Desde o dia 02/12, está aberto o período de inscrições para ingresso na UNIPAMPA tanto a partir das notas do ENEM (mesmo que não tenha feito o exame neste ano), quanto através das notas do ensino médio.
Poderão participar do INGRESSO POR NOTAS DO ENEM 2025 – 1ª EDIÇÃO qualquer pessoa que tenha feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) desde 2010 até 2024, independente de inscrição ou participação no SISU. As inscrições estão abertas até o dia 30/01/2025!
Poderá participar para INGRESSO POR NOTAS DO ENSINO MÉDIO 2025 – 1ª EDIÇÃO qualquer pessoa que tenha cursado e concluído o ensino médio no território nacional, que tenha o histórico escolar do ensino médio ou documento que contenha seu desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As inscrições estão abertas até o dia 07/02/2025!
Nesta quinta-feira, 28/11, uma turma de estudantes de ensino médio da Escola Estadual Nossa Senhora do Livramento, conduzida pelo Prof. Gregório Bages Sanches, conheceu as dependências do Campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa.
Em relação ao Curso de Enologia, a turma foi recebida pelo Prof. Juan del Aguila, atual Coordenador do Curso, e também pelo enólogo Wellynthon Cunha. Os estudantes conheceram os laboratórios que atendem o curso, em especial o Laboratório de Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Vegetal (TPOAV), o Laboratório de Enoquímica e a Vinícola Experimental.
Caro(a) professor(a), traga a sua turma e venha nos visitar, será um prazer recebê-los em nosso Campus! Para saber mais sobre o Curso de Enologia e como proceder o agendamento, envie um e-mail para dpe@listas.unipampa.edu.br ou entre em contato através de nosso Instagram oficial: @enologiaunipampa!
Na tarde de ontem, 20 de novembro, um grupo de estudantes do Curso de Enologia da UNIPAMPA, acompanhado do Prof. Juan Saavedra del Aguila, foi entrevistado pelo jornalista Guillermo César Gómez do Portal Cata del Vino, na seção “Blog del Vino España”. Confira a matéria na íntegra, clicando aqui.
A Enologia é a ciência que estuda os vinhos, desde o cultivo da uva, passando por todos os processos produtivos das diferentes tipologias de vinho, compreendendo também as questões de mercado, sustentabilidade, comercialização, enoturismo e enogastronomia.
O Curso de Enologia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) é o primeiro e único em nível de bacharelado nessa área no Brasil. O Curso de Enologia é oferecido pela UNIPAMPA Campus Dom Pedrito, município localizado na região da Campanha Gaúcha, próximo à fronteira com o Uruguai, distante cerca de 450 km de Porto Alegre.
Trata-se de um curso presencial, gratuito, em uma universidade federal, que além de toda a estrutura para aulas e pesquisas, dispõe de moradia estudantil e restaurante universitário, além da possibilidade de bolsas de permanência. O Curso é diurno e tem duração de nove semestres, sendo oito com aulas e o último de estágio.
O Curso dispõe de um vinhedo experimental, localizado na Estância do Pampa, que é uma coleção de diferentes variedades de uva, onde os estudantes conseguem acompanhar e realizar todo o manejo na prática: poda, tratos culturais, maturação e colheita. O vinhedo é um laboratório a céu aberto, onde é possível a realização também de diferentes pesquisas.
Os estudantes também podem elaborar os seus próprios vinhos em uma estrutura de vinícola experimental. Nossa vinícola dispõe dos principais equipamentos de uma indústria de vinhos, e todo estudante passa por pelo menos duas safras na Universidade antes de ir para o estágio. Isso possibilita um maior desenvolvimento na prática.
A UNIPAMPA também conta com laboratórios de ensino e pesquisa voltados para o curso. O principal é o Laboratório de Enoquímica, onde os estudantes aprendem a realizar as principais análises físico-químicas de uvas, sucos e vinhos. Os laboratórios também contam com equipamentos avançados, como o WineScan SO2, que permite uma análise completa de um suco ou vinho com uma pequena quantidade de amostra.
