturação das uvas em nosso vinhedo experimental

Por se tratar de uma coleção de cultivares, clones e porta-enxertos, o Vinhedo Experimental da Unipampa apresenta uma grande diversidade de materiais, e isso reflete em uvas com diferentes finalidades e, consequentemente, diferentes pontos de maturação.

Dessa forma, semanalmente, são coletadas amostras de uva em todo o vinhedo. Desde o início de janeiro até o início desta semana (07/02), já foram analisadas 283 amostras. As análises determinam se as uvas estão em um ponto ideal de colheita ou não. Através dos resultados, é acompanhado o acúmulo de açúcar, o decréscimo de acidez das uvas, entre outras variáveis.

E qual o critério para a amostragem?

Como as análises são realizadas em um equipamento que requer uma pequena quantidade de amostra (WineScan SO2®, Foss Analytics), são coletadas cerca de 100 bagas de cada ponto de interesse no vinhedo. Para a coleta, deve-se percorrer toda a fila ou espaço, buscando bagas de diferentes pontos ao longo do espaço, das plantas e dos próprios cachos. No caso de análises pelo método clássico, é necessária uma maior quantidade, cerca de 300 bagas.

Ao chegar no laboratório, as identificações das coletas são revisadas, as bagas são pesadas e, então, pode ser extraído o mosto de cada uma delas. Os mostos são colocados em tubos “falcon”, centrifugados e, posteriormente, filtrados em papel antes de serem analisados no equipamento, que realiza uma análise completa das principais variáveis físico-químicas: teor de açúcar, acidez total e ácidos individuais, pH, entre outros.

Quem realiza essas coletas?

Os estudantes de Enologia do 5º e 7º semestre são os responsáveis por realizar essa coleta semanal, sob orientação de professores e técnicos do Curso.