LAPEH – Laboratório de Pesquisa em Ensino de História

 

LAPEH – Laboratório de Pesquisa em Ensino de História / UNIPAMPA, Campus Jaguarão.

 

Coordenador: Prof. Dr. Jônatas Marques Caratti

Caracterização: o Laboratório de Pesquisa em Ensino de História orienta-se por uma visão de que prática educativa deva ser objeto permanente de reflexão, em todos os âmbitos, sendo assim complementada pela pesquisa, que por sua vez, não pode prescindir de sua divulgação e problematização para cumprir seu sentido. Assim, o LAPEH vem ao encontro das necessidades próprias à boa formação dos profissionais que serão graduados pelo Curso de História – Licenciatura da UNIPAMPA, sejam na qualidade de educadores ou pesquisadores. Ele dialoga com a prática educativa não apenas no âmbito tradicional da docência de História pensada no espaço formal da sala de aula, mas igualmente com as dimensões “não-formais”, principalmente com a área da educação patrimonial. Tem como principais objetivos qualificar a formação de educadores e educadoras ligados ao ensino de História e promover pesquisas que investigam temáticas e objetos relacionados ao mesmo.

 

Integrantes:

Alisson Sales;

Andriele Paiva da Silveira;

Arthur Magalhães Viola;

Gabriel Henrique Solimeno;

Gabriel Pinto de Carvalho;

Henrique Faiani Buongermino;

Lucas Falconi Brisola do Amaral;

Mariana Ferreira Lopes;

Mayara Souza Souto;

Rafael Barbosa de Jesus Santana;

Vinicius Costa Franco;

Wallyson Dombroski;

William Cavalheiro dos Santos.

 

 Eixo: Acervo de Imprensa Periódica

Caracterização: O grupo tem como objetivo construir um acervo que possibilita analisarmos a conjuntura da educação no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. Formado de jornais e revistas, este acervo estará disponível no LAPEH (laboratório de Pesquisa e Ensino de História), destinado a elaborar pesquisas acadêmicas e projetos de extensão no ramo da educação e para uso dentro da sala de aula por professores, alunos e estagiários dos cursos de licenciatura da UNIPAMPA e região. Nossa metodologia de trabalho se dá a partir de recortes de notícias sobre Políticas Públicas da Educação, das quais, tratam sobre formação de professores, cotidiano escolar, reformas curriculares, dentre outras.

Os integrantes do grupo são responsáveis por preservar e catalogar os recortes por data contendo a palavra- chave, e promover debates juntamente com os demais integrantes dos outros eixos do LAPEH, analisando a conjuntura de como é abordado à temática da educação nas impressas periódicas.

Eixo: Banco de textos

Caracterização: O grupo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre textos na área de Ensino de História e Educação direcionando o laboratório para as discussões acadêmicas voltadas à licenciatura e a reflexão das práticas de ensino dentro da sala de aula. Para que isso aconteça o eixo do Banco de Textos tem uma plataforma online na qual se encontra os  textos que o grupo escolheu para a reflexão. Os membros desse eixo buscam textos                      referentes ao Ensino e a Educação para que haja uma apropriação desses assuntos pelos demais integrantes.  Dessa forma os bancos de texto vêm analisando e discutindo textos para a pesquisa, e contribuindo com leituras e discussões dentro do LAPEH promovendo discussões mensalmente sobre determinados textos. Essas discussões têm como objetivo garantir o                   conhecimento teórico sobre Ensino de História, Políticas Públicas na Educação e formação de professores.

Da plataforma online: ​O banco de textos está localizado no Drive do laboratório, que está disponível para todos os integrantes do LAPEH, contando com textos sobre políticas na educação e ensino de história. Esse banco de textos está disponível no drive do LAPEH e podem ser disponibilizados para a comunidade acadêmica e externa, para que isso aconteça, basta entrar em contato com o laboratório, ou com algum membro do eixo.

Eixo: Livros didáticos.

Caracterização: O grupo tem como propósito, analisar e mapear a condição de livros didáticos nas áreas de Ensino de história, debater os problemas contidos no material, em qual contexto são produzidos, além de destacar os envolvidos. Além disso, sugerir itens para corroborar no processo de ensino, com um recorte voltado para as revistas em quadrinhos, como retratam o período antigo e que forma pode ser aproveitado para os estudantes.

Acervo: Livros didáticos utilizados em salas de ensino Fundamental e Médio, além de artigos, pesquisas e levantamentos de profissionais na área acadêmica.

Online: No Drive do laboratório, que está disponível para todos os integrantes do LAPEH material para o desenvolvimento do projeto, com textos sobre políticas na produção de análises e pesquisas sobre materiais didáticos.

Eixo Mídias e Redes:

Caracterização: O eixo temático Mídias e Redes, tem como objetivo divulgar o Laboratório de Ensino e Pesquisa em História (LAPEH), propagando e mapeando os eventos na área de Ensino de História, atividades, grupos de leitura e mostras audiovisuais realizada pelo laboratório, seja ele dentro ou fora da Universidade Federal do Pampa.

O eixo é responsável pela página do LAPEH na plataforma do Facebook, fazendo a atualização com postagens sobre o que ocorre nas reuniões, materiais produzidos e eventos que o laboratório proporciona ou participa.