Linhas de Pesquisa | PPG Educação em Ciências (PPGECi)

Linhas de Pesquisa

  1. PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM AMBIENTES FORMAIS E NÃO FORMAIS
  • A linha de pesquisa focaliza os processos relativos ao campo da didática das ciências que envolvem investigação dos problemas do ensino e da aprendizagem das ciências em suas perspectivas práticas e teóricas. Referenciados nos saberes da ciência, da filosofia, da história da ciência, da psicologia e das ciências da educação, promove o conhecimento para desenvolver ações próprias do espaço escolar e universitário e dos espaços não formais de educação, na busca de alternativas para as diferentes situações relacionadas ao processo educacional.

    Orientadores:

    • Dr. Ailton Jesus Dinardi
    • Profª. Drª. Andréia Caroline Fernandes Salgueiro
    • Profª Drª Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira
    • Profª Drª Carla Beatriz Spohr
    • Dr. Carlos Maximiliano Dutra
    • Dr. Edward Frederico Castro Pessano
    • Profª. Drª. Elena Maria Billig Mello
    • Profª Drª Jaqueline Copetti
    • Profª Drª Mara Regina Bonini Marzari
    • Dr. Marcus Vinícius Morini Querol
    • Dr. Michel Mansur Machado
    • Dr. Phillip Vilanova Ilha
    • Dr. Rafael Roehrs
    • Profª Drª Raquel Ruppenthal
    • Dr. Robson Luiz Puntel
    • Dr. Rodrigo de Souza Balk
    • Profª Drª Simone Lara
    • Profª. Drª Susane Graup
    • Dr. Vanderlei Folmer

2. ANÁLISE E AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM CT&I E DIVULGAÇÃO DAS CIÊNCIAS

A linha tem como foco a análise dos processos da comunicação e divulgação em Ciência, Tecnologia e Inovação e seu impacto nos entendimentos político-sócio-econômicos da ciência que perpassam a avaliação de programas, de projetos e de políticas públicas de fomento e de financiamento e a análise de Políticas Públicas e Educacionais em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Orientadores:

  • Dr. Carlos Maximiliano Dutra
  • Dr. Daniel Henrique Roos
  • Dr. Edward Frederico Castro Pessano
  • Dr. Marcus Vinícius Morini Querol
  • Dr. Robson Luiz Puntel
  • Dr. Rodrigo de Souza Balk
  • Prof. Dr. Vanderlei Folmer

3. IMPLICAÇÕES DAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS NA CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS E DE CURRÍCULOS

  • A linha Investiga efeitos das práticas sociais em diferentes instâncias – laboratório, salas de aula, universidade e escola, mídia, entre outras, visando compreender como atuam na produção de verdades científicas, bem como, analisa como as práticas científicas e suas verdades factuais produzem subjetividades, identidades, culturas da ciência, da educação e da tecnologia. Para tanto, utiliza-se de autores que interpelam, justapõem e/ou perspectivam o estudos das práticas científicas e educacionais aos entendimentos de sujeito, verdade e currículo.

    Orientadores:

    • Profª Drª Carla Beatriz Spohr
    • Profª. Drª. Fabiane Ferreira da Silva
    • ª Dr.ª Raquel Ruppenthal
    • Dr. Rodrigo de Souza Balk
    • Profª. Drª. Simone Lara
    • Profª Drª Susane Graup
    • Dr. Vanderlei Folmer

4. PERSPECTIVAS CIENTÍFICAS TECNOLÓGICAS E SOCIAIS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

A linha de pesquisa dedica-se a investigações de processos educativos desenvolvidos em perspectivas científicas, tecnológicas e sociais e/ou mediatizados. São de interesse da referida linha, perspectivas e compreensões sobre as relações de tecnologias com ciência(s) e sociedades, Estudos Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), análises sociotécnicas na Educação Científica, História e Filosofia da Ciência-Tecnologia (CT), desenvolvimento de tecnologias e metodologias aplicadas à Educação em Ciências, ambientes de aprendizagem e interfaces interativas.

Orientadores:

  • Dr. Carlos Maximiliano Dutra
  • Profª Drª Jaqueline Copetti
  • Dr. Michel Mansur Machado
  • Dr. Phillip Vilanova Ilha
  • Dr. Rafael Roehrs
  • ª Dr.ª Raquel Ruppenthal
  • Dr. Rodrigo de Souza Balk
  • Profª Drª Simone Lara
  • Profª Drª Susane Graup
  • Dr. Vanderlei Folmer