Navio de propulsão híbrida traz peças para parque eólico

O navio E-Ship 1 atracou novamente, no início da manhã de 17/03/2011, no Porto do Rio Grande. O primeiro cargueiro do mundo movido a propulsão híbrida, a base de energia eólica (40%), está descarregando 97 peças com um total de mil toneladas. Estas peças serão utilizadas para o Parque Eólico de Palmares do Sul. Entre elas, estão 8 pás de aerogeradores com 40 metros de comprimento cada.

A operação deve durar 24 horas. A última parada do navio alemão foi em Natal, no Rio Grande do Norte. De Rio Grande, o E-ship 1 deve partir para Santos. Esta é a segunda viagem do navio ao Brasil. O primeiro descarregamento com 2.390 toneladas ocorreu em 21 de janeiro deste ano.

O primeiro navio de carga do Mundo movido parcialmente a energia eólica esteve recentemente no Porto de Leixões, na sua estreia em Portugal.
As quatro torres cilíndricas de 27 metros de altura por quatro metros de diâmetro que emergem do convés são «rotores eólicos capazes de recolher a energia do vento para auxiliar a propulsão a diesel do navio, sem interferir com as operações de carga e descarga, ao contrário dos mastros e velas». Estas torres cilíndricas utilizam o efeito magnus para gerar empuxo e auxiliar na propulsão do navio.
Os rotores permitem reduzir as emissões de dióxido de carbono e de consumo de combustível fóssil «em cerca de 30 a 40 por cento do que habitualmente registram os navios de igual porte».
Leia mais em: