I Seminário PPGDTSA

O programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas agroindustriais da Universidade Federal de Pelotas (DTSA) em parceria com a Faculdade de Administração e Turismo da UFPEL(FAT), a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) e o Núcleo de Extensão e Pesquisa em Desenvolvimento Territorial (NEDET) tem o prazer de convidar para o evento:
I Seminário em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, a ser realizado no dia 11 de novembro, Sexta-feira, na Universidade Federal de Pelotas.

Local: Universidade Federal de Pelotas – Campus Porto –
4º andar -Auditório da Reitoria

INSCRIÇÕES NO LINK:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_66chLRUM0kQUJQEh99ZjCeEjpdPkLJ6eJFrk5RwYaZJvmQ/formResponse

PROGRAMAÇÃO GERAL
MANHÃ:
8:00 Credenciamento

8:30 Palestra de Abertura “Desenvolvimento Territorial Sustentável: O rural e suas interações com o urbano”
Prof. Dr. Valdir Frigo Denardin (UFPR)
Mediador: Dr. Flávio Sacco dos Anjos (UFPEL)

10:00 Coffee-Break

10:30 Mesa Redonda sobre Desenvolvimento Territorial no RS
Dr. Rogério Leandro Lima da Silveira (UNISC) – O Papel do Observatório de Desenvolvimento Regional da UNISC para o desenvolvimento territorial
Dra. Maria Emilia Camargo (UCS) – Cadeia da maça e as contribuições para o desenvolvimento territorial;
Dr. Marcelo Vinicius De La Rocha Domingues (FURG) – Os impactos da indústria Offshore no desenvolvimento territorial
Mediador: Prof. Dr. Mário Canever (UFPEL)

12:00 Intervalo para o almoço

TARDE
14:00 PPGDTSA em foco: Agenda de Pesquisa e Extensão
Me. Felipe Hermann (UFPEL) – Coordenador do Núcleo de
Extensão e Pesquisa em Desenvolvimento Territorial
Dra. Maria Emilia Camargo (UCS);
Dr. Rogério Leandro Lima da Silveira (UNISC)
Dr. Marcelo Vinicius De La Rocha Domingues (FURG)

Representantes:
 EMATER
 EMBRAPA
 COREDE
 Universidade Católica de Pelotas
Mediador: Prof. Dr. Marcelo Fernandes Pacheco Dias

15:00 Coffee-break

15:30 Palestra de Encerramento “Solidariedade e
Desenvolvimento”
Prof. Dr. Luiz Inácio Gaiger (UNISINOS)

17:00 Lançamento do Livro “A Descoberta dos Vínculos
Sociais: Os fundamentos da solidariedade” de autoria do
Prof. Dr. Luiz Inácio Gaiger

Inscrições para o ProgramamJovens Talentos 2014

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) informa que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) ampliou o prazo de inscrições para o Programa Jovens Talentos para Ciência até as 23h59 do dia 29 de junho de 2014. O programa é voltado para os alunos que ingressaram no segundo semestre de 2013 ou no primeiro semestre de 2014. A inscrição é feita pelo sistema da CAPES.

O papel do Jovens Talentos para a Ciência é apresentar aos alunos as atividades que podem ser realizadas na instituição nas áreas de pesquisa, inovação tecnológica, iniciação à docência e extensão. A meta é incentivar o interesse dos estudantes por essas áreas, de modo que eles possam permanecer inseridos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) ou ainda no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), após o final da vigência da bolsa JTC.

O valor das bolsas é de R$400,00 mensais, com duração de 12 meses, a partir de janeiro de 2015, com uma carga de 20 horas semanais. As provas de seleção serão realizadas nos campi Alegrete, Bagé e Uruguaiana. Os locais de provas serão divulgados a partir do dia 17 de agosto e as provas serão realizadas no dia 14 de setembro. Mais informações via e-mail para ic_propesq@unipampa.edu.br e pela documentação abaixo indicada:

Nova Diretoria Da Terra

A Da Terra Consultoria, empresa Junior ligada ao CST em Agronegócio, comunica que a sua nova diretoria assumiu a gestão da empresa no dia 02 de janeiro de 2014. A eleição ocorreu no dia 02 de dezembro de 2013. Compondo a nova diretoria então os seguintes acadêmicos: Vagner Vargas Oliveira – Presidente, Taize Dotto Crema – Vice – Presidente, Ademir da Silva Bandeira- Diretor de Recursos Humanos, Deyane Rodrigues da Silva – Diretora do Administrativo Financeiro, Édila Madruga Colina – Diretora Secretária e Nícholas de Castro Bendlin – Diretor de Marketing.

Resultado do Processo Seletivo da Terra Consultoria Jr.

Nos dias 24 e 25 de setembro de 2012 foi realizado o processo seletivo da “Da Terra Consultoria Jr.” na Unipampa- Campus Dom Pedrito. Os inscritos passaram por varias atividades como dinâmica de grupo, questionários e entrevista, além da entrega de histórico escolar e currículo lattes. A seguir a lista do selecionados e suplentes:

Selecionados
GUILHERME IRIARTE GONÇALVES – Financeiro
JOSÉ VICTOR PEREIRA FAUSTINO – Recursos Humanos
JOSEMAR LUIS AMADORI LOURENSI – Administrativo Financeiro
JULIARDI LEMOS CORDEIRO – Administrativo Financeiro
LESLIE PORCIUNCULA MONTARDO – Administrativo Financeiro
MARCELO CHIBIAQUE DA CUNHA – Marketing
NELSON ANDRÉ DA CUNHA GUSMÃO – Marketing
VAGNER VARGAS OLIVEIRA- Marketing

Suplentes
1°BRUNA DALCOL MAZARO
2°HELENE SUÑÉ BONFADA
3°JANETE DANIELE VORPAGEL NEUNFELD

A Da Terra Consultoria Jr. parabeniza os candidatos selecionados e agradece a todos pela participação.

