Monitoria do Curso de História: horários de atendimento
Oferta AEREs 2020/1
Comunicado à comunidade acadêmica sobre a oferta de componentes via Ensino Remoto pelo Curso de História-Licenciatura da Unipampa
Comunicado à comunidade acadêmica sobre a oferta de componentes via Ensino Remoto pelo Curso de História-Licenciatura da Unipampa
Os membros da Comissão do Curso de História-Licenciatura da Unipampa vem a público informar sobre sua decisão no que se refere à oferta de Atividades de Ensino Remoto Emergencial (AEREs). Em reunião desta Comissão, realizada no dia 18 de agosto, considerando a oferta para o semestre letivo 2020/1 (regulado pelo documento “DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA OFERTA DAS ATIVIDADES DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAIS – AEREs”) os/as docentes decidiram por ofertar componentes curriculares complementares, previstos no Projeto Pedagógico do Curso.
É importante contextualizar brevemente esta decisão. A pandemia da Covid-19 tem tido impactos muito importantes no seio da comunidade da universidade. Há relatos de docentes, discentes e técnicos/as que evidenciam as dificuldades de enfrentamento de toda a situação gerada pela pandemia, tanto por medidas como o necessário isolamento social – que limita o contato com familiares, amigos/as e colegas, bem como a própria possibilidade de sair de casa, a não ser para demandas essenciais – quanto por consequências da pandemia, como os riscos sanitários e a grave crise econômica que assola o país. Manifestações de ansiedade, medo e insegurança quanto ao futuro imediato são intensificadas a partir da total irresponsabilidade do governo federal e de posturas ambíguas por parte de autoridades estaduais e municipais na condução do enfrentamento à pandemia.
Recuperando-se de forma resumida o processo relativo à implementação das AEREs, podemos voltar até junho, quando, diante da impossibilidade de uma volta ao ensino presencial no período imediato, a partir de medidas normativas instituídas pelo MEC, a Unipampa, assim como outras instituições de ensino do país, passou a considerar a possibilidade de retorno via atividades de ensino remoto. Contudo, conforme já destacamos em outras manifestações públicas de nosso curso, compreendemos que a condução dessa discussão no seio de nossa universidade não se deu da forma mais adequada, e com o método necessário que garantisse real debate nas instâncias da instituição. Ainda mais problemático, tomou como dada a necessidade de aprovação de uma medida que altera substancialmente as dinâmicas de interação entre docentes e discentes, sem ter sido realizado diagnóstico completo junto à comunidade acadêmica sobre suas condições concretas de acesso à Internet e a outros meios necessários para a realização das AEREs. Finalmente, após a aprovação da versão final do documento que orienta toda a realização das AEREs, cujo conhecimento do mesmo era fundamental para a organização dos cursos e seus encaminhamentos no que se refere a essa situação inédita, foi estabelecido um prazo menor do que uma semana para que as comissões pudessem refletir e tomar uma decisão sobre essa oferta!
Cabe ressaltar que, ao contrário do que ocorre em outras universidades no processo de implementação do ensino remoto, na Unipampa não se estimula a possibilidade de oferta de componentes curriculares compartilhados por dois ou mais docentes, bem como fica ambígua a questão da validação de carga horária relativa à oferta de projetos de ensino, grupos de pesquisa e de outras atividades de ensino/aprendizagem como alternativa à oferta de componentes curriculares, restando pouca margem de flexibilidade aos/às docentes.
Igualmente, é necessário destacar que, no final de julho deste ano, a representação discente do Campus Jaguarão finalizou pesquisa com estudantes de todos os cursos sediados na cidade, sendo evidenciada a precariedade estrutural relacionada ao acesso à Internet e a equipamentos como computadores. Ficou nítida também a queda na renda das famílias, agravada com o fechamento de postos de trabalho e o aumento do desemprego. Por último, a pesquisa também mapeou a baixa expectativa dos/as discentes com a prática de ensino remoto e a fragilidade emocional dos/as mesmos/as perante o cenário de precariedade social e econômica agravada pela Covid-19. Não podemos esquecer que Jaguarão faz parte desse contexto com mais de 90 casos confirmados e 3 óbitos; Arroio Grande também já contabiliza mais de 40 contaminados, e 1 óbito.
Expressamos ainda, que esta decisão foi dialogada a longo prazo pela comissão de curso durante suas reuniões de colegiado, sendo tornadas públicas durante este últimos meses todas as posições críticas perante o processo e conjuntura em nota (como a publicada no dia 12 de junho deste ano), debates e participações na Comissão de Ensino e Conselho do Campus.
Diante de tudo isso, compreendendo as dificuldades de diferentes naturezas associadas à realização das AERE’s (limitações tecnológicas, situações de estresse, dificuldades econômicas, entre outras), tanto para docentes mas principalmente para discentes, entendemos que a oferta de componentes complementares – igualmente necessários para integralização curricular – representa uma medida menos excludente e danosa na realidade do ensino remoto dentro de um quadro de significativa precarização das vidas e do cotidiano de nossos/as estudantes .
Jaguarão, 20 de agosto de 2020.
Comissão do Curso de História Licenciatura
Horários 2020/1
Os horários do semestre 2020/1 podem ser acessados no link horário 2020-1 nova versão.
Ocorre do dia 18/11 à 24/11 a XI Semana da Consciência Negra de Jaguarão
Está chegando a XI Semana da Consciência Negra de Jaguarão. O tema, com frase inspirada na obra de Conceição Evaristo, intitulada Olhos D’água “A gente combinamos de não morrer” o evento busca discutir Saúde, Política, Economia e Culturas Negras.
As atividades ocorrem do dia 18 à 24 de novembro de 2019. Acompanhe a programação e confirme presença no evento.
LAPEHME promove II Semana Infernal
Entre os dias 28 e 30 de Outubro acontecerá, no Campus Jaguarão, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), o Ciclo de Palestras II Semana Infernal, dando continuidade ao evento realizado pela primeira vez em 2018, na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), promovido pelo Programa de Pós Graduação em História (PPGH UFPEL). Continue lendo
Discentes promovem III Semana Acadêmica de História
A Semana Acadêmica de História do campus Jaguarão ocorrerá pela terceira vez entre os dias 14 a 18 de outubro. O tema será Ensino de História: as metodologias aplicadas, os conteúdos direcionados para o ensino fundamental, médio e superior. As atividades serão compostas por mesas redondas, roda de conversa, percurso formativo e apresentação de trabalhos. As inscrições já estão abertas! Para mais informações acesse o site
LAPEHME e projeto Livrai-nos do Mal realizam exposição na Galeia Intercultural Magliani
Convite para atividade de inauguração da Exposição “O Diabo, Mil Anos Tocando o Terror: Imagens do Mal entre os séculos XI e XXI”, no dia 09 de Setembro, às 19h, na Galeria Magliani.
A exposição será até o dia 23 de setembro, assim, contamos com a colaboração de toda a comunidade acadêmica e da cidade para que a apreciem em algum momento.
LEHL e Clube de leitura Adamastor promovem atividade dia 25/09
O próximo encontro será para a discussão dos romances de F. Scott Fitzgerald “O Grande Gatsby” (1925) e Gertrude Stein “A Autobiografia de Alice B. Toklas” (1933). Escolha um dos romances (ou leia ambos!) para debater. A atividade será realizada na Livraria Contexto de Jaguarão, dia 25/09 (quarta-feira), às 16 horas.