Há, também, a perspectiva de que nos próximos anos seja inaugurado o Prédio Acadêmico da Enologia, estrutura que agrupará tanto salas de aula e auditório, quanto todos os laboratórios (permitindo análises mais avançadas) e a vinícola experimental completa (possibilitando também a prestação de serviços).
O Curso também abre possibilidades de desenvolvimento pessoal, uma vez que há diversos grupos de pesquisa relacionados, de diferentes áreas (viticultura, enologia e agronegócio). Isso possibilita também que alguns estudantes sejam contemplados com bolsa de estudos, sendo um importante auxílio financeiro durante a realização do Curso.
Durante o ano, também são realizadas visitas técnicas, além da possibilidade da participação em congressos, seminários e fóruns de diferentes temáticas. No ano de 2024, o Curso realizou uma viagem à Serra Gaúcha e um grupo composto por 20 (vinte) estudantes de Enologia participou do serviço na Avaliação Nacional de Vinhos, em Bento Gonçalves/RS.
O Curso também promove atividades de extensão, principalmente na promoção de eventos do Curso e na e oferta de degustações de vinhos experimentais em outros eventos. Nos últimos dois anos (2023 e 2024), a UNIPAMPA, com o apoio de outras entidades (Sebrae RS e Associação Vinhos da Campanha) e alguns patrocinadores, promoveu o Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha. Anualmente, os estudantes promovem a Semana Acadêmica do Curso. Neste ano de 2024, os estudantes também promoveram o I Seminário de Extensão em Viticultura.
Caso tenha se interessado pelo Curso, e queira saber mais informações, não deixe de nos contatar pelo nosso instagram @enologiaunipampa. Será um prazer te contar um pouco mais sobre nós!
O Processo Seletivo Complementar (clique aqui para saber mais) é destinado aos estudantes vinculados a instituições de ensino superior, egressos de cursos interdisciplinares, aos portadores de diplomas que desejam ingressar na UNIPAMPA, aos ex-discentes da UNIPAMPA, em situação de abandono, cancelamento ou que extrapolem o prazo máximo de integralização do curso e que desejam reingressar e aos ex-discentes de instituições de ensino superior interessados em concluir sua primeira graduação. Em caso de sucesso em todas as etapas previstas no edital, a matrícula será feita para o primeiro semestre de 2025.
São modalidades do Processo Seletivo Complementar:
I. Segundo ciclo de formação;
II. Reingresso;
III. Conclusão da Primeira Graduação;
IV. Reopção de curso
V. Transferência voluntária;
VI. Portador de diploma;
VII. Segunda Licenciatura.
Entre os dias 17 e 20 de outubro de 2024, o Curso de Enologia da Unipampa esteve em missão técnica na Serra Gaúcha. A turma composta por 28 estudantes, acompanhada pelo servidor Wellynthon Cunha, realizou quatro visitas técnicas e, no sábado (19), vinte estudantes participaram do serviço dos vinhos na 32ª Avaliação Nacional de Vinhos.
Na quinta-feira, dia 17, a turma saiu de Dom Pedrito rumo a Monte Belo do Sul/RS, até a empresa Adega Giovanni Tasca. Na sexta-feira, dia 18, a turma foi até Flores da Cunha/RS no empreendimento Família Bebber pela manhã, e à tarde, até Garibaldi/RS na Cooperativa Vinícola Garibaldi. No sábado pela manhã, dia 19, a turma visitou a Cooperativa Vinícola Aurora em Bento Gonçalves/RS. Na ocasião, também houve a apresentação de produtos da empresa Transfertec com a enóloga Isadora Cassiano, egressa da primeira turma de Bacharéis em Enologia formada pela Unipampa.
