Linhas de Pesquisa | PPG Educação em Ciências (PPGECi)

Linhas de Pesquisa

  1. PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM AMBIENTES FORMAIS E NÃO FORMAIS

Estudos relativos ao campo da didática das ciências que envolvem investigação dos problemas do ensino e da aprendizagem das ciências, referenciados nos saberes da ciência, da filosofia, da história da ciência e das ciências da educação. Utilizando-se dos pressupostos teóricos da pesquisa social, pretende-se desenvolver ações que envolvam o espaço escolar e o universitário, na busca de alternativas para amenizar situações problema relacionadas ao processo educacional. Algumas questões de pesquisa que permeiam e são permeadas por este contexto, são:
– as implicações da pesquisa no ensino de ciências;
– as implicações da pesquisa enquanto estratégia de formação de professores de ciências;
– as relações entre pesquisa em ciências e ensino de ciências;
– os saberes que constituem as práticas docentes;
– concepções epistemológicas sobre ciências e ensino de ciências;
– Universidade e Espaços Educativos: espaços de formação e investigação;
– implicações teóricas na construção do conhecimento científico.

Orientadores:

  • Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi
  • Profª. Drª. Andréia Caroline Fernandes Salgueiro
  • Profª Drª Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira
  • Profª Drª Carla Beatriz Spohr
  • Prof. Dr. Carlos Maximiliano Dutra
  • Prof. Dr. Edward Frederico Castro Pessano
  • Profª. Drª. Elena Maria Billig Mello
  • Profª Drª Jaqueline Copetti
  • Profª Drª Mara Regina Bonini Marzari
  • Prof. Dr. Marcus Vinícius Morini Querol
  • Prof. Dr. Michel Mansur Machado
  • Prof. Dr. Phillip Vilanova Ilha
  • Prof. Dr. Rafael Roehrs
  • Profª Drª Raquel Ruppenthal
  • Prof. Dr. Robson Luiz Puntel
  • Prof. Dr. Rodrigo de Souza Balk
  • Profª Drª Simone Lara
  • Profª. Drª Susane Graup
  • Prof. Dr. Vanderlei Folmer

2. IMPLICAÇÕES DAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS NA CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS E DE CURRÍCULOS

Esta linha de pesquisa investiga os efeitos das práticas sociais processadas em diferentes instâncias – laboratório, salas de aula, na universidade e na escola, mídia, entre outras, visando compreender como os discursos e as práticas atuam na produção de “verdades” e de sujeitos. Para tanto, utiliza-se de autores vinculados ao campo dos Estudos Culturais e Estudos Culturais em Ciências, nas suas vertentes pós-estruturalistas.

Orientadores:

  • Profª Drª Carla Beatriz Spohr
  • Profª. Drª. Fabiane Ferreira da Silva
  • Prof.ª Dr.ª Raquel Ruppenthal
  • Prof. Dr. Rodrigo de Souza Balk
  • Profª. Drª. Simone Lara
  • Profª Drª Susane Graup
  • Prof. Dr. Vanderlei Folmer

3. PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICAS, AVALIAÇÃO DE PRODUÇÃO, EM CIÊNCIAS E EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Envolvimento de professores e alunos de escolas na produção científica no laboratório experimental e publicação de resultados; avaliação de fatores que interferem na produção científica e na formação de recursos humanos. Instrumentação alternativa para o ensino de bioquímica, biologia molecular e química.

Orientadores:

  • Prof. Dr. Carlos Maximiliano Dutra
  • Prof. Dr. Daniel Henrique Roos
  • Prof. Dr. Edward Frederico Castro Pessano
  • Prof. Dr. Marcus Vinícius Morini Querol
  • Prof. Dr. Robson Luiz Puntel
  • Prof. Dr. Rodrigo de Souza Balk
  • Prof. Dr. Vanderlei Folmer

4. TECNOLOGIAS EDUCATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Estudo e desenvolvimento de metodologias e tecnologias aplicadas à educação envolvendo Formação de Professores, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Educação a Distância, Interfaces interativas.

Orientadores:

  • Prof. Dr. Carlos Maximiliano Dutra
  • Profª Drª Jaqueline Copetti
  • Prof. Dr. Michel Mansur Machado
  • Prof. Dr. Phillip Vilanova Ilha
  • Prof. Dr. Rafael Roehrs
  • Prof.ª Dr.ª Raquel Ruppenthal
  • Prof. Dr. Rodrigo de Souza Balk
  • Profª Drª Simone Lara
  • Profª Drª Susane Graup
  • Prof. Dr. Vanderlei Folmer