Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu | Mestrado Profissional – Campus Jaguarão | Página: 24

FOMPE organiza fórum para dialogar sobre SUCUPIRA

Os Programas Profissionais em Educação no FOMPE realizaram uma reunião no dia 23 de fevereiro de 2021, constituindo-se em fórum, para dialogar e tirar dúvidas sobre o Relatório Sucupira que todos os PPGs estão fazendo.

Este é um relatório que vai ser decisivo para a avaliação dos Programas Stricto Sensu. Por ser o último relatório do quadriênio, o relatório pode impactar a nota do PPG, pois a Capes avalia os cursos a partir dos relatórios enviados.

O PPG da Unipampa esteve presente através do seu coordenador, secretaria e professores.

Segue o link da reunião: https://www.youtube.com/watch?v=3jm7I9uQFBY&feature=youtu.be

Palestra “A avaliação da qualidade nos programas de pós-graduação em educação: Como elevar a produção intelectual dos docentes e discentes?”

No dia 08/03/2021, o Professor e Coordenador do PPGEdu Lúcio Jorge Hammes estará ministrando a palestra intitulada “A avaliação da qualidade nos programas de pós-graduação em educação: Como elevar a produção intelectual dos docentes e discentes?”

A atividade integra a Solenidade Virtual da Aula Inaugural da 3º turma do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão.

O link de acesso será: https://meet.google.com/ffs-jnmq-nxm

Enseñanza remota de emergencia: desafíos y constataciones

A discente do PPGEdu Larissa Ramos, orientanda da Profa. Dra. Paula Bianchi, irá participar do Projeto de Extensão Diálogos com  os professores da Rede Básica: ensino remoto na Pandemia de Covid-19 com a fala “Enseñanza remota de emergencia: desafíos y constataciones”.

A atividade ocorrerá no dia 22 de fevereiro de 2021 às 17h00min, através do Google Meet.

O link de acesso é:  https://meet.google.com/qjx-jcaf-vtc

Discente participa de evento

No dia 10/12/2020, o discente Rafael Gonçalves Oliveira da Silva participou do XXX Congresso  da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música – Online,  apresentando a comunicação oral intitulada  “Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul: impactos do novo regulamento sob as lentes dos Jornais da década de 1970” de sua autoria e orientado pelo Prof. Dr. Alessandro Carvalho Bica, disponível no link http://anppom-congressos.org.br/index.php/30anppom/30CongrAnppom/paper/viewFile/328/198

Studies in the Mentality of Literates

A convite do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do
Pampa (Unipampa) e do Programa de Pós-Graduação da Universidade da Região de
Joinville (UNIVILLE), por meio dos grupos de Pesquisa “Psicologia de Vygotsky e
Educação” (coordenado pelo Prof. Bento Selau) e GETRAFOR (Aliciene Cordeiro), o
Professor Aaro Toomela ministrou a palestra intitulada “Studies in the Mentality of
Literates”

Aaro Toomela é professor da Universidade de Tallinn (Estônia). Sua produção científica
versa sobre a Psicologia Histórico-Cultural e Neurologia.

O evento ocorreu no dia 14 de dezembro de 2020, por meio da plataforma Zoom.
A atividade contou com a mediação dos professores Bento Selau e Aliciene Cordeiro.
Estiveram presentes, também, estudantes do PPGEdu.

 

VI Encontro Humanístico Multidisciplinar e V Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos

No dia 25 de novembro de 2020, os professores João Carlos Pereira de Moraes PPGEdu/UNIPAMPA, Marta Cristina Cezar Pozzobon – UFPel/Pelotas, João Alberto da Silva – FURG/ Rio Grande, Antônio Maurício Medeiros Alves – UFPel/Pelotas, educadores matemáticos no extremo-sul gaúcho, preocupados em qualificar o ensinar, o pensar e o aprender Matemática, propuserem o grupo de trabalho (GT): “Educação Matemática no extremo-sul gaúcho”, no VI Encontro Multidisciplinar Humanístico e V Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos, realizado pela Universidade Federal do Pampa.

No GT, participaram com apresentação de trabalhos, as mestrandas do PPGEdu Lutieli Rodrigues Botelho e Thuanne Souza Jahnke. No grupo foi discutido a Educação Matemática em suas diferentes instâncias e perspectivas, com pesquisas, estudos e relatos de experiências voltados ao ensino, ao currículo, a aprendizagem, a formação de professores, ao uso de tecnologias e materiais didáticos, bem como à produção de teorizações pertinentes sobre o campo em si.

A dinâmica de apresentação e debate dos trabalhos foi a partir das Cirandas de Formação, em que os coordenadores do GT propuseram a cada participante a leitura crítica, antes do evento, da produção de outro colega. Os autores tiveram dez minutos para a apresentação e os leitores cinco minutos para tecer comentários acerca do trabalho lido. Neste contexto, os coordenadores do GT exerceram a função de mediadores e articuladores do debate entre os participantes.

 

 

Professores do PPGEdu – Unipampa e da FURG coordenadam GD

O professor João Carlos Pereira de Moraes, do PPGEdu, está coordenando junto com o professor João Alberto da Silva (FURG) o Grupo de Discussão 01 – A profissionalização na formação inicial do professor que ensina Matemática nos anos iniciais. Essa atividade pertence ao VI Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática – RS.

O GD tem por objetivo elencar demandas e potencialidades da formação do professor que ensina matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais no Rio Grande do Sul.

Os coordenadores representarão as demandas do estado na Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM.

Professora do PPGEdu, pesquisadores visitantes e egressa participam de live

Por ocasião da data que celebrou o “Dia dos Professores”, 15 de outubro de 2020,  a Equipe editorial da Revista Crítica Educativa  realizou  a Live “Cartas pedagógicas entre situações limites e inéditos viáveis” com o Prof. Dr. Agostinho da Silva Rosas (UPE).  A live contou com a participação da professora Ana Cristina da Silva Rodrigues , docente permanente do Mestrado Profissional em Educação da Unipampa e dos pesquisadores visitantes profª Ana Lúcia Souza de Freitas e Celso Augusto da Conceição.

Ainda no dia 21 de outubro às 19h, a professora Ana Cristina da Silva Rodrigues, docente permanente do PPGEDU-Mestrado Profissional em Educação, realizou  formação dos professores da EJA da Rede Municipal de Uruguaiana, através de encontro virtual em conjunto com a egressa do programa Verônica Rodrigues de Lima, tratando do tema Avaliação Diagnóstica na EJA.