Na tarde de sábado, a turma composta por 20 estudantes participou do serviço na Avaliação Nacional de Vinhos, organizada pela Associação Brasileira de Enologia. Na ocasião, além dos estudantes de Enologia da Unipampa, participaram também estudantes do IF-RS de Bento Gonçalves, do IFSC de Urupema, e do IFSUL/CAVG de Pelotas.
O Curso agradece à Gestão do Campus Dom Pedrito e da Universidade Federal do Pampa pela possibilidade de realização da viagem sem custos de transporte aos nossos estudantes. Agradecemos imensamente a cada um dos empreendimentos que nos recebeu tão bem. E, também, à Associação Brasileira de Enologia pelo espaço cedido aos nossos estudantes.
Nos dias 11 e 12 de setembro de 2024, a UNIPAMPA Campus Dom Pedrito, juntamente com o Sebrae RS e a Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha, organizou e sediou o II Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha. Ao todo, cerca de 200 pessoas estiveram presentes. Este evento foi patrocinado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul (SETUR-RS), Badesul Desenvolvimento – Agência de Fomento e Sicredi Liberdade, com o apoio da Prefeitura Municipal de Dom Pedrito.
O primeiro dia do evento foi dedicado a reuniões e assembleias técnicas junto a agentes do setor. A primeira apresentação foi conduzida pelo Sr. Paulo Lipp João, que realizou uma Reunião/Apresentação da Câmara Setorial da Uva e do Vinho. Paulo Lipp é diretor do Departamento de Governança dos Sistemas Produtivos da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Estado do Rio Grande do Sul (SEAPI-RS). Na ocasião do evento, Paulo Lipp substituiu o Coordenador da Câmara Setorial da Uva e do Vinho, o Sr. Adeliano Cargnin.
Na sequência, o Sr. Eduardo Piaia apresentou o CONSEVITIS-RS. O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (CONSEVITIS-RS) tem por finalidade principal o apoio, difusão e financiamento de demandas estabelecidas pelas entidades fundadoras, aprovadas através de planos de trabalho, atuando no ordenamento institucional da produção, promoção e harmonização da cadeia produtiva da vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul, compreendendo a produção de uvas, de vinhos, de suco de uva dos demais produtos derivados da uva e do vinho, em todos os seus âmbitos: agrícola, produtivo, elaboração, técnico, promoção, consumo, estrutural, organizacional, cultural, ambiental, jurídico, legal e institucional, bem como em programas de ensino, pesquisa, extensão e de desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de inovação. Na ocasião do evento, além de Eduardo Piaia, estiveram representando o Instituto o Presidente Luciano Rebellatto e o Engenheiro Agrônomo Roberto Terra.
Encerrando o primeiro dia de evento, houve a Apresentação da Frente Parlamentar da Fruticultura e Vitivinicultura na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, coordenada pelo Deputado Estadual Sr. Elton Weber. O parlamentar apresentou o trabalho da Frente pelo setor, como a liberação de recursos represados do Fundovitis, criado para custear ações de promoção e capacitação. O Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado (Fundovitis) foi criado a partir da Lei 10.989/1997, que dispõe sobre a produção, circulação e comercialização da uva e seus derivados, e têm origem no ICMS pago pelas vinícolas sobre a aquisição das uvas.
O segundo dia começou com a Abertura Oficial do evento, que contou com diversas autoridades. O primeiro membro a saudar o público presente foi o Prof. Marcos Gabbardo, Coordenador do Evento. O último pronunciamento foi realizado pela Prof. Nádia Bucco, Diretora do Campus Dom Pedrito e anfitriã do evento. Além da Prof. Nádia e do Prof. Gabbardo, participaram da solenidade de abertura: Prof. Edward Frederico Castro Pessano (Magnífico Reitor da UNIPAMPA), Sr. Derly Fialho (representando o Governador do RS), Sr. Afonso Hamm (Deputado Federal), Sr. Paulo Lipp João (representando o Secretário da SEAPI-RS), Sr. Mário Augusto de Freire Gonçalves (Prefeito Municipal de Dom Pedrito), Sr. Otomar Vivian (convidado de honra), Sr. Fabrício de Souza Carvalho Borges (comandante da 3ª CIA e CMB MEC), Sr. Vilson Fontan (representando todos os patrocinadores), Sr. Ângelo Aguinaga (Sebrae RS), Sra. Rosana Wagner (Presidente da Associação Vinhos da Campanha), Prof. Ângela Rossi Marcon (Coordenadora do Curso de Enologia da UNIPAMPA) e Sr. Iago da Silva Soares (representante discente do Curso de Enologia da UNIPAMPA).