Thaís Arrué Melo Gonçalves
Diretora de Recursos Humanos

Visita a Objetiva Jr. e TECNOPUC

ALUNOS DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO VISITARAM A OBJETIVA JR. E TECNOPUC

 

Nos dias 14 e 21 de junho um grupo de alunos, Professores do Curso Superior em Tecnologia em Agronegócio e uma Técnica Administrativa em Educação do Campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), realizaram uma visita técnica na Objetiva Jr. em Santa Maria e na TECNOPUC – Parque Científico e Tecnológico da PUCRS em Porto Alegre, respectivamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

O objetivo principal das visitas foi conhecer e trocar idéias com instituições reconhecidas e renomadas, obtendo informações e esclarecendo dúvidas.

 

Na visita à Objetiva Jr. da UFSM os alunos Tatielle Langbecker, Kevylin Oliveira da Silva, Carlos Alberto Bernardes Junior, Matheus F. Gonçalves e Marineli Moraes, a Técnica Administrativa em Educação Kalú Soraia Schwaab e os Professores Vitor Reisdorfer, Tanice Andreatta e Nelson Balverde, foram recebidos pelo Presidente da empresa, Ismael Alex Pranke, que apresentou a empresa júnior. No momento foram mostrados processos internos de gestão da empresa júnior, oportunizando aos visitantes conhecer a forma de gestão da Objetiva Jr – segunda empresa júnior criada em nosso estado, estando a 17 anos no mercado. A Objetiva Jr presta consultorias por meio de projetos de excelência para empresas, visando ao desenvolvimento pessoal e profissional de seus associados. A Objetiva júnior participou do Prêmio Qualidade RS do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) em 2009, e obteve o Prêmio na modalidade Medalha de Bronze, tornando-se, assim, a primeira Empresa Júnior a receber tal reconhecimento. O Presidente disponibilizou planilhas e instrumentos institucionais que serviram de apoio na criação da Da Terra Consultoria Júnior – empresa júnior do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócios da Unipampa, Campus Dom Pedrito.

 

Na visita a TECNOPUC – Parque Científico e Tecnológico da PUCRS os visitantes Dr. Vitor Reisdorfer, Dr. Nelson Balverde, Diretora do campus Drª. Nádia Bucco, Kalú Schwaab, Coordenadora Administrativa Sandra de Leon e os alunos Daniele Baumbach, Carlos Bernardes, Kevylin Oliveira e Tatielle Langbecker, conheceram o Parque Científico e Tecnológico multissetorial da PUCRS, focado em tecnologia da informação e comunicação, eletroeletrônica, biotecnologia, ciências da saúde, energia, meio ambiente, e indústria criativa. Tiveram a oportunidade de conhecer o Núcleo Tecnológico de Energia Solar (NT-Solar), da Faculdade de Física da PUCRS, observando o funcionamento da sala limpa e visualizando alguns Módulos Fotovoltaicos com Tecnologia Nacional. Também, estiveram em uma apresentação do Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT), que surgiu da necessidade de proteger o patrimônio intelectual da Universidade e promover a transferência dos resultados de pesquisa ao setor produtivo, buscando fortalecer e ampliar a inserção da PUCRS na sociedade, onde receberam informações sobre Direito de Propriedade Intelectual.

Fundação da “Da Terra Consultoria JR.”

Curso Superior em Tecnologia em Agronegócio realiza assembléia de fundação da “Da Terra Consultoria JR.”

No último dia 13 de agosto um grupo de alunos do Curso Superior em Tecnologia em Agronegócio do Campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), realizou Assembléia Geral para Constituição da empresa júnior, Da Terra Consultoria Jr., nome escolhido anteriormente através de um edital de concurso entre os alunos do curso.

Imagem
Fundação da "Da Terra Consultoria Jr."

Continue lendo

VISITA TÉCNICA À BM&F BOVESPA E AO INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS

No dia 01/05/2012 alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio, acompanhados pelos Professores Sebastião A. R. Cerqueira Adão e Tanice Andreatta, embarcaram rumo à São Paulo e posteriormente à Campinas. Os alunos realizaram, inicialmente, no dia 02/05 visita técnica à BM&F BOVESPA – a Nova Bolsa e no dia 03/05 visita técnica ao Instituto Agronômico de Campinas – IAC.

Na visita à Bolsa de Mercadorias e Futuros e Bolsa de Valores de São Paulo os alunos puderam compreender o funcionamento do mercado de ações, bem como foi proporcionado aos mesmos uma visão mais detalhada sobre negociação de ações, derivativos de ações, títulos de renda fixa, derivativos financeiros e, principalmente, como objetivo maior da visita, as operações com as commodities agropecuárias. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer e assistir a uma simulação na plataforma de negociação, onde são realizados o registro, a compensação e a liquidação de ativos e valores mobiliários.

Na visita realizada ao Instituto Agronômico de Campinas os alunos foram recebidos no Centro de Grãos e Fibras e lá foram informados sobre os tipos de cultivos de arroz e a região São Paulo onde essa cultura predomina. Bem como assistiram a uma explanação sobre as pesquisas que o instituto tem realizado nos últimos anos em relação ao melhoramento de sementes de arroz.

Vale ressaltar que o IAC foi fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II e é hoje um dos principais institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

No trajeto até o Centro Velho de São Paulo para chegar à BOVESPA os alunos puderam conhecer alguns pontos históricos de da Cidade. Bem como no trajeto ao Instituto Agronômico de Campinas os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o centro de Campinas, uma cidade do interior do estado de São Paulo que tem hoje uma população com cerca de 1.100.000 hab.