- PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM AMBIENTES FORMAIS E NÃO FORMAIS
-
A linha de pesquisa focaliza os processos relativos ao campo da didática das ciências que envolvem investigação dos problemas do ensino e da aprendizagem das ciências em suas perspectivas práticas e teóricas. Referenciados nos saberes da ciência, da filosofia, da história da ciência, da psicologia e das ciências da educação, promove o conhecimento para desenvolver ações próprias do espaço escolar e universitário e dos espaços não formais de educação, na busca de alternativas para as diferentes situações relacionadas ao processo educacional.
Orientadores:
- Dr. Ailton Jesus Dinardi
- Profª. Drª. Andréia Caroline Fernandes Salgueiro
- Profª Drª Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira
- Profª Drª Carla Beatriz Spohr
- Dr. Carlos Maximiliano Dutra
- Dr. Edward Frederico Castro Pessano
- Profª. Drª. Elena Maria Billig Mello
- Profª Drª Jaqueline Copetti
- Profª Drª Mara Regina Bonini Marzari
- Dr. Marcus Vinícius Morini Querol
- Dr. Michel Mansur Machado
- Dr. Phillip Vilanova Ilha
- Dr. Rafael Roehrs
- Profª Drª Raquel Ruppenthal
- Dr. Robson Luiz Puntel
- Dr. Rodrigo de Souza Balk
- Profª Drª Simone Lara
- Profª. Drª Susane Graup
- Dr. Vanderlei Folmer
2. ANÁLISE E AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM CT&I E DIVULGAÇÃO DAS CIÊNCIAS
A linha tem como foco a análise dos processos da comunicação e divulgação em Ciência, Tecnologia e Inovação e seu impacto nos entendimentos político-sócio-econômicos da ciência que perpassam a avaliação de programas, de projetos e de políticas públicas de fomento e de financiamento e a análise de Políticas Públicas e Educacionais em Ciência, Tecnologia e Inovação.
Orientadores:
- Dr. Carlos Maximiliano Dutra
- Dr. Daniel Henrique Roos
- Dr. Edward Frederico Castro Pessano
- Dr. Marcus Vinícius Morini Querol
- Dr. Robson Luiz Puntel
- Dr. Rodrigo de Souza Balk
- Prof. Dr. Vanderlei Folmer
3. IMPLICAÇÕES DAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS NA CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS E DE CURRÍCULOS
-
A linha Investiga efeitos das práticas sociais em diferentes instâncias – laboratório, salas de aula, universidade e escola, mídia, entre outras, visando compreender como atuam na produção de verdades científicas, bem como, analisa como as práticas científicas e suas verdades factuais produzem subjetividades, identidades, culturas da ciência, da educação e da tecnologia. Para tanto, utiliza-se de autores que interpelam, justapõem e/ou perspectivam o estudos das práticas científicas e educacionais aos entendimentos de sujeito, verdade e currículo.
Orientadores:
- Profª Drª Carla Beatriz Spohr
- Profª. Drª. Fabiane Ferreira da Silva
- ª Dr.ª Raquel Ruppenthal
- Dr. Rodrigo de Souza Balk
- Profª. Drª. Simone Lara
- Profª Drª Susane Graup
- Dr. Vanderlei Folmer
4. PERSPECTIVAS CIENTÍFICAS TECNOLÓGICAS E SOCIAIS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
A linha de pesquisa dedica-se a investigações de processos educativos desenvolvidos em perspectivas científicas, tecnológicas e sociais e/ou mediatizados. São de interesse da referida linha, perspectivas e compreensões sobre as relações de tecnologias com ciência(s) e sociedades, Estudos Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), análises sociotécnicas na Educação Científica, História e Filosofia da Ciência-Tecnologia (CT), desenvolvimento de tecnologias e metodologias aplicadas à Educação em Ciências, ambientes de aprendizagem e interfaces interativas.
Orientadores:
- Profª Drª Carla Beatriz Spohr
- Dr. Carlos Maximiliano Dutra
- Profª Drª Jaqueline Copetti
- Dr. Michel Mansur Machado
- Dr. Phillip Vilanova Ilha
- Dr. Rafael Roehrs
- ª Dr.ª Raquel Ruppenthal
- Dr. Rodrigo de Souza Balk
- Profª Drª Simone Lara
- Profª Drª Susane Graup
- Dr. Vanderlei Folmer