Após os pronunciamentos de todos os membros, alguns ritos foram seguidos na sequência. Além da apresentação de vídeo institucional do BRDE (patrocinador de cota diamante do evento), a Presidente da Associação Vinhos da Campanha Sra. Rosana Wagner e o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Pampa Prof. Edward Pessano assinaram um Protocolo de Intenções entre as duas instituições, com a manifestação de compromissos mútuos, especialmente em relação à possibilidade da prestação de análises físico-químicas em uvas e vinhos nos laboratórios da Universidade para vinícolas e produtores associados.
Encerrando a abertura oficial do evento, contamos com um vídeo de boas vindas enviado pelos renomados empresários Srs. Luiz Eduardo Batalha e Galvão Bueno, proprietários dos Azeites Batalha e Bueno Wines respectivamente. Foram saudadas autoridades que estiveram presentes no público de nosso evento e, após isso, a cerimônia foi encerrada.
As palestras foram iniciadas no turno da manhã com a Apresentação da Frente Parlamentar da Uva e do Vinho na Câmara dos Deputados Federais, presidido pelo Deputado Federal Sr. Afonso Hamm. Na sequência, o palestrante Rodrigo Bellora, renomado chef de cozinha e empresário, apresentou a palestra “Turismo, Gastronomia e valorização dos produtos locais”. Ao final de sua fala, o palestrante convidou a todos os presentes para passarem pela Feira de exposição de produtos locais, que estava acontecendo ao lado da área das palestras. Depois dessa palestra, todos os presentes foram até a área do almoço harmonizado.
A Feira de exposição de produtos locais, organizada pela equipe do Sebrae RS, foi uma novidade deste evento e que oportunizou a 10 (dez) empreendimentos a possibilidade de exposição e comercialização de seus produtos junto ao Fórum de Vitivinicultura: Toca Artesanato, Dom Pedrito Vinhos e Espumantes, Guatambu Estância do Vinho, MC Quitutes Caseiros, Dunamis Vinhos e Vinhedos, Saúde e Sabor – Produtos Orgânicos, Queijaria Boa Vista, Campo dos Moranguinhos, COOPAF – Cooperativa Pedritense da Agricultura Familiar e Sandra Cassol – Panificadora.
O almoço harmonizado, assim como aconteceu na primeira edição, foi um dos pontos de destaque do evento. Com a culinária local em evidência, harmonizando com vinhos elaborados pelos estudantes do Curso de Enologia, foi possível promover um ambiente de muita integração.
As palestras foram retomadas a partir das 15h30, com a palestra “Oportunidades do enoturismo na Campanha Gaúcha e o case Trem do Pampa”, com Elis Silva (Sebrae RS) e Cátia de Melo (Giordani Turismo). Nessa palestra, dividida em duas partes, o tema central foi o enoturismo, assunto bastante importante para o desenvolvimento da vitivinicultura da região.
A última palestra foi ministrada pelo Sr. Leandro Venturin, assessor técnico em agroecologia, que abordou o panorama nacional e internacional da viticultura orgânica, temática muito importante também a ser discutida. Ainda houve uma apresentação por videoconferência de linhas de crédito disponibilizadas pelo BRDE, de cerca de 10 minutos. Após, foi realizada uma breve fala de encerramento por parte da anfitriã Diretora Nádia Bucco, e o público foi convidado, primeiramente, a passar no auditório ao lado para conferir algumas pesquisas desenvolvidas e em andamento pelo Curso de Enologia; e, na sequência, para o sunset de encerramento.
