Licenciatura em História

Roda de Memória Jaguarão do GEESPA

O Grupo de Estudos Sobre Escravidão e Pós-Abolição do curso de História-Licenciatura do campus Jaguarão, realizará no próximo dia 2 de agosto, mais uma atividade. Será a Roda de Memória Jaguarão.
Como convidado, teremos a presença do atual presidente do Clube 24 de Agosto, clube social negro centenário da cidade, Neir Madruga Crespo.
A atividade será realizada às 16:30h na sala 105 do prédio Administrativo. A atividade é aberta para todas as pessoas interessadas e é gratuita.
Para quem quiser certificados, solicitamos inscrição no formulário online:
Biografia: Neir Madruga Crespo é natural de Piratini. Veio para Jaguarão na década de 1970. Por várias gestões compôs a diretoria do Clube 24 de Agosto, bem como a presidência do clube. É o atual presidente. Também participou de outras sociedades, como o Clube Suburbanos, atuando em diferentes frentes de práticas culturais, como o carnaval, e educativas. Madruga é uma referência de luta e protagonismo do povo negro da fronteira.
Contatos

LEHMAI Convida: “Para Sempre Puros” Racismo e Apartheid no Estado de Israel

Desde sua origem, a liderança do Movimento Sionista assumiu um posicionamento racista sobre os árabes da Palestina, local onde desejavam fundar um lar nacional para judeus oriundos da Europa. Em 1948 foi criado o Estado de Israel, que imediatamente implementou um processo de limpeza étnica, através de perseguições e expulsões dos árabes-palestinos. Nos últimos setenta anos essa situação se manteve, a segregação e a inferiorização tornaram-se em políticas de Estado de Israel, impondo condições desumanas de vida à população palestina.

O LEHMAI convida a tod@s @s interessados para uma roda de conversa sobre Racismo e Apartheid no Estado de Israel. Nesta quinta-feira, dia 21 de Julho, as 15h, no Espaço Dandara, no Campus Jaguarão-Unipampa.

Projeto de Extensão Territórios Negros em Mapa: Inventário dos Pontos Negros da Memória de Jaguarão/RS

O Projeto intitulado “Territórios Negros em Mapa: Inventário dos Pontos Negros da Memória de Jaguarão/RS”. Coordenado pela Profª.  Drª. Giane Vargas e executada pelo o NEABI MOCINHA tem como o objetivo principal mapear, identificar, localizar, pesquisar e divulgar trajetórias de vida de pessoas negras e os territórios da memória conectados as estas, presenças na diáspora africana, com vistas a produzir um material didático pedagógico que contribua com  luta antirracista na cidade de Jaguarão. Através do projeto tivemos duas semanas de oficinas e visitas aos territórios negros jaguarenses.

Continue lendo

Oficina – Como Estudar na Universidade?

No dia 13 de julho de 2022, às 14h na sala 203 acadêmicos I – Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão. Acontecerá a oficina “Como Estudar na Universidade?”. Aberto ao público com foco nos ingressantes de 2022.1. 

A oficina tem como objetivo tratar dos seguintes temas: o que é a universidade, organização pessoal, organização da vida de estudos, técnicas de leitura e de escrita.

Continue lendo

AULA MAGNA

O curso de Licenciatura em História convida a todes para sua Aula Magna a ser ministrada pelo Prof. David Anderson Zanoni, docente da Rede Municipal de Ensino de Getúlio Vargas e do curso de graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF).

O evento ocorrerá no dia 14 de julho, às 19 horas, com transmissão via o Canal do Youtube do Laboratório de Estudos em História do Mundo Árabe e Islã. Para os discentes matriculados em componentes com aulas neste horário, a transmissão será assistida no Auditório do Campus Jaguarão.