Licenciatura em História

15 de Maio, Dia da Nakba / Extermínio em Gaza

No próximo dia 15, relembramos a Nakba, a catástrofe do povo palestino que completa 77 anos. Longe de ter chegado ao fim, a Nakba vive um novo e terrível episódio com o genocídio da população da Faixa de Gaza, levado a cabo pela política assassina do Estado facho-sionista de Israel. Um massacre amplamente registrado e divulgado pelas mídias, mas que pouco — ou nada — parece mobilizar em termos de atuação efetiva da política internacional.

São aproximadamente 100 mil feridos e 52 mil mortos, a grande maioria mulheres e crianças; bombardeios intencionais a hospitais, centros de saúde e postos de distribuição de suprimentos; assassinatos de jornalistas, médicos, socorristas e trabalhadores humanitários; o deslocamento forçado de 2 milhões de pessoas; e o bloqueio imposto pelo exército israelense, que impede a chegada de ajuda humanitária, como medicamentos, alimentos e água. Esta é a realidade brutal enfrentada pelo povo palestino na Faixa de Gaza desde setembro de 2023.

Neste 15 de maio, uma atividade conjunta do Laboratório de Estudos da História do Mundo Árabe e Islã (LEHMAI/UNIPAMPA – Curso de História/Jaguarão) e do Grupo de Análise Estratégica – Oriente Médio e África Muçulmana (GAE-OMAM/UNIPAMPA – Curso de Relações Internacionais/Sant’Ana do Livramento) busca apresentar à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa, por meio de instalações e exposições, um pouco da crueza dos fatos vivenciados por uma população civil indefesa, aprisionada no maior campo de extermínio que o mundo já conheceu.

VIII Seminário Integrado do GEESPA, com o Prof. Dr. Rafael Rosa da Silva: 12 de maio, 19h, no Auditório da Unipampa

Na agenda do 13 de maio, em que debatemos as resistências, os projetos de liberdade, de cidadania, e políticas de reparação ao povo negro, o Grupo de Estudos Sobre Escravidão e Pós-Abolição (GEESPA), convida para o VIII Seminário Integrado.
Trata-se de um evento tradicionalmente organizado pelo GEESPA, que chega a sua oitava edição, e que objetiva a troca de saberes com pesquisadores/as das áreas de estudos do Grupo.
Receberemos o professor e pesquisador, Dr. Rafael Rosa da Silva, que debaterá sua tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, intitulada “Entre Centros de Tradições Gaúchas e entidades carnavalescas: tradicionalismo gaúcho, racismo e as construções identitárias negras em Bagé/RS”.
A atividade, aberta a toda comunidade interna e externa à universidade, ocorrerá no dia 12 de maio, presencialmente, das 19h às 20:30h no auditório do campus Jaguarão. A participação é gratuita e serão confeccionados certificados.
VIII Seminário Integrado do GEESPA
Título: “Entre Centros de Tradições Gaúchas e entidades carnavalescas: tradicionalismo gaúcho, racismo e as construções identitárias negras em Bagé/RS”
Prof. Dr. Rafael Rosa da Silva
Dia: 12 de maio
Horário: 19h às 20:30h
Local: Auditório do campus Jaguarão

 

Defesa de TCC do Curso de História – Licenciatura – 2024/2

O Curso de História-Licenciatura Campus Jaguarão, convida tod@s a participarem da Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso:

El Diablo es tan Inconstante: Explorando a influência de Pierre De Lancre na construção do imaginário de bruxaria diabólica no País Basco Francês (Século XVII)

Discente: Eduarda Fernandes Jaime Leão

Banca:

Profa. Dra. Leticia Ferreira (UNIPAMPA)

Profa. Dra. Renata Dal Sasso (UNIPAMPA)

Prof. Dr. Edison Cruxen (UNIPAMPA/Orientador)

16 de Dezembro, Segunda-feira, às 19h

Sala 105/Prédio Administrativo – Campus Jaguarão

Aguardamos a presença de tod@s

GEESPA Debate Bibliográfico – 05/11, 17:30h

O GEESPA convida para seu próximo Debate Bibliográfico.
Será na próxima terça-feira, dia 5 de novembro, às 17:30h na sala 105. Debateremos a primeira parte do livro “Luciana Lealdina de Araújo e Maria Helena Vargas da Silveira: história de mulheres negras no pós-abolição do sul do Brasil”. Esta primeira parte, foca na trajetória de Luciana Lealdina de Araújo, que em 1901 fundou o Asylo São Benedicto, em Pelotas (RS), para o acolhimento de meninas negras, e também outra instituição com a mesma função em Bagé (RS), no ano de 1909.

Leremos da página 11 até a 85.
No encontro do próximo mês, em dezembro, leremos e debateremos o restante do livro, sobre a trajetória de Maria Helena Vargas da Silveira.
Participem!
OLIVEIRA, Fernanda. Luciana Lealdina de Araújo e Maria Helena Vargas da Silveira: história de mulheres negras no pós-abolição do sul do brasil. Niterói: EdUFF, 2020. (Coleção Personagens do pós-abolição: trajetórias, e sentidos de liberdade no Brasil republicano, v. 2).

Colóquio de História “A extrema direita global: história e nacionalismos”, 02/10 – 19h

Bom dia discentes.
Ocorrerá na próxima quarta-feira, às 19h, com o tema “A extrema direita global: história e nacionalismos”, conforme convite abaixo.
Fundamental que vocês compareçam e participem, pois é uma atividade que agrega todos/as estudantes do curso. As presenças das aulas nesta noite, também serão contabilizadas.
Palestra: A extrema direita global: história e nacionalismos
Ministrante: Profa. Tatiana Vargas Maia (DERI-UFRGS).
Data: 2 de outubro
Hora: 19h
Local: Sala 105
Abraços.

GEESPA – Debate Bibliográfico, 01/10 , 17:30h

Bom dia discentes.

O GEESPA convida para seu próximo Debate Bibliográfico. Trata-se de uma atividade dialógica em grupo, abordando o conteúdo do tema e da bibliografia em específico a ser debatida.
Será na próxima terça-feira, dia 1 de outubro, às 17:30h na sala 105. Debateremos o capítulo “O potencial libertador dos casamentos negros”, da tese de doutorando Franciele Oliveira.

LAPEH Convida: “Conhecendo o LEH/UFPEL: ações e experiências”.

O LAPEH, Laboratório de Pesquisa e Ensino de História da Unipampa-Jaguarão, convida para atividade “Conhecendo o LEH/UFPEL: ações e experiências”, com o Prof. Dr. Wilian Bonete (Ufpel). Será na próxima quinta-feira, dia 18.07, às 17:30. O Prof. Wilian está conosco via Google Meet e sua fala será transmitida na sala 105 (Laboratório de História).
Será fornecido atestado de participação.