História | PPG Educação em Ciências (PPGECi)

História

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências foi criado em 2005 pela CAPES, quando por interesse do trabalho conjunto entre professores do Departamento de Bioquímica (Instituto de Biociências/Universidade Federal do Rio Grande do Sul), da Faculdade de Educação (FACED/UFRGS), da Educação Química (Instituto de Química/UFRGS), do Instituto de Educação (Universidade Federal de Rio Grande – FURG) e do Instituto de Química (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM).
De acordo com informações fornecidas pelo site do Programa, a tradição de dedicação do Departamento de Bioquímica/UFRGS à Educação em Ciências é bem mais antiga. Neste sentido e através da interlocução com o Departamento de Bioquímica Médica (Instituto de Ciências Biomédicas/UFRJ), que, desde 1985, pela equipe do Professor Leopoldo de Meis, vinha oferecendo atividades voltadas à formação de pessoal em Educação em Ciências, levou ao Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (UFRGS) a criar, em 1993, a Linha de Pesquisas “Estudos em Educação em Ciências”.

No ano de 1994, preocupados com a Educação em Ciências, os coordenadores da Linha de Pesquisa passaram a estabelecer relações com professores da Faculdade de Educação (UFRGS) e em 1995, estas relações foram ampliadas, passando também a abarcar o Professor José C. Del Pino, do Instituto de Química (UFRGS)/Área de Educação Química.

Destaca-se que daquela frutífera relação, em 12 anos (até 2006), foram realizadas, na Linha de Pesquisa, seis dissertações de Mestrado e três teses de Doutorado, sob a orientação do Prof. Diogo Onofre Gomes de Souza.

Desde 1996, além das pesquisas acadêmicas, os integrantes da Linha passaram a oferecer cursos de formação para professores e alunos do Ensino Médio da Rede Pública. Inicialmente, financiados pelo Programa de Apoio ao Melhoramento do Ensino de Ciências no 2º Grau/PROCIÊNCIAS/CAPES/FAPERGS (edições de 1996 e 1997), posteriormente, financiados pela Fundação VITAE (2002 a 2005) e, atualmente, promovidos pela CAPES/FINEP e em cooperação com professores da FURG e UFSM.

A bem sucedida trajetória de pesquisas e publicações da Linha de Pesquisas “Estudos em Educação em Ciências”, levou o Professor Diogo O. G. de Souza a organizar e encaminhar, em 2005, documentação para a criação e abertura de um Programa de Pós-Graduação, intitulado Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQS), aprovado inicialmente pela CAPES (com Nota 3).

No ano de 2006, o PPGQVS passou a funcionar como um Programa de Pós Graduação Interinstitucional, sediado na UFRGS e tendo como instituições associadas a FURG e a UFSM, oferecendo a formação em nível de Mestrado. Ao final de 2008, o PPGECi passou a funcionar como uma Associação Ampla entre as três Instituições de Ensino Superior associadas, sendo que cada uma delas ficou responsável pelo oferecimento de vagas e pela seleção dos candidatos.

No início de 2009, o Programa passou a oferecer, também, a formação em nível de Doutorado, e através de sua nova avaliação pela CAPES, atingiu Nota 4. Ainda em 2009, os professores Vanderlei Folmer e Robson Puntel da Universidade Federal do Pampa começaram a orientar e ministrar disciplinas no PPGECi, vinculados inicialmente pela UFSM, onde até o presente momento suas orientações produziram 10 dissertações, 5 Teses e mais de 39 artigos, publicados em revistas nacionais e internacionais.

Destaca-se que em 2015 uma nova avaliação da CAPES conferiu ao PPGECi nota 5, tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado. Ainda em 2015 o professor Edward F. C. Pessano, também da UNIPAMPA, foi vinculado ao Programa, pela UFSM, orientando e ministrado disciplinas, fator que demonstra o grande engajamento desta nova Instituição junto das ações no PPGECi.

Nesse contexto, ressalta-se que a UNIPAMPA, especialmente no Campus Uruguaiana possui um Grupo de Pesquisa, o GENSQ (Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida) que inclui um expressivo número de acadêmicos em nível de graduação e pós-graduação, desenvolvendo estudos na área da bioquímica e no ensino de ciências, fator que anualmente vem fortalecendo o grupo de professores nessas áreas do conhecimento. A UNIPAMPA em Uruguaiana apresenta também, dois cursos de licenciatura que fornecem estrutura para a iniciação científica e a promoção de pesquisas na área de educação e ensino, sendo esses o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e de Licenciatura em Educação Física.

Desta forma no início de 2016, um grupo composto por 14 docentes que atuam na área do ensino e com formação nas áreas de Química, Física, Biologia, Educação Física, Fisioterapia e Enfermagem, vem trabalhando com o objetivo de pleitear a entrada da Universidade Federal do Pampa na Associação Ampla do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde, tornando-se assim, a quarta Instituição a ofertar os cursos de Mestrado e Doutorado.