Sunset de encerramento
Diferentemente da primeira edição, o sunset de encerramento precisou ser realizado no Campus Dom Pedrito (no mesmo local onde fora realizado o almoço), uma vez que a previsão de chuva se concretizou e impossibilitou a realização dessa etapa no vinhedo experimental. Mesmo assim, foi possível promover um ambiente de muita integração, apresentando alguns vinhos espumantes elaborados pelos estudantes do Curso de Enologia.
O quadro de horários do Curso de Enologia para o 2º semestre de 2024 já está disponível. O semestre inicia em 19 de agosto e termina em 21 de dezembro. Serão ofertadas disciplinas de 2º, 4º, 6º e 8º semestres.
O enólogo Israel Cordeiro, egresso do Curso de Bacharelado em Enologia da Unipampa (turma de 2016), trabalha há 8 (oito) anos na Vinícola Ravanello, em Gramado/RS, sendo o responsável técnico da empresa desde 2023.
Na última semana, em um importante concurso internacional de vinhos (Brazil Wine Challenge) promovido pela Associação Brasileira de Enologia, a vinícola em que ele atua recebeu 3 (três) premiações em 4 (quatro) vinhos inscritos (medalhas de ouro, com pontuação acima de 89 pontos).
Assim como Israel, outros egressos do Curso também atuam em empresas que receberam premiações em seus vinhos nesse concurso.
Destacamos o enólogo Angélico Xavier, que se tornou Bacharel em Enologia na turma de 2017, e que faz parte do time de enólogos da Vinícola Salton. Na ocasião do concurso, a vinícola também teve vinhos contemplados com medalha de ouro.
O Curso de Enologia parabeniza os egressos por suas trajetórias e conquistas junto às empresas, e deseja muito sucesso.
Cursou Enologia na Unipampa e tem uma história legal para contar e compartilhar? Nos chama no direct! Será um prazer divulgar os feitos de enólogos e enólogas da Unipampa!
A Professora Ângela Rossi Marcon, professora e coordenadora substituta do Curso de Enologia da Unipampa, participou do 12° Brazil Wine Challenge, concurso internacional de vinhos promovido pela Associação Brasileira de Enologia. O evento aconteceu entre os dias 16 e 19 de julho de 2024 em Bento Gonçalves/RS.
O concurso contou com 85 avaliadores, sendo 20 mulheres, e a Prof. Ângela foi a única mulher presidente de júri. Ou seja, cada mesa teve um grupo de cinco avaliadores, sendo um deles o presidente. Ao total, foram 9 presidentes de júri (profissionais brasileiros, uruguaios e chilenos). Como fala o texto publicado pelo Brasil de Vinhos no dia 22 de julho, o presidente de júri deve ter como principal responsabilidade “coordenar o trabalho do grupo, sanar eventuais dúvidas, corrigir a rota em possíveis discrepâncias e, principalmente, manter a seriedade, transparência no processo e respeito ao produtor”.
O Brazil Wine Challenge é o único concurso de vinhos realizado no Brasil com a chancela da OIV (Organização Internacional da Uva e do Vinho). De acordo com o site do evento, foram avaliadas 1.037 amostras de 14 países. A qualidade das amostras surpreendeu os avaliadores que conferiram 322 medalhas, sendo 26 Gran Ouro (2,5%) e 296 Ouro (28%). As 34 vinícolas contempladas com medalhas são de 11 países, sendo eles: Alemanha (01), Argentina (01), Bolívia (06), Brasil (240), Chile (29), Estados Unidos (01), Geórgia (01), Itália (01), Nova Zelândia (01), Portugal (29) e Uruguai (12).